21 de dezembro de 2007
É 2008 ou 2080?
_____
Além deles, foram: Saja, Patrício, Pereira, Galatto, Sandro e Tuta. Nada excepcional. Outros devem ir. Nada excepcional.
_____
Vêm Peter, Júnior, Victor e Tadeu. Nada excepcional.
Tem, ainda, Rodrigo Mendes, que ainda não jogou.
_____
Especula-se com Danilo, Hugo, Gallardo, Cavenaghi, Rivaldo...
Fala-se em Soares, Leandrão, Baiano, Otacílio Neto, Ruy, Leonardo, Diogo, Jean...
_____
Enquanto desfiam rosários de jogadores, resta-nos esperar para ver como fica. Eu, particularmente, prefiro deixar assim. Por enquanto.
10 de dezembro de 2007
Vira e mexe...
... a verdade aparece I.
Você certamente já ouviu falar do Etoile du Sahel.
Não? Como não?
O Etoile du Sahel é o poderoso campeão da Tunísia.
Localizou agora?
Não? Como não?
Escuta essa: o espetacular Chuchuca do México (também não sabe quem é? clica aqui), foi eliminado da Copa Toyota no Japão por esse outro poderoso.
_____
... a verdade aparece II.
Essa você já ouviu falar: o timinho vai ter apenas 10 dias para se preparar para o "grande torneio de Dubai", enquanto os times da Europa vão estar no auge da temporada. Não ouviu? Você é surdo, certo? Mas, se chegou até aqui, sabe ler. Então vamos lá: na tarde de sábado, um apresentador da Rádio Gaúcha entrevistava o jogador Ewerthon, do Stuttgart. No meio da entrevista, o jogador disse: "Vamos entrar em férias no dia 15 de dezembro. Nos reapresentaremos no dia 03 de janeiro e vamos embarcar direto pro torneio."
Assim? Das férias direto pro torneio? Sem treino nenhum?
Claro que o repórter não perguntou isso. Eles não poderia perguntar. Afinal, você não deve esquecer: o timinho vai ter apenas 10 dias para se preparar para o "grande torneio de Dubai", enquanto os times da Europa vão estar no auge da temporada.
5 de dezembro de 2007
A Arena sai?
_____
Veja abaixo a maquete dos 2 projetos em estudo.
_____
Projeto da TBZ - Local: Estádio Olímpico.
Clique na imagem para ampliar
Projeto da Odebrecht - Local: Bairro Humaitá.
Clique na imagem para ampliar
_____
Enquanto isso, ouve-se aqui e ali que o Galinhão (a versão do Cheira-rio enfeitado com penas) enfrenta problemas. Pra variar, querem invadir mais áreas públicas e, de quebra, avançar sobre a calçada da Padre Cacique. Um absurdo.
Clique aqui, para ver post sobre o "projetinho".
Coisa mais mimosa.
4 de dezembro de 2007
Mistério
3 de dezembro de 2007
Rescaldos
Primeiro a manchete:
Sim, porque eles se esforçaram, fizeram o que puderam. Clemer (aprendiz de Doni), como sempre faz, quase dividiu a bola com o Paulo Baier, na ânsia de impedir a derrota. Mas ontem o bandeirinha viu e o árbitro não permitiu a irregularidade. Queriam de todo modo o dinheiro "limpo" do bicho extra do Corinthians. Assim, dando o máximo de si, o timinho perdeu para o quase rebaixado Goiás. Que grupo de craques, senhores! Que grupo!
_____
A coisa pro lado deles fica assim:
Se correr, o bicho pega...
Há quem quer acreditar que a derrota foi proposital. Se foi, é preocupante. Eu não quero no meu time um grupo (Que grupo!) de jogadores que perde um jogo de forma proposital. Porque isso depõe contra o caráter do grupo (Que grupo!).
Se ficar, o bicho come.
Mas, se não perdeu propositadamente e levando amasso do Goiás, o que os espera no futuro? O Gauchão 2008 promete muitas emoções.
_____
No Olímpico:
O que se viu foi um Grêmio apático, desinteressado, em ritmo de férias. Olhando para o gramado, fiquei imaginando o time para 2008. De todos aqueles que estavam em campo, consegui escalar 2: William e Tcheco. Tcheco pode estar indo embora. Tinha, então, um zagueiro para começar a montar o time. Afora ele, não estiveram em campo Saja, Teco e Eduardo Costa. Anderson Pico, Danilo Rios e Rodrigo Mendes são incógnitas.
_____
Aliás, Anderson Pico poderia ser testado como atacante de chegada pela esquerda, uma espécie de Carlos Eduardo. Tem vigor físico, dribla e chuta forte. Quem sabe?
_____
Alguns dos demais servem como reservas. É preciso trabalhar muito e logo. Chega de times provisórios a espera de "amorosos".
_____
Exageros:
5 milhões de euros por Diego Souza é demais. Trata-se de um jogador um pouco acima da média, nada mais do que isso. 2 milhões está bem pago.
_____
Agora, o grande exagero é a multa rescisória do Lulinha: US$ 50 milhões. Este é um delírio que ajuda a explicar a queda do time paulista.
_____
2 de dezembro de 2007
Ranking
Adivinhem! Final de ano, acabou o campeonato, o ranking da CBF deve ficar assim:
1) Grêmio (nada pode ser maior) = 1.978 pontos
2) Corinthians = 1.938 pontos
3) Vasco = 1.928 pontos
4) Flamengo = 1.918 pontos
5) São Paulo = 1.879 pontos
6) Atlético MG = 1.868 pontos
7) Palmeiras = 1.840
É por isso que a gente diz: Nada pode ser maior.
Reflexões sobre a corda bamba
_____
Está todo mundo posicionado. Até parece cobrança de escanteio. É não. Firmam posição sobre a possível queda do Corínthians. Quase todo mundo querendo, muito poucos não desejando.
_____
Confesso que cheguei a pensar que seria bom. Mas também confesso que, quando vi o desespero vertendo na face das pessoas no final daquele jogo contra o Vasco, fiquei compadecido. Safado tem lá, como em todos os lugares. Mas os olhos indefesos para o céu, as preces mudas, os pais afagando os filhos pequenos, para aliviar preventivamente a dor futura e profunda que os ameaça... Isso não tem em todos os lugares.
_____
Não creio em jogo arranjado. Pode haver desinteresse, mas em derrota deliberada não acredito. Nem aqui, nem lá em Goiás, onde o time da casa é favorito. O Goiás teria menos chances se pegasse, por exemplo, o Veranópolis. Mas contra "eles", pode conseguir um triunfo. Tantos já o fizeram.
_____
Jogo arranjado? Mano não permitiria isso, mesmo que não fosse sua despedida. Podemos perder, como perdemos para o Figueirense. Mas deveremos ganhar, como ganhamos de quase todos.
_____
Há quem tenha raiva de paulistas e por isso quer a queda do time que um dia foi de Roberto Rivelino. Esquecem que os paulistas, a maioria deles, vai estar eufórica se o Corínthians cair: são-paulinos, palmeirenses, santistas... Capaz até de o Burricy trocar de chiclete, só pra festejar. Esta raiva, então, está mal focada e não pode motivar o desejo.
_____
Outros têm raiva específica do Corínthians. Isso é caso pra analista e disso não me ocupo.
_____
Não posso deixar de pensar em outra tristeza imensa vivida neste 2007 por outra torcida apaixonada: a do Santa Cruz do Recife, ao ver seu time rebaixado para a Série "C". Será 2007 o ano das paixões massacradas?
_____
O Grêmio caiu e voltou. E voltou campeão, voltou fazendo história. Voltará o Corínthians? Cair não é o principal da questão. É apenas o início. O voltar é que é. E nisso, há uma diferença crucial entre nós e aquele posicionado à beira do precipício: o Corinthians não é, como nós, imortal. Voltará?
_____
Vou a campo, como sempre fui: querendo vitória do meu time. Se mais não seja, porque a bola rola para todos e o futebol, senhores, é uma caixinha de surpresas.
_____
Mas os olhos vazados pelo desespero não me saem da retina.
30 de novembro de 2007
O Garfo do STJD
Baranga paranaense e cupincha do Petralha (Que nome! Que nome!! Que nome!!!) então, só podia ser uma Deusa do Mal.
Pois o Supremo podia adotar um garfo como símbolo. As decisões que tomou contra o IMORTAL TRICOLOR (Nada pode ser maior!) comparadas com as tomadas em relação a outros dariam revolução em um país sério.
