30 de maio de 2013

Jogadores ricos, mas o futebol...ó...

Estive pensando que os resultados dos jogos nesta Copa Libertadores poderão servir para que seja feita uma reflexão profunda sobre a situação atual do futebol brasileiro. Especialmente  pelos dirigentes dos nossos clubes. De quanto seriam as folhas dos classificados Newell's Old Boys, Olímpia e Santa Fé para as quartas de final ? Teriam eles a mesma folha milionária de Fluminense, Grêmio e Corínthians?
Lógico que não! Então, o que acontece? Adianta somente pagar muito bem para os jogadores? É somente o valor dos salários que leva um clube a ser campeão e bem sucedido? Ou será que muitos jogadores no Brasil não merecem aquilo que ganham? Alguns acho que sim, mas a maioria fica devendo muito em termos de qualidade. Qualquer perna-de-pau ganha fácil , fácil R$ 100 mil mensais.
Quando pensávamos que os clubes se fortaleceriam e ficariam ricos com o aumento das cotas de televisão e publicidade, estávamos redondamente enganados. Somente quem ficou fortalecido e rico foram os jogadores e empresários dos mesmos. Tudo que entra, sai em forma de salários, direitos de imagem, luvas, gratificações, prêmios, etc. O clube passa a ser um mero repassador de valores.
Jogadores ricos sim , mas a qualidade do seu futebol...ó!!!

Fala, Mestre: "Os bolsos estão recheados, mas o futebol, ó..."
Isto não é mais possível! Considero que alguma coisa deva ser feita. Os clubes precisam do dinheiro arrecadado para investir em suas categorias de base e oferecer boas alternativas e comodidades aos seus torcedores. É um absurdo que a maior parte orçamentária  seja toda canalizada para empresários e atletas.
Não quero pregar que se tenha a mesma folha salarial de um clube de série C e D, mas pela bolinha que a maioria dos atletas está jogando, eles não estão merecendo as quantias que são depositadas mensalmente em sua conta bancária. A qualidade do futebol brasileiro nunca foi tão fraca, mas os jogadores do futebol brasileiro nunca faturaram tanto. E assim, segue o baile...
Está na hora de cair na real e fazer profundas reformulações. Acho que deu para a farra...!
____________

O presidente do Conselho Deliberativo do Grêmio, Raul Régis de Freitas Lima, convocou para o dia onze de junho a reunião onde será exposta e debatida para aprovação, a renegociação do contrato da Arena entre  Grêmio e OAS. Então, como sabemos que na mesma noite vazarão os pontos cruciais do contrato, estamos em contagem regressiva para sabermos sobre o futuro do clube.
Já estou prevendo para o dia onze de junho  "A noite dos Desesperados".
____________

Notícias divulgadas referem que Marco Antônio será o substituto de Fernando enquanto este estiver na Seleção Brasileira. Luxa está tocando terror na torcida. Como sabemos que nada do que a torcida gostaria será colocada em prática pelo Pofexô, estou largando. Quem sou eu para ser ouvida por um multicampeão? Deixo para vocês uma avaliação sobre essa substituição e suas possíveis implicações. Parece que o homem nem cogita mudar as atribuições de Souza, e Elano, com ingresso de Biteco (ou outro mais veloz). Prefere ir pelo caminho mais óbvio. O resultado disso eu já sei qual será!  Desisto e estou tããããããããoooo cansada, Cansado... Cheguei à conclusão que é pura perda de tempo ficar sonhando com o impossível..
Com vocês a palavra.

29 de maio de 2013

Ainda a Grenalização da patifaria

Desculpem a recorrência no tema, mas acho que o episódio foi tão grave que o que escrevi no post abaixo não reflete o significado deste e muito menos a minha indignação.
_____

Os brasileiros estão tão habituados a conviver com o que "alguns" convencionaram chamar de "malfeitos", mas que na verdade é a patifaria na sua forma mais podre, que muitos já perderam totalmente a noção de decência, honradez e vergonha.
Os brasileiros estão há tanto tempo acostumados em ver que o dinheiro e a política imunda regem a sociedade que estão anestesiados e já não conseguem muitas vezes discernir o certo do errado. Por isto chama a atenção quando se encontra uma atitude honesta e digna. Como se isto fosse uma grande virtude e não uma obrigação do cidadão.
O episódio da condenação da família pilantra foi apenas mais um a mostrar esta triste realidade.
.....
Vamos resumir o episódio sem citar nomes para tirar o viés supostamente condenatório por eventual inimizade ou desprezo com os participantes:

  1. sujeito faz um muro que cai sobre a casa de outro;
  2. outro reclama do prejuízo e do incômodo e solicita providências;
  3. sujeito não dá a mínima importância à reclamação e deixa tudo como está.
É possível alguém com o mínimo de cérebro, de educação e de formação moral achar isto normal ou até mesmo aceitável?

