30 de março de 2015

Avalanche Tricolor: paciência, Luan é do Grêmio!

Por Milton Jung 

Grêmio 2 x 0 São Paulo (RS)
Gaúcho – Arena Grêmio


16785776729_45af6e0236_z

Luan é craque por definição: joga de cabeça em pé, toca de forma refinada na bola, movimenta-se com elegância em campo e sempre está disposto a arriscar a melhor jogada, mesmo que seja a mais difícil de ser executada. Não tem medo de errar.

É, também, craque em formação. Às vezes, parece sumido do jogo e quando menos se espera aparece em um lance excepcional. Outras, parece distante da partida, o olhar corre perdido pelo gramado e a expressão some de seu rosto como se as emoções daquela disputa não o afetassem. Tem-se a impressão de que ele não faz parte daquele mundo. Talvez não faça mesmo. Foi feito para viver entre craques.

Luan tem um jeito diferente de jogar, pois não é espalhafatoso na disputa pela bola e quando a tem no pé dá a sensação de que é lento. Ledo engano. Tem passadas largas e por isso consegue superar a marcação quase sempre dura e violenta, faz a bola colar no seu pé e a manipula com extrema facilidade. Avança, chega perto do gol, chuta!

Por ser jovem, ser diferente e craque, é preciso paciência com Luan. E o torcedor, mais acostumado com aqueles que se sujam na grama para alcançar a bola perdida, não vinha demonstrando muita paciência com ele. Talvez por não entender seu jeito de ser em campo. Por não compreender sua personalidade. Por isso, os dois gols deste fim de domingo ganham importância ainda mais especial, além, é lógico, de nos manter no primeiro lugar do Campeonato, garantir a sexta vitória consecutiva e a nona partida invicta.

Gols de craque, registre-se. O primeiro foi uma aula, tinha todos os elementos necessários para uma cabeceada. Com um passo, tomou a frente do marcador, e subiu alto; antes da bola chegar já olhava para onde pretendia jogá-la, e assim que ela chegou, com os olhos abertos e mirando seu destino, em um movimento certeiro com a cabeça, colocou-a distante do goleiro. O segundo, ganhou dos marcadores na corrida, matou a bola com o pé direito, cortou para o lado esquerdo, com um só drible deixou o goleiro estatelado na área e deslocou os zagueiros. Teve tranquilidade para ajeitar o corpo e finalizar a jogada nas redes. Luan, que nos últimos jogos foi garçom, desta vez se serviu do bom momento de seus companheiros, pois foram primorosos o cruzamento de Everton no primeiro e o lançamento de Giuliano no segundo gol.

Marcando gols e jogando com o talento que lhe é natural, quem precisará de muita paciência são os adversários do Grêmio.

29 de março de 2015

O jogo dos meninos

Grêmio 2 x 0 São Paulo de RG

Primeiro Tempo: 0 x 0

Aos 50 segundos Galhardo cruzou e Luan na frente do goleiro chutou em cima dele. Gol feito perdido. Na sequência do lance outra chance mas o goleiro abafou.

O Grêmio iniciou o jogo com vários reservas por conta das lesões, cartões e seleções.
Mesmo com os reservas o tricolor tinha o controle do jogo destacando-se Mamute que jogava um pouco mais recuado.Brian recebeu adiantado e o bandeira correu para marcar impedimento sem esperar a conclusão do lance quando Galhardo que chegava de trás deu para Mamute enfiar para as redes. Um gol legal, mais um, anulado.
Giuliano recebeu uma bola na cara do gol aos 12:40 mas não conseguiu dominá-la.
Braian recebeu na marca do pênalti aos 14 minutos e de novo o bandeira inventou impedimento. Três erros em 13 minutos Todos contra o Imortal. Antonio Cezar Domingues Padilha o nome da criança.
Aos 15:34 minutos Rhodolfo errou o gol que sempre erra. Cabeceou livre para fora. Rhodolfo, a segurança nas duas áreas. Com ele não sai gol em nenhum dos lados.
Depois dos 15 minutos o São Paulo se fechou melhor e as chances de gol começaram a escassear. Aos 26 minutos Braian cabeceou pressionado mas a bola foi fraca para a mão do goleiro.
Aos 28 minutos Galhardo bateu falta da ponta e Geromel concluiu de joelho para fora. Quase o primeiro gol.
Galhardo, de bela atuação, cruzou bem de novo, a defesa deu rebote mas Maicon bateu fraco e o goleiro defendeu.
Outra grande jogada encontrou Luan impedido. O primeiro acerto do bandeira. Claro que como ele dá sempre impedimento do ataque tricolor, quando está acaba acertando.
Aos 36 minutos Luan sozinho perdeu. Na sequência Braian bateu num zagueiro e a bola saiu para escanteio.
Giuliano cabeceou para fora cruzada de Luan aos 39 minutos.
Aos 43:30 Braian Rodriguez na cara do goleiro chutei em cima dele e perdeu um gol feito. Mais um que o time perdeu.
Galhardo bateu falta perigosíssima e o goleiro espalmou para escanteio.
E acabou o primeiro tempo.