Gavilan, Valdivia, Flamengo, Pelaipe, Eduardo Costa estão aí para quem quiser ver o que é sinônimo de safadeza.
E esta sem-vergonhice ainda tem requintes. O Imortal fora da Libertadores? Então absolva-se Eduardo Costa e todos os demais. Como eles são bonzinhos!
Acho que está na hora de amarrar o pingo no obelisco do Rio de novo. E de arrumar um cocô-lorado para dar um trato na baranga paranaense. Que de coisa ruim e feia eles gostam bastante. Se gostam! Embora gostem mais de homem feio e ruim do que de baranga paranaense.
Quem sabe o Fabiano se candidata?
29 de novembro de 2007
A manchete de segunda, 03/12
_____
A situação dos 2 times na tabela é mostrada abaixo.
Corinthians: 43 pontos e 10 vitórias
Goiás: 42 pontos e 12 vitórias
Resumindo: se empatarem em pontos, o Goiás fica à frente do Corinthians pelo número de vitórias e o time paulista será rebaixado.
_____
Assim, o Goiás, que está 1 ponto atrás, precisa pontuar para safar-se e tem a vantagem de jogar contra os moranguinhos, sabidamente um time fraco. Já o Corinthians enfrentará o Grêmio e a cara de desespero dos seus torcedores ao final do jogo de hoje contra Vasco deixa claro que eles entendem bem o significado disso.
_____
Então, considerando que o Paraná não vença o Vasco no Rio de Janeiro, a pergunta que não quer calar é: haverá esta manchete nos jornais da próxima segunda-feira, 03/12/2007?
_____
Seria engraçado. muito engraçado.
28 de novembro de 2007
Sugestões
Olímpico Monumental, templo do Campeão do Mundo
O Monumental da Azenha foi palco de inesquecíveis jornadas do Imortal Tricolor. Sobre ele e sua relação com a maior torcida do Rio Grande do Sul, que o faz pulsar de paixão cada vez que o Grêmio está em campo, muito se falará sem que seja ainda o bastante.
No momento em que se fala em nova arena para o Imortal, deixo uma sugestão para o caso de a arena sair, fato que parece irreversível. Uma homenagem final àquele que marcou época no esporte gaúcho e nacional, sendo o símbolo da maioridade e da grandeza do futebol no estado.
A sugestão
Que as cerimônias de despedida do Olímpico contemplem um torneio envolvendo:
1) Grêmio Imortal
2) São Paulo (adversário na final do nosso primeiro título nacional)
3) Penharol (adversário na final da nossa primeira Libertadores)
4) Hamburgo (grande Vice-campeão Mundial de 1983).
_____
Outra sugestão é que se promova, na semana anterior ao Torneio Monumental, numa homenagem aos irmãos da terra, o Torneio Preliminar, do qual participem: Juventude, Ulbra, Veranópolis e o timinho.
_____
Ficam registradas as sugestões.
27 de novembro de 2007
1 ponto e 2008
_____
Já não é hora de começarem as definições para 2008?
Pelaipe, suspenso, seguirá no comando?
Precisamos de alguém que conheça o mercado.
_____
Na minha avaliação, a apatia da Direção começou com o episódio Britto, em julho, e acabou por chegar ao time na reta final. Odone, sempre presente e mobilizador, desapareceu, contrariado com a rejeição ao seu indicado. Lamentável.
_____
Confiram os 9 últimos resultados: 10 pontos, em 27 disputados.
_____
Então, com a Libertadores 99% descartada, restarão a Copa do Brasil e a Sul Americana. Repito o que já escrevi aqui: são competições importantes e que valem a pena ser encaradas com seriedade. Caso contrário, algum aventureiro poderá lançar mão. A Copa do Brasil leva à Libertadores 2009 e a Sul Americana é inédita para clubes brasileiros.
24 de novembro de 2007
A arena avança
Maquete de um projeto para a Arena Tricolor.
Clique na imagem para ampliar.
Finalmente o Projeto Arena começa a ganhar velocidade e deve entrar em fase de definições. As reuniões no clube se sucedem. Na última quinta-feira, foram apresentados ao Conselhor Deliberativo mais detalhes do empreendimento.
Veja a notícia aqui.
Porto Alegre, que já teve o Olímpico Monumental como um estádio que marcou época, poderá contar novamente com um templo moderno para a celebração do futebol.
23 de novembro de 2007
Pontos corridos ou mata-mata?
O Presidente Fábio Koff escreveu artigo no site do Clube dos 13, com seu ponto-de-vista sobre o a fórmula de disputa do Campeonato Brasileiro. Um dos seus argumentos é que a lei exige que, em ao menos um dos campeonatos organizados pela CBF, o número de jogos que cada clube disputará, seu local e data sejam previamente conhecidos.
Com efeito, o Artigo 8º da Lei 10.671 determina:
"As competições de atletas profissionais de que participem entidades integrantes da organização desportiva do País deverão ser promovidas de acordo com calendário anual de eventos oficiais que:
I - garanta às entidades de prática desportiva participação em competições durante pelo menos dez meses do ano;
II - adote, em pelo menos uma competição de âmbito nacional, sistema de disputa em que as equipes participantes conheçam, previamente ao seu início, a quantidade de partidas que disputarão, bem como seus adversários."
_____
Aparentemente, os pontos corridos foram, sorrateiramente, petrificados em lei. Alguém sabia o que queria quando inseriu tão específica determinação no chamado "Estatuto do Torcedor".
_____
Assim, o debate sobre a fórmula do campeonato é inócua, se não houver mudança na lei.
_____
A minha opinião é que os chamados "mata-mata" ao final dão mais emoção ao campeonato. O que pensam os leitores sobre a melhor forma de disputa?
22 de novembro de 2007
Um monstrengo
A seleção de Dunga
O Brasil suou para empatar com o Peru.
O Peru levou 5 a 1 do Equador.
O Paraguai venceu o Chile por 3 a 0, em Santiago.
O Chile havia empatado com o Uruguai: 2 x 2, em Montevidéu.
O fraco Uruguai deu sufoco no Brasil, no Brasil.
Júlio César, o goleiro, foi o destaque do jogo.
_____
Alguém dirá: "Não tem mais seleção boba."
Outros poderão responder: "Mas técnico bobo não falta."
_____
A nossa Seleção é um time torto, imagem perfeita do desconhecimento do seu técnico.
21 de novembro de 2007
Encerramento do blog?
A Bola de Cristal do blog
Final de ano é época de balanço. Uma retrospectiva crítica do Imortal Tricolor, o blog, nos faz acreditar que o espaço deveria ser fechado. Ao longo dos últimos anos, passamos inúmeras informações em primeira mão aos nossos leitores. Sem ir muito longe, olhando apenas para os últimos 3 meses, podemos citar alguns exemplos:
Mas... Articulava-se uma ação para trazer um jogador argentino para o Grêmio. Nem a Direção do Grêmio sabia que o jogador poderia ser oferecido. Divulgamos o fato, de forma semi-cifrada, com exclusividade. Acontece que a articulação chegou tarde e o atleta está acertando para jogar nos Estados Unidos em 2008 (claro que a imprensa argentina ainda mal sabe da informação).
_____
É isso: pecamos e deveríamos pagar por isso. Esta falha na informação aos nossos leitores nos fez sentir quase como se tivéssemos chegado em 7º lugar no Gauchão. Por isso, o blog deveria ser fechado.
_____
Mas...
Desde que ventilamos essa hipótese, foram tantas as solicitações de amigos, torcedores e até de moranguinhos, que decidimos manter o blog ativo. Não houvesse nenhuma outra razão, fomos lembrados de que tínhamos a obrigação de concluir, ao menos, as biografias da Calçada da Fama. Então, vamos em frente. E dá-lhe, dá-lhe tricolor.
20 de novembro de 2007
Coisa de anão
Representantes dos moranguinhos na imprensa estão reclamando que a Chave B do Gauchão 2008 é "muito forte" e o campeonato será desequilibrado. Pelo amor de Deus, senhores porta-vozes do 7º colocado no Gauchão 2007, mantenham o equilíbrio.
_____
Não dá pra acreditar. Olhem pra quem eles estão arrepiando: Veranópolis, Juventude, Guarany, Brasil-PE, São José-PA, São Luiz e Internacional-SM.
_____
Ter medo dessa parceria é coisa de anão.