Mas sigamos adiante no episódio:
  1. o outro, sem alternativa, procura o judiciário;
  2. judiciário tenta intimar o sujeito;
  3. sujeito se esconde e não dá a mínima sendo julgado à revelia;
  4. judiciário condena o sujeito e critica o comportamento deste.
Algo a objetar sob o ponto de vista jurídico e legal?
Impossível que alguém com o mínimo de cérebro, de educação e de formação moral encontre algum erro na sentença.
Impossível? Ledo que não é Ivo engano meu caro.
Um jornalista, ou alguém que se intitula, assim resolveu fazer uma matéria sobre o caso e entrevistar o julgador.
E então o inacreditável aconteceu.

Jornaleiro fez a matéria e após ouvir todo o relato do juiz, forte como deve ser forte a posição de alguém indignado resolve perguntar o que segue:
Zero Hora — Em seu despacho, o senhor emite juízo de valor ao se referir à família Moreira. Isso é correto?ZH — O senhor tem algum problema pessoal com Assis ou com alguém da família?ZH — Por que o senhor redige sua sentença de forma tão contundente?
Até aí, as perguntas são um tanto estranhas mas dentro de um mínimo de decoro. Então, o elemento saiu do armário da forma mais lamentável e mediocre que poderia sair.

ZH — O senhor se importaria de revelar se é gremista ou colorado?
Para sorte de todas as pessoas de bem o juiz respondeu o seguinte: 
Sou colorado. Mas não sou fanático. Quando o Grêmio joga a Libertadores ou enfrenta outros times do Brasil, torço pelo Grêmio. Sou bem bairrista, bem gaúcho. Eu queria muito que o Ronaldinho jogasse no Inter, mas isso vai ser bem difícil. Ele joga demais, merecia ter sido convocado pelo Felipão.
Imaginem se ele dissesse que é gremista o que seria deste estado no dia de hoje e nas próximas duas ou três semanas.
E temos que conviver dia sim e outro também lendo e ouvindo que os jornaleiros são imparciais. ImaprSCIais sim. Imparciais nem em Catuípe.
.....
Mas eu falei que para sorte de todos o juiz é colorado? Sim, menos dele, mais um coitado mazembado. Mas que o que ele fez resgata a esperança de que um dia as coisas podem mudar neste país... Ah resgata!

Grenalizaram a pilantragem

Venda de Fernando arruma o Grêmio?

Os problemas do Grêmio, na minha opinião, tem origem na escalação de Zé Roberto e Elano como meias avançados. Nenhum dos dois tem o perfil exigido para isto, que é aquele em que o jogador entra na área verticalmente tabelando com os atacantes. Com isto sofrem Barcos, Vargas, Kleber e quem mais se aventurar a jogar no ataque. Como Zé Roberto joga demais e Elano pode resolver em uma jogada, como tirar um deles do time? Então permanece o problema.
Pois se Fernando, que é um grande jogador, for vendido, penso que as coisas se resolvem. Zé Roberto pode ser recuado para a segunda posição do meio de campo e Maxi Rodrigues, Dereti ou Wangler ocupar esta posição que está desocupada até hoje.
É o que eu penso. E tu aí paisano?

.....

Costas quentes

Está certo, o sujeito é um tremendo pilantra. Caráter passou voando pela casa da família e não deixou nem cheiro como lembrança. Mas a preocupação em proteger o queridinho mimado da família dentuça pilantra é tanta que passa dos limites.
Toda a família foi processada e condenada por derrubar um muro em cima da casa de um vizinho e depois, com a arrogância dos ignorantes sem escrúpulos, mandar o indigitado "procurar os seus "dereitos"", que eles falam assim.
Mas a manchete i$enta põe tudo na conta do capo, como se os outros fossem santos. E correu perguntar ao meritíssimo se ele era gremista ou morango amargo. Dúvida? Leia aqui.
Eu desconfio fortemente, e confesso gostaria e muito, que esta foca sem cérebro e sem moral vai acabar seus dias de enganador num timinho da sua estatura moral.
_____

Amanhã viajo e volto na outra quinta-feira. Tentarei arrumar um link para ver o jogo de sábado pela internet. Enquanto isto, passo a bola para a Pitica fazer os comentários pós-jogo das duas próximas partidas.

28 de maio de 2013

Biteco ou Elano? Eis a questão...