..........

Um primeiro tempo quase perfeito. Talvez a melhor partida do time este ano. Alto índice de acerto de passes. Jogadas sempre para a frente. Uma profusão de chances criadas. Poderia ter sido 3 ou 4 x 0. Mas não foi.
Independente da fraqueza do adversário o time mostrou grandes jogadas. Falhou nas finalizações. E também contou com a ajuda do bandeira para não marcar.
Antes que corneteiem, já digo. Falhar nas finalizações é erro grave e tem de ser corrigido com treinamento.

..........

Segundo Tempo: 2 x 0

Everton foi a modificação para o segundo tempo. Felipão não quis esperar muito esta vez para mudar o time. Saiu Braian.
O Grêmio não voltou com o mesmo ímpeto do primeiro tempo e o São Paulo até começou a se arriscar um pouco mais no ataque.
O primeiro ataque bom foi aos 5 minutos. Giuliano bateu de fora da área mas a bola bateu no zagueiro e foi para escanteio.
Ramiro salvou uma jogada perigosa aos 12:30 minutos.
Galhardo saiu machucado para a entrada de Felippe Bastos. Ramiro foi para a lateral.
E Ramiro cruzou da ponta para defesa difícil do goleiro.
Aos 16 minutos Everton deu uma bomba de fora da área para grande defesa do goleiro. Na cobrança de escanteio Giuliano bateu de chapa e a bola deu na rede pelo lado de fora.
Everton de novo apareceu muito bem em lançamento de Ramiro mas foi brecado pelo zagueiro na hora da conclusão.
E finalmente aos 23 minutos grande cruzada de Everton na cabeça de Luan que mandou quase no ângulo. Um gol que saiu pelo menos 50 minutos atrasado.
E aos 25 minutos Giuliano deu um lançamento de 40 metros para Luan que driblou até o Marcio Neves que corneteava na #GremioRádioUmbro e mandou no canto. Um golaço.
Luan, em duas jogadas acabou com a corneta no twitter.
Felippe Bastos bateu uma falta. Nem preciso dizer onde a bola foi.
Com os gols o Grêmio tratou de diminuir o ritmo. Mas mesmo assim fez boas jogadas.
Aos 46 minutos Pedro Rocha lançou Luan que perdeu o terceiro gol.
E o jogo acabou.

.....

O São Paulo é um time fraco. Mas cansamos de ver partidas sofridas contra times fracos.
O placar mais correto teria sido acima de 5 x 0. Mas os gols perdidos foram muitos.
O importante é que a confiança da torcida está aumentando de jogo a jogo.
O Grêmio pode até não ser campeão, mas que tem mostrado jogo para ganhar tem.

