7 de novembro de 2013

Em busca do renascimento

Renascimento - renascença:

re.nas.cen.ça
sf (renascer+ença) 1 Ato ou efeito de renascer; renascimento. 2 Reaparição, renovamento. 3 Nova vida, novo vigor. 4 Nova atividade, novo impulso dado às letras, às ciências, às artes, a uma instituição. 5 Regeneração. 


 

Na quinta-feira pós desclassificação, está todo mundo meio atordoado. Está bem difícil digerir e interpretar o resultado de ontem à noite.
No calor da emoção, a tendência é a depressão e um sentimento indefinível de fracasso.
A torcida tricolor estava confiante.
Acho que nós torcedores precisaremos de alguns dias para organizar o pensamento e começar a internalizar as lições das derrotas.

Procurar os culpados? Não sei. Pode ser.
Procurar explicações teóricas?  Essa é a tendência geral.
Tentar entender o momento?
Dar curso ao sentimento de fracasso e desistir? Não creio.
A sensação do momento é de que precisamos de tempo. Alguns dias, pelo menos.
Precisamos pensar. Refletir. Decidir o caminho.

Prefiro não lançar teses neste momento.
Não agora...
...enquanto o pensamento está solto, sem destino.
Confesso a todos que estou me sentindo sem a energia habitual. Por esse motivo, estou preferindo ouvir e não falar.
Sei que em poucas horas ou dias, meu otimismo voltará com toda a força.
Talvez isso aconteça já na próxima manhã de primavera.
Recarregando as baterias exauridas, esta é a sensação!
Mas darei uma pequena pausa porque agora estou preferindo o silêncio!
Mas nada impede que vocês se expressem.
Fiquem à vontade.
Saudações tricolores!!!!!

Comentários (54)

Carregando... Logando...
  • Logado como
O colorado Dimitri que voltou a ter motivos para sorrir: http://youtu.be/nj2S2CCal4U
1 resposta · ativo 594 semanas atrás
Tem que classificar em 2º no Brasileiro - sabe Deus como - pra poder fazer pré-temporada completa, sem necessidade de pré-Liberta. Só assim pra ter esperança de um 2014 melhor.
Tem que fazer, de novo, uma limpa, como aquela que o Koff fez logo que chegou, mandando embora meia dúzia de nulidades, como MortoAntonho e Cia, e valorizando jovens promessas, como Ramiro e Wendell.
Tem que implantar o sistema de check-in, pra que a Arena não fique com clarões nos dias de jogo, e o clube perdendo dinheiro.
Tem que assinar logo as alterações contratuais entre Grêmio e OAS que impedirão a insolvência do clube.
Mas primordialmente, TEM QUE DAR MOTIVOS PRA TORCIDA SEGUIR ACREDITANDO, qualquer alento que seja. Nossa torcida, "against all odds", acreditou ontem e lotou o estádio mesmo sabendo, no seu íntimo, que ZEROberto só ia encerar o gramado, que Barcos ia apanhar da bola, e que Alex Telles cruzaria todas de cabeça baixa. Ainda assim estava lá, cantando e apoiando. E alguns ainda tem coragem de criticá-la, e até de dizer que parte dos insucessos do clube resultam da ansiedade dela. É como o slogam do Arquivos-X: EU QUERO ACREDITAR, só que eu preciso de algum estímulo; a seco, assim, tá foda...............
4 respostas · ativo 594 semanas atrás
Impressionante a bipolaridade do torcedor....
Nem tudo está errado, como varias coisas devem SIM ser reconsideradas sobre diretoria, comissao tecnica e elenco....
__1- Fato: o time com Renato definiu um esquema de jogo e obteve crescimento nas competicoes (CB e Cbrasileiro)
__2- Fato: nenhum ataque resiste - no sistema de jogo proposto - a laterais que nao cruzam ou chegam ao menos na linha de fundo, nem a ausencia de um UNICO armador. os atacantes SEMPRE__estarao recebendo a bola na base do balao e de costas para o gol. O Gremio nao possui nenhum lateral eficiente, nem armadores no meio (so bons defensores)
__3- Fato: o maior erro de Renato foi NAO ter tentado Maxi Rodriguez na funcao de armador, pois é o jogador com maior proximidade de caracteristicas para essa funcao. Chance ele teve quando__Vargas e Barcos estavam suspensos, mas por alguma razao, nem assim preferiu arriscar.__4- Fato: há uma base sim formada para 2014 - mas é preciso manter a conviccao do que deu certo e arrumar as pecas do elenco que faltaram nesse ano (laterias e armadores). ____
1 resposta · ativo 594 semanas atrás
Até a Ponte Preta ganha...
4 respostas · ativo 594 semanas atrás
Minha mãe me perguntou oq eu tinha hoje... disse que tava chateado por causa do jogo de ontem... dai ela me disse q era só futebol... por um instante pensei q ela tinha razão... mas pensei melhor e entendi que não é apenas futebol, é algo como uma religião, sangue,carne... não sei exatamente explicar, só sei dizer que é como se tivesse perdido algo muito grande,um pedaço de mim, é como se eu tivesse me sentido incapaz como um todo, incapacidade de me sentir feliz, incapacidade de querer e não poder, acho q muitos se sentem assim, com raiva,desiludidos, tristes! Estranho isso, talvez seja normal, talvez não, quem sabe até eu deva esquecer disso tudo e pensar que o futebol é apenas uma bola rolando!!
Avatar de JOHNNY VAYNE VALENTE

