30 de novembro de 2008
O que esperar do domingo
Hoje acontece a penúltima rodada do Brasileiro 2009. Cinco jogos centralizam as atenções. Manifestamos abaixo opinião sobre o que pode acontecer em cada um deles.
1) Flamengo x Goiás: Deve dar Flamengo. Porém, não se descarta um empate.
2) Vitória x Palmeiras: Em condições normais, dá Vitória ou empate. mas o "normal" é relativo em Salvador.
3) timinho x Cruzeiro: Cruzeiro fácil. Adversário é fraco, sem gabarito.
4) São Paulo x Fluminense: Dá São Paulo. Você já viu quem é o juiz? Escolhido a dedo.
5) Ipatinga x Grêmio: Jogo de laboratório. Tudo pode acontecer, inclusive nada.
29 de novembro de 2008
Cabeça fechada
Há os que têm o corpo fechado, protegido. Há aqueles que têm a cabeça imune a certos aprendizados. Anuncia-se Souza na ala esquerda. Anuncia-se o retorno de Mattioni à ala direita. O jogo decisivo é contra o Ipatinga, o lanterna do campeonato. Mas... times tortos são quase sempre incapazes de ultrapassar os obstáculos mais simples. Oremos.
28 de novembro de 2008
O despertar do mundo
Fosse Arquimedes vivo, senhoras e senhores, ele estaria dando consultoria e prestando serviços para as maiores potências do futebol mundial. Todos os grandes clubes do planeta estão a mover os céus e a terra.
Finalmente, ladies and gentlemen, o mundo acordou para o esplendor da grandiosa, fantástica, emocionante e inigualável Copa Sul-Americana.
O blog soube, de fonte segura, que os presidentes dos grandes clubes brasileiros, capitaneados por Grêmio e São Paulo, articulam nos bastidores uma grande virada de mesa. Eles querem que os primeiros classificados do atual Campeonato Brasileiro conquistem vaga para a Sul-Americana e não mais para a Libertadores da América.
Já a LDU, mandou emissários para o Paraguai. Missão: defender junto à Conmebol o pleito de que o clube tenha, na qualidade de Campeão da Libertadores 2008, vaga assegurada na Sul-Americana de 2009.
Agora, pasmem! Também o Chelsea, o Manchester United e o poderoso Al Ahli Club, de Dubai, manobram na calada da noite. Todos eles querem vagas na Sul-Americana 2009, no lugar de clubes peruanos que seriam alijados pela Fifa do maravilhoso torneio.
_____
Adendo do seu Algoz
O fenômeno é tão incrível, que jornalistas de todo o País Gaúcho aderiram ao esplendor da Copa Sul-Americana. Não há Zé Mané escrevente em jornal ou falante em rádio ou em TV que se furte a compará-la com a Libertadores e mesmo com a Copa dos Campeões da Europa. Nem com a gloriosa Copa Dubai tinham se arriscado a tanto.
Já o Brasil, como sempre, será o último país a perceber o fenômeno e entrar na modernidade e nos novos tempos. Imaginem vocês: até em Santa Catarina, primeiro pedaço do Brasil acima do Mapituba, densamente povoada de gaúchos exilados, pois até em Santa Catarina, a Globo, este canal de TV que é dono dos maiores eventos, estava passando um filme classe C, bem na hora da final da Gloriosa Copa. Imaginem a audiência que perderam. Os patrocinadores de São Paulo devem estar furiosos.
27 de novembro de 2008
Como te chamas?
É início da madrugada. Ouço buzinas e gritos histéricos na rua. Procuro saber do que se trata. Descubro que o timinho venceu uma equipe de sêniors da Argentina pela segundona da Conmebol. Fico pensando que esse torneio deveria ser rebatizado, mas não chego a nenhuma conclusão sobre o nome mais adequado:
1) Copa Estorvo - aquela da qual todos querem se livrar;
2) Copa do Inferno - quem está dentro quer sair;
3) Copa Entulho - todos querem tirar da frente;
4) Copa Engana Bobo - boa pra enganar torcidinhas;
5) Copa Consolação - se não tem tu, vai tu mesmo;
6) Copa da 1ª e da 3ª Idade - só juniores e idosos participam.
Colabore com a sua sugestão.
As melhores propostas serão enviadas à Conmebol.
26 de novembro de 2008
O "milagroso"
_____
A Assembléia Legislativa afastou ontem a pedra legal existente no caminho da Arena. Agora, construção do novo estádio só depende do Conselho Deliberativo do Grêmio.