Como jogaram:

Tiago: Literalmente, não encostou na bola no primeiro tempo. E pegou uma falta fraquinha no segundo tempo. Sem Nota 
Galhardo: Um belo primeiro tempo. Acertou todas as cruzadas. Saiu machucado. Nota 8  
Rhodolfo: Para variar errou um gol feito. Atrás foi muito firme e não deu chance para o adversário. Nota 7
Geromel: Melhor do que no jogo anterior. Nota 7
Marcelo Oliveira: Um belo primeiro tempo. E também muito bem no segundo tempo. Nota 7

Ramiro: Não teve muito trabalho defensivamente. Deslocado para a lateral fez muito boas jogadas. Nota 7  
Maicon: Um pouco mais discreto do que nos jogo anterioresNota 7
Giuliano: Movimentou-se muito. Está em grande fase. Deu um passe espetacular para o segundo gol.  Nota 8 
Luan: Errou dois gols no primeiro tempo por excesso de sono. Fez dois no segundo tempo depois de acordar. Leva a torcida da irritação ao êxtase. Nota 8 

Mamute: Jogou mais recuado no primeiro tempo e foi muito bem. No segundo tempo, mais avançado, não apareceu tanto. Nota 7 
Braian Rodriguez: Errou um gol feito no primeiro tempo. Saiu no intervalo. Nota 6  
.....


Everton (Braian): Foi o grande nome do segundo tempo. Faltou o gol para coroar uma grande atuação. O melhor do time, responsável direto pelas melhores jogadas do segundo tempo. O melhor em campo. Nota 9 
Felippe Bastos (Galhardo): Entrou bem. Nota 6 
Pedro Rocha (Mamute): Sem tempo. Sem Nota   

Felipão: Este velho ultrapassado é mesmo um fiasco.
_____

Arbitragem: Luis Teixeira Rocha - Abusou de dar cartão para jogadores do Grêmio. Mas pior foi o bandeirinha que errou quase todos os impedimentos que marcou do ataque do Grêmio.

28 de março de 2015

Daniel Matador - Zagueiros



“Ele é um zagueiro
É o anjo da guarda da defesa
Mas para ser um bom zagueiro
Não pode ser muito sentimental
Tem que ser sutil e elegante
Ter sangue frio
Acreditar em si
E ser leal.”

Trecho da música “Zagueiro”, de Jorge Ben Jor.


Caros

O tricolor pisará mais uma vez no gramado da Arena neste domingo, às 18h30min, para defender sua posição como líder do campeonato gaúcho. E esta será uma partida de contrastes, visto que o líder Grêmio enfrenta um clube que luta para permanecer na primeira divisão do certame regional. O São Paulo de Rio Grande venceu o Caxias na última rodada, dando um importante passo neste seu intento (e, consequentemente, afundando o time da serra ainda mais).

Mas duas histórias também serão vistas em campo neste domingo. Ambas tendo como protagonistas jogadores que atuam nas funções defensivas dos times que irão enfrentar-se. Um deles é Pedro Geromel, que no último jogo retornou ao time após um significativo período de recuperação de uma lesão no ombro. Trazido da Europa sob desconfiança de parte da torcida e mesmo do grande público, o zagueiro gremista foi um dos pilares do sistema defensivo do time na temporada passada, formando com Rhodolfo uma das melhores duplas de zaga do país.

Geromel mostrou que foi uma das mais acertadas contratações do Grêmio em 2014.


Durante o tempo em que esteve recuperando-se, após passar por um procedimento cirúrgico, foi substituído por Erazo, que neste momento está a serviço da seleção equatoriana. Pois Geromel, mesmo ainda carecendo de ritmo de jogo, suportou toda a partida contra o Novo Hamburgo e deve ser o titular na partida deste domingo. O Grêmio apressou-se e fez um grande esforço, firmando um contrato de três anos com o atleta ao final da temporada passada. Tem tudo para mostrar este ano que seu empréstimo e posterior contratação definitiva foram um grande acerto.

A outra história possui certos traços de semelhança, porém o protagonista veste a camisa do São Paulo de Rio Grande. O zagueiro Teco veio emprestado pelo Cruzeiro para jogar no Grêmio no ano de 2007. Chegou sem muita pompa, porém desbancou o experiente e tarimbado argentino Schiavi, formando com William uma sólida zaga. Na segunda partida da final da Taça Libertadores da América daquele ano, Teco rompeu os ligamentos cruzados do joelho, o que obrigou-o a submeter-se a um procedimento cirúrgico e ficar afastado de todo o restante da temporada. Após o período de recuperação, durante a pré-temporada de 2008, um esperançoso e renovado Teco viu seu mundo ruir ao ter uma nova lesão ocasionada pelo rompimento dos ligamentos cruzados. Ao final de seu contrato de empréstimo, em meados daquele ano, acabou sendo devolvido ao Cruzeiro.

