30 de setembro de 2010

Mais um show de Sotonto

O único zagueiro desmontável do mundo deu show ontem em Barueri. Vejam abaixo.




Em 04/09/2009, ele já havia mostrado suas habilidades ao mundo, originando este post. A exibição do ano passado, ocorreu aos 2 minutos e 45 segundos do vídeo abaixo.


Mais uma vítima

Atualizado com os melhores lances



Renato está resgatando a alma do Imortal. Entrou com um time improvisado e, depois de 20 minutos de ajuste, tomou conta do jogo. Jogadores toscos como Paulão, Vilson e Rafa Marques se impondo e levantando a torcida a cada bico para o lado. Paulão especialmente. E vemos um centro-avante com a marca do Grêmio. André Lima corre, vai atrás dos zagueiros, se coloca bem, cabeceia e, principalmente, começou a fazer gols. Douglas com a faixa de capitão, correndo, marcando e largando a bola. Nenhuma firula. Tudo certo, muito certo, mas sempre tem um juiz no caminho do Imortal. O pênalti foi um escândalo. Mais um. Rotineiro. Corriqueiro. Pau mandado?
........

O segundo tempo começa com o time errando gols e então, Victor salta atrasado numa bola. Ele tem crédito. Mas foi um frango danado. Aquele pênalti roubado começa a pesar. Douglas perturbado lavra a perna de Bycharlyson. Mas Renato está resgatando a alma do Imortal. Não há mais espaço para nervosismo, para perturbações, para se entregar antes da hora. Logo o juiz foi obrigado a dar um pênalti que Jonas mandou para dentro. E Clementino foi inclemente. Em posição levemente duvidosa não perdoou um rebote do goleiro que tem pai cocolorado.
Renato falou que não choraria os desfalques. Não só não chorou como compensou as ausências com folga.
Pena que o pastor não saiu 3 semanas antes.
.......

Como jogaram


Victor: O grande goleiro teve um dia de goleiro normal.
Edilson: Alternou boas e más jogadas. Errou muitos cruzamentos.
Paulão: Seguro. Caiu no gosto da torcida.
Rafa Marques: Seguro.
Gilson: Estreou finalmente. Não sentiu a camisa desta vez.
Vilson: Improvisado no meio, foi muito bem no desarme.
Adilson: O de sempre. Esforçado e alma do time.
Lucio: Demorou para se ajeitar no jogo depois foi bem.
Douglas: Bela partida no primeiro tempo. Uma lavrada no segundo tempo.
Jonas: Mais discreto hoje. Mas um gol de pênalti.
André Lima: Grande atuação. Dois gols. Melhor em campo.
.......

Diego Clementino (André Lima): Com este nome deveria ser candidato a deputado. Mas não comeu bola. Na primeira chance botou para dentro.
William Magrão (Adilson): Não teve tempo para jogar. Mas é ótimo saber que está voltando.
Maylson (Douglas): Sem tempo para jogar.
.......

Renato: É um grande treinador. Não há mais nenhuma dúvida.

...

Juiz: Ricardo Marques Contra o Grêmio Ribeiro: Mais um que deu pênalti inexistente contra o Grêmio. Amarelou meio time mas não pode sonegar um tapa na bola de um zagueiro sampaulino.
_____

Vejam os melhores lances do jogo


_____

Enquanto isto o grupo levou um banho de chuva mas um banho muito maior de bola.

28 de setembro de 2010

Ataque bom é Tuta e Marreta

Jonas tem 65 gols em dois anos de Grêmio. Deve ter o mesmo número de assistências. Mesmo assim jornalistas, blogs e comentaristas de blogs torcem o nariz para Jonas. Ele só não foi goleador no brasileirão o ano passado porque se machucou há 10 jogos do final. Este ano, embora tenha ficado de fora de vários jogos, já abriu 3 gols de vantagem sobre o segundo colocado.

Ele erra muitos gols guincham alguns. É fome, bufam outros.

Ele é fome e erra gols, eu digo também, embora não faça coro no ranger de dentes e no tocar das vuvuzelas.

Quem sabe os críticos olhem com mais cuidado no porquê Jonas erra tantos gols?
Não será porque ele não se esconde do jogo? Ou não será porque na maioria das vezes ele cria a jogada e chega na hora do chute já meio sem fôlego?

O que se ouve normalmente sobre jogador de ataque quando não faz gol? Muito isolado, a bola não chegou. Bem marcado nada pode fazer. Não conseguiu arrematar por falta de companhia. Blá-blá-blá.

A verdade é que a maioria dos jogadores de futebol, especialmente os de ataque, se escondem do jogo. É cômodo ficar atrás de um zagueiro. Com isto a bola não chega, não há o erro e, por consequência, não há a vaia. A culpa passa a ser do meia que não passou ou do isolamento na frente. Observem nos jogos se não é comum o atacante correr para trás do defensor.

