28 de setembro de 2013

Daniel Matador: A primeira vítima

Caros

Como normalmente faço, procurei ligar neste post o jogo deste domingo entre os tricolores gaúcho e paulista com embates que estas equipes já tiveram. Algum jogo memorável que pudesse retratar a grandeza deste confronto. Logicamente que o principal deles foi aquele que decidiu o Campeonato Brasileiro de 1981, garantindo a primeira grande estrela no peito da camisa gremista. O golaço de Baltazar, um verdadeiro pataço no ângulo adversário após uma matada no peito, calou um Morumbi lotado, preparado que estava para a festa de outro tricolor. Ali o Brasil começava a ver algo de que o mundo seria testemunha algum tempo depois: a mística gremista em jogos decisivos. Quis o destino que o poderoso e, por vezes, prepotente São Paulo fosse a primeira vítima da trilha de grandes títulos do Grêmio.
Por outro lado, não quis ater-me a esta espetacular e histórica partida por um grande motivo. Por mais que tenhamos que espelhar-nos no passado para vencer, é a visão de futuro que irá garantir as glórias vindouras. E pensando desta maneira que temos de encarar o jogo em São Paulo. Ambas as equipes não são sequer sombra dos esquadrões de outrora que ganharam a América e o Mundo. O treinador adversário conseguiu, contudo, recuperar seu time no campeonato, o qual vinha habitando a zona de rebaixamento durante certo tempo. Os próprios jogadores não querem ficar marcados por uma campanha vexatória do maior campeão paulista. Por tudo isto, o jogo não tende a ser fácil.

De nosso lado, temos a provável manutenção do esquema 4-3-3, o qual garantiu um empate com o Corinthians pela Copa do Brasil na casa do adversário. Quem viveu os anos 80 e principalmente os 90 pode atestar: naquela época, um empate sem gols, jogando fora, era comemorado como vitória. E a forma como o Grêmio portou-se, apesar de não conseguir anotar gols, foi louvável. Mesmo Vargas, atacante de ofício, exerceu funções de marcação por conta das particularidades do esquema naquela partida, devendo repetir o processo nesta também. Kléber e Barcos, ainda que não estejam marcando muitos gols nos últimos jogos, são jogadores com características muito interessantes para compor um sistema como este. No meio, o provável trio de volantes que tem feito o Grêmio jogar por meio do binômio marcação + velocidade: Souza, Ramiro e Riveros. Zé Roberto e Elano compõem um banco de luxo em virtude disto. E a defesa acabará sendo formada pelos laterais (não mais com função de alas) Alex Telles e Pará. Somados a eles uma dupla de zagueiros jovens, Saimon e Bressan. Aqui reside a grande dúvida sobre como a equipe poderá comportar-se. E Dida permanece na meta tricolor.
Uma vitória seria algo fantástico, mesmo que por um escore mínimo. Um a zero pode ser considerado uma goleada. E o São Paulo poderia ser a primeira vítima na caminhada rumo à ponta do Campeonato Brasileiro deste ano. Assim como foi em 1981. Mesmo que não esteja lotado como naquela decisão, seria muito bom calarmos o Morumbi mais uma vez. E mostrar que podemos ter reais condições de trilhar um novo caminho de grandes títulos. Não mais olhado para o passado. Mas sim trabalhando no presente e mirando o futuro.

Saudações Imortais

Comentários (36)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Por favor né cara, o primeiro título da América deles foi contra o São Paulo, péssima comparação, parece que é morango.
3 respostas · ativo 600 semanas atrás
Vai dar pitaco em blog dos filhos da Dilma, mazembado.
E só para te lembrar: aquela LA vocês ganharam porque meteram a mão escandalosamente no Nacional, que teve dois gols legítimos mal anulados no aterro.
Sou gremista da geração aflitos, só vi Tcheco, Patricio, Tuta e Sandro Goiano da vida, normal ser amargo, só lembrei que em 2006 eles ganharam contra o São Paulo, ainda com o Ceni entregando. Calma menino.
Por falar na presidente, através do twitter ela já escalou o Dentuço para a Copa 2014. Só faltou combinar com o Felipão.
Titulo do BR já era, time que não se firmou até agora seria quase impossível buscar tantos pontos assim.

Tem que segurar uma vaga na Libertadores e tentar ganhar a copa do brasil, essa está possível de alcançar.
QUEM ERA O MELHOR EM CAMPO? VARGAS, CLARO!!!!

QUEM O RENATO RESOLVE TIRAR DO JOGO? QUEM? QUEM? QUEM? ADIVINHEM… VARGAS, CLARO!!!!

QUE CARA BURRO!! SÓ PODE TER ALGO CONTA O VARGAS. SÓ PODE QUERER AFUNDAR O GRÊMIO!!!

ENQUANTO ISSO OS METRALHAS KLEBER (NÃO ENTROU EM CAMPO) E BARCOS (O PERNA DE PAU) NÃO SAEM DO JOGO NEM POR DECRETO.

LUXEMBURGO TINHA SEUS PROTEGIDOS. RENATO TEM OS SEUS…

A TORCIDA TEM QUE METER VAIA NESSE CARA PRA VER SE ELE APRENDE!!!!!

O VARGAS É TITULAR DESDE SEMPRE NESSE TIME PODRE!!!!!!
6 respostas · ativo 600 semanas atrás
O Barcos tá sempre cansando e nunca sai do time.
Não concordo.
Somos torcedores. Temos emprego, família e residimos em outras cidades/estado/países.
Conhecer bastidores não é obrigação do torcedor.