JOHNNY VAYNE VALENTE · 594 semanas atrás

A CESTA DE BASQUETE É PEQUENA! TREINAMENTO SE FAZ NECESSÁRIO!
JOGADOR DE BASQUETE TEM QUE TREINAR!
A DISTÂNCIA ENTRE TRAVES, NO FUTEBOL É IMENSA, E TEM UM PALITO NO MEIO.
VAGABUNDOS ARROGANTES ( "PODEM" ) SE TRANSFORMAM EM JOGADORES DE FUTEBOL.
SE UM LATERAL COBRAR 500 ESCANTEIOS DURANTE O DIA, ELE IRÁ ACERTAR A CABEÇA DE UMA PULGA!
MAS, TREINAR HOJE, DÁ CADEIA PARA O PRESIDENTE DO CLUBE!
QUANTO AOS OTÁRIOS QUE PAGAM INGRESSOS CAROS, PARA ASSISTIR "ARMAÇÕES" .......SÃO CHAMADOS DE HOMENS DE FUTURO!
ENQUANTO ISSO, O PESCADOR QUE ENTENDE DO ASSUNTO, ENCHE DE PEIXES A SUA TARRAFA NO MAR.
MAS QUEM DÁ VALOR AO PESCADOR, NÃO É MESMO????
2 respostas · ativo 594 semanas atrás
SE a reportagem do clicrbs estiver certa tem q vender o Alex Telles para arrecadar um bom dinheiro e investir no Wendel ano q vem. Pra mim pode liberar o Elano, o Zé Roberto, o Barcos e o Kleber, pois ganham muito e não deram o retorno suficiente. Mas pra isso tem q contratar outros jogadores com condições de serem titulares. Sou até favorável ao retorno do André Lima ou o Jonas. Enxugar a folha salarial é necessário.
No post sobre o jogo, foi batido o recorde de comentários do blog, dentre os quais predominaram os desabafos.
No posto que trata de reencontrar a esperança, meia dúzia de gatos pingados aparecem.
É disso que estou falando: o espírito da torcida tricolor está ferido. Por isso é ela que precisa ser afagada pelos jogadores, e não se deve cobrar apoio incondicional desta. Não neste momento. Nossa torcida merecia um pedido de desculpes públicas de cada jogador do grupo, toda a comissão técnica, e, principalmente, de toda a direção. Teve suas esperanças traídas, e não vai ser sem uma contrapartida do time que vai levantar a cabeça e seguir acreditando........
4-3-3 da Ponte com o armador Elias, Vélez com três volantes em campo. Dois gols da Ponte no contra-ataque rápido.

Enquanto isso tem time que não sai em velocidade, prefere dar balão pra tentar pegar a segunda bola, pra tentar cruzar a bola na área, pra tentar marcar um gol de cabeça com a defesa adversária postada. É muita tentativa, não é a toa que ficam 508 minutos sem marcar gols.