25 de novembro de 2008
Vaga pifa, mas o sonho não acabou
A Fifa dará a palavra final entre 17 e 19 de dezembro, durante reunião no Comitê Executivo da entidade, no Japão. Então, a esperança aumenta. Porém, tudo indica que a punição será retirada e o Peru poderá continuar com seus times na Libertadores de 2009 e a seleção do país poderá seguir na disputa das Eliminatórias para a Copa 2010. Então, a esperança mingua.
Mas, caso não haja consenso no Peru, a Conmebol já tem uma idéia de como preencher as três vagas peruanas na Libertadores 2009. Seria realizado um sorteio entre os nove países que integram a entidade, com cada país ficando com uma vaga. Com o Brasil sorteado, cresce a esperança. Porém, o indicado seria o quinto colocado do Campeonato Brasileiro. Buááááááá.
_____
Descobrimos, com exclusividade, os motivos para definir a opção pelo sorteio (motivo da Conmebol) e o participante caso o Brasil seja sorteado (motivo da CBF).
_____
A Confederação Sul-americana não cogita a participação do campeão e o vice da Copa Sul-americana na Copa Libertadores da América, porque acha arriscado fisicamente colocar o campeão de um torneio de juniores jogar contra times profissionais.
_____
Já a CBF, numa eventual vaga extra para o Brasil, indicaria, como dissemos, o quinto colocado do Brasileirão 2008. A pleito do timinho de entrar pela porta dos fundos não prospera na CBF. Ela não daria força para um time (?) que está disputando o seu campeonato com os reservas.
_____
Pobres coitados. Cem anos, sem Libertadores.
_____
Mershandising
João Padeiro avisa: o sonho não acabou.
Saem 2 fornadas, todos os dias.
24 de novembro de 2008
Turismo pifa
23 de novembro de 2008
O careca que acabou o campeonato
_____
Independentemente da aparente "amorcegada" planejada no intervalo do jogo, que invariavelmente levou a calamidades, há um fator que foi decisivo no desfecho do campeonato: a atuação desastrosa (para não dizer outra coisa) do juiz Herber Roberto Lopes. Esse careca nunca mereceu confiança. Não deu outra. Olhem os lances abaixo.
Pênalti claro em Marcel
Aqui, o jogo estava 0 x 0
Expulsão absurda
Aqui, eram 13 minutos do segundo tempo. O jogo estava 1 x 1.
_____
Enquanto isso...
Os "analistas" da RBS produziram essas pérolas:
1) Batista, Paulo Brito e toda equipe da Gaúcha: O Marcel "dobrou os joelhos";
2) Francisco Garcia: A expulsão foi injusta, mas o árbitro não influenciou o resultado.
_____
Vejam o quadro-a-quadro do lance do pênalti claro em Marcel.
Quadro 1 de 3
Quadro 2 de 3
Quadro 3 de 3
22 de novembro de 2008
O meio do caminho
No meio do caminho tem um(a) vitória
tem um(a) vitória no meio do caminho
tem um(a) vitória
no meio do caminho tem um(a) vitória.
Faltavam 5 jogos, quando o Grêmio foi a campo e venceu o stjd-Palmeiras, dentro da sede social do Tribunal. Estamos, agora, no meio do caminho. O jogo de amanhã, contra o Vitória da Bahia, é o terceiro dos cinco jogos.
Mancini, o técnico do Vitória, declara-se magoado com o Imortal e dá sinais de que este será o seu "jogo do ano". O São Paulo promete "incentivo extra" para o time baiano.
Tudo o que importa é o que o Grêmio vai levar pra Bahia. Se for um time óbvio (entenda-se sem invenções), determinado e mordido pela mosca do título, três coisas vão acontecer: 1) a vitória virá; 2) o Mancini vai perder o ano, e; 3) o São Paulo vai economizar uma mala de dinheiro.
Promete ser um jogo de tirar o fôlego.
Secador nenhum vai perder. É o que lhes resta, depois de vencida a fase de juniores, enquanto esperam os sêniors argentinos para a mais-importante-final-jamais-disputada-em-toda-a-Via-Láctea. Na cabecinha fantasiona deles, é claro.
21 de novembro de 2008
Tcheco básico
20 de novembro de 2008
Bandido é bandido
No último domingo, após o nosso jogo contra o Coritiba, três pessoas foram baleadas nas imediações do estádio Olímpico. Passado o tempo necessário para que os fatos se colocassem suficientemente claros, liberando-se das versões, nos posicionamos diante deles.