Muito bonita a atitude do jogador Neymar  levando em consideração as necessidades do clube que o formou e  revelou para o futebol. Esse menino que  tem muito bom-caráter, é o mesmo que reconheceu de imediato o filho que teve com uma namoradinha  adolescente. Admirável! Ele adora mostrar  ao mundo as peraltices do seu bebê . E ainda encontra tempo para acompanhar  de perto e com muito zelo a educação do bambino . Diferente de muitas figura públicas por aí, ele não trata o rebento como um filho "bastardo" que lhe causa vergonha. Esse rapaz  é de bem com a vida, feliz e transparente. A sua escolha pelo Barcelona mostra que ninguém é obrigado a agir  pela cabeça dos outros como se fosse um marionete sem cérebro. Talvez  até tenha deixado de ganhar mais dinheiro tivesse escolhido o Real Madrid, mas ele tem muito claro em sua mente que o importante é ser feliz. Neymar tem personalidade e  não permite que o vil metal seja prioritário em sua vida. Poderia esperar mais seis meses, embolsar muito mais dinheiro e não deixar nada para o Santos. Assim, ele prova que sempre há espaço para as duas coisas: ser feliz  e dinheiro no bolso. Porém, sem se sentir corrompido. E, também,  que não precisa agir como um boboca  alienado para fingir que tem a ficha limpa e se fazer de vítima.
Desejo ao Neymar toda a felicidade merecida  e que brilhe intensamente nos gramados da Europa trazendo orgulho  a todos nós.
____________
Gringo costa larga

Gringo gosta de jogo, principalmente se for do Grêmio.

Domingo, os gringos de Caxias do Sul  colocaram por terra a teoria de que não vão ao estádio  por serem pão-duros  ou por não gostarem de futebol. Teve gente querendo colocar na conta dos caxienses  os fracassos de bilheteria. Gringos costa larga? A verdade pode tardar , mas sempre aparece. Com o Alfredo Jaconi quase lotado, a torcida gremista caxiense deu um show de fidelidade e amor  ao clube. Está aí o "Ah, Muleque Nicolas" com seu iTchó que não me deixa mentir. Acho que isso encerra de vez a discussão e absolve os gringos de certos fracassos por aí.
Tudo papagaiada da grossa...
____________
Biteco ou Elano?

Essa é uma discussão boa de se fazer e uma questão difícil de resolver.
Estamos falando de Elano, um jogador que já mostrou muita qualidade técnica e ergueu várias taças no futebol. Pela sua bola parada, experiência  e algumas jogadas brilhantes e definitivas, defendo sua escalação no time titular. Mas vendo o Grêmio amarrado no seu-meio campo,  lento e previsível, reivindico a sua saída do time titular.
Doideira? Não sei, talvez...
O problema é que a física nos ensina que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço. Então...
É nítido e cristalino que Biteco quando entra, revoluciona a dinâmica do time. Domingo, depois de sua entrada,  todos passaram a jogar melhor principalmente Barcos e Vargas. O ritmo aumenta, as investidas ao gol adversário se multiplicam e parece que o restante da equipe sofre uma descarga elétrica de mil volts. O menino é  forte, tem arranque, é veloz, afoito, técnico, desembestado e vai para cima do adversário! Ele possui a irresponsabilidade dos inocentes (e inconsequentes). No seu caso, essa irresponsabilidade significa um dínamo que coloca para a frente o time todo. Por alguns momentos, deu para assistir a bola circulando em círculos no ataque. Gostaria muito de vê-lo começar uma partida  para saber como se comporta. Mesmo porque, sempre defendi  a utilização dos meninos da base. O Grêmio já revelou muitos craques para o futebol. Penso que seria inteligente repetir a receita que já deu certo em inúmeras oportunidades. Assim, poderíamos ter Elano como um reserva de luxo.
Por que não?
____________

Arena

O presidente Fábio Koff solicitou uma reunião do Conselho Deliberativo para expor aos trezentos conselheiros do clube o novo aditivo com as mudanças no contrato da  Arena. Deverá ser no próximo dia 13 de junho. Com certeza entre esses trezentos, haverá algum barriga fria que gosta de ficar bem na fita com os jornaleiros que dará o serviço para os i$ento$. Costurar trezentas bocas é impossível. Então, torcida gremista prepare-se: em breve saberemos detalhes sobre o aditivo ao contrato e as mudanças conseguidas pela direção.

27 de maio de 2013

iCento!: Os farsantes e os hackers

Tragédia e farsa

Não fui eu, mas Karl Marx quem escreveu, em "O 18 Brumário de Luís Bonaparte”, que a história acontece primeiro como tragédia, depois se repete como farsa. Os mais antigos vão lembrar de uma tragédia que aconteceu no Grêmio, quando contrataram o Tião errado. Queriam contratar o Tião Abatiá e contrataram o Tião Quelé.

Agora, senhores, montaram uma farsa. Foram buscar o Máxi Rodríguez errado, um uruguaio e, quando perceberam o engano, tentaram vender como grande promessa do falido futebol uruguaio. Quem entende de futebol sabe: o verdadeiro Máxi Rodriguez é argentino e joga no Newell's Old Boys. É este que o dono de um dos 5 estádios mais extraordinários do Mundo Fifa está negociando. Este é a verdadeira promessa: promessa de gols, promessa de jornadas fantásticas, promessa de títulos. Graças à nossa imprensa justa e honesta, não vão passar esse cachorro na sofrida torcida do time da Azenha. Ou será do Humaitá?