Não é bom o time da Ponte, não tem nada de mais em termos de talento, mas tem coragem.
Não pude deixar de fazer o meu comentário diário. Na madrugada logo após os estudos e com a cabeça cheia por não esquecer o jogo de quarta, complicado demais.
1- Para técnico eu (kkk) brincadeira pois não quero citar nomes, apostaria ainda no Renato. Acho que deveria haver uma reformulação no elenco, vão chegar e deveram sair jogadores.
2- Ficaria com o Dida, mas o Marcelo seria meu titular, buscaria Laterais direitos (Suelliton- Criciúma) e esquerdo(Allan ex Chapecoense, jogou muito a série B) e mais um zagueiro, Ficaria com Rhodolfo, Bressan, talvez Werley traria o Grolli devolta o Manoel do Atlético PR ou Rafael Lima Chapecoense e daria um tempo para o Gabriel 4- Volantes vejo o Grêmio completo mas apostaria no Willian Magrão (ele vai voltar de lesão querendo mostrar futebol) daria a mala para o Adriano
3- Começaria o ano com Maxi rodrigues como 10, traria alguém para acompanhar
4- Ataque traria o MM de volta o tentaria alguma negociação, faria uma boa sombra ao Barcos, deixa o Leandro (que se diz Palmeirense lá) fiquem com Kleber e tragam um atacante de velocidade estilo Geraldo do Coritiba tem apenas 21 anos, Rubén Botta - tigre.
1 resposta · ativo 594 semanas atrás
pessoal nao esta dando para enviar coments, nem ler, via celular
3 respostas · ativo 594 semanas atrás
Acho que está na hora da direção contrariar a torcida e tomar decisões racionais, em avaliações frias, sistemáticas e deixar a emoção para a torcida. Precisamos superar a lógica do recomeço, como feita no início do ano com o Luxa. Foi nessa toada que vieram algumas nabas como o Cris, o Adriano, o André Santos, etc. Temos uma boa base caseira, jovem e com muito sangue.

Uma pergunta que deve ser feita pelos chefões: o Renato deve continuar? Neste momento tenho dúvidas, mas não sou eu que decido e nem sei o que acontece nas quatro paredes do vestiário.

Por que o Renato não tem um auxiliar? O Luxa com toda aquela arrogância tinha o Roger e o Emerson do lado e mais um que eu não lembro o nome. Vejo o jogos na Europa e todos aqueles sabichões de treinador com auxiliares do lado, o Guardiola tem o Mathias Sammer ex-jogador, o Ancelotti com Zidane, só para citar dois exemplos. E aqui temos um todo poderoso.

Temos que inovar, tenho certeza disso. Como? Essa é a questão e não sei responder, afinal sou pura emoção e esse não é o melhor caminho.
1 resposta · ativo 594 semanas atrás
O problema é que para chegar a renascença temos que sair do medievo, libertando-nos dos dos dogmas e de todas as velhacarias que nos aprisionam, que nos atrasam, nos patrulham, que nos mantenham reféns de dogmas e mentiras, que inventam e subvertem a verdade... A humanidade levou cerca de cerca 1200 anos para fazer esta travessia...
Não tenho duvidas, o time tem que ser Maxi e mais da, espero que seja isso que aconteça, sem armador time nenhum ganhou nada!!!
E espero que jogadores sem raça, como elano e zé sejam negociados, e que alguém treine cabeceio nesse time ninguém sabe esse fundamento, contratem o Jardel por 90 dias só pra ensinar isso ao Barcos!!!!
Eu cansei. Resolvi que este ano não acompanho mais o futebol do Grêmio.
É muito fracasso acumulado num ano só.
Sou sócio, torcedor fanático, apaixonado pelo clube, mas paciência tem limite. A desilusão é enorme.
Ano que vem passarei a acompanhar e torcer novamente, pois no momento nem vontade de assistir aos jogos tenho.
Um ótimo fim de ano a todos os gremistas, com esperança de um 2014 totalmente diferente.
Só pode haver uma explicação:
divisão do grupo.

Os tempos mudaram.
Nosso Presidente Koff com toda sua experiência e bagagem vitoriosa,mesmo assim deve enfrentar dificuldades para manter esse grupo unido.
È muito salário alto contrastando com jovens promessas.

