7 de março de 2014

Um empate zicado

São Luis 2 x 2 Grêmio

Pré jogo


Semana de jogos pela caravana da miséria. Semana que mostrou a verdadeira grandeza do cocô-irmão e de seu presidente. Semana que mostrou o quanto a Arena pesa no subconsciente dos morangos mazembados.

E semana em que um jornaleiro mostrou que entre ser profissional e ser bobo da corte, preferiu a segunda opção. Ou só tem intelecto para isto. Mas ele lê o blog e me segue no twitter. Um pouco pode ser que aprenderá.
Também um caso asqueroso de racismo contra o juiz Marcio Chagas. E quase tão asqueroso contra o caso de racismo foi chamar o Grêmio e sua torcida, que não teve nada a ver com a história, para o centro da discussão. Normal e esperado.
Mas o jogo tem como único atrativo a observação de vários jogadores. Tirando o Maxi Rodrigues, que todos já conhecem, me interessa e muito o Geromel e os meninos do ataque.
Everton é tido como outra joia rara. Lucas Coelho, se diz internamente, tem todos os fundamentos para deslanchar. E Yuri Mamute é esperança de craque desde os 10 anos.
Mamute tem sido atacado gratuitamente por jornaleiro idoso e gagá e pelos corneteiros gremistas. O quanto isto está pesando no seu desempenho não sei. Sei que fora daqui foi só o melhor jogador do torneio de Cannes. Que receba uma aliviada é o que eu espero, para se saber efetivamente onde poderá chegar.

Primeiro tempo: 1 x 2


Com 9 segundos de jogo quase o primeiro gol do Tricolor. A bola saiu raspando a trave. A 1 minuto quase Everton fez. E aos 2 minutos, na cobrança de escanteio de Maxi, Saimon cabeceou para dentro no meio de dois. Saimon, aliás, sempre se dá bem contra dois.

Aos 5 minutos pênalti em Mamute não marcado. Um minuto depois o São Luiz chegou a primeira vez com perigo mas Busatto pegou.
O Grêmio dominava mas aos 11 minutos um chute de fora da área bateu na trave e nas costas do Busatto. 1 x 1. Falha do goleiro.O gol animou o São Luiz e aos 16 minutos quase a virada. A bola foi esquisita para o gol e bateu na trave.
Aos 19 minutos Everton fez fila mas cruzou em cima da zaga.
Leo Gago, que errara alguns passes fáceis deu um chute ridículo em que a bola quase saiu para a lateral. Na sequência o São Luiz quase virou o jogo. A bola passou raspando a trave com Busatto batido.
Aos 28 minutos Everton entrou livre, driblou o goleiro mas uma bandeirinha gorda inventou um impedimento. Pode-se dizer que foi um gol mal anulado. 
Aos 35 minutos um chute de longe e quase que o Busatto aceita. A bola passou por cima.
Aos 38 minutos Leo Gago deu um lançamento espetacular para Everton que driblou dois mas chutou no goleiro. No rebote, Mamute empurrou para dentro.
Aos 42 minutos quase gol de Geromel em cobrança de falta. Culpa minha que twittei antes do tempo que ele era o melhor em campo.
Aos 44 minutos Mamute se jogou na área.
E foi isto.

Um primeiro tempo em que o Grêmio começou muito bem mas sentiu o gol de empate. Não sofreu grandes riscos, mas mostrou o esperado desentrosamento. Da metade para a frente do primeiro tempo voltou a dominar o jogo.
Destaque para Everton, Mamute e Maxi, embora ninguém tenha tido uma grande atuação.

Segundo tempo: 1 x 0


O Grêmio voltou com o mesmo time.
O jogo que já não tinha sido um primor no primeiro tempo começou muito ruim no segundo. Muito passe errado e jogadas toscas.
Aos 7:30 minutos Maxi chutou para o goleiro mandar para escanteio. Foi a primeira jogada de ataque no segundo tempo.

O jogo seguiu modorrento. Ninguém criava nada. Aos 23 minutos Deretti entrou no lugar do Mamute.
Aos 24 minutos quase gol do São Luiz. Saimon salvou.
Aos 26 minutos uma queda muito feia de um jogador do São Luiz. Ele bateu a cabeça forte no chão.
Aos 31 minutos Lucas fez grande jogada e por pouco não deixou Maxi livre na cara do gol.
Maxi entrou pela esquerda e deu uma bomba. O goleiro espalmou e Deretti cabeceou desequilibrado por cima. Eram 35 minutos e foi a segunda chance do Grêmio no segundo tempo.Biteco, o Guilherme, fez grande jogada aos 40 minutos e deixou Everton na cara do gol, para este mandar por cima. Uma boa chance perdida.
Aos 43 minutos, Geromel, que era o melhor em campo, falhou e fez contra. Um empate inesperado.
Na sequência quase que Geromel recuperou o gol contra.
E foi isto.
.....


Para um time reserva e sem ritmo de jogo pode-se dizer que foi bem. 

Tem jogadores bons de bola, o que significa que temos elenco para enfrentar a maratona de jogos este ano. 
Não é qualquer time que pode ter reservas com a qualidade dos reservas que o Grêmio tem. Não estou dizendo que é um queeee grupo, que isto é privilégio de poucos.
Classificação em primeiro no grupo encaminhada e agora é tudo na quinta-feira, embora tenha um treino um pouco mais forte no domingo.

_____

Como jogaram
 

Busatto: Falha misturado com azar no gol do São Luiz.
Moisés: Discreto. Tem uma boa bola parada.
Saimon: Se o time precisar ele dá conta.
Geromel: Errou um gol no primeiro tempo. Era o melhor em campo quando fez o gol contra. Mas merece a escolha mesmo assim.
Breno: Pouco acionado mostrou categoria.
Adriano: Para cão de guarda é bom.
Leo Gago: Errou passes mas fez um lançamento espetacular para o segundo gol.
Maxi Rodriguez: Embora não tenha ido mal, parece ter sentido a esfriada que deram nele. Alguém vai ter que trabalhar a cabeça do uruguaio.
Everton: Mostrou que dará muita alegria em futuro bem próximo.
Yuri Mamute: Um gol de oportunismo e boas jogadas. No segundo tempo jogou mais recuado até sair.
Lucas Coelho: Tem que jogar mais na área. Depois dos dois gols que perdeu no ano passado parece ter medo de jogar na zona de conclusão.

.....


Jean Deretti (Mamute): Entrou bem, como sempre.
Everaldo (Lucas Coelho): Sem tempo.
Guilherme Biteco (Maxi Rodriguez): Jogou pouco mas fez boas jogadas.

Luis Fernando Flores: Treinou legalzinho.
_____

Arbitragem: 
Vinícius Costa, Tatiana Jacques de Freitas e Antônio João Albornoz - Não deu um pênalti. A bandeirinha, tia gorda, deu um impedimento errado quando Everton ia marcar.