Hackers gremistas

Por uma questão de justiça e honestidade, em defesa da imprensa imparcial, precisamos registrar algo muito grave. Esta notícia, de 27 de agosto de 2012 é muito clara: o Tottenham ofereceu, já naquela época, 20 milhões de libras (ou 24 milhões de euros) pela fantástica máquina de fazer gols, que atende pela marca Leandro Damião. Em janeiro deste ano, a notícia foi confirmada por um dos blogs mais sérios do país do Campeão de Tudo. Vejam neste link.

Então, o mesmo site imparcial e responsável divulgar que "o Tottenham estacionou nos 18 milhões de euros", ou 15 milhões de libras (leiam aqui), só pode ser fruto da ação de gremistas que hackearam o blog dos honestos companheiros jornalistas. Certamente estes hackers são gremistas e gremistas da funesta torcida Geral.

26 de maio de 2013

Um bom começo

Grêmio 2 x 0 Náutico

Pré-jogo

Hoje começa o baile. Teve algumas coisas que projetaram 12 em 12 e estão até agora limpando o rabo pelo aperto que passaram para não levar uma goleada. A velha sorte ajudou uma vez mais. Mas dá para dizer que apareceu o primeiro candidato ao rebaixamento.


Bela entrevista do Presidente Koff pela manhã na Gaúcha.
Quem não ouviu pode ouvi-la aqui.
_____

Primeiro tempo: 1 x 0


Aos 2 minutos o panaca do Batista descobriu que o Grêmio estava com dificuldade para sair para o ataque. Vai ter vontade de secar assim na casa do tenista do Falcão.

Aos 8:42 minutos o candidato ao lance mais tosco do Brasileirão. Um jogador do Náutico bateu lateral para trás do corpo dele.
O Grêmio, ao contrário do esperado, não amassava o time de Pernambuco, mas aos 15 minutos uma jogada espetacular quase resultou em gol. Aos 16 minutos, outra jogada sensacional acabou em gol do Zé Roberto. E teve avalanche. Aos 17 minutos Vargas, por detalhes, não fez o segundo.
Um minuto depois Bressan, sem goleiro, cabeceou por cima. E Batista aproveitou para treinar mais uma vez o Náutico.
O jogo entrou numa zona de marasmo normal sempre que o Grêmio faz um gol. Parece que o time pensa que já ganhou o jogo.
O jogo ficou ruim até que aos 42 minutos uma bela jogada de Barcos quase resultou em gol do Souza.
E mais nada aconteceu.
Um bom início de jogo e a tradicional acomodada após o gol. 
Jogo para fazer saldo, mas este time parece sem ambição. Mas foi um primeiro tempo sem sustos.
_____ 

Segundo tempo: 1 x 0


O segundo tempo começou com o Grêmio no mesmo ritmo: devagar quase parando. Parecia que estavam jogando sob um calor de 50ºC. Souza que havia jogado bem o primeiro tempo, voltou a jogar o futebol medíocre que mostra desde o início do ano. Vargas, sem ser um espetáculo, era o único que tentava armar alguma coisa no ataque.
Aos 16 minutos, Vargas recebeu em posição legal e fez o gol. Mas o bandeira anulou. Primeiro roubo no Dilmão 2013.
A jogada animou o time que começou um rali contra o gol do Náutico.
O jogo entrou naquela fase nervosa em que, aparentemente não há nenhum risco, mas o placar deixa a expectativa de uma zebra. Então, numa bela jogada de ataque, Elano fez de cabeça o segundo.
O segundo gol acalmou o time e a torcida. E o Pofexô aproveitou para fazer modificações.
Barcos quase fez um golaço aos 34 minutos mas a bola saiu raspando a trave.
E foi isto.
....
Um bom início. Não foi um jogo empolgante mas também não causou preocupações. O time insiste na mania de fazer um gol e parar em campo, como aconteceu no primeiro tempo.
No segundo tempo voltou marcando em cima até fazer o segundo e continuou mantendo a pressão.
Dois pontos obrigatórios conquistados.
Vitória para diminuir a pressão e acalmar a torcida.
Mas há muito a melhorar. Há sim.
_____
Como jogaram
Dida: Aparentemente aprendeu a sair do gol nos treinos da semana.
Pará: Discreto na frente. Bem atrás. 
Bressan:
 Excelente atuação, não deixou os atacante do Náutico se fresquearem.
Werley: Sem trabalho no primeiro tempo. Faz bela dupla de área com Bressan.
Alex Telles: Mostra que o André Santos não vai deixar saudade. Uma bela atuação.
 
Fernando: Muitos passes errados no primeiro tempo. Melhor no segundo.
Souza: Participou das jogadas dos dois gols. Melhor que nas partidas anteriores.
Elano: O de sempre. Um belo gol de cabeça depois de um erro tosco no lance anterior. 

Zé Roberto: Fez o primeiro gol e foi o melhor do primeiro tempo.
Vargas: Interessado, responsável pelas melhores jogadas do ataque. O melhor do time pela vontade e pela iniciativa em criar jogadas.
Barcos: Iniciou a jogada do primeiro gol. Boa atuação. 

.....