Do nosso ponto-de-vista, trata-se de episódio causado por quadrilhas, que se utilizam do ambiente do futebol para exercer suas atividades criminosas. A rotulação geral e genérica (feita por alguns) de que esta ou aquela torcida, deste ou daquele clube, é violenta é desinformada ou, no mínimo, tendenciosa.
Não costumo falar de aspectos pessoais no blog. Hoje, farei uma exceção. Eu vou em todos os jogos do Grêmio no Olímpico. Não lembro o último jogo em que estive ausente. Sempre vou acompanhado do meu filho de 18 anos; quase sempre levo comigo um outro de 13 anos; muitas vezes, carrego para o estádio o caçula, um moleque de apenas 4 anos. Nunca me senti inseguro ou ameaçado, situação na qual não cometeria a loucura de expor os meus filhos a risco.
O fato ocorrido nesta semana é coisa de bandido. Bandido é assunto de polícia.
No entanto, cabe à direção do Grêmio, no mínimo, cooperar com as autoridades da segurança pública e também agir no sentido de minimizar as possibilidades de que bandidos possam se utilizar da estrutura ou de recursos da instituição Grêmio para desenvolver ou organizar suas atividades criminosas.
Noticia-se, por exemplo, que em determinados setores do estádio existe a cobrança de "pedágio" para ingresso nos banheiros. Sanitários são locais fixos. A colocação de seguranças ou mesmo uma ação conjunta com a autoridade policial pode facilmente acabar com o absurdo. Este é um exemplo de fatos relatados como práticas que ocorrem em área do clube, os quais exigem ação enérgica e constante dos homens que o comandam.
Facilitar a vida de pessoas de índole criminosa, com o intuito de obter vantagens em disputas pelo poder no clube pode ser ingenuidade ou irresponsabilidade. Nenhuma dessas palavras cabe no vocabulário administrativo de uma instituição do tamanho do Grêmio. A direção do clube tem a obrigação de extirpar do Grêmio qualquer prática que favoreça o crescimento de tumores. Quem se omitir ou se associar a eles acabará consumido por suas metástases.
Nós nos acostumamos a participar da vibração das arquibancadas. O Brasil aprendeu a admirar a torcida do Grêmio como a mais inflamada e aguerrida do Brasil. Ninguém tem procuração para se apropriar dessa riqueza.
O lema decantado sempre foi
Este é o artigo primeiro e único da Constituição da Torcida Tricolor. Para quem não sabe, todas as disposições em contrário foram revogadas.
19 de novembro de 2008
Números para as 3 finais
As próximas 3 rodadas serão 3 finais de campeonato, desenvolvendo-se em jogos simultâneos. Ganhando as 3, não há dúvida que seremos campeões.
_____
Hoje, atualizamos as projeções dos jogos faltantes, incluíndo o Flamengo. Selecionamos as hipóteses em que os 3 clubes possam alcançar 70 pontos ou mais. Os jogos restantes:
# São Paulo - 68 pts: Vasco (F), Fluminense (C) e Goiás (F)
# Grêmio - 66 pts: Vitória (F), Ipatinga (F) e Atlético-MG (C)
# Flamengo - 63 pts: Cruzeiro (F), Goiás (C) e Atlético-PR (F)
_____
As hipóteses de pontuação possíveis são:
_____
Uma vez mais, agrupamos nos empates por pontos, para apontar quem será o campeão, caso ocorra aquela combinação específica de resultados.
_____
Havendo empate tríplice, com 70 ou 72 pontos, o São Paulo é eliminado pelo primeiro critério (número de vitórias). Nos dois casos, o Campeão Brasileiro de 2008, Grêmio ou Flamengo, será aquele que tiver maior saldo de gols, após as 38 rodadas. Hoje, o Grêmio tem saldo 21, o Flamengo tem saldo 22 e o São Paulo 28. Entre o Imortal e o São Paulo o critério do saldo de gols entra em caso de empate em 71 pontos.
_____
18 de novembro de 2008
Morangos no CQC
Pois não é que elas foram? Sim, o momento de ternura das valquírias foi parar no CQC. Olha isso.
Detalhe: ficaram em 5°.
Nem no Top 5 do CQC os moranguinhos entram no G-4.
17 de novembro de 2008
À espreita
Foto: Valdir Friolin
Grêmio 2 x 1 Coritiba foi mais um jogo típico de 2008: vitória apertada, com direito a apreensão no final da partida. Mas ganhamos, era o que se queria e era o que importava.