19 de novembro de 2007
Conspiração colombiana
Negócio fechado
Dunga como técnico da seleção brasileira é uma piada. Dissemos isso quando foi escolhido e afirmamos que não chegaria às eliminatórias. Era para ter desembarcado na Copa América, quando a seleção esteve por ser eliminada pelo "poderoso" Uruguai.
_____
Só para lembrar: nos pênaltis que decidiram quem iria à semi-final, bastava García fazer o seu gol e... adeus tunga. Mas Garcia acertou a trave. Na seqüência, Gilberto converteu. Depois, Doni dividiu a bola com Lugano na cobrança do uruguaio (por muito pouco o goleiro não chegou na bola antes do batedor). O juiz colombiano Oscar Ruiz, fez que não viu nada e ai está: a seleção manteve um técnico ridículo, que parece estar mais preocupado com as coisas de fora do campo, como nenhum outro esteve.
_____
Não temos técnico. A seleção brasileira é um amontoado de jogadores, colocados em campo para resolverem por eles. Aguardemos, pois, os sobressaltos que virão. Na Copa, não tem perus, não tem bolivias e nem uruguais.
16 de novembro de 2007
Oberdan, o Xerife
Ficha
Nome: Oberdan Nazareno Vilain
Nascimento: 02 de junho de 1945, Florianópolis (SC)
Período no clube: 1977 a 1978
Posição: Zagueiro
Data da homenagem: 21/09/1996
*****
Oberdan participou da lendária equipe comandada por Telê Santana, em 1977, quando o Grêmio sagrou-se Campeão Gaúcho. Lendária, porque inesquecível. Inesquecível, porque foi uma equipe talhada pelo dedo do mestre Telê para vencer aquele campeonato. Quando o time entrou em campo no Olímpico Monumental, no dia 25 de setembro, a torcida sabia que só poderia haver um vencedor: o time de Telê e Oberdan.
*****
Antes disso, porém... Depois de passar por Santos e Coritiba, Oberdan resolveu largar o futebol e dedicar-se a sua empresa em Curitiba. Telê Santana queria o atleta no time. O Grêmio mandou um emissário falar com o jogador e dizer a ele que havia um lugar e uma missão para ele em Porto Alegre.
*****
Eurico, Vitor Hugo, Corbo, Cassiá, Oberdan, Ladinho,
Tarciso, Tadeu Ricci, André Catimba, Iura e Éder.
O lugar era na quarta-zaga gremista. A missão era ajudar o Grêmio a recuperar a hegemonia do futebol no estado. Oberdan adiou os planos e veio para a capital gaúcha.
*****
Havia no rival um jogador acostumado a fazer gols de cabeça: o atacante Escurinho. Oberdan, aceitando o desafio, desembarcou. Em sua primeira entrevista, mostrou a que viera. Diante dos repórteres incrédulos, sentenciou: "Acabou a moleza. O Escurinho não vai mais cabecear na área do Grêmio". Decretou e cumpriu. Enquanto o Xerife esteve na zaga, Escurinho não comemorou mais a marcação de gols. E só conseguiu cabecear em sua própria área, quando voltava para marcar Oberdan nos escanteios a favor do Grêmio.
*****
Oberdan era um zagueiro que se impunha pela determinação. Conta-se que, enquando defendeu o Grêmio, os atacantes adversários tinham que pedir licença para entrar na área do tricolor. Algumas vezes Oberdan deixava: quando sabia que isso ia deixá-los impedidos.
*****
Muito obrigado Oberdan Xerife Nazareno Vilain.
_____
Todos os homenageados estão listados abaixo. Os que já tiveram registro no blog estão sublinhados, com link para o registro. Para ver todos os posts sobre a Calçada da Fama, clique aqui.
Adílson, Aírton, Alcindo, Altemir, Ancheta, André Catimba, Áureo, Baltazar, Calvet, China, De León, Dinho, Edino Nasareth Filho, Ênio Rodrigues, Espinosa, Fernando Kroeff, Foguinho, Iura, Jardel, João Severiano, Juarez, Leão, Luis Eduardo, Marino, Mauro Galvão, Mazaropi, Milton Kuelle, Oberdan, Ortunho, Pingo, Renato Portaluppi, Sandro Goiano, Sérgio Moacir Torres, Tarciso, Valdo, Zinho.
15 de novembro de 2007
Campeão, mas vice
13 de novembro de 2007
Uma possibilidade
Fim de ciclo e promessa
Infelizmente são fortes os sinais de que Mano Menezes não será o técnico do Grêmio em 2008. O blog recebeu a informação de que existe proposta milionária do México. Sem Libertadores da América, seu destino deverá ser o América.
_____
Mano é um estudioso do futebol e sabe montar um time como poucos técnicos são capazes.
_____
O garoto-promessa Lautaro Magliotti treinou durante 2 dias em Eldorado do Sul. Virá a Porto Alegre uma vez mais, ainda este ano. Em abril de 2008 será a mudança definitiva. Embora a imprensa venha noticiando, não procede a informação de que ele tem contrato com um clube argentino até o final de 2008.
12 de novembro de 2007
Mau começo e saudade
O problema maior é que 2008 está começando mal.
_____
Em primeiro lugar, a vaga na Libertadores, que há 1 mês parecia favas contadas, ficou muito difícil. Principalmente em função da vitória do Flamengo.
Em segundo lugar, o "episódio Rosinei" dá mostras de que as coisas seguem iguais no futebol. Esse amoroso superou todas as expectativas: nem machucado, nem come-dorme. O cara simplesmente entrou na justiça, para ser liberado, antes de se apresentar. Quando um profissional, conhecedor do mercado, vai assumir a área de contratações do Grêmio? Será que 2008 vai ser um replay da anarquia deste ano? Chega de amorosos! Chega de léos limas! Ponham um grupo estável cedo nas mãos do técnico, senão vamos ter uma ano igual ao do timinho.
_____
E o Marcel? 3 jogos como titular e o time não ganhou um mísero ponto. Três derrotas (Atlético PR, Figueirense e São Paulo). Quem imaginou que se pudesse ter tanta saudade do Tuta?
_____
Futebol é dinâmico, já dizia um filósofo da bola. Vejam só: bastou ao Gallo e ao Joel Santana pegarem um grupo razoável e conseguiram montar times.
10 de novembro de 2007
Promessa
O Grêmio teria contratado um dos mais promissores garotos argentinos: Lautaro Magliotti, de apenas 12 anos. O garoto já posou com a camisa tricolor.
Mais detalhes neste link.
Resta esperar, primeiro, a confirmação da notícia e, segundo, que ele não vá embora antes de deixar algumas taças no armário.
8 de novembro de 2007
Os medrosos
Rogério Ceni ferve no caldeirão
O São Paulo, de Rogério Ceni, está borrado com a possibilidade de cruzar com o Imortal Tricolor na Libertadores 2008. Disse que farão o possível e o impossível para vencer o Grêmio na próxima rodada e reduzir as chances de nos classificarmos.
_____
Rogério Ceni não é o único.
Os moranguinhos menos delirantes também querem o Bi-campeão da América fora do caminho da Sul-americana e da Copa do Brasil. Torcem desesperadamente: 1º) para o timinho deles conseguir classificar; 2º) para o Imortal ficar lá por cima, na zona da Libertadores.
7 de novembro de 2007
Nosso aproveitamento
O Flamengo, 4º colocado hoje, tem 52,4% de aproveitamento. Hoje temos 54 pontos. Com 60 pontos, alcançaríamos 52,6% de aproveitamento. Haveria grandes chance de passarmos.
Um empate com o São Paulo, combinado com 2 vitórias contra América e Corinthians, nos levaria a 61 pontos e 53,5% de aproveitamento.
Embora se fale na imprensa na necessidade de 3 vitórias, com 7 pontos a classificação dificilmente escaparia.
6 de novembro de 2007
O Grêmio em números
Nas 35 rodadas do Brasileiro 2007, com 54 pontos, o Grêmio obteve 51% de aproveitamento. Foram:
Em casa
Fora de casa
Apesar de tudo, pode-se dizer que a classificação foi perdida em casa. Empatamos e perdemos jogos que estavam na mão, contra Atlético PR (1x1, eles com 10 jogadores), Atlético MG (2x2), Palmeiras (1x1) e Figueirense (1x2). Foram 9 pontos que escorreram por entre os dedos. Os mesmos 9 que precisamos ganhar agora para ir à Libertadores.
