22 de fevereiro de 2018

Sofrido, como quase sempre, mas missão cumprida


Não. O título do post não se refere a MAIS UM título mundial do Grêmio. Títulos se ganha e se perde. Quanto maior o clube, maior a possibilidade de vitória.Três grandes títulos e um vice campeonato mundial em menos de 15 meses. É pouco? É ruim? Será que o Real Madrid ou o Barcelona já conseguiram este feito? A verdade é que isto é para poucos.
Eu temia pelo jogo de hoje. O time do Grêmio voltou de férias há 34 dias. Isto é que deveria ser o tempo da pré-temporada. Mas neste período já teve de jogar um campeonato chinelo e as finais da Recopa.
_____

O jogo começou em alta rotação e Everton aos 8 minutos e Alisson aos 10 perderam gols.
Após os 20 minutos o time arrefeceu um pouco mas mesmo assim teve algumas chances. Luan, sozinho na cara do goleiro, chutou para fora no gol mais feito do primeiro tempo.
Os argentinos batiam como sempre e o juiz deixava rolar dando amarelo de vez em quando. No final do primeiro tempo Luan sofreu uma agressão e o juiz só expulsou porque alguém mandou ele olhar o VAR. Aí não teve jeito.
O segundo tempo começou mais calmo, mas Everton já deu um bom chute aos 2 minutos.
Everton perdeu um gol feito de novo aos 8 minutos.
Alisson quase fez aos 18 minutos.
Jael deu uma bomba para grande defesa aos 23 minutos.
E deu um traque para fora aos 35 minutos.
E o jogo terminou assim.

_____

Jael chutou para fora aos 3 minutos da prorrogação.
E cabeceou no travessão aos 6 minutos.
E o juiz não deu um pênalti claríssimo no Jael aos 10 minutos. E desta vez ninguém mandou usar o tal de VAR.

E foi para o segundo tempo da prorrogação.
E Jael bateu uma falta que o goleiro salvou de novo.
E Jael e Maicossuel quase fizeram aos 5 mi nutos. E Geromel deixou passar a cruzada na sequência.
E os caras perderam um gol feito aos 9 minutos. A única chance no jogo.
E Cícero bateu em cima da zaga da marca do pênalti.
E Maicossuel errou outro aos 14 minutos. O goleiro fez mais uma defesa.
E o jogo foi para os pênaltis.

_____

Maicon: 1 x 0
Cícero: 2 x 1
Jael: 3 x 2
Everton: 4 x 3
Luan: 5 x 4
E grohe fez!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Foi mais do que merecido.

_____

Quem jogou: Grohe, Leo Moura (Paulo Miranda), Geromel, Kannemann e Cortez (Lima na prorrogação); Jailson (Jael) e Maicon; Alisson (Maicossuel), Luan, Cícero e Everton.

Todos lutaram muito, mas é visível ainda a falta de ritmo de jogo. E de preparo físico. E de um centro-avante especialmente. Brocador está chegando. Que faça os gols que fez em outros times.
Mas é mais visível ainda que este é um grupo VENCEDOR. Um grupo que poderá perder campeonatos, mas venderá muito caro cada derrota.

E por isto mais um título está sendo comemorado lá fora. Comemora torcedor. A noite é nossa. O ano é nosso. A década é nossa.

E uma palavra final sobre Renato. Renato pode fazer o que quiser, quando quiser. Será sempre o maior ídolo deste clube. Um iluminado que merece toda a adoração que lhe for devotada.
_____

Mas eu falei que o título do post não é dedicado ao Grêmio. O título se refere ao blog. Dia 14 de agosto de 2005, quando o tricolor sofria na série B do brasileiro iniciamos, despretenciosamente, a escrever sobre nossa paixão. Surgiu da vontade de trocar ideias e ajudar, de alguma forma, o Grêmio a voltar aos trilhos.
A história todos sabem.
Por incrível que pareça, o blog começou a definhar quando acabou a longa espera. A paixão que nos unia se transformou em enfado. As discussões passaram a ter mais ranço e ódio do que busca de objetivos comuns. A vitória, ao invés de acalmar e confortar, criou gulosos que não aceitam o menor problema. Gauchão, este campeonato viciado, virou motivo de ásperas brigas entre torcedores. O jogador que deu um título ontem é o pereba de hoje ao menor erro.
Consequência é a falta de vontade total de escrever e comentar sobre o dia a dia. Este ano as postagens quase que se resumiram ao pós jogo. E os comentários a lamúrias e imprecações. O saco, literalmente, murchou. O meu e de todos os blogueiros.
Arigatô saiu e decidimos que não cabe a volta dele ao blog. Qualquer comentário que eventualmente fizesse poderia ser entendido como posicionamento político. Então deu.
Missão cumprida.
O blog não será fechado porque, modestia à parte, muito da história recente, e algumas coisas antigas como os posts sobre a Calçada da Fama, estão documentadas aqui. Mas ficará congelado.
Por quanto tempo? Deus e o diabo sabem. E só eles.
Poderá ser para sempre. Poderá ser até que sintamos que o Grêmio precise da nossa ajuda. E, sinceramente, espero que não precise. E, portanto, que seja para sempre.
Obrigado a todos que acompanharam até aqui, especialmente para os que sempre tiveram uma posição crítica mas construtiva. Aos outros espero que encontrem outro lugar para descarregarem as frustrações.
Era isto e

VIVA O GRÊMIO!