Teco penou durante muitos anos e não conseguiu mais firmar-se como o bom zagueiro que havia alcançado a titularidade no Grêmio. O Cruzeiro emprestou-o novamente, desta vez para o Botafogo, onde a sina de lesões continuou. Perambulou depois disso por Atlético Goianiense e Brasiliense, tendo após isso praticamente encerrado a carreira, ficando durante cerca de dois anos sem clube. Até que um convite do Concórdia, da segunda divisão catarinense, o fez ressurgir em 2014. Após algumas boas apresentações, o São Paulo de Rio Grande contratou-o para a disputa do gauchão deste ano.

Duas histórias de zagueiros que vieram emprestados para o tricolor, chegaram desacreditados, viraram titulares, jogaram bem e em seguida lesionaram-se. A grande diferença é que um é passado e seguiu sua carreira por outros caminhos. E outro é o presente, podendo ser o futuro. Por mais que lamentemos a infelicidade de Teco, o momento hoje é de torcer por Geromel. Que já mostrou que, assim como na música de Jorge Ben Jor, tem condições de ser o anjo da guarda da defesa.

O Grêmio deve entrar em campo com Tiago no gol, bem como Matías Rodríguez e Marcelo Oliveira nas laterais. Galhardo e Júnior correm por fora nestas posições. Rhodolfo e Geromel formam a dupla de zaga. O meio campo pode ter Ramiro, Maicon, Giuliano e Luan, além de Mamute atuando mais recuado, quase numa função de enganche, com Braian Rodríguez como referência de ataque. Fellipe Bastos fica à disposição, podendo inclusive iniciar a partida no lugar de Ramiro ou permanecendo no banco como opção para o segundo tempo.

O que interessa é que queremos que nosso zagueiro não seja sentimental, tenha sangue frio e acredite em si. E que nosso ataque possa suplantar estas mesmas características que porventura possam existir no zagueiro do lado de lá. Neste domingo, todos os caminhos levam à Arena do Grêmio. Todo na torcida para que possamos manter o bom momento de vitórias e a liderança isolada do campeonato.

Saudações Imortais

Tudo o que você precisa saber sobre a Arena

Continua o mimimi sobre a compra da Arena pelo Grêmio.
Chove jornaleiro "bem informado" sobre o assunto. Aliás, nestas horas eles entendem de economia, futebol, ginecologia e, se duvidarem, são os responsáveis pela programação da expedição a Marte. Se alguém ainda não sabe, o que estes caras procuram mesmo não é informação. É page view. Cada clicada que um incauto dá no blog do desgraçado é um centésimo de centavo que entra. Um pouco menos, mas fiz o arredondamento para cima por bondade.
Eu vou dar aqui o meu pitaco e reproduzo abaixo alguns twitters do Arigatô sobre o assunto.
O meu pitaco é o seguinte:
Imagina que você é banqueiro. Um cliente teu que deve bastante para o banco quebra. Aparece outro cliente querendo abraçar a dívida. O que é que você faria:

  1. Não aceita e fica com o prejuízo.
  2. Pede garantias de que ele pagará mesmo.
  3. Sai atrás de outro cliente rico que não poderá usufruir do bem a ser pago mas que tenha todas as garantias necessárias para a quitação da dívida
  4. Negocia com o proponente, dando até algum desconto se necessário.
Agora as informações do vice presidente Odorico Roman sobre este e outros assuntos.








