28 de setembro de 2013

Porque Zé Roberto não joga

O post pós jogo é um post sanguíneo. É escrito no calor da partida. Um olho na tela outro no monitor. Um fdp para o juiz outro para o gol perdido. Toda a irracionalidade do torcedor está contida nele.
O lance é descrito na hora, do jeito que foi visto. Reflexões ficam para depois que a adrenalina baixa. Muitas vezes, perde-se um lance importante, o que é logo reclamado pelo leitor mais atento, ou chato.
O post pós jogo é portanto, um post de excessos. Excesso de euforia. Excesso de depressão.
Por causa disto tem dois assuntos que quero falar agora sobre os últimos jogos que não consigo falar no pós jogo por falta de tempo e de calma.
O primeiro é o esquema e suas consequências. O segundo é Zé Roberto.
.....

O Grêmio de três zagueiros e três volantes criava mais gols do que o Grêmio "mais ofensivo" de dois zagueiros e com Vargas juntando-se a Kleber e Barcos.
Claro que a defesa do Corinthians é a melhor do Brasil e isto não pode ser deixado de lado. Mas a meu ver a causa é simples.
Primeiro que os três volantes do Grêmio sabem jogar. E todos chegam na frente com qualidade. Segundo que no esquema de três zagueiros, Pará e Alex Telles são acionados a toda hora. Eles são muito mais alas do que laterais. Então, bem ou mal, as jogadas pelas pontas se sucedem e com isto as chances acabam aparecendo.
Com Vargas no time, a primeira consequência foi que os laterais ficaram mais contidos. Pouco se viu o Telles na frente. Pará apareceu um pouquinho mais, mas também timidamente. Como Barcos e Kleber jogam mais centralizados, Vargas vindo de trás afunilava o jogo. E com isto, as chances não apareceram.
Para o jogo com o São Paulo provavelmente o esquema de quarta-feira será repetido. Seria muito bom se o Renato tomasse duas providências. A primeira é liberar um lateral por vez para o ataque para abrir mais o jogo. A outra pedir para os atacantes se revezarem abrindo pelos flancos. Se fizer isto, ganharemos.

.....

Hilária a preocupação dos jornaleiros com a reserva de Zé Roberto. Até enquete fizeram onde se concluiu que a "escalação do Grêmio é Zé Roberto e mais dez". Interessante que ninguém questiona a reserva do Sócoco, por exemplo, que foi contratado a peso de ouro. Nem do rapaz da tiara.
Já encontraram "ruído" na relação do Renato com o Zé Roberto. Logo logo vai começar a onda com a reserva do Elano.
Quem chegasse de Marte agora pensaria que o Grêmio ganhava tudo com estes dois jogadores no time e ficaria sensibilizado com a campanha.
Pois Zé Roberto não joga por uma razão simples. Ele não é articulador. Ele é menos agudo do que os três volantes que estão jogando. Zé Roberto recebe, gira e atrasa a bola. Se precisasse o time de um burocrata e ele seria titular indiscutível. Com ele no lugar de um dos volantes o jogo não flui. Não foi por acaso que o time parou de marcar gol e de vencer com a entrada dele no time. Foi porque parou de criar na frente.
Zé Roberto teria lugar no time sim. Jogaria fácil de ala. Será que aceita? Ou de segundo volante em um 4-4-2. Gostaria?
Fora isto, será muito útil para entrar quando for necessário parar o jogo, travar o adversário.
O resto é onda de quem vive de apagar incêndio em aterro e de jogar gasolina na Arena.

Comentários (34)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Renato nunca foi meu treinador preferido para assumir o Grêmio, mas até o momento, mesmo com algumas teimosias, ele tem surpreendido positivamente por sua sobriedade e geralmente com discursos pés no chão. Esse Grêmio do Renato corre e luta muito mais que o do Luxa e me pareçe mais unido. Mas uma das coisas que mais me deixaram satisfeitos com o Renato foi a coragem de barrar o Elano e o Zé Roberto; e aí fica a pergunta: porque não teve a mesma coragem para barrar o inoperante Barcos? Eu acho que a resposta é essa: mesmo jogando um futebol abaixo da média, acho que o Barcos exerce uma liderança positiva no grupo ao contrário do cansado Elano e do conformado e rei do aprendizado Zé Roberto. Portanto colocar o Barcos no banco significaria enfraqueçer uma liderança positiva e dar forças para que a liderança do "futebol é assim mesmo, serviu de aprendizado" voltasse a tona. Por isso, e só por isso, tenho evitado críticas ao Barcos e nessa estou com o Renato: Barcos é titular e pronto.
5 respostas · ativo 600 semanas atrás
Buenas Paul, tens razão quanto ao Renato e Barcos, penso o mesmo. O Barcos é forte, proteje bem a bola e tem um bom passe, o problema é a sua finalização que está deficiente. Acho que ganhamos hoje.
Desculpem o erro grosseiro de português, onde se lê proteje considere protege.
Aproveitando, o Renato sempre foi meu técnico preferido para substituir o profexô e esse reconhecimento do Paul Kersey não me surpreende.
Quanto ao jogo de amanhã no Morumbicha é só segurar no primeiro tempo e matar no segundo quando eles estiverem com a lingua de fora. O Muricy tá preocupado com a condição física.
"Renato meu técnico preferido".