_____
Amanhã, mais números.
5 de novembro de 2007
Crônica de um desastre previsível
Sábado, 03/11/2007, 17:00 horas
Antes de seguir para o estádio, lembro o meu irmão, pelo MSN, que o Figueirense é um time "murrinha". As lembranças que tenho dele no Olímpico não são agradáveis. Mas isso é só uma lembrança.
_____
Sábado, 03/11/2007, 18:15 horas
O jogo começa. Há algo no ar. Pela primeira vez no ano, considerando Libertadores e Campeonato Brasileiro, levanto quando o jogo começa, para começar a ganhar no grito, com sempre fazemos, e... Tenho que sentar. Sou um dos únicos em pé.
Sento e fico olhando ao redor. Aquilo não é normal. Quando está "a fim", como sempre esteve neste Brasileiro, a massa tricolor assiste o jogo em pé. E não só "em pé": em pé, subindo no assento da arquibancada. Não parecia, como era, um jogo decisivo para os interesses do Grêmio. Havia algo no ar.
_____
Sábado, 03/11/2007, resto do jogo
O que se viu foi o time dos últimos meses: um grupo com pouca qualidade. Mas havia uma novidade: uma absoluta falta de vontade, de garra. A pergunta que não me saiu da cabeça durante todo o tempo foi: "Será que o Diego Souza já está acertado com outro time?" Ele troteou o tempo todo. O Grêmio não marcava no campo adversário, como nos melhores momentos da Libertadores e, o pior, marcava mal no campo de defesa.
_____
Com a bola, o time não tinha alternativas. Sem Tcheco, a jogada aérea (que vinha salvando), não existiu. Bustos e Sandro Goiano passaram a tarde-noite dando chuveirinhos inconseqüentes.
_____
Léo Lima, Douglas, Amoroso, Kelly, Rodrigo Mendes... As contratações para o ataque vêm sendo um desastre. Alguém, com poder de decisão no Olímpico, enxerga muito mal futebol. Trouxeram quem nunca jogou, mesmo quando entrou em campo, ou que sequer em campo pode entrar.
_____
Tuta, Marcel, Jonas e Luciano Fonseca... Os que podem entrar em campo não deveriam fazê-lo, se estamos falando de compor um ataque que não seja ofensivo apenas contra a paciência da torcida.
_____
Lembro dos comentários dos últimos tempos: o Atlético Mineiro (então na zona do rebaixamento), o Náutico (beirando o perigo) e o Figueirense (idem) vieram ao Olímpico e o que se disse? Ainda posso ouvir os comentaristas comentando: "O time do [Atlético] [Náutico] [Figueirense] mostrou qualidades". Ora, nos últimos jogos, o Grêmio está deixando quase qualquer um jogar. Os únicos que não "mostraram qualidades" contra nós foram eles, os moranguinhos. Aí também já seria demais.
_____
Com os resultados do final de semana, a classificação à Libertadores era para ser encaminhada até com certa tranquilidade. Virou epopéia. Se vier, algo de radical deve ser feito: é preciso dar um basta nos equívocos. Os escassos recursos existentes não podem ser gastos com "amorosos". Aliás, mesmo a Copa Sul-americana e a Copa do Brasil são torneios importantes. Levam à Recopa 2008 e à Libertadores 2009. Vamos precisar de time. Para montar um time, é preciso enxergar futebol com olhos de águia. Ter a visão embaçada por outros interesses atrapalha. E atrapalha muito.
3 de novembro de 2007
Aírton, o "Pavilhão"
Ficha
Nome: Aírton Ferreira da Silva
Nascimento: 31 de outubro de 1934, Porto Alegre (RS)
Período no clube: 1954 a 1967
Posição: Zagueiro
Data da homenagem: 21/09/1996
*****
Títulos
1956 a 1960 – Pentacampeão da Cidade e do Estado
1962 a 1967 – Hexacampeão do Estado
1962 – Campeão do Troféu Atenas, Campeão do Troféu Salônica
1962 – Campeão Sul-Brasileiro Invicto
1964 – Campeão da Cidade
1965 – Campeão da Cidade
Na Seleção Brasileira:
1956 – Campeão Pan-Americano
1960 – Vice-Campeão Pan-Americano
1964 – Vice Campeão da Taça das Nações
*****
Aos 13 anos de idade, jogando na ponta-direita do Força e Luz, um menino esguio, filho de um sapateiro, chamava atenção pela técnica apurada. Aos 20 anos, com um 1,87 metros e porte físico avantajado, se transformara em center-half, o nome como eram conhecidos os volantes antigamente. Suas atuações exuberantes chamavam a atenção de quem o via atuar.
*****
Segundo se conta...
Era uma vez em Porto Alegre, um center-half de 20 anos que se preparava para entrar em um cinema, acompanhado da namorada, no mês de junho. Talvez enquanto a moça escolhia balas para degustar durante o filme, seu namorado foi abordado por 2 emissários do Grêmio. A proposta era excepcional: além de um bom salário, incluía um automóvel. Nenhum jogador de futebol que atuava no RS possuía carro naquela época.
*****
Segundo também se conta...
Era uma vez 1954, ano de inauguração do Olímpico Monumental. O Estádio da Baixada, antiga casa tricolor, localizado onde hoje é o Parque Moinhos de Vento, havia sido desmanchado. As tábuas da arquibancada estavam disponíveis. Na negociação com o Força e Luz, além de um valor em dinheiro, foi entregue aquele lote de madeira. Este fato valeu ao jogador contratado o apelido de Aírton “Pavilhão”.
*****
No Grêmio, o técnico Oswaldo Rolla, passou a escalá-lo na zaga central, ao lado de Ênio Rodrigues (também oriundo do Força e Luz). Foi uma zaga que marcou época. Marcador implacável, impunha-se também no cabeceio, mas principalmente pela técnica refinadasimaa, com a qual defendia a cidadela tricolor. Sua marca registrada era o “passe de letra”ou “de charles”. Aírton carregava a bola para perto da bandeirinha de escanteio, arrastando com ele os atacantes adversários. Lá chegando, subitamente posicionava a bola do lado de fora do pé esquerdo e a impulsionava com o peito do pé direito para as mãos do goleiro ou para outro companheiro de equipe, para deleite da torcida e espanto dos atacantes que pensavam tê-lo encurralado.
*****
Dizem que um passe de letra, num treino da seleção brasileira, lhe custou a convocação para a Copa de 62, disputada no Chile. Aymoré Moreira, o técnico, não gostou de ver um zagueiro fazendo aquilo e o excluiu do grupo. Aírton deve ter adorado, porque...
*****
Avesso a aviões, ele não acompanhava a delegação gremista em viagens aéreas curtas. Quando o Grêmio atuava no interior do RS, em Santa Catarina ou no Paraná, enquanto a delegação voava, ele seguia de ônibus ou de carro. Seu pânico por aviões era imenso. Na vitoriosa excursão gremista à Europa (1961), Aírton alegou problemas médicos e pediu dispensa. A Direção não lhe deu ouvidos e ele estava no grupo que brilhou nos gramados do Velho Continente.
*****
Após marcar Pelé com maestria, Aírton foi jogar no Santos (1960). Sem oportunidade para mostrar seu futebol (o Santos tinha Mauro Ramos), preferiu retornar ao Grêmio, sagrando-se Hexacampeão Gaúcho (1962-1967). Há quem diga que o verdadeiro motivo foi outro: aquele Santos de Pelé viajava demais. E, quase sempre, de avião.
*****
Durante 13 anos, Aírton “Pavilhão” foi o principal jogador do Grêmio. Foi o melhor zagueiro gaúcho de todos os tempos e um dos melhores do mundo. O "zagueiro que driblava" marcou 120 gols na carreira.
Em 1967, com 33 anos, tendo vencido 12 campeonatos gaúchos em 13 disputados (marca nunca igualada), com uma distensão na virilha que limitava seus movimentos, Aírton despediu-se do Grêmio, indo atuar no Esporte Clube Cruzeiro de Porto Alegre. Posteriormente, foi convidado para ser técnico e zagueiro no Cruz Alta, onde se aposentou em 1971.
*****
Em pé: Orlando, Ênio Rodrigues, Ortunho, Arlindo, Élton e Aírton.
Agachados: Marino, Gessi, Juarez, Milton Kuelle e Vieira.