Guilherme Biteco (Elano): Entrou bem.

Kleber (Vargas): Também entrou bem.
Welliton (Barcos): Sem tempo. 
.....

Pofexô: Apesar da pressão, conseguiu tranquilizar o time.

_____

Arbitragem: Guilherme Ceretta de Lima, auxiliado por Vicente Romano Neto e Celso Barbosa de Oliveira (trio paulista): Enfim um juiz que não atrapalhou, embora a jogada duvidosa no gol do Vargas.
_____

O jogo no twitter


 É que depende o time que joga lá. RT : cai por terra a lenda de que o torcedor de Caxias nao comparece ao estadio

 Avalanche. Interditem o Jaconi, pilantras.
  Noticia na Zero Hora de amanhã: Internacional a apenas 2 pontos do LÍDER.

 Se SOMAR a média de público dos três times de Caxias o número fica abaixo do público que o Grêmio está botando no jogo de hoje...

 Grêmio amorcegador voltou a dar as caras depois do 20 min.

 Que mania deste time de merda de fazer um e começar a amorcegar.

 Grêmio mostra alguma evolução mas ainda falta muito. Adversário não empolga, mas o Dilmão é isso ae tem que ganhar e ganhar...

 Vargas na dele... caindo pela esquerda, em velocidade, fechando para o meio e batendo em gol... Torna-se outro jogador...

 Na frente do Inter, já. Normalidade.

 não entendi a substituição do Vargas, tava jogando bem e com vontade (e fez 1 gol mal anulado)

  Para mim o melhor em campo. Mas ele não briga quando sai. :)
 Grêmio precisa evoluir muito pra ser campeão, mas hj jogou a melhor partida desde o jogo contra o Caracas na Arena.

 Seu time não ganhou na estréia do Brasileirão? SENTA E CHORA, SENTA E CHORA, SENTA E CHORA, SENTA E CHORA, SENTA E CHORA, SENTA E CHORA

