“À memória dos sete grandes geômetras cristãos ou agnósticos: Descartes, Pascal, Newton, Leibnitz, Euler, Lagrange, Comte (Allah se compadeça desses infiéis), e à memória do inesquecível matemático, astrônomo e filósofo muçulmano, Buchafar Mohamed Abenmusa Al Kharismi, (Allah o tenha em sua glória!), e também a todos os que estudam, ensinam ou admiram a prodigiosa ciência das grandezas, das formas, dos números, das medidas, das funções, dos movimentos e das forças, eu, el-hadj xerife Ali Iezid Izz-Edim ibn Salim Hank Malba Tahan (crente de Allah e de seu santo profeta Maomé), dedico esta desvaliosa página de lenda e fantasia.De Bagdá, 19 da Lua de Ramadã de 1321.”
Caros
O último post da Pitica incitou-me sobremaneira a tecer algumas linhas. Isto porque versou sobre um tema que muito me apraz: a Matemática. Sempre fui uma negação em Matemática no colégio. Por um ou dois anos, durante o ensino fundamental, passei de ano raspando, tudo culpa dela. Como todo bom gremista, gosto de dificultar as coisas e acabei optando por cursar uma graduação na área de Exatas. Nas Humanas eu estava tranqüilo, Língua Portuguesa e Literatura eram um deleite, História uma gostosa brincadeira. Por que raios então eu inventei de cursar Análise de Sistemas, meu Deus? Até que descobri uma verdade que os não-iniciados desconhecem. A Matemática e a Filosofia andam de mãos dadas. Sempre andaram, sempre andarão. São inseparáveis e se completam. Devaneio? De modo algum. Todos os grandes filósofos da humanidade eram matemáticos. René Descartes, considerado o pai da Filosofia moderna, foi ninguém menos do que o inventor do tão propalado Plano Cartesiano, um dos conceitos fundamentais de duas vertentes matemáticas, a geometria e a álgebra. Blaise Pascal, que inclusive dá nome a uma das mais básicas linguagens de programação e inventou a primeira calculadora mecânica do mundo, escreveu o lendário livro Pensamentos, uma das grandes obras da Filosofia. E temos outros tantos exemplos. A partir daí, a Matemática passou a andar de mãos dadas com as outras ciências e artes que aprecio.
Aqui no Brasil o professor Júlio César de Melo e Souza, mais conhecido pelo heterônimo de Malba Tahan, incorporou vários dos elementos dos matemáticos e filósofos antigos. Suas obras deveriam ser leitura obrigatória em todas as escolas do país, tal a riqueza de conteúdo que englobam. A mais conhecida delas, O Homem que Calculava, faz com que percebamos que a Matemática nada mais é do que uma ciência que explica a vida. E justamente por isso é que inventei de debruçar-me sobre as hipotenusas e guerrear com os cossenos, a fim de mostrar aos leitores do blog que o que ocorre com o futebol é de uma simplicidade maior do que uma regra de três. E que o futebol e a Matemática têm sim tudo a ver, são irmãos siameses e um só existe pela lógica do outro. E justamente por isso que as chances do Grêmio ser campeão brasileiro são muito grandes.
Mesmo aqueles que matavam a aula devem lembrar-se da expressão “a ordem dos fatores não altera o produto”. Ciência sábia e lógica como só ela, a Matemática também ensina que, por vezes, “a ordem dos fatores altera o resultado”. Isto ocorre em virtude da natureza da operação. No futebol, temos algumas situações muito parecidas. Como postei no Twitter no último domingo, após o resultado adverso do tricolor. Se tivéssemos perdido no meio da semana anterior para o Náutico (como alguns aí perderam, ou melhor, tomaram um rodião) e tivéssemos vencido o Galo, estaríamos na mesma em termos de pontuação. Mas o ânimo da torcida seria outro. Um cenário onde a ordem dos fatores não altera o produto (os pontos seriam os mesmos,) mas ao mesmo tempo mudaria tudo. Quase como uma partida de futebol, a qual pode ser decidida tanto no início do jogo quanto no último minuto.
“Ah, Matador, mas a Raposa está com 9 pontos na frente, é impossível buscar”. Balela, puro embuste de quem rodou em Matemática no colégio. Senão vejamos: temos ainda 51 pontos a serem disputados! Eu disse 51 pontos! O qüera que disser ser impossível buscar 9 pontos em uma disputa de 51 claramente tem sérios problemas de pensamento lógico. “Ah, Matador, mas jogando o que estamos jogando, aí não vai dar”. Pô, aí é o óbvio do óbvio, nem precisa de Matemática pra isso. Aliás, nem precisa continuar o campeonato, olhando-se por este lado. Paramos tudo agora e a classificação é essa que está aí. Economizamos tempo e dinheiro.