Na memória tricolor, porém, Aírton Ferreira da Silva nunca parou. No dia 04/08/2004, nos exatos 50 anos da estréia com a jaqueta imortal, Airton foi homenageado pelo Grêmio. Antes de jogo contra o Santos, pelo Campeonato Brasileiro, o "Pavilhão" foi recebido no gramado do Olímpico, onde Luiz Felipe Scolari lhe entregou uma placa alusiva à data e uma camisa número 3 do Grêmio, com seu nome gravado. A torcida aplaudiu de pé o gênio da bola e gritou seu nome em coro, como se tivesse acabado de assistir um gol de letra.
Muito obrigado Airton “Pavilhão” Ferreira da Silva.
_____
Todos os homenageados estão listados abaixo. Os que já tiveram registro no blog estão sublinhados, com link para o registro. Para ver todos os posts sobre a Calçada da Fama, clique aqui.
Adílson, Aírton, Alcindo, Altemir, Ancheta, André Catimba, Áureo, Baltazar, Calvet, China, De León, Dinho, Edino Nasareth Filho, Ênio Rodrigues, Espinosa, Fernando Kroeff, Foguinho, Iura, Jardel, João Severiano, Juarez, Leão, Luis Eduardo, Marino, Mauro Galvão, Mazaropi, Milton Kuelle, Oberdan, Ortunho, Pingo, Renato Portaluppi, Sandro Goiano, Sérgio Moacir Torres, Tarciso, Valdo, Zinho.
2 de novembro de 2007
A escolha de Sofia
Vocês lembram do filme aquele em que uma mãe tinha que escolher entre dois filhos para entregar a Gestapo? Escolha terrível! Não se deseja isto nem para o pior inimigo. Imaginem então, não ter escolha nenhuma. O famoso ou dá ou dá. Pois o Gaguinho chegou alvoroçado, querendo falar.
Então, fala Gaguinho:
Olha só: o co-cô-lorado tá com um problema. Se eles perdem pro Vasco domingo, têm que ganhar do Palmeiras e do Cruzeiro para não cair. Só que aí o I-Imortal estará na Libertadores.
Se eles não ga-ganharem, o I-Imortal perde pro Corínthians de propósito e rebaixa o co-cô-irmão.
Muito obrigado, Gaguinho, por sua lúcida e muito bem feita participação.
1 de novembro de 2007
Refis e a Batalha da Arena
_____
Enquanto isso...
Começa hoje a Batalha da Arena. Os projetos serão apresentados ao Presidente do Conselho Deliberativo do Grêmio, Raul Régis de Freitas Lima. Agora, espera-se, a história deve começar a desanuviar e saberemos se o empreendimento tem ou não reais chances de sair do papel.
31 de outubro de 2007
O time que poderia ser
_____
Sem o dinheiro de Lucas e Carlos Eduardo (bloqueado por inadimplência no Refis), não foi possível repor a qualidade perdida. Eduardo Costa poderia ter vindo, mesmo com a permanência de Lucas. A maior parte dos "reforços" trazidos fracassaram ou nem estrearam (Rodrigo Mendes).
_____
O planejamento adequado para 2008 passa pela definição do grupo cedo. Sair à caça de jogadores ou "negócios de ocasião" com campeonatos em andamento não é a melhor forma de mirar o título.
_____
E Émerson? Foi reintegrado ao grupo.
Será aproveitado?
30 de outubro de 2007
Entrevero
"El entrevero" - Flávia Borba
Se o fator local é importante, vamos checar onde ocorrerão os jogos de cada time nas 5 rodadas que faltam. Os jogos da turma do topo são:
Grêmio - 3 jogos fora
Atlético-PR (F), Figueirense (C), São Paulo (F), América-RN (F) e Corinthians (C).
_____
Palmeiras - 3 jogos em casa
Juventude (C), Sport (F), Fluminense (C), timinho (F) e Atlético-MG (C).
_____
Cruzeiro - 3 jogos fora
Botafogo (F), Flamengo (C), timinho (F), Sport (F) e América-RN (C).
_____
Santos - 3 jogos fora
Náutico (F), Atlético-MG (C), Flamengo (F), Paraná (F) e Fluminense (C).
_____
Flamengo - 3 jogos em casa
Corinthians (C), Cruzeiro (F), Santos (C), Atlético-PR (C) e Náutico (F).
_____
Pelo retrospecto dos times até agora, a classificação do Imortal, sem sobressaltos, passa por uma vitória e um empate fora, desde que, é claro, vença os 2 jogos em casa. O empate pode ser amanhã. Quem sabe uma vitória sobre o São Paulo, como nos velhos tempos?
28 de outubro de 2007
Segue a peleia
Jogo difícil este Grêmio 4 x 3 Náutico.
Desde que a bola começou a rolar, pairava o pressentimento de que seria jogo duro. Não bastou o talento de Tuta para resolver a parada. Tivemos que contar, também, com a qualidade de Marcel.
_____
Antes de qualquer coisa, é preciso dizer que o Náutico foi o melhor time vermelhinho que passou pelo Olímpico este ano. Melhor que o América de Natal e muito melhor do que o timinho.
_____
Alguns jogadores deixaram muito a desejar hoje. Léo e Anderson Pico tiveram atuações muito ruins. Diego Souza, mal no primeiro tempo, melhorou no segundo.
_____
Segue a peleia pela Libertadores 2008.
_____
Enquanto isso, no rodapé...
Incrível a rivalidade Juve-nal. Acreditem: quando deu o gol do Botafogo, ouviram-se foguetes na cidade. O poderoso Paraná ainda não havia marcado. Agora, a torcida do timinho tem que torcer para o Juventude não cair. É o jeito de não se encontrarem na Segundona 2008.
_____
Sinal dos tempos: os torcedores morangos estão proibindo suas mulheres de usarem "tomara-que-caia".
_____
O Gaguinho quer falar. Então, fala, Gaguinho.
É o seguinte: a sorte do co-cô-lorado é que o Paraná não vai disputar o Torneio de Du-du-bai.
Obrigado, Gaguinho, pela sua participação.
24 de outubro de 2007
Os 500 minutos de Marcel
Grêmio 3 x 0 América (RN)
Gols: Kelly, Tuta (2)
Entrou: aos 22' do 2º tempo
.....
12/08/2007
Corinthians (SP) 2 x 1 Grêmio
Entrou: aos 43' do 2º tempo
Gol: Carlos Eduardo
.....
18/08/2007
Grêmio 2 x 0 Paraná (PR)
Iniciou jogando. Saiu aos 31' do 2º tempo
Gols: Anderson Pico e Diego Souza
.....
25/08/2007
Fluminense (RJ) 1 x 1 Grêmio
Jogou toda a partida
Gol: Patrício
.....
29/08/2007
Sport (PE) 2 x 0 Grêmio
Iniciou jogando
Saiu aos 22'do 2º tempo
.....
02/09/2007
Grêmio 3 x 0 Botafogo (RJ)
Gols: Tuta (3)
Iniciou jogando. Saiu aos 28' do 2º tempo
.....
05/09/2007
Grêmio 3 x 1 Vasco (RJ)
Gols: Sandro Goiano, Bustos e Ramon
Recuperando de cirurgia (apendicite)
.....
08/09/2007
Cruzeiro (MG) 2 x 0 Grêmio
Recuperando de cirurgia
.....
16/09/2007
Grêmio 1 x 0 timinho
Gol: Léo
Recuperando de cirurgia
.....
22/09/2007
Grêmio 1 x 0 Santos (SP)
Gol: Marcel
Iniciou jogando. Saiu aos 39' do 2º tempo
.....
30/09/2007
Juventude (RS) 1 x 2 Grêmio
Gols: Jonas e Diego Souza
Entrou aos 42' do 2º tempo
.....
03/10/2007
Grêmio 2 x 2 Atlético (MG)
Gols: Marcel e Jonas
Iniciou jogando. Substituido no intervalo
.....
06/10/2007
Palmeiras (SP) 2 x 0 Grêmio
Não aproveitado
.....
13/10/2007
Grêmio 2 x 1 Goiás (GO)
Gols: Tuta e Pereira
Entrou aos 37' 2º tempo
.....
21/10/2007
Flamengo (RJ) 2 x 0 Grêmio
Entrou aos 16' do 2º tempo
_____
Nos 15 jogos em que está no Grêmio:
E aí, Marcel pode ser o cara?
23 de outubro de 2007
Marcel é o cara?
Muita gente achando que Marcel tem que ser o titular da camisa 9.
