15 de setembro de 2017

Insanos ou apenas medrosos?

Eles vieram em bandos. Não só aqui neste blog. Invadiram também o Blog do Ilgo. E, imagino, todos os outros que falem do Grêmio.
O empate em 0 x 0 com o Botafogo desencadeou uma onda de histeria. E a histeria decretou a eliminação antecipada do tricolor na Libertadores.
Está difícil ser blogueiro gremista. De um lado tem os i$ento$ com carga inacreditável de matérias negativas sobre o tricolor. E quando pretensamente positivas, na verdade elas são feitas para alimentar a vontade do adversário em nos vencer. Exemplo?
Mas não são os i$ento$ o tema deste post e sim parte da torcida tricolor. Todos sabem que ficamos 15 anos sem ganhar um título de expressão e a quebra do tabu foi com uma Copa do Brasil ganha em alto nível. Altíssimo nível, na verdade.
Acreditava-se que este título amainaria a amargura da torcida. Não. Não confunda esta última frase com acomodação. Eu sei que um título termina quando acabam as comemorações. E sei que ganhar um deixa um gosto bom de quero mais. Eu me refiro a querer este mais com menos ansiedade, com menos pressão, com mais confiança.
Mas não. Parece que o penta campeonato aumentou em muitos a amargura e até mesmo a intolerância. Isto pode ser visto nos comentários? Em parte sim. Um dia, quem sabe, daremos acesso aos comentários não publicados. Tem para todos os gostos e de todos lugares. O mais raivoso dos últimos tempos vem todos dias da frente da catedral de Campinas, vejam só. Tão perto de Deus e com tanto ódio no coraçãozinho.
Mas qual a razão do aumento desta ira nada santa contra tudo e todos que trabalham no e pelo Grêmio?
Eu penso que há duas causas.
A primeira, que deve ser a minoritária, é insanidade. Sim. Simples assim. Torcedores insanos usam o clube do coração para descarregar todas as suas insatisfações e fracassos na vida privada. Nada serve. Nada está bom. Nunca.
A segunda causa, majoritária acredito eu, é o medo de perder. Medo de enfrentar as dificuldades. Uma pessoa com medo, muitas vezes, ao invés de elaborá-lo e buscar formas de superá-lo, prefere negar a realidade e acaba perdendo por antecipação. Sim, senhores, muitas vezes, ou na maioria das vezes, o medo de perder impede de vencer.
Então vem a chorumela e todos os ódios e rancores após o empate de quarta-feira. Alguns comentários foram simplesmente patéticos. Por exemplo:
Aqueles que estão comemorando o 0x0 fora não devem esquecer que da última vez comemoramos muito a vantagem do 1x1 fora e fomos eliminados em casa.
Péssimo resultado. Não se esqueçam que se o Botafogo fizer um gol no contra ataque o Grêmio precisa fazer dois. Agora sim que o Botafogo vai jogar numa retranca das brabas. E se for pros pênaltis, já sabem o que vai acontecer. 

Há 1 mês atras, o time do grêmio tinha metido 4 nesse Botafogo. Nosso contra ataque não é mais o mesmo. Não é mais mortal Aí o Arthur e vocês me comemoram 0x0 fora de casa num Mata Mata? Ou o Espinosa realmente ajudava o time, ou ninguém, eu digo NINGUEM MESMO, entendeu o porquê ganhamos a CB ano passado e o porquê a até 1 mês atrás NÓS ERAMOS O QUERIDINHO, nós jogávamos a melhor bola desse país, tanto eu como qualquer torcedor achava que íamos socar até o Real Madrid.. Mas agora? Me desculpem.. Mas nesse espírito? Vai ser difícil passar. Basta um descuido, levar Um gol de bobeira, ir pros pênaltis.. E bailou.
Chega? Penso que sim.

Importante seria este pessoal saber que futebol envolve sempre dois times. Ninguém joga sozinho. E uma partida de futebol entre clubes e times equivalentes sempre terá disputa e, principalmente, três resultados possíveis.
Empate fora em mata-mata é muito bom sim. Sempre.
Pausa para um parêntese necessário principalmente porque eu conheço estes piolhos: (achar empate fora bom não significa propor que se arme o time para empatar. Muitas e muitas vezes se procurarem no blog verão a minha inconformidade contra a ideologia de jogar fora buscando empate. Não concordo e nunca entendi esta ideologia). Isto posto sigamos em frente.
O tricolor, mesmo desfalcado de Michel e especialmente de Geromel e Luan, sempre propôs o jogo e não correu o risco de perder em nenhum momento. Se ao final do jogo fora de casa não veio a vitória, é óbvio que o empate foi muito bom.