_____
O time teve atuação razoável. O feijão-com-arroz básico sempre se mostra melhor do que gororobas desconectadas de qualquer receita. São duas vitórias em seqüência, efeito da simplificação. No terreno técnico, nosso desempenho foi discreto, mas sobrou vontade de vencer. Precisa ser assim, até o final do ano.
_____
No geral, todos tiveram atuações razoáveis. Destaque para William Magrão e Tcheco. Destoando, apenas Réver. Este é, simplesmente, o melhor zagueiro em atividade no Brasil. Atuação exuberante.
_____
Assim, continuamos na espreita, esperando o tropeço do São Paulo, que vai acontecer. Talvez até mais de um. A nós, cabe não tropeçar. Como as crianças da foto, ficamos de butuca, prontos para dar o crau.
_____
Vaticínio: se vencermos o Vitória, o título virá. O jogo do próximo domingo é decisivo. A receita: feijão-com-arroz, temperado com muita determinação.
_____
Com os resultados do final-de-semana, a Libertadores 2009 está no papo. Embora ainda não matematicamente, as combinações necessárias para sermos ultrapassados por Flamengo, Cruzeiro e stjd-Palmeiras não se criam nem nos maiores delírios dos secadores.
_____
Enquanto isso...
Ouve-se manifestações deles. Estão que não dormem. Nem pegando na mão. Tentaram colocar no Grêmio a pecha de cavalo paraguaio. Não pega mais. Estamos brigando pelo título, faltando 3 rodadas para o final do campeonato. No mundo eqüino, o que se vê de bizarro é a cavalgada das valquírias. Ontem, mais cenas de pastelão, na derrota contra o Santos. Olha só! Já é a décima-segunda.
_____
Hoje tem CQC na Band. Estarão as valquírias lá?
14 de novembro de 2008
Sprint final
Sábado é dia de treino e da torcida levar seu apoio ao time. Às 9:00 horas da manhã começa o apronto para o jogo de domingo. Quem puder, compareça. Vamos levar força aos atletas do Imortal. Quem não puder ir no sábado, vai só no domingo. Mas vai. Vamos colocar 50 mil pessoas e ganhar o jogo. Não esqueçam: é o penúltimo jogo do Grêmio no Monumental este ano.
_____
Olha só! Quem perder este jogo vai ter que viajar até o México do lado do Taison.
_____
Olha só! Aqueles jogadores da foto e do filme, não são nada disso que vocês estão pensando. Eles só "se fazem" pra poder jogar do inter.
13 de novembro de 2008
O amor é lindo
Pois é, olha só!, não se fala em outra coisa no país. O grupo finalmente faz sucesso totaaaaal. Olha só! Depois que este blog e outros noticiaram, a foto e o filme dos pombinhos aninhados estão correndo mundo.
Olha só! Já saiu até no Kibe Loko.
_____
No G-4 nem pensar, mas a cena amorosa está com grande chance de levar o timinho ao Top 5. Do CQC, of course. Você já sugeriu? Olha só! É fácil.
Faça a sua defesa do mérito e informe à produção do programa este link http://www.youtube.com/watch?v=aIRBMoPrfN4
_____
Olha só! Dizem que a comemoração ontem, depois do jogo, foi uma loooucuuuuuuura.
_____
Por via das dúvidas, eles não permitiram filmagens "não oficiais" no retorno. Olha só!
12 de novembro de 2008
Os números para o título
# São Paulo - 65 pontos:
# Grêmio - 63 pontos:
# Cruzeiro - 61 pontos:
# Palmeiras - 61 pontos:
# Flamengo - 60 pontos:
_____
Considerando os 2 primeiros colocados como aqueles com maior chance, fizemos uma projeção de todos os resultados possíveis, que os coloquem com 70 pontos ou mais. Agrupamos os empates na pontuação para destacar que, em qualquer hipótese de igualdade em pontos, o Grêmio será o campeão. Vejam a tabela abaixo.
Para fins do título, é indiferente se o São Paulo perder ou empatar 1 partida e vencer as outras 3. Nesta hipótese, precisaremos vencer os nossos 4 jogos. Se o São Paulo vencer 2 e empatar 2, teremos, no mínimo, que vencer 3 e empatar 1. Façam suas projeções.
_____
Embora o post seja sobre a elite do futebol brasileiro, não podemos deixar de registrar o momento romântico da semana. Olhem isso.
Pois é, com o amigo D'Alessandro borrado em Porto Alegre, Taison encontra a paz nos braços de Bolívar. Sobra meiguice.