É por isso que o Gremio está na atual situação, sem títulos.
Chega a ser cômico.......um técnico que compara a performance do Gremio com o Barcelona.
E o teu Técnico preferido devem se : Dunga, Lisca, Falcão, fernadão e todos os Colorados.
Me desculpe freguesia....tu não era nem nascido e eu já frequentava os jogos do GREMIO.
Portanto nao me venha com hipocrisia, esse Renato é um fanfarrão.
Eu ainda acho que podem colocar o que quiserem no meio campo, mudar esquema o que for, Kleber e Barcos juntos nunca vão ser uma dupla de assustar os adversários. Eles chutam mal e cabeceiam pior ainda. O Barcos sabia cabecear, mas, por alguma razão estranha, assim como seus chutes, a bola sempre sai muito fraquinha da cabeça dele. O Kleber nunca soube cabecear, e chuta mal, por isso nunca foi e nunca será um atacante matador. A tônica dos comentários é a falta de armador, o que parece ser verdade, mas eu ainda acho que falta principalmente um matador.

Sobre o Zé, concordo 100%. Ele nunca foi protagonista nos times por onde passou e aquele pião ali diz tudo sobre o futebol dele. É um prato cheio para quem achava o Zinho um craque.
Sem o Zé: 85% de aproveitamento.
Com o Zé: beirando os 50% de aproveitamento.
1 resposta · ativo 600 semanas atrás
Pronto, acabou a discussão!
(O comentário anterior saiu no lugar errado)
Eu também acho que o Zé ficaria bem de ala mas no esquema de 3-5-2 com um volante protegendo-o.
Como será que esta recuperação do Werley ele viajou junto com o time para São Paulo? bom se foi acho que Renato escala 3 zagueiros.
Os isentos sempre plantando crises, todos nós sabemos que em um grupo que não é o ``que que gggggrrrrruuuuuuppppppoooooo´´, tem que ter bons jogadores e no mínimo dois esquemas que funcionem e por isso não ter time titular pois é o grupo que ganha o campeonato.
Gostei da frase dos Seu Algoz resume tudo o que os isentos sempre praticam.
``O resto é onda de quem vive de apagar incêndio em aterro e de jogar gasolina na Arena.´´

Vamos para cima do são paulo, FORÇA GRÊMIO.
Pronto! Acabou a discussão!!
Faz tempo que o Zé não estaria no meu time, não pela qualidade, mas por acabar com o meio campo, o tipo de jogo dele não dá fluência entre meio e ataque.

Colocaria o Max até pegar ritmo e entrosamento, tenho certeza que vinga, o problema é os interesses que não temos conhecimento, como sempre atrapalhando.
4 respostas · ativo 600 semanas atrás
Não há interesses. O Max precisa amadurecer um pouco mais. E o entendimento é que os 3 estrangeiros que estão jogando são mais úteis agora.
O Max Rodriguez vai amadurecer e apodrecer que nem Berthoglio...

E se jogar não vai ser no Grêmio...
Douglas fazia a mesma coisa e era idolo de alguns por aqui.
Só porque o Maxi não tem grife e não ganha 200k por mês é que ele não joga.
Bah, seu Algoz, foi tu?
"Americana vítima de chantagem na net reconhece seu 'algoz'". "... a californiana Cassidy Wolf, de 19 anos, recentemente coroada a Miss Teen EUA 2013, disse ter sido alvo de um hacker que tentou extorquir dinheiro sob a ameaça de divulgar fotos suas nuas, segundo a emissora NBC...".. hehe. Bom gosto, pelo menos...
hahahahahaha.
1 resposta · ativo 600 semanas atrás
Ta ficando famoso...
Mas porque não colocar o Matheus e um meia na meia? Maxi, Guilherme ou Deretti? Qual o motivo de levar 12 jogadores para reserva e não usar 3?
Dida; Pará, Saimon, Bressan e Alex; Souza e Ramiro, Matheus e Deretti, Kleber e Lucas.
Seu Algoz além de concordar contigo 100% neste post gostaria de propor mais uma discussão sobre este jogo de quarta contra o Coríntias...

