16 de novembro de 2013

Daniel Matador: Loucura


"Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos conhecem."
(Aparício Torelly, o Barão de Itararé)
Caros

Após a adoção dos pontos corridos, o final de ano futebolístico no Brasil (salvo exceções) tem sido de uma chatice maior do que assistir um documentário sobre as mitocôndrias. Em novembro já não temos muito mais o que fazer, a não ser acompanhar as rodadas finais do campeonato e bocejar. Mesmo quando o Grêmio não está envolvido, torna-se mais emocionante acompanhar um jogo envolvendo um mata-mata do que uma rodada inteira do Brasileirão. Os americanos já mostraram ao mundo o valor de uma final de campeonato. As finais da NBA (Basquete) e da MLB (Beisebol) envolvem milhões de dólares diretos e tantos outros indiretos, mesmo daqueles que não estão envolvidos com os dois clubes que a disputam. Chega a ser covardia citar a final da NFL (Futebol Americano), o famoso Super Bowl. É o evento que possui o maior custo de publicidade por segundo em todo o mundo. Sem contar que o país inteiro para neste dia, tal é a grandiosidade do evento.

Os mais jovens talvez não lembrem, mas até o início deste milênio, o Brasileirão era disputado em uma primeira fase classificatória, para então entrar em uma fase de mata-mata com os melhores colocados. Até é compreensível que, a fim de preservar algumas cláusulas do Estatuto do Torcedor, a CBF tenha adotado a fórmula dos pontos corridos, principalmente para que se saiba a quantidade de partidas que cada clube jogará e o planejamento possa ser melhor elaborado. Outro argumento era a venda do campeonato para outros países. Mas este é um motivo que cai por terra exatamente quando vemos as finais dos grandes torneios ao redor do mundo sendo comercializadas por cifras milionárias. O que falar da Champions League e da própria Libertadores? Lógico que é ruim quando nosso clube não prossegue na competição. Muitos podem reclamar da equipe, dos dirigentes, do planejamento e até da mãe do Badanha. Mas duvido que critiquem a fórmula, como ocorre com o campeonato nacional. Custava fazer uma final no Brasileirão? Peguem o campeão de cada turno e façam dois jogos para parar o país! Tenho certeza que seria um evento fantástico.

Mesmo com o título já decidido com quatro rodadas de antecipação, resta ainda um grande objetivo para o tricolor neste certame. Por mais que alguns setores amargos da torcida sejam contaminados pela ivi, o gremista consciente sabe que a vaga para a Libertadores significa muito. É óbvio que todos queremos títulos, isto é indiscutível. Mas esta lorota que alguns manés tentam pregar de que “se é pra jogar e não ser campeão, melhor nem ir” só pode partir da mente pequena e burra de quem nada sabe de futebol. A primeira Libertadores conquistada pelo Grêmio deveu-se justamente porque o clube conseguiu uma vaga para disputar a competição, mesmo não tendo sido campeão no ano anterior. Para vencer, é necessário disputar o torneio. Há o risco de perder? Óbvio, ele é inclusive bem maior do que o de ganhar, caso contrário o Peñarol deveria ser o maior campeão de todos, pois disputou 40 edições.

Portanto, não acatem aquilo que a ivi e alguns amargos tentam atochar. É loucura querer fazer-se presente na Arena para apoiar um time que não tem chances de ser campeão? Talvez seja, talvez não. Mas como já disse há décadas atrás o saudoso Barão de Itararé, "há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos conhecem”. Então vista o manto e faça-se presente uma vez mais para torcer pelo Grêmio neste domingo. O resultado deste jogo pode fazer a diferença para o futuro do clube no ano que vem. Enquanto alguns jogam Libertadores, outros preferem disputar torneios menores. Cada um com sua grandeza.

Saudações Imortais

P. S.: neste sábado, véspera do jogo contra o Flamengo, realizei um sonho. Trajando o manto tricolor, fiz o que muitas lendas gremistas já fizeram. Fardei-me no vestiário, percorri o túnel, subi os degraus e pisei no gramado do Olímpico Monumental para disputar uma partida de futebol. A emoção de marcar um gol no Olímpico é algo fora da realidade e que agora eu sei como é. Mas isto foi o menos importante. Estar ali dentro é algo que ficará para sempre na minha memória. Como é bom ser gremista!