Jonas é fome. Ele vem buscar a bola no campo de defesa. Lembram do gol do Douglas contra o Flamengo de onde ele deu o lançamento? Ele se desloca para as pontas. Ele se desmarca. Ele pede a bola.
Mas Jonas dá assistências também. Lembram do gol de cabeça que o André Lima errou domingo?
E Jonas erra gols. Talvez com mais frequência do que deveria. Talvez alguns de forma mais bisonha do que se desejaria. Mas Jonas só erra gol porque se apresenta para tentar fazê-los. Jonas só erra gols porque não se esconde atrás dos zagueiros. Jonas só erra gols porque cria as chances. Mas Jonas faz gols, muitos gols, já empatando com Jardel, porque se apresenta para fazê-los, porque não se esconde e porque cria as jogadas de gol.

Talvez eu esteja errado e ataque bom era aquele com Tuta e Marreta. Um fez poucos e o outro nenhum. Mas uma coisa eles tinham de bom: nunca erravam gols. Há quem seja feliz com isto.
______

Corneta

Houve um tempo em que havia uma comunhão perfeita entre o time e a torcida. Isto começou a mudar com a maldita contratação do Juarez Roth. Aos poucos o time, de imbatível no Olímpico, viu sua cancha tornar-se um lugar comum, pouco respeitada pelos adversários.

Muito por culpa das vaias que voltaram a surgir por qualquer dificuldade ou para jogadores que não contam com a simpatia da torcida.

Amanhã é o dia para acabar com esta história. Se você pensa em ir ao estádio para vaiar A ou B ou C, um conselho: fica em casa e escuta o Pedro Ernesto. Afinal, já que gostas de corneta, aproveita para ouví-la no aconchego do lar.
_____

Um pitaco nas eleições

Não gosto de política. Meu negócio é o time. O jogo no campo. Mas achei perfeito o post do Arigatô logo abaixo. Gente que foi sempre elitista e contra a redução da cláusula de barreira querer agora que o conselho divida os votos para levar a eleição para o torcedor é uma piada de mau gosto.
Isto não tem nada a ver com a proposta de redução da cláusula de barreira. Em relação a isto, não há dúvidas que esta será uma das primeiras decisões do novo conselho. Se puder ser antes das eleições para presidente, maravilha. Se não puder, não tem sentido alguém votar em um candidato que não é seu preferencial para levar a votação para a torcida. Aliás, a torcida já disse quem ela quer no conselho. Por ampla maioria.

Foi portanto com tristeza que ouvi o Cacalo falando asneiras hoje no Sala em relação a este assunto. Como ex-presidente e um dos líderes do Grêmio, ele deveria refletir um pouco antes de falar coisas sem sentido e facilmente rebatíveis. Perdeu mais alguns pontos de sua já desgastada cota.

26 de setembro de 2010

Era a vez do galo marchar

Atualizado com os lances do jogo.

Atlético-MG 1 x 2 Grêmio. Era para ser um jogo fácil, o mais fácil do campeonato. Isso pelo início da partida. Porém, depois do segundo gol, o ritmo diminuiu. Alguém dirá que é natural. Não deveria ser. O jogo ficou difícil, com o Atlético pressionando muito. Pra variar, na frente seguimos empilhando gols perdidos. No final, mais 3 pontos e a décima colocação. A Libertadores está a 11 pontos. Mas pode estar a 7.
_____

Como jogaram

Victor: Sempre que precisa, está lá. É Victor.
Gabriel: Boa estréia. Fez inclusive um gol.
Vilson: Muito trabalho. Saiu-se bem.
Rafael Marques: Muito trabalho. Razoável.
Fábio Santos: Não foi bem.
Adilson: Normal. Muito bem na marcação.
Fábio Rochemback: Boa atuação. Marcou e orientou o time em campo. O melhor em campo.
Fernando: Nada de especial.
Douglas: Alternou jogadas de grande inspiração com "toquinhos" infantis, que armaram contra-ataques e provocaram cartões amarelos.
Jonas: Se esse cara fizesse metade das chances de gol que a ele se oferecem, teria mais de 1.000 gols. Mas é goleador do campeonato.
André Lima: Perdeu um gol que centroavante não pode errar.
...
Maylson (André Lima): Correu muito. Produziu pouco.
Neuton (Adilson): Melhorou o lado esquerdo.
...
Renato: Com três vitórias consecutivas como visitante, parece ter encontrado uma boa estratégia para jogo fora. Falta achar o rumo em casa.
...
Juiz: Arílson Bispo da Anunciação: Este não é santo. Apitou falta até do vento. Desde que fosse contra o Grêmio. Fraco.
_____

Vejam os lances do jogo

Atlético-MG x Grêmio, ao vivo

Jogo finalizado: Atlético 1 x 2 Grêmio.

25 de setembro de 2010

Cumprindo carnê de olho em 2011




A Arena do Jacaré é o estádio do Democrata de Sete Lagoas. Lá, neste domingo, às 18h30m, o Grêmio enfrentará o Atlético-MG. O Mineirão, ao contrário de alguns outros estádios, iniciou reformas para a Copa de 2014. O time mineiro vem sem Luxemburgo, o técnico que foi derrotado pelos cassinos.