Clubes e jogadores tem assessoria de imprensa, RPs, agentes e um monte de profissionais para ajudá-los a lidar com a Imprensa e os torcedores não é correto ???

QUE DIABO estes caras fazem nos dias ANTES dos jogos ???

Na minha concepção EU SIMPLESMENTE NÃO ENTENDO porque numa estrutura SUPOSTAMENTE profissional como do Grêmio, em situações de rodada fora de casa como neste jogo a Instituição e seus jogadores se DEIXAM manipular tão facilmente pela imprensa local neste caso paulista ???

Ronha com o Zé Roberto, Ronha com o Barcos e só faltou a intriga costumeira com o Kléber...

Times de futebol multam jogadores pelas as razões mais fúteis de atraso de treinamento e etc...

Não há na assessoria de imprensa e de Futebol do Grêmio de Football Portoalegrense ou na assessoria destes atletas (que tiveram passagens importantes e polêmicas em times de São Paulo) GENTE inteligente o suficiente para IMAGINAR que:

TODA VEZ que o Grêmio joga em São Paulo os jornalistas esportivos locais vão fazer PERGUNTINHAS INOCENTES tentando requentar causos e polêmicas antigas como o interesse do São Paulo no Zé Roberto ou a saída do Barcos no Palmeiras ???

Se eu sou dirigente do Grêmio marco uma reunião ANTES de viajar para São Paulo e aviso BEM CLARO:

Os jogadores que tem passagens em clubes paulistas que forem perguntados sobre fatos ou assuntos ANTES da sua contratação pelo Grêmio de Football Portoalegrense devem evitar responder e dar margem a polêmicas neste tipo de pergunta que só visa desestabilizar ao jogador e o Grêmio, criar polêmica com os outros jogadores e/ou com seus clubes anteriores ou criar dúvidas sobre seu atual. O clube não pode censurar e impedir o atleta de falar o que quiser com os jornalistas MAS, estejam avisados, o atleta que se arriscar a responder a este tipo de pergunta ÓBVIA fornecendo a munição que claramente visa provocar polêmica ou prejudicar o Grêmio PODERÁ ser multado se a repercussão da sua resposta justamente levar a isto acontecer. Usem a malandragem para responder ESTE tipo de pergunta da imprensa. Faz parte da carreira de futebolista profissional. TREINEM ISSO TAMBÉM.
Como vamos a São Paulo nesta semana isto é principalmente para o Zé Roberto, Elano, Kleber, Pará, Rodolpho, Dida e Barcos...

Se avisar assim ANTES e sempre. E nas próximas situações ocorridas o clube multar os jogadores abobados que insistem em responder e dar munição (ou mesmo usar o recurso por insatisfação pessoal) esta PRAGA vai diminuir CONSIDERAVELMENTE...
2 respostas · ativo 600 semanas atrás
Ísso é verdade, Gilberto. Beira a ingenuidade o comportamento de alguns jogadores.
E as vezes a MALANDRAGEM como no caso do Zé Roberto, conforme a interpretação do CASO...

O do Barcos é que me paeceu uma ingenuidade REITERADA, deu até pena do Gringo a canalhice dos diretores do Palmeiras...
Parece que ainda nao caiu a ficha...ainda creditam a serie de vitorias ao esquema esdruxulo de 3 zagueiros e 3 volantes, quando na verdade foi uma aborto da natureza, onde deu tudo certo, expulsoes, juizes errando ao nosso favor, entregadas de zagueiros, atacantes adversarios errando gols feitos... a unica coisa boa do esquema é que todos marcam ( o que é natural pois só tem marcadores) , mas a qualidade é quase zero...não vai a lugar algum como esse esquema, futebol ainda é a qualidade que ganha jogo.

seu Algoz - mas tu és muito mala mesmo. Quem sabe tu vai torcer para o timinho? Fica mais de acordo com o teu gosto e com a tua amargura.
Dando vazão aos meus mais baixos e desumanos instintos, ALEGRO MINH'ALMA com a notícia do rompimento do adutor da coxa do TRAÍRA...

Eu já estava considerando seriamente em me passar para o lado do diabo uma vez que não aceitava as reiteradas "aprovações" que DEUS estava concedendo aquele indigitado com vitórias consecutivas ao Grêmio desde seu retorno ao Brasil e o inexplicável castigo DIVINO a nação gremista de permitir que ele fosse Campeão da Libertadores no ano que inauguramos nossa Arena e ainda por cima num time CHEIO de ex-bananas gremistas e ex-desafetos colorados...