Uma das maiores provas de que o futebol e a Matemática estão intimamente ligados é justamente o fato de que grande parte do que ocorre no jogo, seja em curto ou longo prazo, reflete uma das clássicas teorias matemáticas existentes, a Teoria do Caos. Uma pequena lesão em um jogador-chave pode agravar-se a ponto de estourar justamente no jogo decisivo, podendo mudar todo o cenário do campeonato. É uma clara comprovação de uma das mais conhecidas bases da Teoria do Caos, o chamado Efeito Borboleta, idealizado pelo matemático Edward Lorenz. Como ela propaga, em sistemas dinâmicos complexos, determinados resultados podem ser instáveis no que diz respeito à evolução temporal como função de seus parâmetros e variáveis. Estou falando grego? É possível, pois na Grécia a humanidade teve um grande berço de filósofos e matemáticos. Nesta situação, teríamos aí vários outros fatores a serem considerados, desde a unha do dedão do pé do Pará, que ele pode deixar de aparar e ser a responsável pelos milímetros de um cruzamento perfeito, até um cisco no olho do Barcos que pode fazer com que ele desvie involuntariamente uma bola para dentro do gol.
Portanto, infiéis, não se desesperem. As propaladas chances de 4% do Grêmio ser campeão são feitas justamente por aqueles alunos manés que devoravam o livro de Matemática para tirar 10 na prova. Não conseguiam ver nada além dos números, quando algarismos são muito mais do que isso. Estes aí não conseguiram atingir o sublime ápice da nobre ciência. Não perceberam que na Matemática, assim como na vida e no futebol, a ordem dos fatores pode alterar o resultado. Basta ser sábio o suficiente para discernir sobre a correta operação a ser executada. E não utilizar os números única e tão somente para jogar dados aleatórios e gerar confusão na mente dos incautos. E que as probabilidades de vitória do tricolor são muito maiores do que as contas furadas que fizeram.
A Matemática está do nosso lado. Uma parábola perfeita descrita pela trajetória da bola poderá findar no ângulo de 90 graus formado pela trave e o travessão. Ou, como os não-iniciados gostam de falar, podemos marcar um golaço no próximo jogo e vencer. Como já ensinava o mestre Malba Tahan, cultivar a ciência pela utilidade prática, imediata, é desvirtuar a alma da própria ciência.
Saudações Imortais
Galbarino · 601 semanas atrás
Enfim, uma hora quem tá lá em cima pode ter problemas, futebol não é uma coisa que se pode mensurar em estatísticas apenas baseado nos ultimos resultados... fosse isso a bolsa de valores deixaria todo mundo rico do dia pra noite... E com o futebol não é diferente, o que me move, o que me impulsiona, o que me faz acreditar, é essa paixão inexplicável pelo meu Grêmio, mesmo morando longe do meu pago querido há quase 30 anos não deixo de acreditar e de torcer. Beijos, Pitica.
jonasbsilveira 83p · 601 semanas atrás
Um dos principais fatores pra uma possível queda do Cruzeiro seria a pressão da competição, mas tantos bons resultados combinados a uma eventual vitória contra o segundo colocado Botafogo na próxima partida podem afastar essa possibilidade.
Outro fator seria um eventual salto alto, mas um clube mordido por ter visto o rival vencer a América pode ser o suficiente pra preservar a humildade dos mineiros. Especialmente pela obrigação de se vacinar contra eventual conquista mundial pelo Galo, já que o Cruzeiro é Bi-Vice do mundo e carregará pra semrpe a honraria de ter sido o primeiro brasileiro a perder a competição, em 76. E lembram para quem? Bayern de Munique. Como o futebol dá voltas...
O Grêmio precisa crescer muito pra ter chance de disputar o título, mas as manifestações do grupo e do treinador apontam pra valorização da posição atual e eventual vaga na Libertadores, enquanto a performance do time não é questionada, ao menos externamente. Espero que isso mude, pro bem das nossas chances na competição.
PiticaGremio 113p · 601 semanas atrás
Vamos, Grêmio!!!!!
álvaro · 601 semanas atrás
Jejum · 601 semanas atrás
rama · 601 semanas atrás
Igor · 601 semanas atrás
jbighead 96p · 601 semanas atrás
FORÇA GRÊMIO !!!!!
Guaru_ 98p · 601 semanas atrás
Isso é uma verdade indubitável.
Se eu possuo uma tese e pretendo comprová-la, os números dão vivacidade e rezam verdade à teoria.
Se os números teimam em desmentir, o segredo é mudar as variáveis. Se não der certo, a alternativa será lançar uma "inteligência" sobre os dados. Não deu? Ataque os números. Crie estatísticas sobre como os números são inconclusivos, ao maior estilo: "estatísticas comprovam que 90% das estatísticas estão erradas".