Décimo-primeiro colocado e distante 14 pontos de uma vaga na Libertadores, quando faltam 14 rodadas para o término do campeonato, quase nada resta ao Tricolor fazer neste campeonato. O principal é não ter recaída que coloque em risco a permanência na Série A. Este, graças a Renato, parece ser um risco afastado.

A menos, é claro, que a Conmebol volte atrás e o quarto colocado do Brasileiro também tenha vaga na competição. Neste caso, a mira é o Botafogo, 9 pontos acima na tabela (difícil, mas não impossível).

Então, o importante agora é concentrar nos jogos e obter os pontos necessários para garantir uma posição segura na tabela. Também pode ser o momento oportuno para se observar jogadores. O elenco de 2011 precisa começar a ser pensado agora. Nada de cometer os erros passados de abrir a temporada com o elenco cheio de furos.



Dos que já estão aqui, um que merece cuidados e boa observação chama-se Fernando. Segundo alguns, é o melhor volante em formação no futebol brasileiro. Com 18 anos, o jogador vem sendo utilizado mais como meia do que na sua verdadeira posição. Especula-se que inicie o jogo. Este fato é suficiente para nos fazer sentar em frente à TV.

Bom domingo a todos.

24 de setembro de 2010

Pretérito mais-que-perfeito


O blog cantara a pedra, neste post: houvera um "credenciamento" de empreiteiras; uma delas fora procurada por um clube o qual não aceitara o preço pedido. Fora um furo.

Ontem, foi divulgada esta informação no site da ZH. Como se vê, uma segunda empreiteira das listadas entra na parada. Agora com uma proposta diferente. Aliás, diferente da primeira, mas igual ao modelo de negócio da Arena do Grêmio. Percebam que, em julho passado, fora anunciado com pompa e circunstância o "início" das obras de reforma (leia aqui). Obviamente, ninguém inicia uma obra de construção civil sem uma empresa encarregada de executá-la. Como ainda se negocia com "a", "b" ou "c"?

Pois, dada a informação pelo blog, os comentários vieram. Muitos deles, por linguagem inadequada (moranguês), não puderam ser liberados. Agora, aí está.

Em tudo, algo resta esclarecido. De tão grosseiro, o "aviãozinho" que circulara no céu de Porto Alegre em 20 de setembro, não podia ser provocação. Na verdade, percebe-se agora, fora apenas o relançamento simbólico das obras de remendo do aterro.

23 de setembro de 2010

Dois pontos jogados no lixo

Atualizado com os lances do jogo

O Grêmio jogou bem até o 1 x 0. Recuou e penou no primeiro tempo. Voltou melhor e enjoou de perder gools no segundo tempo. Manietou o Flamengo. Aí aconteceu. Um passe, um domínio defeituoso do Petch que deslocou Victor, o gol de empate. Dois pontos jogados fora.

Victor: Sem culpa nos gols.
Gabriel: Medíocre.
Wilson: Boa atuação.
Rafa Marques: Deu mole no primeiro gol.
Fábio Santos: Mal e vaiado piorou.
Adilson: Grande atuação.
Ferdinando: Discreto e eficiente. Não tivesse saído talvez o Grêmio tivesse ganho.
Souza: Pereba. Não está jogando nada.
Douglas: Fez o gol mais uma dúzia de firulas. Irritante.
Jonas: Grande fase.
André Lima: Bem. Substitui Borges com boa qualidade.
.....
Roberson (Ferdinando): Melhor que Souza. Isto quer dizer algo?
Lúcio (Fábio Santos): Melhor que Fábio Santos. Isto quer dizer algo?
Fernando (Souza): Sem tempo.
.....
Renato: Bem. Faltou controlar um pouco mais o time no final.
_____

Juiz: Teve um pênalti no André Lima que poderia ser o 3 x 1 . Não marcou. Normal.
_____

Vejam os lances do jogo

21 de setembro de 2010

Futuro do pretérito

Contam por aí que existiria um senhor todo poderoso no futebol brasileiro. Este senhor teria feito um "credenciamento" de quatro construtoras na PHIPHA (Camargo Corrêa, OAS, Andrade Gutierrez e Odebrecht). Apenas elas poderiam construir estádios para a Copa de 2014.

Contam, também, que um clube teria procurado a terceira delas para orçar a reforma do seu estádio. O preço apresentado teria sido de R$ 230 milhões. O clube estaria pensando em gastar R$ 150 milhões.

Atualmente, a coisa se encontraria no seguinte pé: o tal clube iria reformar o seu estádio com uma quinta construtora das suas relações e estaria fora da Copa do Mundo.

Contam, por fim, que, por sorte, na tal cidade sede estaria sendo construída uma arena moderna que poderia salvar a honra da casa.

De todo modo, seria uma grande p***ria.