27 de março de 2015

Avalanche Tricolor: vitória justa apesar das injustiças

Por Milton Jing

Novo Hamburgo 0 x 1 Grêmio
Campeonato Gaúcho – Estádio do Vale
 

16309896544_6de583d843_z
Foram necessários três para valer um gol. Os dois anulados, a imagem é clara, foram mal anulados e quase estragaram a trajetória vitoriosa que implantamos nas última semanas. Só não conseguiram …. e longe de mim com esta frase insinuar que foi tentativa deliberada, creio mesmo que foram erros técnicos, ou seja de competência e não de caráter, os que levaram a anular os gols gremistas … seguindo no que escrevia: só não conseguiram estragar nossa trajetória porque mais uma vez o sistema defensivo foi forte o suficiente para suportar a pressão, especialmente no segundo tempo. Mesmo com Tiago no lugar de Grohe e ainda refém da pouca idade, o que pode ser cruel para os goleiros, e Geromel em ritmo de quem joga a primeira partida da temporada, conseguiu-se anular boa parte das tentativas adversárias. Nem se pode dizer que fomos ameaçados, realmente. Houve alguns suspiros por um lado ou outro, mas nada que se concretizasse em chances de gol. Quando apareceram, pararam na nossa defesa ou na linha de fundo.

Seria uma tremenda injustiça imaginar, porém, que somente chegamos a oito partida sem derrota e a quinta vitória seguida por causa da forma como temos nos defendido. Nada seria possível se o conjunto da obra não estivesse funcionando com os laterais descendo com personalidade pelos lados, o meio de campo tocando a bola e o ataque se mexendo no espaço que sobra lá na frente. Foi assim que fizemos o único gol que o juiz assinalou: Giuliano, mais uma vez bem, se livrou dos adversários para entregar a bola a Luan. Luan avançou e quando se esperava um passe lógico para Giuliano que entrava na área, fez o improvável. E, a partir do improvável, permitiu que Ramiro arriscasse de fora da área e com sucesso. Verdade que, ontem, houve momentos em que as coisas não funcionaram bem assim, até porque o adversário partiu para o desespero, mas aí o pessoal lá de trás garantiu o resultado fazendo justiça à nossa campanha e corrigindo a injustiça que estava sendo provocada pelos erros do árbitro e seus auxiliares.

Para ser sincero, lamento muito mais a anulação dos gols porque ao tomar esta atitude o juiz tirou, duas vezes, o pão da boca de Braian Rodríguez. Sabemos bem que centroavantes (ainda os chamam assim?) se alimentam de gols e só sobrevivem com uma sequência deles. Se ficam um ou dois jogos sem comemorar começam a ser cobrados, passam a ter que dar explicações para jornalista e torcedor, se sentem mal … caem em depressão. Amanhã, após mais alguns minutos sem marcar, ninguém vai lembrar que ele até fez gol, aliás, fez dois gols, mas o juiz o roubou o direito dele celebrar.

26 de março de 2015

Marcos Agostini: Tv Corneta Tricolor #2


25 de março de 2015

Mais um juiz no caminho do Imortal

Novo Hamburgo 0 x 1 Grêmio

Primeiro Tempo: 0 x 1

Geromel foi a única modificação do time para o jogo por conta da convocação do Erazo para a seleção do Equador.
E a 1:30 minutos Maicon fez boa jogada, deu para Braian que deu para Luan chutar mascado para fora. Boa chance de gol.
O centro-avante do Nóia perdeu um gol feito aos 3:30 minutos. Bateu de primeira por cima da marca do pênalti.
Aos 6 minutos gol de Brian anulado duvidosamente pelo juiz. Trinta segundos depois Braian quase fez de novo mas a bola espirrou para escanteio.
Quanto ao gol, na dúvida pró adversário do Imortal. Até o Márcio Chagas ficou na dúvida, ou seja, não foi impedimento.
Luan bateu de fora da área raspando a trave aos 18 minutos. Trinta segundos depois o centro-avante do Nóia bateu na rede pelo lado de fora.
Maicon perdeu uma boa chance ao receber na entrada da área de Braian, Ao invés de bater de primeira tentou penetrar mais e perdeu a bola.
Uma grande jogada de Giuliano e Douglas quase resultou em gol aos 25 minutos. Douglas bateu de trivela da entrada da área mas a bola passou raspando o travessão.
Luan bateu muito alto perdendo outra boa chance aos 26 minutos.
Tiago saiu mal aos 31 minutos e quase proporcionou um lance de perigo para o adversário.
Aos 33 minutos contra-ataque do Grêmio. Luan deu para Ramiro que bateu forte de fora da área. O goleiro do Novo Hamburgo deu uma de mão de alface e aceitou. 1 x 0 num momento importante do jogo em que o tricolor já não jogava bem.
Aos 41 minutos uma falta para o NH. Tiago deu rebote e na sequência teve de fazer difícil defesa. Quase o empate.
Aos 46 minutos o bandeira inventou um impedimento quando Douglas recebeu livre dentro da área.
E terminou.