"Ain, mas foi 0 x 0".

Pois vou contar para vocês uma coisa: empate em 0 x 0 fora de casa é infinitamente melhor do que perder por 4 x 5 ou mesmo por 18 x 19. Acreditem. Esta é uma verdade, apesar de um técnico famoso ter dito que derrota fora por 2 x 1 era melhor que empate por 0 x 0.
Mas vou falar outra coisa para vocês, medrosos ou insanos: investiguem a torcida do Botafogo para ver se ela está feliz com o empate. Meçam o teor de confiança dela sobre o jogo da próxima quarta-feira.

"Ain, mas o empate de 1 x 1 para cima serve para eles e nos pênaltis a gente perde".

Sim, claro. Assim como se tivéssemos ganho de 1 x 0 no Rio, o 0 x 1 levaria para os pênaltis e o 1 x 2 seria a classificação deles.
Não é isto que deve ser o centro da discussão.
O Grêmio desfalcado dos seus dois melhores jogadores jogou melhor no Rio e poderia sim ter ganho. Pois o Grêmio, mesmo que continue desfalcado de seus dois melhores jogadores na quarta-feira terá o apoio de 50 mil gremistas na arquibancada.

"Ain, torcedor não joga".

Sério? Vamos ver se joga ou não na quarta-feira.

"Então o Grêmio já eliminou os cariocas?"

Me aponta onde eu falei isto aí em cima. Não falei porque não sou retardado como o tal de "gremista_zh" (sic). Segundo porque sei muito bem que não há jogo jogado. Será certamente um jogo muito difícil que deverá ser decidido nos detalhes. E penso que temos mais armas para aproveitar os detalhes a nosso favor.

E para encerrar proponho uma questão: você aí insano ou medroso, se fosse obrigado a apostar teu rico dinheirinho no vencedor, para quem iria tua aposta, Grêmio ou cariocas?

Pense nisto e relaxe. Ou não. Eu apenas apresentei meus argumentos. Se quiserem continuar perdendo de véspera, façam bom proveito.

Comentários (58)

Carregando... Logando...
  • Logado como
So sei que a LA ta uma baba , se tivessemos jogando o que estava jogando a uns 2 meses atras era praticamente certo que ganhava.
1 resposta · ativo 393 semanas atrás
Gostaria de Parabenizá-los pela coragem de manter um espaço como esse, aberto e atualizado.
Somente MUITO gremismo para não mandar longe esse bando de chorões, recalcados, e papagaios da IVI secadora.
Nem leio mais os comentarios pra nao me chatear, imagino ter que gerenciar essa mimizada dos Infernos.
Eu Sou GREMIO!!!!!! Na boa ou na ruim. Não torço pra tese!!!
E antes que eu esqueça: Parabens a esse Clube maravilhoso!!!
Da lhe Gremio!!!!!!!!!
Não sei porque o sentimento mudou... Mas na época do olímpico, se não nos "matavam" no jogo de ida, eu tinha certeza de vitória no jogo de volta... Mas há alguns anos não é mais assim que funciona, ao menos para mim. Apesar de acreditar profundamente que vamos ganhar do Botafogo.

Podem dizer que o time inspirava isso... Mas quem não lembra da libertadores de 2007? Sim não sei o que eu estava pensando ou talvez soubesse, pois revertíamos quase qualquer placar quando jogávamos em casa... Quem aqui não acreditou que o Grêmio pudesse fazer 4 X 0 no boca? Não sei qual é o fator que acaba criando essa ilusão, mas é algo muito legal e que de fato contagia...

Em outros tempos teríamos perdido para o Botafogo de 1 a 0 e mesmo assim acreditaríamos na vitória... Talvez seja isso que incendei a torcida... Um time cambaleante, um time carente... Um time Que precisa da torcida em todos os sentidos.... Aquele time que ou se morre torcendo por ele no estádio ou se tem a certeza da derrota.... Não estamos acostumados com o Grêmio atual.... Esse Grêmio que de certa forma não precisa de nós... Então no fundo acho que temos que criar esse clima de terror, de que está tudo errado, de que o Grêmio vai perder para o Botafogo de qualquer jeito, para nos sentimos importantes novamente....