O blog fez um levantamento das atuações do jogador.
Resumindo: Marcel jogou exatos 500 minutos com a camisa tricolor e fez 2 gols.
Detalhes amanhã.
22 de outubro de 2007
Todos os jogos de todos
Os jogos que faltam para a turma do topo são:
Grêmio
Náutico (C), Atlético-PR (F), Figueirense (C), São Paulo (F), América-RN (F) e Corinthians (C).
_____
Palmeiras
Vasco (F), Juventude (C), Sport (F), Fluminense (C), timinho (F) e Atlético-MG (C).
_____
Cruzeiro
Atlético-PR (C), Botafogo (F), Flamengo (C), timinho (F), Sport (F) e América-RN (C).
_____
Santos
Goiás (C), Náutico (F), Atlético-MG (C), Flamengo (F), Paraná (F) e Fluminense (C).
_____
Flamengo
América-RN (F), Corinthians (C), Cruzeiro (F), Santos (C), Atlético-PR (C) e Náutico (F).
20 de outubro de 2007
Domingo, 21
_____
No Maracanã, o Grêmio tenta uma vitória para iniciar o sprint final rumo à Libertadores. O empate é um resultado razoável. É hora de começar a somar pontos fora de casa. Será que Tuta pode redesencantar, jogando num estádio que conhece bem?
_____
Enquanto isso...
No rodapé da tabela, mais um gande clássico. Abel Naba deu o tom: "É um jogo de ódio". Cada um tem o rival do tamanho que merece.
19 de outubro de 2007
Baltazar, o Iluminado
Ficha
Nome: Baltazar Maria de Moraes Jr.
Nascimento: 17 de julho de 1959, Goiânia (GO)
Período no clube: 1979 a 1982
Posição: Atacante
Data da homenagem: 21/09/1996
*****
Títulos
1979 e 1980 – Bicampeão do Estado
1981 – Campeão Brasileiro, Campeão da Copa El Salvador del Mundo em El Salvador, Campeão do Troféu Ciudad de Valladolid (Espanha), Campeão do Troféu Torre del Vigia (URU).
*****
Baltazar, o artilheiro de Deus ou Baltazar, o Iluminado ou, ainda, Baltazar, o Predestinado. Assim era chamado esse goleador nato. No período que envergou a jaqueta imortal (de 1979 a 1982), marcou 130 gols.
*****
Baltazar foi o único jogador a ser goleador isolado do Campeonato Gaúcho em duas temporadas consecutivas. Na primeira, em 1980, marcou 28 gols. No ano seguinte, balançou a rede adversária 20 vezes, para alegria da torcida tricolor.
*****
No ano de 1981, Grêmio e São Paulo fizeram a final do Campeonato Brasileiro. Nosso adversário tinha 7 jogadores da Seleção Brasileira. Contava, entre outros, com Valdir Peres, Getúlio, Oscar, Dario Pereyra, Marinho Chagas, Renato, Éverton, Serginho e Zé Sérgio.
A mídia dava o título como favas contadas. No primeiro jogo, realizado no Estádio Olímpico, o São Paulo sai na frente, com gol de Serginho, aos 39 minutos do primeiro tempo. Parecia ser a confirmação das apostas da imprensa. Mas era o Imortal quem estava em campo. No segundo tempo, empurrado pela torcida, o Grêmio vira com 2 gols de Paulo Isidoro (aos 10 e 24 minutos).
Antes disso, porém, quando o jogo ainda estava 0 x 0, Arnaldo César Coelho havia marcado um pênalti para o Grêmio. Era primeiro tempo, um gol poderia ser o início de uma sólida vitória. A torcida acalentou um sonho: a taça de Campeão Brasileiro poderia começar a mudar seu endereço para o Largo dos Campeões. Era o que todos pensavam. Baltazar, batedor oficial, foi para a cobrança. Um silêncio espetacular domina o estádio e o estado. Ninguém respira. Ele corre para a bola e... desperdiça a cobrança. Minutos depois, o São Paulo faz o seu gol. Na saída de campo, entrevistado pelas emissoras de rádio, Baltazar declarou: "Deus está guardando coisa melhor para mim."
O jogo acaba em 2 x 1, mas a nação tricolor vai para casa com um sabor amargo na boca. Ninguém digeria o pênalti desperdiçado. Uma vitória mais consistente em casa daria condições de ir para o segundo jogo com reais possibilidades de brigar pelo título.
*****
Foram dias de ansiedade aqueles que antecederam o jogo final. Cada torcedor do Grêmio montava mentalmente a sua estratégia para segurar o São Paulo num Morumbi que estaria lotado. Enquanto isso, os comentaristas seguiam apontando o São Paulo como provável campeão nacional da temporada. Este era o clima naquele dia 3 de maio de 1981.
Iniciado o jogo, o time comandado por Ênio Andrade, jogando com Leão; Paulo Roberto, Newmar, De Léon e Casemiro; China, Wilson Tadei e Paulo Isidoro; Tarcísio, Baltazar e Odair cadenciava o jogo fazendo o tempo passar. O São Paulo não conseguia furar o bloqueio do Imortal.
Então, aos 20 minutos do segundo tempo, Renato Sá, que entrara no lugar de Odair, apara de cabeça um levantamento de bola vindo de Paulo Roberto. O passe, feito para trás, encontra Baltazar no semi-circulo da grande área. A bola vem pelo alto, Baltazar domina a esfera no peito, enquadra o corpo e manda um chute indefensável no ângulo da goleira defendida por Valdir Perez. Era gol do Grêmio, era golaço de título, era golaço do predestinado Baltazar, o iluminado artilheiro de Deus.
Muito obrigado Baltazar Maria Iluminado de Moraes Jr.!
*****
A partir de 1982, Baltazar foi jogar em outros clubes, batendo um recorde de gols de mais de 20 anos na Espanha. Mas esses capítulos da sua história não sou quem deve contar.
_____
Todos os homenageados estão listados abaixo. Os que já tiveram registro no blog estão sublinhados, com link para o registro e indicação da data da publicação.
Adílson, Aírton, Alcindo, Altemir, Ancheta, André Catimba, Áureo, Baltazar, Calvet, China, De León, Dinho, Edino Nasareth Filho, Ênio Rodrigues, Espinosa, Fernando Kroeff, Foguinho, Iura, Jardel, João Severiano, Juarez, Leão, Luis Eduardo, Marino, Mauro Galvão, Mazaropi, Milton Kuelle, Oberdan, Ortunho, Pingo, Renato Portaluppi, Sandro Goiano, Sérgio Moacir Torres, Tarciso, Valdo, Zinho.
18 de outubro de 2007
Com os pés na Fama
Valdo se imortaliza - 17/10/2007
Com ajuda da dona Ema Coelho de Souza, Diretora do Memorial Hermínio Bittencourt, obtivemos alguns dados dos homenageados na Calçada da Fama do Imortal Tricolor. Agora, faremos pesquisas para enriquecer a biografia dos homenageados e passaremos a divulgar no blog informações sobre os atletas que ajudaram a fazer do Grêmio o maior clube do RS e um dos maiores da América.
16 de outubro de 2007
A maior torcida do RS, sem sombra
It's not a dream - Por Gustavo
Mais uma pesquisa vem confirmar o que todas as outras já mostraram: o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, senhoras e senhores, é o clube de maior torcida no estado, disparado.
Para cada torcedor do timinho, existem 2 torcedores do Imortal Tricolor.
Somos a sexta maior torcida do país e a maior fora do eixo Rio-São Paulo.
Para maiores detalhes, veja aqui.
_____
E, de quebra, o Diego Souza declarou que a torcida do Grêmio é melhor do que a do Flamengo, porque apoia o time sempre. Não tem igual.
12 de outubro de 2007
É sábado! E é amanhã!
19 de julho de 2007, Estádio Serra Dourada, 20:30 horas:
Goiás 0 x 0 Grêmio
O Grêmio jogou com Saja; Patrício, Schiavi, William, Thiego; Edmilson, Diego Souza, Edmilson, Anderson Pico, Tcheco (Adilson); Carlos Eduardo (Kelly), Everton (Douglas).
O Goiás teve Harlei; Diego, Leonardo, Paulo Henrique, Paulo Baier (Vitor); Amaral, Elson (Fernando Miguel), Felipe, Fábio Bahia; Fabrício Carvalho (Fabiano) e Wellinton.