Ora, então a matemática é inútil? Nem de longe. A matemática é a única ciência perfeita. Nunca erra. Prova e contraprova! O problema reside naqueles que buscam corromper sua castidade em busca de subterfúgios para justificar devaneios.
BetoImortalTricolor · 601 semanas atrás
Então pela mágica da sim, vamos jogar com humildade, temos 17 rodadas ou seja 17 finais.
Força GRÊMIO.
Cigano Sangue Azul · 601 semanas atrás
Joguei ela por aí e nãp acho.
Marcão 1903 · 601 semanas atrás
http://www.youtube.com/watch?v=9GWykKQnMzQ
Roberto minuzzi · 601 semanas atrás
Que venham estatisticos dizer que isso eh 1%, pq eu como atleta ja vivi varias dessas......o jogo mais estatistico eh o poker.....e mesmo assim, se um tem 1 % de chance, a carta dele pode ser a ultima a ser virada.... Abracos....
edson · 601 semanas atrás
Saudações tricolores
Fabiano · 601 semanas atrás
Acredito que estamos vivos na briga e acho que vamos ganhar do Cruzeiro na casa deles, para o Grêmio as conquistas sempre foram difíceis e assim que tem que ser para ser mais gostoso.
Lucas · 601 semanas atrás
Tinha uma série, da qual eu gostava muito, Numbers. Não sei se chegaste a ver, mas basicamente teu texto corrobora o que ela mostrava. Um matemático usava de análise estatística para resolver problemas para o FBI, mas nem sempre dava certo devido aos 'fatores' que poderiam, toda hora, mudar e retomar a jornada pelos cálculos. Enfim, espero que a maioria dos leitores do blog tenha entendido aonde tu quis chegar com esse texto, e aí diminuir com os ataques desenfreados a qualquer resultado que não o esperado pelo time.
No mais, como disse em outro comentário, em 3 jogos tudo pode mudar, sejam nos próximos 3 ou em outros. Só um panorama, se o Cruzeiro perder o próximo e nós ganharmos, nossas chances de título, segundo os calculadores de plantão, já sobem para quase 17%. E, para quem não lembra, nessa mesma rodada em 2010 estávamos perdendo há 3 jogos seguidos, em 17º colocado, a uns bons 15-20pts do G-4, e terminamos em 4º. Um pouco de calma e fé não vai fazer mal pra ninguém.
Mais uma vez velho, meus parabéns, foi fantástico ler algo com tamanha qualidade como o que tu nos proporcionou aqui.
Um abraço.
Marcão 1903 · 601 semanas atrás
http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticia...
Marcos Tricolor · 601 semanas atrás
Tricolor · 601 semanas atrás
PiticaGremio 113p · 601 semanas atrás
A Arena do Grêmio está cada vez mais Olímpico. A alma do Monumental definitivamente se espraia e se aconchega nas arquibancadas, cadeiras e camarotes da nova casa.
Sinto que a torcida está aos poucos assimilando e começando a se identificar com a maravilhosa Arena. Hoje, já podemos dizer que ela tem a alma e a vibração dos corações de todos os gremistas.
Lindo vídeo! Linda casa!
Vamos, Grêmio!!!!!!!!!!
Diogo · 601 semanas atrás
Edson · 601 semanas atrás
Jackal975 · 601 semanas atrás
Não é atualizado desde fevereiro. Achava muito bom e divertido o humor irônico dos caras.
Conrado · 601 semanas atrás
Ou algum outro time do mundo, venceria um jogo de 15 minutos, com 4 jogadores a menos em campo, começando com um penalty a favor do adversário??
Algum outro time do mundo, venceria uma libertadores depois que o ponteiro direito resolveu fazer embaixadinhas e dar um balão (como é bonito jogar feio) pra área e um centro avante (contestado, reserva) se jogar na bola como se não houvesse amanhã (riveros???) ??
Não, senhores. Somente o Grêmio. Pode até ser que não sejamos campeões. Mas não podemos desacreditar. O time, lembra pela atitude, o de 95. Podíamos não ganhar, mas não era por falta de luta.
Avante Grêmio.
Luiz · 601 semanas atrás
Primeiro, futebol e matemática/estatistica (assim como todas as outras coisas do universo) combinam. O que pode variar é o numero de variaveis e a dificuldade para modelar cada coisa. A estatistica pode ser errado por exemplo por só considerar a pontuação atual dos times sem considerar a sua sequencia atual de vitorias, seus jogos fora e em casa, a dificuldade de seus adversários e por aí vai.
