Um mês de férias na Libertadores e os assuntos afloram ainda mais. Coisas positivas acontecendo para o Grêmio, muito positivas por sinal. Podemos até enumerar algumas:
- O time titular começa a encaixar, conforme visto no jogo contra o Lajeadense, mesmo com alguns ajustes ainda por fazer.
- Jogadores comprovam o que se esperava deles, principalmente Barcos e Zé Roberto, ambos sobrando em campo.
- A Arena passa a ser utilizada em todos os jogos, o que não só acelera sua identificação com a torcida como também auxilia no entendimento de seu funcionamento por parte dos torcedores.
- Vemos que o futebol proporciona momentos tocantes, como a presença de Barcos em Santa Maria para visitar a Gabrieli.
A pataquada com a venda de ingressos protagonizada no estádio gremista no último final de semana parecia algo surreal. Mesmo que o tricolor tenha batido o recorde de público do campeonato até o momento, pouco mais de 16 mil almas não é um contingente suficiente para justificar tamanha inépcia operacional. Ao final do jogo, o responsável pela área de marketing e negócios da Arena faz valer todo seu know-how e aponta a solução: não vender ingresso no dia do jogo!!! E o cara é responsável pelas áreas de MARKETING E NEGÓCIOS!!! Fazendo um comparativo, é quase o mesmo que o cara ser dono de restaurante e reclamar que vem muita gente ao meio-dia. E ao invés de colocar mais garçons e atendentes, resolve não servir almoço para quem chegar neste horário.
Não fosse a força de sua marca e o poder de sua torcida, difícil imaginar como o Grêmio faria para pagar suas contas caso dependesse do que lhe é disponibilizado enquanto cliente da instituição, mesmo considerando os produtos e serviços que não possuem influência direta do clube. Neste mesmo final de semana os assinantes da Sky que pagam o pay per view para assistir o glorioso ruralito, ao invés de ver a pintura de Zé Roberto no segundo gol, tiveram que se contentar com o VT de Caxias e Cerâmica. Provavelmente algum executivo de marketing e negócios, do alto de seu imenso conhecimento, imaginou que era isto o que os assinantes gremistas do PPV gostariam de ver. VT DE CAXIAS E CERÂMICA!!! E o elemento talvez tenha até estudado para isso. Ou não, vai saber. Até mesmo porque não precisa nem estudar pra trabalhar com isto. O cara pode ser engenheiro civil, tipo o Seu Algoz ou o Beto Carvalho, atual responsável pelo marketing do Grêmio. Ou advogado, veterinário, contador ou quaisquer outras profissões, como muitos que lêem e comentam com propriedade no blog.
Nosso leitor Alberto fez um comentário no último post da Pitica informando que uma loja virtual vende a camisa oficial 2013 do Grêmio (sim, a da Libertadores) por um valor significativamente inferior ao da loja oficial do clube. Dizer o quê em uma situação destas? Mas pode ser pior, pois esta mesma loja vende um modelo de camisa polo com o escudo do Grêmio. Sabem qual a cor predominante na camisa? VERMELHO!!!!!!!!! E essa nhaca é aprovada pelo clube, que até o momento não proibiu sua comercialização!!!! Mas provavelmente os manés somos nós, a torcida tricolor, que não entendemos nada de marketing e negócios. Nós que queremos ir ao estádio e simplesmente comprar um ingresso para assistir ao jogo. Que, na impossibilidade de ir ao estádio, assinamos um PPV e recebemos um VT de outro jogo no lugar. Que assistimos à comercialização de camisas com predominância da cor vermelha e um escudo do Grêmio no peito.
Como todos que acompanham o blog já sabem, toda semana jogo futsal (e ensino também). O clube onde jogo instalou um sistema de câmeras que grava a partida e depois podemos acompanhar os lances na íntegra enquanto comemos aquele churrasco e tomamos aquela Coca Zero gelada. Que baita lance de marketing e fidelização de clientes! E o tiozinho não tem diploma de Gestão Empresarial em Harvard ou Marketing em Stanford. Mas com esse esquema vende cerveja e refri feito bicho para o pessoal que fica por lá depois do jogo. E já avisou que irá instalar um link de internet para as mulheres acompanharem o jogo de casa e verem que os maridos estão jogando e não estão na gandaia. Fidelizou os dois públicos!
É sabido que a Arena é uma realidade recente e inédita no país, assim como os atuais gestores do Grêmio e da Arena Porto-Alegrense estão há pouco tempo em suas funções. Algumas ações até podem contar com a paciência do torcedor para acontecerem. Outras, todavia, não possuem este privilégio. Como bem citou Seu Algoz, se não sabem como fazer, deixem para quem saiba. E que seja logo, pois a coisa está caindo de maduro. Até crianças sabem fazer melhor.
Para não ficar sem minha dica de filme e/ou livro no post, o título dele remete à sugestão. Um clássico da Sessão da Tarde nos anos 80, Kidco conta a história de um garoto que mora em uma fazenda de criação de cavalos. Com sua habilidade para negócios, convence suas irmãs a trabalharem com ele misturando feno ao estrume dos animais (que normalmente era descartado), vendendo a mistura como fertilizante para os demais fazendeiros da região. Com isso, acaba despertando a ira das grandes empresas do ramo, que não se conformam de perder mercado para um garoto. Muito boa diversão e uma lição de como o marketing e os negócios devem ser encarados.
A propósito, querem ver o que é uma ótima ideia de marketing? Como os jogos que disputo não são gerenciados pela FGF, CBF ou PHIPHA, não proibiram aquele lance de jogar usando camisas com mensagens por baixo do uniforme. Então, toda vez que faço gol (e olha que são vários) vou até a câmera, ergo a camisa e faço meu comercial. Como tenho vários fãs espalhados pelo mundo, quem quiser uma camisa autografada manda um e-mail pro Seu Algoz que ele providencia e fatura a comissão dele (eheheheheh).