20 de setembro de 2010

O futuro está plantado


Um momento para ficar registrado na retina. Milhares de torcedores do Grêmio deslocaram-se até o Bairro Humaitá, para presenciar a cerimônia de início das obras da Arena do Grêmio. O evento teve discursos de autoridades e de alguns dos homens que conduziram o Projeto Arena em suas diversas etapas. Falaram Eduardo Antonini, Paulo Odone, Adalberto Preis e Duda Kroeff. O prazo máximo previsto para entrega da nossa nova casa é de 30 meses.

Durante as festividades, a vizinhança pode ouvir alguns ensaios dos gritos de guerra que passarão a fazer parte da vida no local.

Foram momentos carregados de emoção. Um projeto que nasceu como uma possibilidade e com algumas desconfianças tomou forma e corpo. Todos os obstáculos para a sua implantação estão ultrapassados.

Eram exatamente 17:24 hs, do dia 20 de setembro de 2010, quando os bate-estacas iniciaram o plantio dos primeiros elementos da obra no solo do Bairro Humaitá. Que a terra seja fértil e as colheitas abundantes.

O sonho acabou. Já começamos a conviver com o futuro.

O dia da Arena



Chegou o dia de início da construção da Arena do Grêmio, a obra que vai mudar a história do Tricolor Imortal. É hoje, às 15:00 horas. O capitão Hugo De León levará uma porção do gramado do Monumental até o terreno do bairro Humaitá.O evento pode ser acompanhado por todos. A carreata sai do Olímpico às 13:30 horas e terá o seguinte itinerário:

1. Av. Érico Veríssimo
2. Av. Ipiranga
3. Av. Silva Só
4. Rua Mariante
5. Av. Goethe
6. Av. Dr. Timóteo
7. Av. Cristóvão até a Ramiro Barcelos
8. Rua Ramiro Barcelos até a Farrapos
9. Av. Farrapos até a av. A.J.Renner (Estação Trensurb)
10. Av. A.J. Renner até a Arena.
_____

O projeto


_____

Morangos podem ter desejo realizado


Você, torcedor morango, que há muito tempo sonha em construir um estádio moderno, realize seu desejo na Arena do Grêmio. Temos vagas para:
  • Pedreiro
  • Carpinteiro
  • Ajudante
  • Servente
  • Encanador
  • Eletricista
  • Mestre de Obras
Tratar no local.

19 de setembro de 2010

Vitória com autoridade

Atualizado, às 23:55 h, com os lances do jogo



Não foi uma atuação de luxo, mas o placar foi. 3 x 0, na casa do adversário, era coisa que há muito tempo não acontecia. Começamos o jogo mal, com o Avaí dominando e construindo boas chances de gol. Neste período crítico, Victor garantiu atrás. A partir do terceiro terço do primeiro tempo, passamos a controlar o jogo e construímos uma importante vitória.
_____

De uma penada, duas coisas aconteceram: 1) acabamos de vez com a síndrome do jogo fora de casa. Afinal, agora já são dois triunfos em sequência; 2) o risco de rebaixamento é assunto encerrado. Só um desastre completo nos levará de volta a uma situação delicada na tabela.
_____

Como jogaram

Victor: É Victor e basta.
Gabriel: Boa atuação, apesar de alguns vacilos que permitiram contra-ataques.
Vilson: De regular para bom. No início do jogo, a zaga foi envolvida pelo ataque do Avaí.
Rafael Marques: Ao mesmo nível do companheiro de zaga.
Fábio Santos: Eficiente.
Rochemback: Bem na marcação e no apoio. Liderou o time em campo.
Adilson: Outra boa jornada.
Souza: Não vem bem. Atrasa o time e erra muitos passes.
Douglas: Alguns lances bons, mas por vezes pecou pelo excesso de individualismo.
Jonas: O melhor do time, pelos 2 gols.
André Lima: Um gol. No mais, não apareceu.
...
Ferdinando (Adilson): Entrou para marcar e marcou.
Lúcio (André Lima): Ajudou a segurar a bola.
Roberson (Souza): Sem tempo.
...
Renato: : O time atuou bem e não teve invenções.
-----
Wilton Pereira Sampaio: Milagre! Um bom juiz apitando um jogo do Grêmio.
____

Veja, abaixo, os lances principais do jogo

15 de setembro de 2010

Seguimos claudicantes

Atualizado às 23:35 h, com o melhor lance do jogo
_____

Não gosto da mistura de comemoração com futebol. Raramente vi terminar em festa. Uma vez mais foi assim. No dia do aniversário, perdemos em casa, mais uma.