Sobre o Barcos, lembro muito a frase de um antigo vizinho: "Ele é um baita profissional e esforçado? Então coloca ele para pintar o Olímpico e cortar a grama, porque jogar bola não tá servindo".

O Barcos parece ser um cara gente boa. Tranquilo e boa praça. É muito indignado com o resultado e uma voz normalmente ouvida em campo. Tudo isso deve ser valorizado. Mas sinceramente, sua presença em campo não tem sido útil ao Grêmio.
O que está acontecendo? Por que um jogador de seu quilate passa a atuar como um amador? Por que não consegue dominar uma bola? Por que cabeceia de olho fechado sempre acima do gol? Essas respostas só os treinos e a vivência podem responder. Mas para o torcedor, só é visível o que acontece em campo.
Vai te informar, sr. Corneta.
Baita oportuunidade de aproximar mais da ponta, o botafogo ha duas rodadas marca touca!
Alguém tem que avisar o barcos que ele e centroavante, podia entrar e ficar na área, só pra variar, gosto dele, mas sai muito da área, ai não faz gol, sua principal função!!!
copa do brasil e deu... vamos ser realistas...
não é amargo, não é corneta... é só questão de não ser cego...
além de o time não estar se ajudando, o cruzeiro tá ligando mais que merda em tamanco... não tem jeito...

copa do brasil, esta pode ser nossa.
Eu acredito que o Grêmio vença, se jogar com a mesma pegada do último jogo, ficaria mais fácil com uma ou duas alterações. Como o Renato tem mantido os seus "titulares", vou pedir aos céus apenas uma: sai Pará e entra M Biteco.
4 respostas · ativo 600 semanas atrás
Eu gostaria de ver o Mateus Biteco no lugar do Pará. Imagina a correria que ele faria por lá.
Não tenho intensão de defender ninguém.. até pq sou tb tenho as minhas cornetas.. principalmente com Bressan, q por sinal fez uma boa partida na quarta.. mas tenho q dizer q acho q embora o Pará não seja um ótimo apoiador, desempenha uma ótima função defensiva .. dificilmente alguém se cria por aquele setor.. uma troca com Elano.. q não tem mais força para marcar.. seria temerária.. já Matheus poderia ser testado, mas não acho q seja um setor q mereça uma mudança com alguém adaptado..
Quanto a 81, para quem é mais novinho, o GRÊMIO era MUITO zebra naquela final.. fora do RS ninguém acreditava q o SP pudesse perder o título.. .. mas se assombraram !!!!

FORÇA GRÊMIO
Temos condições hoje é o dia, vamos GRÊMIO.
Fazendo 3 pontos em qualquer for o resultado.

Força GRÊMIO.
Não sei pq vcs reclamam do Vargas e do Barcos, lembram do Marceu, Afonso e tantos outro que eram ruim mesmo... Se o Barcos e VArgas ficarem só pescando eles fazem muitos gols mas ai o time toma tb.... UM a zero é goleada....
5 respostas · ativo 600 semanas atrás
Se o Afonso for o Zé Afonso, eu gostava dele; já decidiu vários jogos a favor o Grêmio.
Balalo; esse cansou de perder Gre-nada.
Do Afonsão eu lembro muito bem desse jogo, com direito a narração depressiva do tigrão bueno nos gols do Grêmio.
Ou há tricolores muito amargos ou os cagalhões viraram fãs de carteirinha desse blog e estão infiltrados.
Cada comentário mais amargo, tchê!

Em dia de um jogo importantíssimo e perfeitamente "ganhável", vêm esses caras chatos pra encher o saco.
Ah, VTNC!

Sds tricolores
Gente, desculpe o off-topic.
O Fortunatti que está na chapa 7 é o prefeito?? Que interesse ele tem em ser conselheiro? O que há por trás disso?
Eu tenho medo do Pará. https://www.youtube.com/watch?v=IEi4aHS1XVU
O Pará é ambidestro , chuta mal com as duas.

Eu tenho medo do Pará
Quando ele pega na bola,
Eu tenho medo dele errar.
.
Quando defende é um sufoco,
Quando ataca dura pouco,
Porque ele logo perde a bola
E o adversário agradece

Eu tenho medo do Pará.

MATHEUS BITECO JÁÁÁÁÁ...
O Gremio poderia ser muito melhor escalado...incrivel a preferencia do nosso treinador por jogadores toscos que nao sabem driblar e nem dar passes certos...ai da nisso, show de passes errados e chutoes.
Buenas gurizada, como já disse antes, tem que segurar no 1º tempo e matar no segundo mas não pode entrar acadelado como no jogo contra o corinthians pra depois dizer que foi um "esquema inteligente".
Time que pensa em título tem que ganhar esse tipo de jogo, mostrar quem manda.
Em 1981 o Grêmio foi campeão porque alguns figurões saíram do time, sendo substituídos por garotos da base.
Teve um tempo que o GFPA jogava com três atacantes.

Pra quem acha que isso é prerrogativa do Renato, olha aí e entenda:
http://www.youtube.com/watch?v=Ls4o44TVWj0

Qualquer máquina azeitada e bem regulada funciona muito bem.
O resto é blábláblá de pseudo-intelectuais-esportistas

Sds pretas-brancas-e-azuis

Postar um novo comentário

Comments by