_____
Atualização: Pra quem acha que é montagem, vejam isso:
11 de novembro de 2008
As razões da vitória
Pra que complicar?
Futebol não tem lógica. Em termos. No futebol, o time precisa ajudar a lógica, aí ela aparece. Futebol é simples. Sempre.
_____
A vitória contra o stjd-Palmeiras, em plena sede social do tribunal, pode ser fruto de uma conjugação de "n" fatores, inclusive sobrenaturais (a imortalidade, por exemplo), mas ela não seria possível, se o Imortal jogasse contra o Grêmio.
_____
O Grêmio jogaria contra o Imortal se tivesse posto em campo uma escalação ilógica, torta, salpicada de quem-sabes. Na escassez e praticamente sem opções, Roth escalou o trivial. A zaga disponível: Amaral, Jean e Hérverton. Souza na ala direita. Na ala esquerda, um ala esquerdo. Bom, médio ou ruim, mas ala esquerdo. O meio do campo titular dispensa comentários. No ataque, Reinaldo e Marcel, errando gols, mas principalmente marcando a saída de bola do adversário.
_____
O esquema 3-5-2, feito com jogadores da posição. Feijãozinho com arroz, moldado pela circunstância dos cartões e das cláusulas impeditivas dos contratos de Paulo Sérgio e Makelele, acrescido de uma grande dose de determinação. Funcionou, a bola do Tcheco entrou e estamos vivos.
_____
Há tempo vimos insistido no blog, que o time deveria ser escalado sem adaptações. Defendemos mesmo a volta da escalação que venceu o primeiro turno. Quis o destino que Felipe Mattioni Rohde tivesse levado o cartão vermelho. Mérito da sorte. Quis a providência que Paulo Sérgio não pudesse atuar (estivesse à disposição, certamente seria colocado na ala esquerda). Mérito da sorte. Quis Roth que Douglas Costa fosse sacado do time. Mérito dele, Roth. O garoto pode vir a ser um craque, mas ainda não está pronto para ser titular.
_____
Enfim, muitas são as razões que poderão ser evocadas na explicação da vitória, inclusive a imortalidade. Mas, se há lição a ser tirada do feito, é que futebol é simples e não perdoa quem constrói laboratórios.
_____
Pra concluir, uma frase que tenho repetido desde ontem à noite: o Grêmio é o único time que depende apenas de si mesmo para ser campeão. Vencendo todos os jogos, seremos, inexoravelmente, campeões. Alguém tem dúvida que o time do Burricy vai enroscar em pelo menos uma das próximas rodadas? Eu não tenho.
_____
Amanhã, a matemática do título.
9 de novembro de 2008
Não tá morto quem peleia!
Depois do empate com o ridículo time do Figueirense, eu joguei a toalha. Não pelo empate em si, mas pela sequência de jogos que fechava com ele.
Depois, notícias de bastidores diziam que importante dirigente não acreditava no time (ver post abaixo).
Hoje levantei com a sensação de que ganharíamos. Quando isto acontece, já ponho a cerveja gelar que não tem erro.
Duas da tarde ligo para o meu parceiro de PPV.
- Pois olha, ele falou. Não vou olhar.
Como o diretor aquele do Grêmio, é um homem de pouca fé.
- Vamos ganhar falei.
Dez minutos antes do início do jogo, recebe um msn.
- Acho que hoje é derrota.
Outro homem de pouca fé.
Todos esqueceram o mandamento número 1 do Gremista: Este time é IMORTAL!
Apesar da diretoria. Apesar do Roth. O São Paulo que se cuide.
____________
Do jogo: todos jogaram muito. Mas, Jean, Heverton e Amaral, na ordem, foram soberbos.
Homem de pouquíssima fé
_____
O blog recebeu a informação de que um dirigente fundamental na estrutura do clube não acreditava nas possibilidades do time. O mais inacreditável é que o fato não é fruto da atual posição do time na tabela.
_____
Prestem atenção neste fato: Antes do jogo contra o Figueirense, procurado por um assessor para tratar da renovação de contrato de jogadores, com vistas à Libertadores, declarou:
- "Calma! Não sei se vamos classificar para a Libertadores."
_____
Vejam que se estava falando de um time que estava na liderança havia 19 rodadas.
_____
Um fato como esse ajuda a explicar como um título que estava ganho foi entregue, de mão beijada.
_____
O silêncio tem razões que são imperdoáveis.