O espírito guerreiro ficou em São Paulo. Pelo menos em boa parte. Isso foi mortal. Perdemos para um time de campanha errante. Sem força, sem jogadas, sem imposição, quase não tivemos chances de gol. Assim, é difícil vencer. Pra completar, mais um juiz que deixa o campo sob suspeita.
_____

Como jogaram

Victor: Uma boa defesa. Sem culpa nos gols.
Gabriel: Quando será que estréia?
Paulão: Não é nada especial, mas tem que ser titular.
Neuton: Apenas razoável.
Fábio Santos: Mal. Com vaias, pior.
Rochemback: Marcou bem.
Adilson: Melhor marcador do futebol brasileiro. Por que saiu?
Souza: Impressionante o entrosamento com Douglas.
Douglas: Voltou ao ritmo slow motion travado. Nem enfeitar conseguiu. Ridículo.
Jonas: Maior destruidor de jogadas de ataque do Grêmio. Parecia um volante deles. No fim, fez um gol.
André Lima: Um cabeceio. Algo mais?
...
Lúcio (Fábio Santos): Nada mudou. Apenas calaram-se as vaias.
Roberson (Adilson): Dizem que entrou.
Maylson (Souza): Nada fez.
...
Renato: : Tirou Adilson, que era o melhor do time. Pra que mesmo?
-----
Gutemberg de Paula Fonseca: Deixou passar um lance que poderia ser pênalti. A bola encontrou o braço palmeirense no caminho. Rigoroso com os nossos, benevolente com os amarelos. Esse Gutemberg imprimiu seu nome no livro dos juízes fracos, em tipos grandes e em negrito.
_____

Veja, abaixo, o melhor lance do jogo

Promoção 107 anos


Hoje é o aniversário do maior clube do mundo: o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. São 107 anos de muita história. Para comemorar a data, o clube lançou a promoção Grêmio 107 anos.

Veja como é esta superpromoção.

Você, torcedor gremista faz um cartaz contendo o texto "Grêmio 107 anos" e leva ao jogo de hoje contra o Palmeiras.

Os cinco cartazes mais criativos vão aparecer no telão do estádio Olímpico e ganhar uma camiseta do Grêmio. Participe! Mostre toda sua criatividade e amor pelo time!

Os vencedores retiram o prêmio no Departamento de Marketing, até o dia 17 de setembro, mediante a apresentação do seu cartaz.

13 de setembro de 2010

Cláusula de barreira

Informações de agora informam que a chapa vencedora da eleição para o Conselho Deliberativo do Grêmio, RENOVA TRICOLOR (Grêmio Novo, Grêmio Independente, Grêmio sem Fronteiras e Grêmio Democrático) está coletando assinaturas para apresentar ao Conselho Deliberativo proposta de redução da cláusula de barreira para 20 %.
Mais detalhes em breve.
_____

Pequeno adendo

Já foram coletadas mais de 100 assinaturas para a redução da cláusula de barreiras. O pedido será protocolado na Secretaria do CD ainda nesta semana.

12 de setembro de 2010

Rescaldos de domingo

A Libertadores é logo ali

Terminamos a rodada em 12º. Agora, prestem atenção: uma vitória na quarta-feira, pode (na combinação mais favorável) nos colocar na 7ª posição, às portas da classificação para a Libertadores.

Não cansamos de repetir: não é difícil fazer um time que vá para as cabeças. Basta montar um elenco com muitos jogadores médios e alguns bons. Comprometidos, com o salário em dia e bem treinados, um grupo assim faz história. O problema, quase sempre, é o empilhamento de jogadores caros (muitos deles perebas), entregues a técnicos enganadores. Aliás, técnicos bons, no Brasil, pode-se contar nos dedos de uma mão.
_____

Uma tal Cláusula de Barreira

Sábado, 11/09, ocorreu a eleição para o Conselho Deliberativo do Grêmio. Pelo atual estatuto do clube, garantem representantes no Conselho as chapas que fizerem, ao menos, 30% dos votos na eleição. Houve tentativa de reduzir o percentual para 20%. A proposta foi rejeitada por falta de quorum. Muitos conselheiros não quiseram facilitar a entrada de associados sem afinidade com os grupos tradicionais. Alguns deles anoiteceram ontem com gosto amargo na boca.

É hora de aprender com os fatos. E não só os que não foram eleitos. O passado serve para que dele se tirem ensinamentos. Misturá-lo com o presente, produzindo combustível para intrigas e difamações, é ação que contribui para tornar o clube menor. Faço votos que cada um tire boas lições dos eventos e possa contribuir para fazermos o Grêmio maior.

Abaixo, os números da eleição.

Chapa 1 (Renova Tricolor): 2.327 votos - 50,42%
Chapa 2 (Dá-lhe Grêmio): 1.159 votos - 25,11%
Chapa 3 (3ª Via): 1.129 votos - 24,46%
Nulos: 6
Brancos: 13
Total de votos: 4.624
_____

O grupo patina

A Libertadores 2010 caiu no colo deles. O grande adversário da caminhada, o São Paulo, está com 2 pontos a mais do que o nosso tão criticado Grêmio. E quase não passaram. Roth ainda nos dará muitas alegrias este ano.

11 de setembro de 2010

Um técnico = Um time

Anos atrás, antes do timinho do aterro comprar a primeira Libertadores, Paulo Paixão trabalhou com Renato, que iniciava a carreira de técnico no Fluminense. Me marcou o que ele falou ao sair de lá: Renato é técnico dos bons.