Uma baita e dolorosa contusão muscular com previsão NORMAL de recuperação de 3 meses e meio...

SE o babaca Moreira quiser jogar o mundial vai ter que fazer TUDO o que não gosta:

Parar de beber qualquer bebida alcoólica senão o músculo não cura...

Parar de fazer festinhas na mansão e ralar o bundão no centro de fisioterapia...

Parar de comer porcaria e fazer dietas rígidas e saudáveis até dezembro...

Ficar fora da mídia e ficar em casa vendo televisão e perder de vez a mínima chance de jogar a copa do ano que vem...

E a MINHA CERTEZA que este escroque de jogador de futebol não tem fibra de homem dentro dele para superar este desafio...

De saída o amigo Jô disse que ele está triste e deprimido...

Um BABACA como o traíra que não deu a menor importância e não se empenhou para motivar o seu time (na época em 2006 o Barcelona) para jogar a VERA a decisão do Mundial de Clubes contra o SCI, não jogou nada em campo, não deu uma voadora no Gabiru, ficou rindo não sei de quê e sem camisa no meio de campo terminada a partida, que não mostrou qualquer indício de raça, indignação, tristeza, revolta ou qualquer emoção normal que um GREMISTA sentiria em ver o arqui-rival alcançar um título que nos pertencia exclusivamente até aquela fatídica data de 17/12/2006.

E por fim DEPOIS do acontecido, JAMAIS emitiu um som, escreveu, deu entrevista, pediu desculpas a torcida gremista por esta sua FALHA IMPERDOÁVEL de omissão que permitiu a RIDÍCULA vitória de 1 x 0 sobre o "poderoso" Barcelona com gol de GABIRU....

Pelo ACIMA exposto...

Como diz a propaganda do cartão de crédito...

ISTO NÃO TEM PREÇO....

Que minha alma pague a devida pena no purgatório por estes pensamentos vis...

Mas citando o próprio Traíra, isto não tem importância, o que importa agora é que EU ESTOU FELIZ...
1 resposta · ativo 600 semanas atrás
O mais difícil, eu diria impossível dada a história pregressa, é esse pilantra sem moral parar de comer porcaria. Vai ter mau gosto assim lá na china! HAHAHAHAHAHA!
Sobre o Ze Roberto, li no Twitter um comentario sobre uma análise da preparação fisica do Grêmio, onde dizia que ele é o jogador de linha, que percorria menor distância em um jogo.
Acho que o Seu Algoz definiu bem o uso ideal dele, para segurar o jogo. Pode ser fundamental na Copa do Brasil. Os numeros do time com e sem o Zé, como mencionado acima, falam por si.
Lembro que em 2008, Roth colocou aquela naba do Souza, em um time q tb nao era grande coisa, mas que estava certo, corria e tinha vigor.
Estragou. O Renato, acho q ta mais esperto nesse sentido e nao tem medo. Rumo a vitoria amanha.
Mais uma vez roubam a favor do time treinado pelo sr falcatrua/Unimed. Eu vou acabar largando de mão o futebol, largando de mão este país de corruptos, lacaios e ladroẽs, e vou morar na Cochinchina (ou numa caverna, no interior de Arvorezinha, que fica bem no interior do RS).
"Dilma manda mensagem de apoio para R10 no Twitter: 'Craque do meu Galo'"
Acho que isso explica porque eu sempre disse aqui que, se o campeão da LA2013 fosse um time brasileiro, seria este do pilantra.
Agora que o efeito das drogas e dos acertos de bastidores desapareceram, o time desta senhora mazembada e do maior pilantra que eu já conheci no futebol está onde sempre deveria estar, mazembaixo na tabela, mazembaixo no respeito que merece dos cidadão de bem.
Pessoal, valeria um post sobre as eleições. Quem são as duas chapas vencedoras, qual a relação atual da presidência com elas etc.
Gostaria de ressaltar que o Maxi não esta pronto, ele vem de um time médio do fraco futebol uruguayo, os seus dribles são infantis, podem ver, contra o náutico ele foi bem, contra volantes e zagueiros de mais qualidade ele erra o drible, concordo ele tem que amadurecer no seu futebol e não ser tão previsível, já o Zé no atual esequema não tem lugar, assim como o Elano!!!
Me explica então José Mourinho, qual a função do Ramiro e do Riveros. Eles não marcam (aliás do Ramiro cansa de levar chapéu e caneta) não armam (pois não saber jogar com a bola) e pior de tudo passam horrivelmente mal ( o Ramiro então é um "suicidador" de jogadas, todas acabam em seus passes errados). Que meias são esse ???

Postar um novo comentário

Comments by