25 de maio de 2013

Daniel Matador: Feitiço do tempo

Caros
Em 1993, mesmo ano em que Fábio Koff assumiu a presidência do Grêmio pela segunda vez para iniciar uma nova trilha de glórias, era lançado o filme Feitiço do Tempo, com o excelente Bill Murray. Ele interpreta um repórter que vai cobrir o tradicional evento do “dia da marmota” nos EUA, quando a saída deste animal da toca sinaliza se o inverno será mais curto ou mais longo (mais uma daquelas tradições americanas meio esquisitas). Ao acordar no dia seguinte, ele passa a notar que todos estão comportando-se exatamente como no dia anterior. As pessoas estão com as mesmas roupas, lhe dirigem os mesmos cumprimentos de “bom-dia” e coisas do gênero, o que lhe causa grande estranheza. Até que ele percebe que está preso em um dia que se repete sempre. Ao acordar no dia seguinte, todos os eventos são exatamente iguais aos do dia anterior. Passa então a tirar proveito deste fator e começa a imaginar uma maneira de sair do looping eterno. Este filme é um daqueles clássicos que volta e meia repetia na Sessão da Tarde e garante muito divertimento.
Me lembrei dele por conta do último post do Minuzzi e dos comentários ali postados. Como havia citado ali, o treino de repetição é um conceito consagrado no futebol há várias décadas. Não só no futebol, mas praticamente em todos os esportes. Para os pouco afeitos ao estudo de análise tática e conceitos futebolísticos, farei um curtíssimo resumo de como a coisa funciona, baseado inclusive na forma como as escolinhas de futebol atuam. Se algum leitor incauto tiver inscrito seu filho em alguma escolinha que não pratique estes conceitos, sugiro rever seriamente sua decisão. A não ser que o objetivo seja só fazer o piá gastar energia, ao invés de transformá-lo em jogador de futebol.
A primeira fase de um treinamento consiste no chamado treino de fundamentos. E aqui não estamos falando de fundamentos específicos para um jogador sem posição definida, como passe, controle de bola, cabeceio e afins, pois esta é uma fase anterior (posso até retomar esse tema em outro post). Os fundamentos aqui tratados são os fundamentos coletivos, aqueles que funcionam para que a equipe possua a mecânica mínima de jogo. São os fundamentos que constroem as jogadas básicas de um time de futebol. O exemplo que dei no post do Minuzzi referia-se aos cruzamentos. Esta é uma jogada clássica, preconizada pelos inventores do futebol, os ingleses, aquele povo que mora naquela terra que o Seu Algoz tanto ama e pela qual nutre saudades constantes. A jogada básica envolve a bola rolando em direção à linha de fundo, com o lateral correndo em direção a ela e alçando-a na área. Na área estará o atacante, o qual tem a tarefa de receber a bola e marcar o gol. Na goleira, obviamente, estará o goleiro, o qual também participa deste treinamento com objetivo inverso. No caso dele, seu treino visa a parte defensiva deste tipo de jogada. Ela pode ser treinada com suas variantes centradas no atacante, no caso, arremate direto (recebendo a bola e dando apenas um toque nela em direção ao gol), domínio sem quique (permite que o atacante domine a bola antes de arrematar ao gol, porém sem tocá-la no solo), domínio com quique (igual ao anterior, porém permitindo um toque no solo) e muitas outras.
O primeiro fator a ser treinado é o início da jogada, no caso, o ato do lateral alçar a bola na área. Demarca-se um perímetro na grande área onde o atacante poderá movimentar-se, considerando como correto aquele cruzamento que faça a bola chegar ao perímetro. Caso contrário, a jogada é considerada como falha. A repetição fará com que o lateral comece a automaticamente tratar este fundamento, variando-o apenas para aprimoramento. Cruzou 300 vezes e acertou só 20? Continua até atingir um percentual considerado como satisfatório. Tão logo seja atingido este patamar, aí o treino de repetição passa a concentrar-se no atacante. Recebeu 200 cruzamentos corretos e só marcou 10 gols? Repete até começar a ter um aproveitamento decente. E por aí vai. Este conceito de treinamento é universal, podendo ser aplicado para todos os tipos de jogadas coletivas e individuais.
Ah, Matador, mas e aí o time vai ter só as jogadas básicas? Não é muito pouco?” Claro, padawan! A partir do momento em que os fundamentos coletivos sejam dominados, aí o treino de repetição passa a concentrar-se nas chamadas “jogadas ensaiadas”. São aquelas que fogem à situação das jogadas clássicas. Uma cobrança de falta na meia-lua por cima da barreira em direção ao gol é jogada ensaiada? Não, lógico que não. É jogada clássica, passível de treino de repetição clássico. O que for diferente disto é considerado jogada ensaiada, como naquelas situações em que um jogador efetua infiltração na área partindo de um ponto atrás da bola para arrematar a gol, ou quando ocorre posicionamento diferenciado de um jogador que recebe a bola que iria a gol para fazer cruzamento. Mas este tema já daria outro post, então vamos só até aqui.
Nesta semana o Grêmio efetuou o típico treinamento clássico de cruzamentos para a área. Não vou entrar em detalhes, pois não sou X-9, mas posso dizer que a cobrança por este tipo de treinamento veio de instâncias superiores. Sinal positivo de que o futebol do tricolor está sendo visto sob outro prisma a partir de agora. Não me importa que os atletas tenham que ficar em looping eterno repetindo as jogadas. Até penso que, dado nosso momento, seria o ideal. Por mim, eles poderiam ficar como o personagem do Bill Murray em Feitiço do Tempo, repetindo e repetindo as jogadas até aprenderem a fazer de olho fechado. A construção de um time campeão passa por situações como esta.
E falando em time campeão, mais do que nunca estou torcendo para o Grêmio faturar um caneco este ano, podendo ser o do Brasileirão, que começa amanhã na partida em Caxias contra o Náutico. Neste domingo começamos a trilhar mais um caminho que pode nos dar uma conquista da qual já desfrutamos e queremos mais. Os Correios me entregaram neste sábado um Sedex cujo remetente estava identificado como “Grêmio FBPA”. Dentro havia um objeto que pode tornar-se um item de colecionador daqui a alguns anos, caso o grupo que aí está comece a treinar e jogar como deve. Ganhei porque fui o mais rápido em acertar o resultado de um jogo do Grêmio contra os róseos no ruralito de 1988. Tá certo que foi quase uma covardia, pois alguém com minha sapiência futebolística deveria ser impedido de participar deste tipo de promoção, mas fazer o quê? O Hernández que me desculpe, mas eu nem quero mais aquela camisa que a Topper enviou pra ele na época da inauguração da Arena. Olha aí a foto do meu presente e baba, paraguaio!

Saudações Imortais


Minuzzi: Inverteu a rota

Amigos do blog

Ai vai um post 98% negativo, com uma mensagem positiva...