O tempo passou. Renato teve altos e baixos como todos os técnicos. Quase ganhou uma Libertadores depois de ganhar uma Copa do Brasil. Pelo que o Paixão falou e pelo que vi de Renato no Fluminense, sempre apoiei a vinda dele para o Grêmio. Não porque ele é o ídolo maior. Mas sim porque eu conseguia enxergar nele o que um técnico precisa ter, a saber:
  1. conhecimento de futebol,
  2. falar língua de boleiro,
  3. saber se impor com autoridade sem autoritarismo,
  4. liderança incontestável,
  5. malandragem.
Mas Renato é um técnico faceiro, muitos dizem. Será? Nos últimos 5 jogos o Grêmio levou 3 gols. Foram 3 partidas fora e duas em casa. Detalhe. Em pelo menos dois destes jogos ele só contou com 1 volante, Adilson. Teve que improvisar um meio de campo com Souza, Douglas e Roberson. Hoje estavam lá Souza e Douglas juntos. E, estes 2 jogadores, adeptos da bola no pé correram e deram o suor pela vitória. Isto tem uma causa única: técnico.

Renato é sim, técnico de futebol e dos muito bons. E quem tem técnico, tem time. E time, ganha de outros times e de juízes mal intencionados. Como hoje.
___

Leia abaixo a crônica do jogo e veja os lances.

Vencemos fora!

Atualizado, às 21:25 h, com os lances do jogo.

Novidade: os deuses do futebol desemburraram e o Grêmio venceu uma partida fora de casa. Estive envolvido com a eleição para o Conselho Deliberativo e só vi o jogo a partir dos 25 minutos do segundo tempo.

Foi um bom jogo. O time jogou com personalidade. Fazia muito tempo que não conseguíamos encarar um dono de casa desta forma. Vitória merecida.
_____

Como atuaram

Victor: O melhor do time. Estragou os planos do juiz.
Gabriel: Bem na marcação. Ainda precisa deslanchar.
Vilson: Alterna firmeza com momentos de insegurança. Na minha opinião foi pênalti, mas não para expulsão.
Rafael Marques: Fez boa partida. Levou amarelo dentro dos planos do juiz.
Fábio Santos: Jogou para o gasto.
Ferdinando: Bem na marcação, como sempre.
Adílson: Muito bem, uma vez mais.
Souza: Quase não apareceu.
Douglas: Um golaço e bons momentos.
Jonas: Errou um gol. Normal.
Borges: Apagado
...
Paulão (Douglas): Firme na marcação. Estilo paulão.
Roberton (Jonas): Esforçado. Preocupou a defesa do adversário.
Lúcio (Borges): Entrou para segurar o jogo. Cumpriu
...
Renato: Arrumou a defesa e mobilizou o time. Estamos jogando com mais vontade.
........
Francisco Carlos Nascimento: Este deveria se chamar Francisco Carlos Corinthiano de Nascimento. Fez tudo para, pelo menos, igualar o placar. Victor e o time como um todo estragaram seus planos.
_____

Os lances do jogo

8 de setembro de 2010

Subindo o morro

Atualizado, às 00:10, com os lances do jogo.
.....
Quando vi a escalação tremi nas bases. Um meio de campo com Adilson, Douglas, Souza e Roberson não é exatamente um exemplo de meio campo marcador. Mas, por incrível que possa parecer, foi o primeiro tempo em que o Grêmio passou menos sustos no campeonato. Uma bola espirrada que Vitor deu conta. O time estava interessado. Até Douglas cercava com muito mais vontade.
E fez um golaço de falta.
Não era uma atuação de luxo mas só Borges destoava. Aliás, Borges há algum tempo está devendo uma atuação boa. Para variar, perdeu uma chance muito boa para ampliar. O placar do primeiro tempo foi escasso e, na fase em que o Grêmio se encontra, suficiente para causar apreensões.
____

O segundo-tempo começou com um fato inédito neste campeonato. Foi marcado um pênalti para o Grêmio. Aí foi a vez de Jonas errar. E também de aumentar a preocupação. A fase não é boa.
Jonas logo depois errou mais um gol e o jogo foi se arrastando.
Sem sustos mas com aquele 1 x 0 magro e perigoso.
Borges, que vinha mal, fez um gol de centroavante. E tudo acabou.
Contra o Corinthians, além de esconder as carteiras de dinheiro, é bom armar um time mais fechado.
____