DÁ-LHE GRÊMIO.
SEMPRE GRÊMIO.
1 resposta · ativo 594 semanas atrás
Outro ponto que deve ser superado, na minha modesta opinião é o de atribuir as brigas dos sabichões do conselho como a causa mãe da crise. Lá sempre teve briga e não foi por isso que não ocorreram conquistas. Ou vocês, que em 83 ou nos anos 94/95, não ocorriam brigas de belezas. O pau corria frouxo.

O problema está na concepção do que vai do vestiário ao campo e não nas cadeiras dos bacanas.

Vocês acham que no conselho do beira lago é tudo paz e amor? Muito ao contrário.

Vejam o que está acontecendo no São Paulo, eles estão transição política na cúpula e é terra arrasada.
Pelo que vejo já dá pra falar mal do Renato, quando fiz isso lá atrás tomei negativada em cima de negativada. E um tuittero raivoso ficou brabinho...
Renato é falastrão, arrogante e cabeça dura. Precisamos de um técnico tipo o Tite, que trabalha quieto. Renato joga para a torcida, torcida que ele esqueceu quando foi para o Rio jogar no Flamengo. Como a torcida do Flamengo nunca o elevou à condição de ídolo, voltou suas atenções para a torcida tricolor novamente. Agradeço suas atuações, e os títulos, de 83, mas chega desse cara.
Já tem brasileiro na final da sulamericana, o G vai diminuindo cada vez mais, e se for para ir na pré libertadores, nem sei se vale a pena. Vai esculhambar pre temporada, de novo, e é ano de copa, vai ser um ano tumultuado. Acho melhor baixar o facho e começar a olhar para o Gauchão, começar de baixo e com humildade, porque a coisa tá feia demais, quantos títulos o Grêmio ganhou nos últimos doze anos? Três gauchões, se não me engano. Minha última grande alegria foi Pedro Junior EMPATANDO um Grenal no Beira e nos dando o título, e isso em 2006...
Tô quase largando o futebol, não largando o Grêmio, mas virando torcedor de ocasião, de curtir uma vitória mas nem tanto. De levar futebol com bem menos interesse, porque não aguento mais ter esperança e ser açoitado por tristezas e decepções. Estamos virando chacota do Brasil, ninguém respeita mais o Grêmio.
Ainda bem que vivi, os anos 80 e 90, tinha sete anos em 83 e fui a todos os jogos no Olímpico. Tinha dezoito quando começou a época matadora do Grêmio em 94. Imagino essa geração que não viveu isso intensamente, será que sente mais que eu? Ou sente menos que eu por não ter vivido na pele o que era time de verdade, com raça quando estava sem a bola e jogando o fino quando estava com ela??
Triste, mais um final de ano melancólico, nem sei o que esperar do Grêmio nesse final de campeonato Brasileiro...
O que eu tenho visto no Grêmio é um tipo de sentimento perigoso: Orgulho exagerado do passado.
Incrível que isso está afetando até os róseos à medida em que os títulos deles deixam de ser recentes também.
Acho complicado sonhar com Libertadores e Mundial sendo que nem no Gauchão convencemos.
Quando desistimos de fazer escola começamos a pensar como paulistas e cariocas e a nossa identidade no futebol se foi.
Acho que nos falta humildade, devemos encarar que precisamos reconstruir muitas coisas antes de sonhar alto de novo, a começar pelos valores de futebol gaúcho.
Esse loop de lutar por vaga na LA para ter dinheiro e contratar jogadores caros não tem resolvido. E as dívidas só aumentam.
Penso exatamente ao contrário: buscar jogadores baratos que querem jogar, querem provar algo na vida e que disputemos Gauchões para ganhar e depois sim, convencendo em casa vamos para as pelejas maiores.
Antes imortais. Agora precisamos renascer. Já estamos admitindo que podemos morrer.
Muito boa a escolha do título do post, é exatamente disso que precisamos!

