De repente, do nada, apareceram vários comentaristas novos no blog. Tão furiosos quanto retardados. Diante disto, cabe um esclarecimento desnecessário para quase todos, mas muito oportuno para os desprovidos de massa encefálica.
- Este blog é sim chapa branca. E por uma razão simples: conhecemos quem está no Grêmio e acreditamos no que estão fazendo. Confiamos muito no trabalho. Eles são infalíveis? Claro que não. E quando, na opinião dos blogueiros, errarem serão criticados. Mas não esperem uma jihad contra a direção que nunca encontrarão aqui.
- Este blog é sim dos blogueiros e sempre terá a opinião dos que aqui escrevem. Tão óbvio isto não? Elemento vem aqui e quer ler a opinião dele. Muito mais fácil abrir o próprio blog e por a cara para bater. Talvez depois de um mês ou dois vai entender como isto funciona.
- O blog é acusado de censurar comentários discordantes. É só ler o que os leitores escrevem para ver que esta acusação é injusta. Eu, assim como todos os blogueiros, discordamos de várias opiniões mas nem por isto deixamos de publicá-las. Mas é claro que se o cavalo vem ofendendo a direção e os blogueiros e, pior, faz acusação sem provas, será censurado.
- Isto posto, vamos ao que realmente interessa, que é falar do time.
_____
Todos sabem que sou contra a valorização do ruralito. E continuo sendo. Não tem porque valorizar um campeonato viciado. No entanto, entendo a direção quando ela põe várias fichas nele. As razões são lógicas:
- Os campeonatos todos que interessam estão espalhados pelo ano todo, portanto não haverá a concentração de jogos nos momentos decisivos.
- O noveletão é o único campeonato que termina logo ali e iniciar o ano com título, mesmo este sendo vagabundo, ajuda.
- E por fim, mas talvez o mais importante: ganhar o gauchão significa jogar os queridinhos da federação e de 90 % da imprensa no fundo de uma crise de onde levarão anos para sair.
_____
Não gostei da não ida de Renato para Brasília. Não porque fosse importante ele estar lá. Não gostei por uma única razão: a não ida deu combustível para os que estão sempre à espreita para criar crises no tricolor armarem um escarcéu. Tiroteio que, claro, foi comprado pelos gremistas ingênuos e pelos que estão sempre de olho em crises para controlar o clube. Isto foi ruim.
Penso por outro lado, não confirmei com ninguém, que o abandono da primeira liga é uma ação pensada pelo Presidente Romildo para expor a sua decepção com os descaminhos que ela tomou.
_____
Muito certa a direção e muito competente o departamento jurídico ao bloquear o dinheiro da venda do Pratto (que tem a mesma média de gol do Jael, só para lembrar) buscando o ressarcimento pela dívida não paga da venda do Vitor. O Atlético é um dos clubes brasileiros que mais deve e certamente a única forma de receber é bloqueando alguma entrada de dinheiro como esta. A decisão poderá ser revertida mas cria impasse e constrangimento.
E serve para mostrar aos mais desatentos que aventuras financeiras tem preço. Comprar grandes nomes pagando salários altíssimos pode levar a ser pego sem cueca logo ali na frente. Milagres não existem. Um dia a conta chega e pode ser muito pesada. O Grêmio agora está se recuperando da aventura da ISL. Que bom que tenhamos aprendido para não entrarmos em outra.