..........

O time começou em cima, controlando o jogo mas aos poucos foi deixando o Novo Hamburgo emparelhar as ações.
Quando fez o gol já não tinha o domínio, mas retomou o controle após marcar.
De positivo a constatação de que, depois da entrada do Maicon, do Duglas e do Giuliano, o Grêmio passou a priorizar a posse de bola.Não se vê mais chutão para o ataque.

..........

Segundo Tempo: 0 x 0

O tricolor voltou com o mesmo time para o segundo tempo.
Aos 5 minutos um choque entre Tiago e Geromel pareceu um strike no boliche. Os dois ficaram caídos na área.
O jogo estava morno sem nenhuma jogada mais perigosa.
Luan, preguiçoso e indolente como quase sempre, sozinho em campo deu um passe muito curto para Matías que teve de dividir com o adversário. Como consequência, o lateral argentino saiu machucado e pode ser preocupação para o restante do campeonato.
Tiago levou amarelo porque estes juizinhos espertos adoram amarelar jogador do Imortal.
O Grêmio não criava nada mas também não era ameaçado.
Aos 21 minutos escanteio para o time anilado e um ex-mazembado quase mandou a bola para Giruá. Uma boa chance perdida. A primeira do segundo tempo.
O juiz deixava o NH bater à vontade mas aos 25 minutos não teve como não marcar uma falta em Luan. Na cobrança, Douglas bateu mal para fora.
Aos 27 minutos Tiago salvou uma cruzada muito perigosa.
Trinta segundos depois, Douglas serviu Braian que dominou e bateu forte. O goleiro espalmou e a bola saiu raspando o travessão.  E o juiz proveitou para dar cartão amarelo para Douglas porque teria demorado para bater o escanteio. Na sequência, o juiz inventou uma falta para anular o gol de Braian.O segundo gol legítimo anulado.
Yuri Mamute, que havia entrado 2 minutos antes, recebeu e bateu cruzado para fora aos 33 minutos. Uma boa chance de gol.
E Mamute de novo dividiu com o goleiro e quase fez um minuto depois.
Douglas quase fez gol olímpico aos 37 minutos.
Galhardo cruzou rasteiro e ninguém apareceu para completar. A bola passou por toda a pequena área e foi para escanteio.
Mamuteli fez mais uma grande jogada e quase marcou aos 42 minutos. A bola saiu raspando a trave.
Luan bateu raspando aos 43 minutos.
E foi isto.

.....

Um típico jogo do interior.
O NH é um time experiente e muito bem montado pelo Roger.
A vitória, se não foi empolgante, foi sem sustos.
Geromel voltou bem e tende a melhorar, 
Mamute jogou 20 minutos de um futebol exuberante.
Este time vai dar liga.

Como jogaram:

Tiago: Uma saída em falso no primeiro tempo. Sem trabalho no segundo tempo. Nota 6 
Matías: Não dá chance para ninguém pelo lado dele, mas precisa subir mais para o ataque. Saiu com um corte na perna depois de choque com o adversário. Preocupa. Nota 7  
Rhodolfo: Muito bem. Nota 7
Geromel: Nitidamente sentiu o tempo parado. Não comprometeu mas era nítida a falta de ritmo de jogo. Nota 6
Marcelo Oliveira: No primeiro tempo ficou mais plantado atrás e nisto foi soberano. Bem também no segundo tempo. Nota 7

Ramiro: Centésima partida pelo Grêmio coroada com um gol. Nota 7  
Maicon: Mais discreto hoje, mas ainda sem errar passeNota 6
Douglas: Joga fácil mas não repetiu as últimas partidasNota  6
Giuliano: Também não repetiu a exuberância do último jogo. Mas foi bem.  Nota 6 
Luan: Alterna boas jogadas com sonecas. Nota 5  
Braian Rodriguez: Um gol no primeiro tempo mal anulado. Outro mal anulado no segundo tempo.Como não é culpa dele, leva Nota 8.  
.....