Só Freud explica essa torcida, e às vezes nem ele.
1 resposta · ativo 393 semanas atrás
Essa LA ta muito na nossa. Torço pra que não escape pois qualidade nos temos so precisamos reformular nosso modo de jogar com a saida do pedro rocha

Arthur convocado ( que novidade) mas a pergunta que fica é pq nenhum corinthiano para na seleção? so os "ex" que são convocado com exceção do cassio

Chamaram o maloqueiro do fred dnv pra selenike

Mais uma prova de que o 7x1 foi poco é muita panelinha, Felipão convoco so os que ninguem queria tomou 7x1 mas não convocou as panelinha pelo menos

Pq alisson ainda é titular da seleção? Ederson colocou CLAUDIO BRAVO no banco.

alisson colocou quem? ah sim aquele goleiro polones que ninguem conhece. e tomou de sobra 3x1 da Internazionale
2 respostas · ativo 393 semanas atrás
Agora que o River tomou 3 na cola a coisa vai ficar pior. O River era a esperança dos isentos e secadores. Agora essas matérias do torcedor gremista zh vão ficar cada vez piores.
Impressionante esse pessimismo mesmo. Impressionante também essa neura geral de não podemos tomar o gol em casa e tal...Tem que ir pra cima, sem medo. Desde que seja uma pressão organizada, temos grandes chances de classificação. Espero que haja tempo para a recuperação de Luan e Geromel.
2 respostas · ativo 393 semanas atrás
À galera que mantém o blog, meu abraço!
Gosto muito de ler a opinião de vocês. Estão de Parabéns!
Fico com pena da galera mimimi nutela, é muito choro e ranger de dentes. Perder faz parte do jogo. Ninguém gosta, mas tem que ter hombridade para se levantar e juntar os cacos sem parecer um frango depenado!
Tem uns riograndenses que só são gaudérios na semana farroupilha.
Um quebra em toda a gremistada!
1 resposta · ativo 393 semanas atrás
É aquele papo, falei que não ia passar, time fraco, Renato burro......mas, como VAI PASSAR, não vão voltar pra dizer que ...É QUE EU ACHAVA QUE JA ERA....
1 resposta · ativo 393 semanas atrás
por falar em aposta, quero ver machinho pagar os 6 ingressos da final da libertadores/2017 que perdeu.
1 resposta · ativo 393 semanas atrás
Agora estou confuso: sou insano ou medroso-covarde?

Eu só tentei dizer que é a hora errada de comemorar, mas cada um interpreta as situações por que passa de acordo com as próprias capacidades.
A coisa não mudou muito porque:

1) a pressão ivista continua viva e forte. Abalando os gremistas de convicções mais fracas e os mais crédulos;
2) o Grêmio AINDA vive um looongo momento de transição do Olímpico para Arena, torcedores antigos que frequentavam a Azenha não frequentam o Humaitá com a mesma intensidade. Só grandes vitórias NA ARENA resolverão o maior problema do Grêmio como instituição que é recuperar a maior percentagem possível de frequência dos torcedores antigos e criar URGENTEMENTE uma triplicada população (cerca de 180 mil torcedores) que se revezem para manter uma média alta de público num estádio para 60.000 pessoas;
3) PRINCIPALMENTE na Arena, tem de ser preocupação constante, da da presidência e diretoria, de não permitir QUALQUER tipo de desmobilização, a qualquer título, por parte da comissão técnica e seus jogadores. São grandes vitórias frente a sua torcida que farão a média de público do Grêmio crescer e justificar o imenso custo e esforço de ter E MANTER um estádio para mais de 60.000 pessoas. De 2012 para cá são inúmeras vezes que o time decepcionou a sua torcida em casa. O NOSSO grande momento foi o 5 x 0 no rival, mas tivemos derrotas ridículas para o Sport, aquele empate que poderia ter ajudado a salvar o rival da B ano passado e o jogo na final de grupos na Libertadores deste ano que o time podia e não fez o placar para ter a melhor campanha da Libertadores. E isso não falo só de agora, tanto Roger como Renato tiveram seus melhores jogos em BH ou fora de Porto Alegre. Isto TEM DE SER uma preocupação mais forte da diretoria de futebol e do presidente sobre o seu treinador e do seu elenco; dar SEMPRE o melhor na ARENA em frente ao seu torcedor. JAMAIS afrouxar o jogo na Arena seja por conveniência ou preguiça/poupar o esforço, NUNCA fazer este tipo de jogo na frente ao seu torcedor;

Não vejo uma atitude mais proativa neste sentido, os treinadores e os jogadores têm de ser COBRADOS FIRMEMENTE por desempenhos fracos na nossa casa, o fato de ainda não termos a gestão da Arena não justifica as médias de público na Arena serem basicamente a mesmas (ou um pouco inferiores) as do tempo no Olímpico.