Comentários (43)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Pô...como se faz para eu ter este prazer de jogar no gramado do Olímpico? Moro próximo ao Velho Casarão e já decidi que darei um jeito de invadir e levar uma das cadeiras para casa...!!!!
1 resposta · ativo 593 semanas atrás
Tem que organizar um futebol do pessoal do blog...nem que forme dez times...
8 respostas · ativo 593 semanas atrás
Só pra avisar gosto de encorporar um futebol a lá Dinho forte e aguerrido, só para salientar hehehehehehe.

Força GRÊMIO.
Gosto da ideia. Mas será que conseguiremos 10 cabeças? Tem gente aqui que nas discussões chama nego de 40 de piá e diz que viu Lara jogar.

Eu jogo. Contigo e o Daniel já fecha 3. Ao menos um 3 dentro, 3 fora da pra jogar. Ou um gol-a-gol com um na rapa.
E eu faço o post do jogo...e vou cornetear os pernas de pau e me vingar dos que brigam comigo no blog. "V" de vingança!
hahahahahahhahaha
ola

moro em alvorada, e consigo uns bruxos pra fazer esse futebol no monumental.....so marca
tenho que ser titular,pois não aguento sair do banco até a posição.que fase.
Se essa ideia for adiante, deixo registrado que jogo tb. Podemos fazer uma dupla de volantes, eu e o Beto.

Dá pra reunir, se for o caso, o pessoal que frequenta o Gremiolibertador e o botecodoilgo.
Um jogo no monumental. Momento de muita inveja...
2 respostas · ativo 593 semanas atrás
Eu faço questão de ir pagar minha mensalidade ali no quadro social, só pra poder entrar no portão 1 de novo...
É um local realmente mágico. Tem uma vibração muito diferente ali.

E já que a pré-temporada não vai ser no monumental, bem que o Grêmio podia alugar o campo pros sócios no verão... E realizar o sonho de uma galera!
Se amanhã não ganharmos do Flamengo, sairemos do G4. Como o Flamengo vem sem nenhum titular se o Grêmio não ganhar não devem nem deixar o Renato dar entrevista, e colocar o Roger para os demais jogos.
3 respostas · ativo 593 semanas atrás
Gosto do teu otimismo. Dá tanta inveja quanto do Daniel que jogou no Olímpico.
A primeira afirmativa não é verdadeira. Se o Grêmio empatar, permanece no G4.
Mas enfim, parece que tu tá secando o Grêmio para derrubar o Renato.

Eu quero é que o Grêmio ganhe. Independente de quem vai dar entrevista depois do jogo.

Será que é melhor comemorar queda de treinador do que comemorar vaga pra LA? Se eu perguntar para um isento ou para um morango o que eles preferem: Que o Grêmio chegue em segundo ou que o Renato caia, 100% deles vai querer a queda do Renato. Será que isso não indica nada?

Isso não significa apoio incondicional. Não sou da geral. Sou da mureta da social. Só que o Renato não vai cair, estando no G4 e faltando 4 rodadas para o fim. Então, não vou ao estádio predisposto a vaiar o Renato. Vou é torcer pelo Grêmio. Se a gente estivesse na segunda página até iria para vaiar, mas to brigando pela vaga direta na LA14. A hora é de pegar junto.
Tu tem certeza que está no Blog certo? Secar o time em um momento tão importante só para comprovar a TUA tese é dose pra mamute, não gosta do Renato tudo bem, mas se o capeta estiver treinando o Grêmio eu torço desesperadamente a favor.
10 anos desta fórmula de pontos corridos, que desde que surgiu, dava na cara que iria transformar um torneio de confrontos históricos no mata-mata em um campeonato mais "justo" e "vendável" para a Europa. Só tenho uma palavra para o atual formato da competição: PALHA!!! E tenho dito...

Palpite: o Grêmio ganha todas até a rodada final, não boto fé nenhuma dos adversários que restam. E os macacos perdem quase todas, mas isso não é palpite, é dedução lógica...
2 respostas · ativo 593 semanas atrás
Desde que eu começei a acompanhar futebol, eu lembro de TODAS as finais do brasileiro. Dos pontos corridos eu só lembro do Cruzeiro campeão esse no intervalo do jogo contra o Vitória e o Flamengo contra o Grêmio B; de resto não faço a mínima idéia de como terminou, nem do Fluminense ano passado.
Eu lembro dos de 2006 e 2007, chatíssimos, dois passeios do São Paulo.... Pelo menos ainda não chegamos ao nivel de Portugal onde só o Porto ganha...
Matador, e' claro que a vaga para a Libertadores e' importante, mas vejamos:

- quando o brasileirao tinha mata-mata, geralmente estávamos na fase final e, com isso, tínhamos representação, poder de barganha, imagem, enfim, mais possibilidade de ganhar dinheiro da TV, por exemplo;

- com o advento dos pontos corridos nao basta mais o "quase", porque temos a mesma exposição estando em segundo quanto o náutico em ultimo... Em suma, agora e' o título ou um dos dezenove segundos lugares. Veja quanto ganham o mengo e os gambás comparados a nos... Se continuarmos mais uma década sem títulos, quanto estaremos ganhando? O circulo e' vicioso, infelizmente.

Se a vaga para a Libertadores me anima? CLARO, E MUITO! Mas fico P. Da vida de ver o Renato tomar um couro do Coritiba e dar entrevista dizendo que estamos na Libertadores, em vez de reconhecer que o time esteve uma M e que boa parte da culpa era dele.

Os caras ganham MUITO dinheiro para nao saber cruzar uma bola, bater uma falta, cabeçear etc. e, depois de perder partidas imperdiveis, virem falar em vaga. E' isso. Nos, os torcedores, nao nos contentaríamos tão facilmente se tivéssemos a honra de fardar pelo time...
2 respostas · ativo 593 semanas atrás
É isso ai, vamos viver de loucura...mas vou falar sério...muitos me chamam de corneteiro, colorado, chato, etc e tal...mas eu nunca me irritei com varios "Gremios", com jogadores medianos om salarios mediano, eu me resignava pois o clube se encontrava em dificultades financeiras e era aquilo que se podia fazer. Mas o que se ve atualmente é figuroes sangrando as finanças do clube e nao produzindo nada ( Barcos, Kleber, Ze Elano), isso nao consigo engolir. Com os salarios dos 4 dá para contratar 2 jogadores realmente diferenciados. Estamos fazendo boa campanha no BR e fomos ate as semi da CB, mas sem jogadores que façam a diferenças nao seremos campeoes, vamos fazer sempre boa campanha, chegando perto do titulo mas sem conquistá-lo. Então, cabe a diretoria ser criteriosa nas contrações, investir em jogadores que realmente deem retorno, chega de contratar jogadores em fim de carreira. Que se contrate uns 2 jogadores top pois temos uma boa base, falta pouco para ajustar o time.
dentro de poucas horas, mais uma peleja do nosso Imortal Tricolor... contigo na boa e na ruim muito mais... certo que lá estarei! apoiando, incentivando, torcendo! FORÇA GRÊMIO !!!!!
Lá vem outro ABOBADO defendendo a fórmula da TV GLOBO.

Daniel este PAPINHO que eu estou com saudade do mata-mata é de uma BURRICE COLOSSAL quando se raciocina o futebol como ESPORTE.

Concordo que as finais são emocionantes mas elas são um final para um TIPO DE DISPUTA que cabe para a Copa dos campeões da Europa, Copa Libertadores, Copa do Brasil e o Campeonato Mundial de Clubes.

O Campeonato Brasileiro é OUTRA DISPUTA equivalente aos campeonatos espanhol, inglês, alemão, francês e etc...

Caso o amigo não LEMBRE a fórmula de mata-mata era na maior parte das vezes muito injusta. Premiava o melhor time no final do ano.

Principalmente na época que o campeonato inchava com muitos clubes quem tinha um ano ruim entrava de férias em OUTUBRO, e ficava 3 meses inativo. Uma desgraça.

Lembro que principalmente os clubes cariocas e paulistas iniciavam o brasileiro mal com os mesmos times dos estaduais e quando chegava a época do meio de ano despejavam muito dinheiro dinheiro nas contratações muitas loucas e irresponsáveis em junho e junho para reforçar o time e dar um esforço no campeonato apenas para ficar dentro dos 16 do mata-mata....

Nos 10 anos de campeonato de pontos corridos esta BABAQUICE acabou, ou você faz futebol sério e planejado e disputa TODOS os jogos igual pois o jogo da primeira rodada vale exatamente a mesma coisa que o da 20ª rodada e o da 38ª.

Os pontos corridos permitiram a racionalização do campeonato da série A com 20 times e a valorização das demais divisões.