_____
Estatística
_____
Amanhã
Às 18:10 horas, no Olímpico Monumental, passa o ônibus da Libertadores 2008. Quem for gremista, vai estar lá. É hora de ganhar no grito.
9 de outubro de 2007
Sobre o Projeto Arena
_____
O blog recebeu informação de que a área do Bairro Humaitá, anunciada quase como escolha definitiva, tem problema ambiental.
_____
Ouvimos, também, que o Presidente Odone estaria planejando (uma vez mais) deixar a Presidência para assumir a Grêmio Empreendimentos. O substituto seria Paulo Pacheco. Talvez após a escolha do Presidente do Conselho as peças se movam. Aguardemos os acontecimentos.
8 de outubro de 2007
Quem apanha menos?
Como já dissemos, o 7º colocado no Gauchão 2007 é o time que menos faltas sofre. Inofensivo, talvez perdesse a condição se o Arapiraca estivesse disputando a Série "A" do Brasileiro.
- Botafogo: 744
- Sport: 718
- Náutico: 712
- Atlético-MG: 696
- Fluminense: 693
- Corinthians: 668
- Vasco*: 654
- Goiás: 639
- Figueirense: 638
- Santos: 634
- Flamengo*: 631
- América-RN: 628
- Atlético-PR: 620
- Palmeiras: 611
- Juventude: 602
- Grêmio: 592
- São Paulo: 587
- Cruzeiro: 584
- Paraná: 584
- Timinho: 582
7 de outubro de 2007
O revide de Gavilán e mais
Sempre tenho dito: quando está em campo, Gavilán me passa a impressão de que será expulso na próxima vez que a bola passar perto dele. Não gosto do jogador, pela sua forma de jogar. Além disso, o que mais faz é chutar a bola pra cima. Assim, longe de querer justificar o ato do jogador sobre Valdívia no jogo de ontem, chamo atenção para um fato. Prestem atenção no lance: o soco de Gavilán foi um revide (condenável, repito). Quando levanta os braços pretestando chamar o passe do companheiro, Valdívia, de forma proposital, visa atingir o rosto do jogador do Grêmio com o braço. E de fato atinge. Gavilán reage e atinge o palmeirense. Vejam o lance e atestem. Para mim, os dois merecem punição.
_____
O lance
Vejam aqui as imagens de Gavilán x Valdívia. O lance está em torno de 1 min e 15 segundos.
_____
A mentira
Uma barbaridade. Dizer que o Mano "mandou quebrar" só pode ser afirmação de quem não conhece o treinador do Grêmio. Além de debochado, Valdívia é mentiroso.
_____
O clássico
Hoje, domingo, percebe-se grande mobilização na cidade, com chamamentos e apelos inflamados. É que, no cheira-rio, tem clássico do rodapé.
_____
O inofensivo
Adivinhem. O time com menor número de faltas sofridas no Brasileiro 2007 é ele mesmo, o que mais bate: o morango gaúcho. É um timinho inofensivo, que pode ser parado sem muito esforço. Amanhã, a estatística completa.
6 de outubro de 2007
Afinal, quem bate mais?
_____
Uma consulta ao site Footstat é suficiente para mostrar a realidade, que apresenta algumas "surpresas", após 29 rodadas do Brasileirão 2007.
Vejam, abaixo, a estatística de faltas cometidas:
- Timinho: 708
- Náutico: 702
- Atlético-PR: 687
- Juventude: 684
- Paraná: 683
- São Paulo: 680
- Corinthians: 674
- Figueirense: 672
- América-RN: 668
- Atlético-MG: 660
- Palmeiras: 648
- Grêmio: 645
- Sport: 644
- Vasco*: 621
- Cruzeiro: 595
- Goiás: 593
- Botafogo: 588
- Flamengo*: 562
- Fluminense: 551
- Santos: 548
_____
Quem diria: os moranguinhos são os que mais batem no brasileiro. Deve ser a tática dos rebaixados, pois estão acompanhados pela turma do rodapé.
_____
O Tri-Campeão Gaúcho aparece atrás do chorão Palmeiras. Tentativas de condicionar a arbitragem tem pernas curtíssimas.
_____
Amanhã divulgaremos a estatística das faltas sofridas.
Mais surpresas.
5 de outubro de 2007
Jeca Tatu
O Santa subiu como nosso vice e, infelizmente, logo desceu. Parece que tinha um presidente meio safado. Deixou o clube na miséria e os blogueiros do Santinha lideraram uma reação.
O Santa Cruz começou lá na rabeira e, se tivesse mais tempo, poderia quem sabe voltar para a Série A já no próximo ano.
Pois hoje deixaram no post aí embaixo o comentário reproduzido aqui:
Colegas gremistas, o sr. José Neves - presidente da FBA (entidade gestora da Série B do Campeonato Brasileiro) e ex-presidente do Santa Cruz - entrou com uma ação judicial para tirar do ar o Blog do Santinha, criado há 2 anos e que reúne "crônicas, opiniões, desabafos e comemorações sobre o Santa Cruz Futebol Clube, o Santinha, e a torcida coral". Ontem (04/10/2007) publicamos um artigo no blog sobre esta tentativa de CENSURA: Nos ajudem a repercutir esta notícia, vamos evitar esta tentativa de censura e intimidação.Um abraço e saudações tricolores!
Pois, este blog se solidariza sim. Chega de coronéis autoritários e prepotentes que pensam que podem calar a voz de quem não lhes devota temor. Vai para o raio que o parta seu Neves. O lugar de Jeca Tatu é na literatura do passado. Símbolo do atraso.
Xô Jeca!!!!
Todo mundo lá no blog do Santinha para mostrar para este Jeca que o mundo mudou. O link está aí do lado.
Agenda tricolor
06/Out - Sábado - 18h10m - Palmeiras x Grêmio - Palestra Itália
13/Out - Sábado - 18h10m - Grêmio x Goiás - Olímpico
21/Out - Domingo - 18h10m - Flamengo x Grêmio - Maracanã
28/Out - Domingo - 16h00m - Grêmio x Náutico - Olimpico
4 de outubro de 2007
3 de outubro de 2007
Quarta de confirmação
Como foi
No dia 07/07/2007, no Mineirão, o Grêmio bateu o Atlético Mineiro por 1 x 0, com gol de Diego Souza, aos 41 minutos do segundo tempo.
O Grêmio jogou com: Saja; Patrício, Schiavi, William e Bruno Teles (Thiego); Gavilán, Sandro Goiano (Kelly), Diego Souza e Lúcio; Ramon e Everton (Nunes).
_____
Como será
Hoje, no Olímpico Monumental, jogaremos com: Saja; Bustos, Léo, Pereira e Ânderson Pico; Eduardo Costa, Sandro Goiano, Tcheco e Diego Souza; Jonas e Tuta.
_____
Clique aqui para ver matéria do jogo do primeiro turno.
1 de outubro de 2007
A diferença e outras coisas
Também por 2 x 1 foi a vitória no STJD. O Grêmio foi absolvido no julgamento da bomba do jerico. Segue o caldeirão do Olímpico Monumental. Mas os jericos têm que ser definitivamente excluídos da torcida.
_____
Diferença
Sabem a diferença entre o Grêmio e o inter?
O Grêmio está perto do segundo.
O inter está perto da segunda.
_____
Notícia "boa"
Em meio a tanta desgraça, uma notícia "boa" para a torcida do timinho. Eles já tem técnico para o ano que vem: Abel Naba está garantido até o final de 2008.
_____
Fechado (para balanço?)
Ouço de um nobre dirigente morango: "A torcida está fechada, com o time".
Ah, bom! O time está fechado! Por isso não joga e não ganha de ninguém.
Mais um degrau
_____
Na quarta-feira, vamos lotar o Olímpico e empurrar o time para mais uma vitória.
_____
Enquanto isso, no rodapé da tabela, o choro corre solto. Se quiserem ir ao Monumental torcer contra o Atlético (MG), inimigo direto na luta contra o rebaixamento, podemos pensar em liberar o acesso.
29 de setembro de 2007
Basta de idiotas
Tudo que o Grêmio não precisava agora é esse julgamento no STJD, por causa das 3 bombas jogadas no campo no último Gre-nal. Podemos perder o mando de campo ou ter que jogar sem torcida na reta final do campeonato. A torcida tem sido fundamental nos jogos em casa, onde o Imortal vem conseguindo dobrar quase todos os adversários.