Galhardo (Matías Rodriguez): Entrou muito mal. Nota 5  

Yuri Mamute (Giuliano): Entrou com muita vontade e, embora o pouco tempo, fez grandes jogadas. Por isto o melhor. Nota 9 
Felipe Bastos(Luan): Sem tempo. sem nota  

Felipão: Achou um time e está dando ritmo e mecânica de jogo. Pena que é ultrapassado.

_____

Arbitragem: Daniel Bins - Anulou gol legítimo do Grêmio. Anulou outro muito duvidoso. Deu amarelo em profusão para o Grêmio e economizou quando era para o adversário. Inventou impedimentos que não existiram. Ou seja: atuação normal para o noveletão. Mais um para a lista de malandros do novelhaco.

24 de março de 2015

Bilhetes e desmaios pautam o futebol



É muita falta de assunto ficar três dias repercutindo  um bilhete que seria da comissão técnica para o Felipão no último jogo do Grêmio. O jornalismo esportivo gaúcho é uma ilha de mediocridade, conforme já falamos várias vezes. Salvam-se raríssimas exceções como  o Lucianinho, Igor Póvoa, Carlos Guimarães, José Alberto Andrade, Marco Antônio Pereira, Eduardo Gabardo e alguns poucos. A grande maioria é muito ruim e oferece um produto de baixa qualidade.
Até ficam  ofendidos quando se diz que a qualidade dos profissionais de hoje está anos luz de outrora quando tínhamos nomes de gabarito como Ruy Carlos Ostermann, Lauro Quadros, Armindo Antônio Ranzolin e outros de igual envergadura. Não sei quando e nem como chegamos a essa situação de esfacelamento profissional. O que eu sei é que a cada dia ouvimos mais bobagens e mentiras saídas das bocas de gente sem qualificação para exercer a profissão. Isso só envergonha a categoria dos jornalistas. Não entendo como gente tão despreparada e que não zela pelo bom profissionalismo é contratado pelas empresas de Comunicação. Elas deveriam zelar mais pelo produto que estão entregando ao cliente.

Dia atrás, fomos obrigados até a ver desmaio ao vivo na televisão sendo usado para alavancar audiência e prestígio. Uma vergonha. Não é preciso falar mais nada. É o fundo do poço. O cliente não merece semelhante tratamento e desrespeito. Mas o lado bom de tudo é que podemos extirpar esses cânceres da nossa vida com um gesto singelo e simples: o clic do controle remoto ou não consumindo periódicos de má qualidade. Seria o que chamo de higienização mental seletiva.

O mais triste disso tudo é perceber que a maioria da torcida gremista compra e internaliza informações totalmente desconectadas da realidade. E repetem mil vezes o que ouvem e lêem sem saberem que estão comprando gato por lebre. Vária vezes já ouvi pessoas ligadas ao Grêmio esclarecendo informações errôneas, mas no outro dia o profissional volta a repetir a mesma bobagem mentirosa de antes. Eles não ligam para o que a voz oficial do clube fala. É o legítimo “entra por um ouvido e sai pelo outro”. Uma dica: acompanhe o que o jornalista fala. Nos dias seguintes, cuide se aquela informação se confirma. A maioria deles conta com a memória curta das pessoas. Eles têm certeza de que amanhã ninguém mais lembrará daquilo que foi dito hoje. É com esse truque que eles contam para engambelar a plateia e manterem seus empregos estáveis numa zona de conforto onde o patrão não cobra qualidade.

Dias melhores obrigatoriamente virão. Já batemos no fundo.