Não sei se reparaste a MALDITA FÓRMULA varreu do futebol os dirigentes "pitorescos" como Eurico Miranda, Paulo Maracanã e os vários malucos do Flamengo. Não dá mais para fazer AQUELE tipo de futebol...

O que a maioria dos torcedores e a cobertura do futebol tem de ENTENDER que campeonato de pontos corridos não tem mágica, é muito difícil ter VIRADA. Se um time for bem TODO CAMPEONATO se ele não der mole quem começou mal ou teve uma fase ruim não alcança mais...

Quem chega ao brasileiro com o time por montar e sem convicção de esquema VAI PENAR e não disputa nem vaga.

O FUTEBOL BRASILEIRO como ESPORTE ficou muito melhor com os pontos corridos e só foi possível a construção das Arenas porque as empresas investidoras tem a GARANTIA que independente da fase do time se tem uma campeonato de pontos corridos que põe um número conhecido de jogos cobrindo TODO O ANO.

O que falta agora é o torcedor ir a campo ver o SEU CLUBE independente da posição do campeonato.

Por exemplo agora no Grêmio lutar não só pela vaga na LA, lutar para ser o segundo e ter a vaga direta.

Independente da vaga para o Grêmio é TESTAR o Maxi Rodríguez para o ano que vem e SE a convicção da diretoria é que Vargas não fica para 2014 ele deveria ser POUPADO das últimas rodadas...

Tudo já pensando para 2014...

Com a Copa do Brasil no segundo semestre mudar a fórmula do brasileiro também para mata-mata NÃO TEM O MENOR SENTIDO...

Daniel com todo respeito...

Falaste uma grande M...

Os esportes americanos tem mata-mata porque eles são campeonatos FECHADOS não tem libertadores e mundial, neste caso a final mata-mata faz SENTIDO e o esporte nos EUA é mais espetáculo que esporte pois não tem acesso e descenso na NBA, NFL e NHL... Não dá para comparar...

Quer ver final de mata-mata assista a Copa do Brasil, a Libertadores, Sul-americana e o Mundial da Fifa...
6 respostas · ativo 592 semanas atrás
Pela primeira vez concordo contigo.
Amigo o que EU estou tentando te fazer entender que esta EMOÇÃO do mata-mata custa muito CARO ao ESPORTE futebol.

Pela IMPORTÂNCIA que o futebol tem na vida brasileira considero que a decisão PESSOAL do NEFANDO Ricardo Teixeira de IMPOR o calendário de Pontos Corridos e as divisões de 20 clubes foi a a única e INEXPLICAVELMENTE decisão CERTA de um mais que SINISTRO personagem. E que ao transformar a ZONA do Futebol Brasileiro num esporte COMPETITIVO de verdade onde sem profissionalismo, perseverança e CONTINUIDADE DE ESFORÇO você tem muito poca chance de ganhar...

Uma LIÇÃO que pelos APENAS 10 anos da fórmula ainda não foi bem entendida e ABSORVIDA pela SOCIEDADE BRASILEIRA...

E CREIA em mim a longo prazo seria PÉSSIMO para o BRASIL mudar a fórmula do campeonato brasileiro...

AINDA estamos como sociedade APRENDENDO o que significa trabalhar duro e construir um trabalho de EQUIPE vitorioso e a desfrutar deste tipo de êxito CONSTRUÍDO e ainda não nos libramos da eterna busca da felicidade instantânea conquistada com um esforço mínimo num esforço concentrado ou no ACASO.

Use a RAZÃO você meu caro o Grêmio é GRANDE mas já teve períodos péssimos. Inclusive uma das nossas maiores glórias é ser campeão brasileiro no mata-mata numa decisão de 16º contra 15ª na fase geral...

Se reclamas de igualdade de oportunidades e de rendas contra o Flamengo e o Coríntians porque achas que o Grêmio é prejudicado, DESQUALIFICA teu discurso quando te referes ao Criciúma e o Nautico como CLUBECOS.

NO CAMPO são onze contra onze, e futebol como ESPORTE todos participantes tem condições de vencer.

O Grêmio por sua história pode ser presumido maior que Criciúma e Náutico pelos seus feitos, mas de certa vez perdemos uma COPA DO BRASIL justamente para o modesto Criciúma e transformamos o seu técnico num dos maiores ídolos gremistas da história Luís Felipe Scolari... De outra feita o poderoso Grêmio teve que fazer um dos maiores feitos de sua história para EVITAR que o modesto Náutico Capibaribe nos mantivesse por mais um ano na Segunda Divisão na Batalha dos Aflitos...