Vocês não acham que para renascer, o Grêmio Campeão precisa de:
- um técnico firme, mas não uma mula;
- um técnico confiante, mas não um que fale pelos cotovelos;
- um técnico que aprenda preferencialmente com os erros dos outros, mas se não der, com seus próprios erros já serve;
- um time que queira ganhar (sinceramente, isso já acho que temos);
- laterais que saibam cruzar;
- atacantes e defensores que saibam cabecear;
- um jogador LEVE, ao contrário dos jerivás e brucutus, que saiba entrar na área driblando para desorganizar a defesa adversária ou sofrer pênalti;
- jogadores que saibam chutar dentro do gol e, de preferência, fora do corpo do goleiro.

Será que assim conseguiremos renascer como a torcida mais feliz das américas?

Abraço,
Régis.
Infelizmente o Grêmio foi dominado por correntes islâmicas extremistas, empresários que distribuem comissões para quem for preciso e dirigentes que mais querem aparecer do que ajudar, pouco podemos fazer a respeito.

O clube perdeu sua identidade totalmente, esse Grêmio do Renato não representa o Grêmio que sempre emocionou torcedores até de outros clubes, nós torcedores só servimos para arrecadação, um time que não faz um gol em 3, 4 jogos beira o ridículo, me sinto um babaca torcendo por esses caras.

Chega, tá na hora de protesto.
1 resposta · ativo 594 semanas atrás
http://cornetadorw.blogspot.com.br/2013/11/ponte-...

"Valorizar Gauchão" ou "Jogar Fechadinho", qual clichê será a maior canoa furada?
Bom eu nem sei o que dizer ainda.

Força GRÊMIO.
Enquanto o Grêmio tivé jogador que tanto faz perder ou ganhar é isso que vai acontecer sempre, precisamos de jogadores que queiram mostrar mais que queiram mostrar que são capazes...esses come e dorme do Grêmio não tem condições...
Outra que não dá pra entender é que contratam o melhor meio campista do Uruguai (Craque) o Maxi, não colocam ele pra jogar, preferem a ameba dispersa do vargas...

Por isso eu acredito que quem manda no Grêmio e na escalação é empresários muito fortes....porque não tem explicação! Achei que o ataque do Grêmio iria funcionar esse ano, mas o Barcos não segura uma bola na frente..e perde cada gol...
Só peço uma coisa para 2014. Um time aguerrido e ofensivo, sem medo de errar porquê sabe que a torcida não vai queimar jogador a cada erro. Assim se constrói confiança, se constrói objetivo em conjunto. E assim, finalmente, coparemos.

Um abraço
O Gremio tem que voltar as suas origens. O Gremio deixou de ser Gremio quando passou a apostar em jogadores grifentos, carissimos com retorno quase zero. O Gremio ja tem uma boa espinha dorsal para 2014, basta mandar embora Ze, Elano, Kleber, Barcos, Adriano e contratar 2 jogadores que resolvam la na frente...por exemplo, nesse esquema atual, se tivesse Maxi na meia e Fred e Wellington Nem na frente o Gremio estaria na briga pelo titulo no BR e coparia a CB tranquilamente.
Me permita discordar,,,,,,
Nem toda a torcida estava confiante na classificação.
A desenvoltura do time em campo permite desconfiar do sucesso.
E mais, o renascimento do clube estará sendo retardado em caso de uma renovação de nosso "técnico de botequim de esquina".
RENATO É ARROGANTE E NAO É UM ESTUDIOSO DO FUTEBOL.
Em vez de dar treinois táticos, prefere "dar carinho" aos jogadores.......no maximo um rachão ou fut-voley.........fala sérioooooo.
O g4 está seriamente ameaçado.
1 resposta · ativo 594 semanas atrás
Por falar em frustrações da torcida, a flata de promoções como esta: "Santos venderá ingressos a R$ 1 para lotar o Pacaembu" deve também estar frustrando muito a torcida gremista menos abastada. Esta parte, simplesmente está sendo excluída do direito de ver o seu time a não ser no na TV do bar da esquina, que paga PPV, já que nem na TV aberta os jogos do Grêmio transmitidos.

Depois de mais um ano sem nada, ainda tem esse imbróglio de contrato mal feito com uma empresa que sempre mamou no dinheiro público. Pensando nisso, dá um raiva infinita dos gremistas que pensam apenas no seu bolso, e de um Conselho inoperante que aprova qualquer coisa, sem ler ou sem entender.