Diria o livro O Segredo: "O que der ao universo, ele conspirará para te dar de volta". Podia parar por aqui, e estaria pronta a minha contribuição. Essa troca de energia é tão forte, que eu passei uma semana pensando sobre o Grêmio.... Relembrando fatos e pensando que eu tinha que falar alguma coisa no blog. O universo conspirou e tomei uma "chamada" do seu Algoz, fazendo com que tomasse jeito e colocasse nesse teclado horrivel do iPad minhas ideias.
Desanimei! Fiquei na fossa depois daquele jogo. Nem brabo eu consegui ficar. Fiquei tão descornado que nem nos comentários do blog eu tive vontade de escrever. Li tudo, cada post, cada notícia dos isentos, cada chute sobre a queda do Pofexô. Segunda vez que ele iria ser demitido. E publicam como uma certeza.... Eu como torcedor posso meter a boca e dizer pro cara ir embora! Agora quem tem que dar informação tem que dar informação!
Desabafo feito, fiquei mal essa semana. Por mim, pelo meu filho principalmente, pois eu não estava com ele e quando acabou o jogo me ligou chorando de novo! Defendendo um dos ídolos dele com unhas e dentes entre soluços: " Papai! O Vargas não teve culpa! " E depois falando com a vergonha que todos nós sentíamos: "perdemos pra esse time HORROROSO!".
Lembrei ele do dia que fomos conhecer o Kleber e assistir um treino do Grêmio. Era um treino que simulava uma situação de ataque. Os laterais recebiam a bola SOZINHOS na linha de fundo, SEM MARCAÇÃO. Eles deveriam cruzar para 2 ATACANTES na área, que brigavam contra 1 ZAGUEIRO. Depois foram 3 atacantes contra 2 zagueiros. Eu fiquei tão impressionado, que comecei a contar na metade do treino os cruzamentos.
Contei 50. E foram miseros 3 na cabeça de um atacante. E foi 1 misero gol.
Que, pasmem, foi aplaudido por todos jogadores e comissão técnica, como se fosse algo incrível. 1 em 50. Sem marcação.
Nesse mesmo treino, nos rebotes, Vargas chutou 3 bolas por cima do alambrado do campo suplementar. De dentro da área. O atacante do meu time. E NINGUÉM da comissão técnica falou nada. O Pofexô não corrigiu NADA! Só falava com o Pará. Barcos não tocou na bola num treino de situação ofensiva. Uma hora treinando ataque e o matador do time não tocou na bola. Era melhor ter ficado chutando a gol sozinho.
Falei pro meu filho nesse dia do treino que aquilo era muuuuito ruim pro time. Treinar daquele jeito me mostrou um time pequeno, sem ambição de acertar. Questionei alguns profissionais do Grêmio sobre o treino e ouvi que na hora do jogo eles não erram daquele jeito.
Lembrei meu filho no telefone enquanto defendia o Vargas : "ele não tem culpa pelo erro, filho. Quantas bolas importantes o papai já não errou no vôlei  Mas ele tem culpa pelo jeito que ele treinou, tu lembra? Ele meteu 3 na lua. E hoje, a bola sobrou no pé dele..." Meu filho lembrou e aceitou.
Eu escrevi as outras vezes no blog sobre o time não ter uma IDENTIDADE vencedora. Não ter o sobrenome COPEIRO.... que perdia oportunidades de se FORTALECER. Que deveria primeiro ARRUMAR a casa. Que eu via a unica chance do Grêmio jogar contra time forte, porque contra os FRACOS o time não conseguia se impor. Que o time era o que vivia dia a dia. Se aquela maneira que treinaram foi o normal do time está explicado porque falta tudo isso....
Voltando ao meu primeiro paragrafo : "O que der ao universo, ele conspirará para te dar de volta". Será que o universo ferrou com todos gremistas porque eu escrevi aquilo? Claro que não. Mas porque o Grêmio viveu assim. O Grêmio não viveu a Libertadores. Viveu a Libertadores, a Arena que não era nossa, o gramado, o contrato, a geral, a brigada, a avalanche, os bombeiros, o Marcelo Moreno, os carteiraços na escalação, a OAS, os isentos, o Acheopato, o Caracas, a altitude, o Cruzeiro, o São Luiz, o Juventude, a arbitragem, o Cris, o pojeto, o Cris de novo, a brigada de novo, a conmebol, os caras da policia de Santa Catarina que o Pofexo viu rindo no jogo. Meu Deus!
Foi tanta coisa negativa , que o universo foi bonzinho no que ele nos mandou de volta.
Agora, amigos, releiam a lista acima novamente. Quais desses problemas teremos para o Brasileiro? É por isto que o Koff arrumou tempo para se dedicar ao time... para ir aos treinos....
Começamos a ARRUMAR a casa. Que agora, ali no alambrado, nosso presidente faça o time ter uma IDENTIDADE. Para termos um dia a dia vencedor e nos FORTALECER cada vez mais.
Otimismo! A rota está no caminho inverso.... e acredito, no caminho das vitórias....

Abraço do Minuzzi

A hora do pentelho


24 de maio de 2013

De volta, finalmente

Um dia haverá certamente um livro sobre a história da Arena. E este período entre a inauguração extemporânea por motivos políticos e a metade do mês de maio de 2013 será, certamente, a parte mais comentada do livro.
Muita água rolou até a chegada a este novo acordo. E muito foco foi perdido, culminando com a desclassificação da Libertadores. Foi um período em que, não só o time, como muito bem relatou o Minuzzi em seus posts, mas também o clube esteve sem identidade. Aliás, seu Minuzzi, um post teu sobre o momento atual seria muito bem-vindo.
Uma das consequências mais funestas do problema foi o distanciamento do Presidente Koff do vestiário. Vestiário que ele conhece e entende como muito pouca gente.
Pois agora, livre da encrenca da Arena o homem já desceu para junto dos jogadores e da comissão técnica. E já fez jogador entender o que é o Grêmio. Dizem que até o treino de fundamentos de ontem teve o dedo vencedor do presidente.
Certamente esta é uma das melhores notícias do mês e um dos melhores alentos para o futuro próximo: ele está de volta, finalmente!
_____

Um carrinho do Dinho

Belíssima promoção do Gremio Libertador, que mostra mais uma vez que futebol é paixão, é confronto, mas  é também um esporte que permite o exercício do amor e da doação.