ISTO É ESPORTE... JUSTO.
Me diga qual a justiça numa disputa em que os clubes recebem quantias absurdamente contrárias de dinheiro>
Caro Gilberto

Tentas justificar tua tese (furada, a meu ver) de que os pontos corridos são melhores do que o mata-mata. Nunca entrei nesta discussão, tampouco falei que deveríamos eliminar os pontos corridos. Apenas sugeri uma final, talvez entre os campeões dos turnos. Se o campeão do 1º também for o campeão do 2º, aí dá a taça pra ele, justíssimo. Mas aparentas uma cegueira comum aos fanáticos religiosos para defender tua posição, tanto que nem atentas para o que escrevi.

Dizes que estou reclamando de desigualdade de oportunidades e de rendas contra Flamengo e Corinthians. ONDE EU ESCREVI ISSO?

Falas que desqualifico meu discurso quando me refiro a Criciúma e Náutico como clubecos. E NÃO SÃO?

Como defensor dos pontos corridos e dos clubecos, citas como exemplo de igualdade de condições exatamente uma conquista de um clubeco em um MATA-MATA!!!!!!!

Reveja teus argumentos, pois quase todos eles não se sustentam.

Saudações Imortais
Belo Post. Daniel mesmo com este estilo ruim de campeonato o que nos resta para agora é carimbar a ida para LA 2014 e que Koff monte um time competitivo para ano que vem, também sinto falta dos mata-matas de antigamente do brasileirão.
Para cima do framengo.

Força GRÊMIO.
1 resposta · ativo 593 semanas atrás
http://youtu.be/BD1aZpUrrRM?t=1m17s <- Irmão mais novo do Maxi Rodriguez, Gaston Rodriguez, batendo falta perigosa do meio da rua e marcando gol de pênalti.
http://youtu.be/XDV0k9NEq2o?t=9s <- assistência pela Copa Sulamericana.

Atacante de 21 anos e 1,87. Se o Grêmio pretende investir em jovens, farai sentido apostar nele.
Véio, eu não tinha entendido a história da "primeira página" no post passado.
Agora, dei de cara com essa manchete no ClicBosta:

"Colorado precisa da vitória no Serra Dourada para voltar à primeira parte da tabela"

huahuahuahuahuahua!!!!

Se o cara colocar letras garrafais na tabela de modo que só os três primeiro apareçam a cada página, em que página eles estarão????

kkkkkkkkkkkkkkk!!!!

Que é isso? Os caras não tem um pingo de criatividade. Aliás, isso é criatividade o bastante para um retardado!!!

Sds tricolores.
ERRATA:

Não foi no ClicBosta, foi no Correio dos Loucos.

Sds tricolores.
Com o juiz de hoje, empatar e lucro!!! Se o maxi ficar no banco, acho que o Renato já pode ir pro rio!!!
Se for sair esse amistoso no Olímpico, podem contar comigo. Sou leitor do blog quando ainda havia cerca de 50 seguidores.

Duvido que aconteça o jogo, mas estaria disposto a pagar um valor alto para jogar uma partida naquele palco. Jogo na meia cancha, armador.

Abraços,
1 resposta · ativo 593 semanas atrás
Desculpa, mas não há lugar para armador no time, nem pagando. Mas precisamos muito de volantes e atacantes trombadores. Hahahahaha!
Mais uma vez o Renato Teimoso vem de ZÉRO Berto e Maxi no banco...

Juiz é o Careca sinistro roubando o que pode. Como sempre.

Mesmo time escalado que QUASE não deu em nada contra o "Bosteroso" Vasco da Gama é REPETIDO contra o ainda mais "Bosteroso" time reserva do FRAMENGO !!!

Cara o Renato GuardaLobo é muito RIDÍCULO como técnico e o ZÉRO Berto é INÚTIL como armador no meio.

O mesmo de SEMPRE, passes errados e o time jogando EMPENADO pro lado direito enchendo o Pará de bola que não chega a lugar algum.

E o TREINEIRO CEGO NA CASAMATA...

Mais um zero a zero no primeiro tempo é duro torcer para o Grêmio do Renato 2013...

Wendell e Maxi Rodríguez URGENTE !!!
Era para ser "Renatone".

Postar um novo comentário

Comments by