Como jogaram

Vitor: A saída do anão da seleção e a perda da braçadeira de capitão lhe fizeram um bem enorme. Voltou a inspirar toda a confiança.
Gabriel: Ainda não apresentou o futebol que jogava, mas foi firme na defesa.
Vilson:Tosco mas corajoso. Não dá folga para ninguém.
Rafa Marques: Está melhor.
Fábio Santos: Não compactuo com a idéia de que é ruim. Não é o lateral dos sonhos mas é bem melhor que a média que anda por aí.
Adilson: Um leão no meio de campo. O melhor!
Souza: Trabalhou como volante e foi esforçado. Inovou. Além de escanteios à meia altura no primeiro pau, bateu um para a lua. Mas conseguiu transformar as vaias dos outros jogos em apenas murmúrios.
Douglas: Um golaço e mais vontade do que nos jogos anteriores. Continua enfeitado.
Roberson: Está ganhando confiança. É uma bela promessa.
Jonas: Jonas é Jonas. Grande jogadas, gols feitos errados. E errou um pênalti.
Borges: Está mal. Mas fez o gol da tranquilidade.
....
Maylson, Leandro, Lucio: Não tiveram tempo para jogar.
....
Renato: Não sei se escalaria este time contra um time mais forte. Pelo menos conseguiu fazer Souza, Douglas e Roberson serem participativos.
___

José Caldas de Souza: Deixou de expulsar um zagueiro no pênalti e outro ainda no primeiro tempo. Ia dar amarelo mas quando viu que já tinha, recolheu ligeirinho o cartão. Mas não nos roubou um pênalti legítimo como outros juízes que andam por ai.
_____

Veja os lances abaixo

Dia de subir um pouco mais

Olímpico Monumental, 19:30 h,  Grêmio x Atlético-GO. Quem puder, deve ir. Uma vitória, hoje, é fundamental para subirmos um pouco mais na tabela e começarmos a ter tranquilidade para recolocar o time nos eixos. Com 3 pontos, devemos dormir na 14º ou na 15º posição. Todos ao Olímpico. Ou você vai ficar assistindo novela?

6 de setembro de 2010

Um pouco de paz

O primeiro turno acabou e a situação é melhor do que se poderia supor na sexta-feira. Mais do que fora do perigo, estamos a 3 pontos do 17º lugar. Uma vitória na quarta e respiraremos mais aliviados.

A tarefa, agora, não parece ser nenhuma epopéia. A rigor, no segundo turno, precisamos fazer apenas campanha igual a Atlético-MG, Atlético-GO, Prudente e Goiás, para exorcizar o demônio. Porém, nada vai cair do céu. É preciso, sim, dedicação e entrega dos jogadores, e apoio da torcida. Já na quarta, temos a tarefa de empurrar uma vez mais o time. Quem for gremista, tem compromisso inadiável, às 19:30 h, no Olímpico. Agende, programe-se e compareça.
_____

No segundo turno, jogaremos 10 partidas no Monumental. A madrasta CBF já marcou os horários de 5 deles. Adivinhem? Todos à noite.

08/Set - Qua - 19:30 - Grêmio x Atlético-GO
15/Set - Qua - 19:30 - Grêmio x Palmeiras
22/Set - Qua - 22:00 - Grêmio x Flamengo
29/Set - Qua - 22:00 - Grêmio x São Paulo
06/Out - Qua - 19:30 - Grêmio x Prudente

Os últimos 5 têm data. Serão aos domingos, mas o horário está indefinido. Certamente alguns serão marcados para as 18:30. As 2 últimas rodadas costumam ter todos os jogos no mesmo horário. Aí, a madrasta não tem como nos prejudicar.

17/Out - Dom - Grêmio x Cruzeiro
24/Out - Dom - Grêmio x morangos
07/Dez - Dom - Grêmio x Ceará
21/Dez - Dom - Grêmio x Atlético Petralha
05/Dez - Dom - Grêmio x Botafogo.
_____

São muitas as reclamações sobre a parcialidade dos narradores e comentaristas da SporTV e da RBS, nos jogos do Grêmio. Alguns torcem descaradamente pelo adversário, a ponto que ficarem "treinando" o time da cabine. Mas fato curioso aconteceu com a narração de sábado da Rádio Gaúcha. Na página da rádio, ao clicar-se no link "ouça os gols da partida" obtém-se apenas o último gol do Grêmio. Os do Botafogo "sumiram". Dizem que o narrador traiu-se na narração. Será este o motivo do apaga gol?

5 de setembro de 2010

Mais do jogo

Eu não assisti ao jogo do Grêmio com o Atlético Petralha, mas li críticas unânimes para a escalação de Gilson. Ontem Renato repetiu a dose. Não sei se Gilson joga alguma coisa. Isto só vai se saber o dia em que ele não entrar em campo apavorado por usar uma camisa tão grande e pesada. Mas também nem quero saber. Melhor colocá-lo no time B para ver se isto muda um dia.
Renato tem que parar de inventar sob pena de ser batizado com um Roth antes do Portaluppi.
Ontem estivemos muito próximos de levar uma goleada desmoralizadora por conta da invenção e da faceirice dele. É injustificável Maylson no banco enquanto Souza, Douglas e outros que não marcam ninguém continuam no meio de campo. Adilson e Rochemback terminam os jogos esfalfados.
Menos mal que o Botafogo não é grande coisa e se acomodou na certeza de que o jogo estava ganho.
Aliás, o Botafogo em terceiro mostra o quanto é fácil hoje em dia estar na ponta de cima da tabela.
____