Transcrevo abaixo. E recomendo a participação de todos.
.....

O Instituto Desejo Azul é uma ONG que transforma a paixão pelo tricolor em esperança. Ela busca realizar pequenos desejos de crianças e jovens portadores de doenças graves, levando um alento gremista para hospitais, UTIs e Centros Clínicos justamente naquele momento que os pacientes mais precisam.

O problema é que o Instituto Desejo Azul precisa de grana pra conseguir levar esperança. E é pra resolver este problema que o Dinho e o Grêmio Libertador entraram de carrinho nessa história.

Dinho dispensa apresentações. O nosso Rei do Cangaço cansou de mostrar as garras da chuteira pra conquistar títulos e glórias para milhões de gremistas em todo o mundo. E cedeu sua maior marca registrada, as marcas da sua chuteira, pra continuar conquistando alegrias para milhares de crianças e jovens necessitados.

Para isso, emprestou seu nome, imagem e patada pra estampar uma camiseta exclusiva e com edição limitada, com 100% do lucro destinado para ajudar os pequenos tricolores do Instituto Desejo Azul.

Video da ação http://youtu.be/pjleZTvYNWU

Para comprar e fazer a sua boa ação, é bem fácil: acesse grem.io/kwH para escolher o tamanho e pagar pelo Facebook mesmo. Qualquer dúvida, manda email para vendas@gremiolibertador.com que a gurizada resolve.

É a sua chance de levar um carrinho do Dinho pra casa. Um símbolo da raça e determinação na busca das vitórias.

O exemplo perfeito pra essa gurizada que luta todos os dias pela própria vida.

23 de maio de 2013

Querido, a folha salarial encolheu...


Prezados leitores, torcedores, profissionais da imprensa e público em geral,

Gostaria de informar-lhes de que atualmente os gastos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense com a folha de pagamento de seus profissionais do futebol situam-se em torno de R$ 6 milhões . A última informação que repassei aqui no blog era de que a quantia girava em R$ 6,4 milhões. No dia de hoje, 23 de maio de 2013, 14hs, posso afirmar que esse número diminuiu.
Então, repetindo: a cifra correta são aproximadamente R$ 6 milhões de reais mensais (seis milhões de reais). Deixo isto bem claro, porque incomoda ver gente considerada muito bem informada repetir todos os dias nas rádios, blogs, sites, etc, de que o Grêmio gasta mensalmente entre R$ 8 e 10 milhões. E isso definitivamente não é verdade. Sugiro que as pessoas que não sabem a informação correta desçam do seu pedestal e pesquisem, busquem e procurem se atualizar para informar corretamente seu público. Inclusive pessoas que mantêm blogs gremistas e repetem isso sem se preocupar em checar com fontes confiáveis.
Muitos desses indivíduos acomodados certamente vêm sorrateiramente se informar aqui no blog, mas não dão o braço a torcer. Imaginem se admitirão: “o blog Imortal Tricolor deu a informação de que...”
Nem estou exigindo isso, mas por favor, o que custa pegar o telefone a sua frente e dar uma ligada para alguém do clube responsável pela área?
Mas não! Eles insistem em repetir a informação errada, dia após dia. Mas para nós, é importante que o leitor  do Imortal Tricolor esteja bem informado e atualizado. Se temos em mãos a informação correta e podemos repassar, sempre o fazemos. Mas aqui ninguém jamais pretenderá dar furos de jornalismo se isso significa passar por cima dos interesses do clube. Grêmio acima de tudo.
É assim que se constrói credibilidade!

E a folha salarial, ó...


________

Noticia-se aqui e ali que há clubes europeus interessados em levar o jogador Fernando. Inclusive que isso aconteceria logo após a Copa das Confederações. Fernando, que um dia o Pofexô ousou sacar do time, está valorizadíssimo após ser convocado para a Seleção Brasileira. Extraoficialmente existiria  proposta de quinze milhões de euros ( trinta e nove milhões de reais). A direção do clube ainda não deu indicativos de que essas propostas sejam reais. Mesmo assim, antes que comecem as especulações em torno da porcentagem que cabe ao Grêmio (10, 20, 30%...), e torcedores venham aqui questionar com informações erradas , já vamos esclarecendo que cabe ao clube o porcentual de 60% (sessenta por cento) sobre os direitos federativos do atleta.
Ou seja, se forem realmente 15milhões de euros, o Grêmio embolsaria na negociação aproximadamente nove milhões de euros (23 milhões de reais).
 ____________

Uma centelha de esperança com as  mudanças na titularidade. 
Será que dá para apostar num Pofexô mais ajuizado e menos teimoso?