Assumindo que o cálculo dessa probabilidade esteja correto (ninguem de nos pode dizer que o modelo estar errado sem ter acesso ao algoritmo) o que muita gente está errando é a interpretação. 70% pro Cruzeiro não significa que ele será campeão e entreguem as taças. Significa que, em situações como essas, em média 70% das vezes o Cruzeiro vai ser campeão. Ou seja, se pudessemos repetir o campeonato mil vezes o cruzeiro ganharia 700 vezes (e o gremio 40). O Grêmio ser campeao (ou o Botafogo ou qualquer outro) não significa que o futebol não ter a ver com Matemática, já é previsto isso. Se existem 100 campeonatos de futebol no mundo por ano, não se é esperado que o favorito ganhe sempre. É esperado que em 4 desses campeonatos o time com 4% ganhe.
Quem tem interesse em mais conceitos de probabilidade desses (e alguns exemplos bem interessantes e surpreendentes) vale a pena dar uma lida no livro O Andar do Bebado, de Leonard Mlodinow
seu Algoz - Luis, tens que considerar a licenciosidade poética do Daniel.
Mas mais do que isto, tens que considerar que o cálculo parte de análises subjetivas, taic como tu mesmo citaste de considerar as últimas partidas, por exemplo.
Ora, ninguém garante que um time que ganhou as últimas 5 fora de casa vai ganhar as próximas cinco. E muito menos que a probabilidade dele ganhar e maior do que perder.
Até porque futebol tem expulsões, tem pés quebrados, tem distensões, tem divórcios de craques, tem atraso de pagamentos, tem o dia do não, tem a chuva torrencial, tem, tem, tem tem ...
jonasbsilveira 83p · 601 semanas atrás
Grêmio dá show em renda. E pensar que teve jornalista pipoqueiro que disse que o time acabaria falido em rede nacional.
Esse fantástico resultado foi obtido em meio a re-estruturação de contrato, sem alterações importantes como o check in, que se Deus quiser será implementado nos próximos meses para que o clube tenha novamente o estado fisicamente lotado. Isso vai representar um ganho técnico que só pode ser traduzir em mais ganhos financeiros, inclusive quanto a imagem do clube, à qual eventual comprador de Naming Rights estará se aliando...
Com o final desse complicado processo, o Grêmio poderá pensar em diminuir um pouco os valores normais dos ingressos, hoje na quarta posição, garantindo o estádio cheio sem prejuízo na renda.
nelsongz2 92p · 601 semanas atrás
Após estes resultados, o Grêmio estaria a 3 pontos do Cruzeiro e a 2 do Botafogo, faltando 15 partida para cada um.
Não quero saber de probabilidades, o que me interessa é que temos chances reais de sermos campeões, ainda.
Temos, entretanto, que fazer a nossa parte, vencer, vencer, vencer, qualquer que seja a escalação.
nelsongz2 92p · 601 semanas atrás
Renato não é de mexer muito no time, mas ao menos uma alteração eu acho que ele devia fazer: a entrada do Max no meio de campo.
Quem sairia? O Zé Roberto voltou ao time do mesmo jeito que jogava no tempo do WL. Para mim, no meio de campo não dá, pois não marca, não arma e produz muito pouco. Como ala, talvez.
ArthurJ · 601 semanas atrás
Vamos ao caso do Fluminense. Foi dito que eles tinham 1% de chance de não cair. Ora, 1% de chance é ainda uma chance.
Eles precisavam de um milagre, vencer vários jogos em sequência e contar com algumas combinações de resultado. Pra um time que estava na rabeira, a probabilidade de isso acontecer era muito pequena. O fato de ter acontecido não torna a estatística errada.
É tipo imaginar o Náutico escapando do rebaixamento hoje. Ainda é possível, só que eles precisam ganhar umas 10 partidas seguidas. Qual a probabilidade de isso acontecer pra um time que fez 9 pontos em um turno inteiro?
No caso hoje do Grêmio. Temos que aumentar (e muito!) a nossa produtividade para sairmos campeões e/ou torcer para que o Cruzeiro e Botafogo 'passem a jogar mal'. Analisando o cenário atual, a chance é pequena mesmo. Mas não quer dizer que não pode acontecer.
Cansado · 601 semanas atrás
Ficou todo mundo com cara de bunda no ar, enrolando sem saber o que dizer.
Que a nossa direção siga esses exemplos, nem precisa ser o Koff, basta o Nestor Hein um dia entrar no ar e chamar aqueles palhaços da Band de mentirosos que eu já acharia o máximo! Tá demais isso, a "ivi" passou todos os limites com essa cretinice de "Ronaldinho quer voltar para o Grêmio".
Wilson · 601 semanas atrás
seu Algoz - PArece que fazer 60 % é uma ninharia. Facinho, facinho. "Mesmo que for mal faz 60". em que mundfo tu vives?
Wilson · 601 semanas atrás
Wilson · 601 semanas atrás
Ancião Imortal · 601 semanas atrás
Mas que juiz mais ladrão. PQP! Roubam-nos dentro da nossa casa com a maior tranquilidade e ninguém reage. Que está acontecendo com o meu Grêmio?
Ancião Imortal · 601 semanas atrás