Como jogaram

Vitor: Não teve grande trabalho e nem culpa nos gols.
Gabriel: Discreto.
Vilson: Tosco e raçudo. Se posicionou muito mal no primeiro gol.
Rafa Marques: Tosco e também saiu de campo no primeiro gol do Botafogo. Ninguém sabe onde estava.
Lucio: Falta força. Não comprometeu na defesa.
Adilson: Corre por três. Deve tomar 4 Red Bul para dar conta.
Rochemback: Efetivamente a braçadeira lhe fez bem. Também tem que carregar malas.
Souza: Não merece nem banco. Será que nem Renato tem coragem de proibí-lo de bater escanteios e faltas?
Gilson: Quem? Aposto que entra em campo com fralda geriátrica.
Borges: Bem marcado mas esforçado.
Jonas: Dois gols e, por isto, o melhor em campo.

Roberson: Corajoso. Não se escondeu e ajudou muito a mudar o escore.
André Lima: É uma bela opção.
Leandro: Está se esforçando mais.

Renato: Está gastando os créditos rápido demais. Mas tem estrela.

Sandro Meira Rici: Não apareceu. O que é bom.
____

A se confirmar a gravidade da entorse do Fabio Rochemback teremos mais problemas pela frente.

4 de setembro de 2010

Onde está a zaga?



No primeiro gol do Botafogo o posicionamento da defesa do Grêmio foi de uma infantilidade impressionante. Observem que há 3 jogadores adversários livres, soltos, em frente à nossa goleira. Ninguém estava a marcá-los e era um escanteio. Isso é preocupante. Já é hora de consertar.

Renato saiu com Gilson (de novo), numa função onde já não havia rendido no jogo anterior. Naufragamos por isso e pelos erros da defesa. Depois, com o time reestruturado, equilibramos a peleja e buscamos um empate que já era inesperado.

Valeu pelo ponto. Fica a preocupação pela demora em dar-se jeito no que está mal.

Amanhã, mais comentários sobre o jogo de hoje. Explico: Arigatô está atrasado para um compromisso, mas não quis se furtar a deixar uma primeira impressão sobre o jogo.

_____

Adendos do seu Algoz

Renato está gastando todas suas fichas. Este negócio de inventar Gilson no meio está ficando complicado. Seus créditos estão vencendo. Iniciar com 2 x 0 contra não é para qualquer timinho de aterro.

A entrada de Roberson foi providencial, mas faltou o Maylson no lugar do Souza, este pereba que nunca joga nada. O 2 x 2 ficou de bom tamanho, considerando o 0 x 2 inicial.

1 de setembro de 2010

Alívio! Afinal!

Atualizado às 22:30, com os lancesdo jogo.

Começando pelo menos importante: dá nojo ver aquele Batista  e o tal de José Aldo Pinheiro narrando jogo do Grêmio. Eles são cretinos demais. Irritam! Dá vontade de entrar no tubo e encher os babacas de beabas. Não existe maior exemplo de anti-profissionalismo.
____

O primeiro tempo foi bem aceitável. Quase empolgante. Bola de pé em pé. Defesa bem fechada. Rochemback e Adilson controlando o meio campo. Douglas ativo. Jonas voltando a jogar bem. Borges, bem marcado e Souza sendo o velho Souza de sempre, foram os únicos que destoaram.
O segundo tempo foi lamentável. E mais do que isto, me assustou as opções de Renato. Souza nem deveria ter entrado e só saiu no fim. Douglas parou e saiu aos 30 minutos. O time perdeu o meio de campo e só não perdeu o jogo, porque o Guarani não é o Santos.
Mas estamos fora da zona de rebaixamento. Penso que agora a tendência é de crescimento. Mesmo no mau segundo-tempo não se viu desorganização da defesa e nem desespero.
____

Como jogaram

Vitor: Quando exigido (pouco) foi tranquilo.
Gabriel: Parece melhor que o Edilson.
Vilson: Cabra da peste. Não se assusta. 
Rafa Marques: Muito bem. Mas acho que o Grêmio tem que ter um jogador técnico e não dois brucutus.
Fábio Santos: Bela cruzada no gol e bem na defesa.
Rochemback: O melhor em campo. De novo.
Adilson: O segundo melhor em campo.
Douglas: Bom primeiro tempo e péssimo segundo-tempo.
Souza: Péssimos primeiro e segundo tempos. Não deveria ser nem banco.
Jonas: Voltou a fazer gol e se movimentou bastante.
Borges: Bem marcado não jogou.
....

Leandro: Nada acrescentou.
André Lima: É uma bela opção.
Neuton: Entrou tranquilo e bem.

Renato: Tem crédito mas demora a fazer substituições e às vezes se equivoca. A seu favor os bons primeiros tempos da equipe.

Juiz e bandeiras: Um gol do Grêmio mal anulado e alguns impedimentos mal marcados contra o Grêmio. Ou seja, atuação normal. Mais um ladrão fdp.
_____

Vejam os lances abaixo