Como tenho dito, chegar este este ano na FINAL da Libertadores e conseguir ganhar a competição fazendo o segundo jogo na NOSSA ARENA é o melhor caminho e remédio para começar a resolver este problema de ter uma maravilhosa casa e ela não encher a plena capacidade.
E estamos no BOM CAMINHO para este objetivo APESAR dos percalços de poupar na Libertadores por causa do Gauchão e do jogo frouxo contra o Zamora de 4 x 0 que com 3 gols no primeiro tempo só fez um gol no segundo...

ESTA é que é a verdadeira prioridade do Grêmio a curto, médio e longo prazo meus caros.
Jogar muita bola e vencer sempre na ARENA DO HUMAITÁ.... Para inflamar a torcida...
17 respostas · ativo 392 semanas atrás
Sr.Blogueiro, mas foi só agora que tu viu esse bando de insanos e medrosos nas redes sociais ?????
Eles estão por aí desde que Roger Guardiola Machado ''se mandou'' do Grêmio após ter perdido o vestiário e abraçado ao SINPOF à partir de março 2016 quando ele saia de Porto Alegre para buscar um pontinho e voltava derrotado e algumas vezes goleado.

Fique tranquilo, eles são minoria absoluta e todos guaypekas da cola fina que só sabem latir, mas se bater o pé, eles se mandam e criam mais um Blog para o RW ficar bajulando para ver se decola.

Que fase ..... que gangorra ..... que ano ..... Oremos, amigo ..... !!!!!
1 resposta · ativo 393 semanas atrás
Começou a campanha pra desmerecer a libertadores falando que está fácil. Não sei como uma competição com santos, san lorenzo e river é fácil. Difícil mesmo devia ser aquela que tinha o chivas
2 respostas · ativo 393 semanas atrás
Pois eu achei um bom resultado.
Jogamos fora com Bressan, Jailson e Moura no meio, com Ramiro, Barrios e Cortez em má jornada e ainda assim, fomos melhores.
Com o time completo vamos passar, até com certa tranquilidade.
Pelos desfalques o resultado foi razoável.

Mas vamos precisar do Luan pra quarta-feira. Deu pra ver que o time sentiu a ausência de um armador.
Barrios e Ramiro também vão precisar aparecer mais pro jogo.

Não sei se não seria o caso de testar inverter o Fernandinho com o Ramiro. O Cortez parece estar precisando de mais apoio que o Edilson
1 resposta · ativo 393 semanas atrás
Vamo metê esse foguinho!

Queremos o tri de qualquer jeito e eles vão entregar a rapadura na arena
Uma observação para o jogo de domingo é possível que Jael jogue ou ao menos seja opção no banco.
Jael é aquele tipo de jogador de elenco, é um exemplo perfeito do centroavante, mesmo limitado, que faltou ao Grêmio no segundo turno do Brasileirão de 2008 que costumo dizer doamos o título ao ao São Paulo.
Se não fosse a infeliz lesão dele, certamente se estivesse disponível como opção nos jogos alternativos que se escalou até Nicolas Careca, poderíamos até estar na liderança do Brasileiro ou ao menos colado no Corinthians.

Mas destaco sua entrevista coletiva sobre a sua volta...

- Foi difícil. Eu me esforcei, me empenhei, seja na fisioterapia, trabalhos físicos. Deus me deu forças para estar aqui hoje. Muitas coisas ocorreram, mas eu lutei para estar aqui. Quero ajudar neste restante do ano - afirma, em entrevista coletiva.

Parabéns Jael aguardo tua ajuda.

(...) deletado por conter "informações" baseadas no achismo e ofensaivas a jogador do Grêmio (seu Algoz)
3 respostas · ativo 392 semanas atrás
Pra quem quiser e puder ajudar a maior festa da história da Arena: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/bobinaco-grem...
É Gilberto e eu que pensei que a ditadura houvesse acabado...!!!
1 resposta · ativo 392 semanas atrás
Parabéns pelo post!
Foste cirúrgico no post, reflete uma dura realidade, agora a IVI é perita em tumultuar o nosso ambiente, já de outro lado só tranquilidade, do nosso lado é só problemas.Muitos embarcam nesta histeria.
miguxada que não acha planejamento importante, 18k no jogo de amanhã. ain, a torcida quer o votei notemer 2 xão.kkkkk
2 respostas · ativo 392 semanas atrás

Postar um novo comentário

Comments by