Então, por causa de um idiota, o estádio poderá ficar silencioso, sem os gritos de incentivo da melhor torcida do Brasil. Sem a massa tricolor, perdemos uma vantagem imensa no momento em que se decide o ano de 2008.
E o idiota, vai lamentar pelo time? Não, porque esses idiotas não são torcedores, são irresponsáveis estúpidos. Se o clube for punido, ele só vai lastimar por não poder praticar as suas idiotices por algum tempo.
O Grêmio não precisa desses marginais. Mais do que não precisar deles, a direção e a torcida do Grêmio devem trabalhar para eliminar totalmente esse naipe de delinqüentes do Oímpico Monumental.
28 de setembro de 2007
Gre-Ju é Gre-Ju
Sandro controla o adversário - 03/07/2007
Não será um jogo fácil. Basta dizer que Grêmio x Juventude é o maior clássico do futebol gaúcho, para se entender o tamanho da bronca de domingo no Alfredo Jaconi. Não há outra partida no estado em que o Imortal encontre adversário mais qualificado e aguerrido.
_____
Mas, mesmo sendo um clássico dessa envergadura, temos de ir para o jogo pensando em vitória. Somar 3 pontos é muito importante para consolidarmos a terceira posição. Praticamente todos os titulares jogam, o que significa que o vice-campeão gaúcho, mesmo jogando em casa, não terá facilidades.
_____
Como foi
No primeiro turno, vencemos por 3 x 1, com gols de Diego Souza (2) e Wiliam. O Grêmio jogou com Saja; Patrício, Schiavi, William e Bruno Teles; Gavilán, Sandro Goiano, Diego Souza e Lúcio; Everton (Kelly) e Ramon.
27 de setembro de 2007
Descobriram a América
Mas tiveram que ser levados a ela pela mão.
A imprensa toda estava desinformando que só os 2 primeiros colocados do Brasileiro 2007 iriam para fase de grupos da Libertadores 2008.
Cansado de ler desinformação, o blog Imortal Tricolor divulgou o regulamento, esclarecendo o assunto. Alguns ainda duvidaram. Então, na fase 2 do projeto "Descubram a América!", mandou alguns mails pra cá (com o regulamento anexo), fez uns comentários pra lá e, finalmente, a imprensa (rádios e tevês incluídas) tomou pé da verdade.
_____
Ontem, o Correio do Povo noticiava, equivocadamente: "Mano e o Grêmio têm um objetivo estabelecido para as 11 rodadas restantes no Brasileirão: ultrapassar o Cruzeiro e assegurar uma vaga direta na Libertadores 2008, sem a necessidade de antes disputar uma eliminatória."
Hoje, mudou o tom: "Ontem, tanto os atletas como os funcionários do clube mostraram surpresa ao serem informados de que o regulamento do Campeonato Brasileiro prevê vaga direta na Libertadores (sem a necessidade de uma partida eliminatória) para o terceiro colocado. Claro, o jornalista também estava surpreso, mas nada escreveu sobre isso.
_____
Ontem, a Zero Hora noticiou erradamente que o terceiro colocado estaria na pré-Libertadores. Veja aqui.
Hoje, acertou o passo. Leia o quadro nesta matéria. Mais um caso de auto-surpresa não assumida.
_____
Os créditos não foram dados ao blog, mas embora não seja nossa missão pautar a imprensa esportiva gaúcha, ficamos muito satisfeitos de termos ajudado no descobrimento da América.
26 de setembro de 2007
2008 já começou
Diego Souza fazendo 2 x 0 no Gre-nal do 1º turno
Temos dito que já é hora de começar a montar o time de 2008, evitando-se as contratações atropeladas que acabam em nada (Amoroso, Kelly, Rodrigo Mendes, por exemplo). A notícia de que o presidente Odone já está tratando da prorrogação do empréstimo de Diego Souza é alentadora. Mas não é só isso, muitos jogadores importantes terão o contrato findo em 31 de dezembro. Confira abaixo todos os prazos do atual plantel:
31/12/2007: Diego Souza, Galatto, Gavilán, Marcel, Marreta, Patrício, Saja, Sandro Goiano, Tcheco, Teco, Tuta.
02/01/2008: Bustos.
30/06/2008: Labarthe.
31/07/2008: Eduardo Costa, Kelly, Rodrigo Mendes.
05/08/2008: Hidalgo.
31/12/2008: Bruno Teles, Éverton, Matheus, Pereira, William.
15/01/2010: Adilson
31/03/2010: Marcelo Grohe.
31/07/2010: Ramón, Willian Magrão.
31/12/2010: Jonas;
30/04/2011: Léo.
04/09/2011: Danilo Rios.
31/07/2012: Ânderson Pico.
25 de setembro de 2007
A história não mente
Torcedores do timinho, guardem esta data: 18 de maio de 1995. A volta foi uma grande epopéia de mala de dinheiro pra cá e mala de dinheiro prá lá, como na semana daquele jogo contra o Paysandu. Dizem que só não tem filme VHS, porque os fatos são impublicáveis (aliás, como os daquele jogo contra o Payssandu).
24 de setembro de 2007
Agenda tricolor e G3
Marcel comemora o gol contra o alevino
_____
Esclarecendo alguma confusão que possa estar havendo.
O regulamento do Brasileiro 2007 define:
Art. 5º – As vagas brasileiras para a Copa Libertadores de 2008 obedecerão os seguintes critérios:
a) Terão vagas asseguradas na Copa Libertadores de 2008 os clubes classificados nos 1º e 2º lugares do Campeonato, os quais acessarão diretamente a 2ª Fase da Copa Libertadores;
b) Também terão vagas asseguradas na Copa Libertadores de 2008 o clube classificado em 3º lugar no Campeonato, o qual acessará diretamente a 2ª Fase da Libertadores, e o clube classificado em 4º lugar, o qual acessará a 1ª Fase da Libertadores (fase preliminar), ambas as situações no caso de um clube brasileiro não conquistar o título de campeão da Copa Libertadores de 2007;
Resumindo: G3 é fase de grupos direto.
23 de setembro de 2007
Lambari no espeto
_____
Com mais 16 pontos, em 33 possíveis, estaremos na Libertadores 2008. A meta deve ser o G3, indo direto para a fase de grupos. Possivelmente mais 19 pontos garantam este objetivo.
_____
Como não poderia deixar de ser, a torcida fez mais uma grande festa. Veja, abaixo, 2 vídeos da massa tricolor.
"Dá-lhe Sandro Goiano!"
_____
Gol de Marcel
22 de setembro de 2007
Tarrafa neles
O jogo do primeiro turno, realizado na Vila Belmiro em 30/06/2007, acabou em 0 x 0.
O Santos teve Fábio Costa; Domingos, Marcelo; Ávalos (Vitor Júnior); Alessandro, Adriano, Rodrigo Souto, Pedrinho (Rodrigo Tabata), Carlinhos; Moraes e Wesley Lopes Beltrame (Marcos Aurélio).
O Grêmio jogou com Saja; Patrício, Pereira, William, Thiego; Diego Souza, Gavilán (Kelly), Sandro Goiano (Edmilson), Lúcio; Ramon (Nunes) e Everton.
_____
Como será
O Grêmio deve ir a campo assim: Saja; Bustos, Léo, Pereira (ou William) e Anderson; Eduardo Costa, Sandro Goiano, Tcheco e Diego Souza; Luciano Fonseca e Marcel
Um time muito diferente daquele que atuou no primeiro turno: mais consistente e mais entrosado, apesar dos desfalques de Hidalgo, Tuta, Jonas e, possivelmente, William.
_____
Uma aposta: Marcel ou Luciano Fonseca (ou ambos) começarão a fazer estatística de gols.
_____
É jogo de 6 pontos e a torcida tem obrigação de ir, com ou sem chuva. Não há desculpa para deixar de incentivar o Imortal. Todos ao Olímpico Monumental, rumo à Libertadores 2008.
21 de setembro de 2007
Grêmio e Boca
Então, fala Gaguinho:
Vejo e ouço co-cô-lorados nervosos porque o Imortal Tri-tri-color pode disputar a Recopa contra o Boca, caso o time argentino ganhe também a Copa Sul-Americana. Eu disse pra eles ficarem tran-tranqüilos. A Recopa é um título de só menos importância que, aliás, o Grêmio já tem. No máximo seriamos tri-campeões.
Obrigado, Gaguinho, pela sua participação.
20 de setembro de 2007
Mais festa da torcida
Olha a festa
Aonde estão?