3 de novembro de 2008
2 de novembro de 2008
Campeonato feijão-com-arroz
O cbf-Flamengo tropeçou ontem à tarde, em pleno Maracanã, diante da Lusa de Gavilán, Jonas e Patrício. O empate em 2 x 2, foi obtido quase ao final do jogo.
_____
Há muito vimos dizendo: no Brasileiro 2008, não há bicho-papão. Existem 3 grupos de clubes: 1) o do topo, formado por Grêmio, Cruzeiro, São Paulo, stjd-Palmeiras e cbf-Flamengo; 2) o grupo da baba, que vai de times medianos, como Botafogo e Coritiba, até timinhos; e 3) a baba da baba, cujo exemplar mais reluzente é o Atlético Petralha.
_____
No topo, os times se equivalem. Não há nenhum time melhor do que o Imortal. E aí entra o detalhe desprezado: era fazer o feijão com arroz e a festa estaria garantida. Este campeonato se ofereceu para a equipe que fosse a mais organizada, a mais disciplinada taticamente, aquela que fizesse o óbvio temperado com o simples ou, até mesmo, o óbvio sem tempero.
_____
O resultado da última quarta-feira foi desastroso. Não tanto pelo 0 x 3, mais por ter escancarado que o nosso comando não sabe porque fizemos um primeiro turno arrasador. Após diversas experiências mal sucedidas, era hora de mostrar que as lições são aprendidas. A escalação da quarta mostrou o contrário.
_____
Bradamos que a hora era de retornar a escalação da campanha mais espetacular de todos os tempos em primeiros turnos. Mas o tapume ou a teimosia não o deixam enxergar o óbvio. Roth foi criticado pela imprensa por ter deixado o Foca no banco, em outra passagem pelo Monumental. Talvez por isso, tenha receio de retirar Douglas Costa do time e renovar o rótulo de ser contra jovens talentos. Pessoas que se preocupam demais com a biografia, acabam por não ter convicções.
_____
Hoje, contra o Figueirense, seguiremos nossa viagem de nau sem rumo, tiroteando ao sabor dos experimentos. Assim vai Roth, cavando a sua e a nossa sepultura.
_____
O campeonato não está perdido. Os fatos que se repetem me fazem crer nisso. Nenhum time vem atuando com a firmeza que faz um campeão inexorável. Nisso residem nossas chances de botar a mão no caneco. Com um sprint final, branqueia o olho da gateada.
_____
A taça já esteve no armário. Era só passar a chave, mas resolvemos colocá-la de volta no saguão da disputa. Se, finalmente, conseguirmos conquistá-la, não terá sido por causa do Roth, mas apesar do Roth.
_____
Vamos para outro jogo que se insinua arriscado. Vejamos o que a noite nos reserva.
_____
P.S. (10h15): Leio no Globo.com que Roth destaca três pontos essenciais para a queda de rendimento do Grêmio:
Ele destaca três pontos essenciais: a quebra de seqüência em uma formação titular, o maior estudo por parte dos adversários e a presença de jovens atletas na equipe.
Vejam que ou ele consegue ver algo ou alguém cochichou os motivos pra ele. Em qualquer das hipóteses, ele pode ter consciência (ainda que tardia ou enfiada cérebro a dentro) do que aconteceu com o time. Então, salta aos olhos a incompetência: dois dos três motivos (a quebra de seqüência em uma formação titular e a presença de jovens atletas na equipe) são fatores que dependem exclusivamente dele para acontecerem ou não. Mas, claro, é do seu perfil psicológico não assumir responsabilidades e repassar a culpa pelo fracassos.
1 de novembro de 2008
Timinho Barrichello
"Máxima" do Barão de Itararé
Esse papo do Real Porto Alegre ajudar o líder do campeonato serve mesmo pra render matérias a jornalistas carentes de assunto.
Vem de Interlagos uma frase que se aplica como uma luva pra situação.
Perguntado sobre se ajudaria Massa a ser campeão na corrida de domingo em Interlagos, o brasileiro Rubens Barrichello, piloto de Fórmula 1, afirmou: "Meu carro não dá nem para me ajudar, quanto mais ajudar ao Massa" (leia a matéria).
Ora, esse timeco do timinho não ajuda nem a si mesmo, como pode ajudar o Grêmio?
Larguem de bobagem. Grêmio, São Paulo, Cruzeiro... estão em outro nível. Não se misturam com o pelotão dos retardatários. Até porque, como bem disse o Barão de Itararé: "De onde menos se espera, dali mesmo é que não sai nada".