Quando o Grêmio entrou naquela m. com a ISL e faliu junto com a empresa, eu disse a meus amigos: "pelo menos 10 anos para recuperar o Grêmio". Estamos a 12 sem nada e seguimos fazendo contratos milionários com jogadores velhos, doentes, sem talento algum. Além disso, foi feito um negócio muito mais arriscado com um construtora, que não entende nada de futebol. Sabemos que negócios dessa natureza envolvendo clubes (sociais e de esportes) no Braisil simplesmente não tem produzido os resultados prometidos (que são sempre fantásticos), pois quem administra a verba não precisa prestar contas a ninguém (ou a um Conselho politicamente aliado, e nem confere as contas, que dá no mesmo), e as falcatruas prosperam a céu aberto. Para mim, o Grêmio vai continuar na pindaíba até readquirir os direitos sobre seu patrimônio, se é que ainda tem direito a alguma coisa, e não acabar endividado até o pescoço ao final desses 20 anos de contrato com a OAS.
Renascer = nascer de novo. O time do Grêmio precisa?
No tempo do WL sim, precisava, mas em parte com Renato começou este processo.
Houve uma mudança de atitude necessária, primeiro no 352, depois no 433, mas quando parou de funcionar. ofensivamente, o Renato teimou e não fez as mudanças necessárias.
Só é possível jogar com três volantes bons, que sabem sair jogando e eventualmente chegar na área, se alguém (um ou mais) souber armar, tiver criatividade. Pode ser um quarto do meio, um ala, ou até um atacante.
Renato não percebeu ou, se percebeu, prefriou morrer abraçado com os seus 12 titulares (um sobrava, dependendo do esquema).

O que é necessário corrigir, para 2014, é jsuprir as carências,: criatividade, velocidade, cruzamentos, armação de jogadas, finalizações. Parece muito, mas não é. Com três ou quatro acréscimos podemos voltar a ganhar um grande título. Alguns destes temos em casa, mas não faziam parte do grupo dos 12.
Relaxa, pessoal. Segundo uns ai, temos 'o melhor dirigente do Brasil'.
A tal 'múmia', pelas tantas faixas que tem.
E eu pensando que era por ser uma pessoa velha, mas bem velha.
Nada contra os velhos, e sim contra aqueles que acreditaram mais uma vez no pensamento mágico.
Que acreditam que o simpático velhinho, 'que nunca foi enganado pelo luxa', apesar de ter renovado com ele, nos traria algum caneco relevante simplesmente por ser quem ele é.

Jé esse migué do vestiário, por favor.
Nosso atacante é um baita dum mongolão, que mal consegue se equilibrar ao carregar a bola. Me dizem que tem o vestiário na mão. além de ser um ótimo marcador. sou antigo, talvez. Sou da época que centroavante bom marcava.
Já o outro joga com a bunda. Me perguntaram se ele não era destro, em razão daquela chance contra o patético, em que ele, na cara do gol, cortou pro pé esquerdo, e depois vcs já sabem. Disse que ele joga com as 2...nádegas.
O único que joga mesmo, não parece interessado, ou chutou o balde mesmo.
Menos mal que o Deus Renato disse que tá tudo bom, já que estamos mal acostumados mesmo.
Escapamos da segundona, segundo ele.
E nós seguimos nessa masturbação coletiva, de quem quer ser ouvido, de quem pensa ter a solução, mas simplesmente encontra 'novas' saídas pros problemas de sempre.
Ah, quando não jogamos um ovo e ganhamos, me dizem que é a cara do Grêmio.

Ano que vem teremos a mesma ladainha.
Viva o 'doutor' Koff, ou Odone. Tanto faz, até porque os 2 só comemoram vaga, mesmo.

ps. se o ancião que a torcida tanto ama trouxer o J7 (Jonas) ano que vem, ai terei esperança.
1 resposta · ativo 594 semanas atrás
CHEGA DE MIMIMI O QUE FALTA É "SANGUE NOS OLHOS" VONTADE, GANA DE GANHAR. NÃO QUERO SER IMORTAL QUERO SER CAMPEÃO!!
Imortal nunca morre. Por isso, não renasce. Inválido, portanto, o teor do texto.

Postar um novo comentário

Comments by