8 de novembro de 2013

Mas afinal: o que está faltando?

* Texto do torcedor e leitor do blog, Guaru

Se há algo que incomoda o torcedor gremista é essa história de 12 anos sem títulos relevantes. É tão irritante que chega a incomodar até mesmo ouvir o próprio torcedor gremista reclamando disso. Esse é o núcleo do drama do torcedor. Ele está presente nas derrotas e nas vitórias. É ele quem cria o clima de terra arrasada.

Perdemos para o Atlético-PR quarta. Perdemos com a postura que exigimos do time, quando ele caiu na Libertadores: com entrega total. Pode não ter sido uma partida brilhante, mas se o Grêmio jogasse sempre assim, como jogou contra o Atlético, haveria poucos insatisfeitos.
Então qual a reclamação?
A reclamação é metafísica.

Por que estamos há 12 anos sem ganhar títulos? Por que, mesmo com elencos gabaritados, não conseguimos resultados satisfatórios? Por que, ainda que o time se entregue, a bola teima em não entrar?
Ou pior: nesses 12 anos, conseguimos 6 participações em Libertadores, só menos que São Paulo e Santos no período. Desde 2006, ano em que o Brasileiro passou a contar com 20 clubes somamos 488 pontos, só ficamos atrás do São Paulo. Então por que, apesar de termos tido bons anos, não conseguimos conquistar nada?

Não é fácil responder nada disso. Ao menos, eu não tenho respostas. E sinceramente, não creio que alguém as tenha.
Eleger culpados é uma forma natural de se responder essas questões. E há culpados, sem dúvida. Todos com sua parcela.

No período, foram cinco os que se revezaram na presidência do Tricolor. Vinte e uma caras diferentes que comandaram a casamata. Nove titulares diferentes no gol. Em torno de quinze centroavantes titulares. Centenas de atletas profissionais que vestiram a camisa. Oito milhões os gremistas que se somaram em apoio ao Tricolor.
Já se mudou tudo. Já se tentou tudo. Desmanches de equipes. Dispensas coletivas. Mudanças de diretores de futebol, treinadores e presidentes. A torcida já agiu de diversas formas e o resultado foi sempre similar: boas campanhas e só.
Ano pós ano e o que resta é a esperança de que o ano que vem será diferente. E isso, sim, deixa qualquer um de saco cheio.

...

E agora?
Agora é seguir adiante. Ninguém vai deixar de ser gremista. Ou melhor, ninguém que valha a pena deixará de ser gremista.
Remobilizar é difícil? Claro que sim. Mas temos assuntos pendentes esse ano ainda: Podemos garantir uma Libertadores no ano que vem de forma direta e uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2014.
Mas e de que isso adianta? Só o futuro poderá responder. Talvez nada. Mas a única forma de voltarmos a ser campeões de títulos relevantes é seguir disputando-os.

Já diria o grande Rocky Balboa: “Não importa o quão forte você possa bater, mas sim, o quanto você consegue aguentar e seguir em frente”.
Que o time siga em frente depois do impacto. Não sirvamos de pódio para o Cruzeiro no domingo. Esse é o primeiro passo para tentar buscar algo maior.

Comentários (163)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Parabéns ao Guaru pela lucidez..
Meu receio não é o grêmio servir de pódio no domingo e sim fazer vexame,e levar uma sacolada de gols cm levou contra o coritiba,pq o cruzeiro esta voando.
No 5º parágrafo, faltou citar que até de estádio já mudamos.
2 respostas · ativo 594 semanas atrás
Achei perfeita a análise e, sobretudo, a conclusão.

Domingo o time pode calar a boca de muita gente.
4 respostas · ativo 594 semanas atrás
Eu penso que a bola não entra porque falta tranquilidade e o fato de o Grêmio estar a doze anos sem título não ajuda nesse aspecto. É o torcedor que passa esta ansiedade pro time e cabe ao time absorver e o treinador trabalhar esta parte. Não quero dizer com isto que estou fazendo terra arrazada; não há motivos para tanto. Temos que continuar torcendo e o time continuar trabalhando pra conseguir esta vaga direta na Libertadores. 2014, depois, será outra história.
3 respostas · ativo 594 semanas atrás
"Perdemos com a postura que exigimos do time'. Sem dúvida. Entretanto só postura não basta. Todos, todos nós, inclusive gremistas nascidos pós anos 90 gostam de citar o escrete do Felipão. Acontece que além de postura, naquela época tínhamos um goleirAÇO. Uma zaga firme, qualificada, que sabia se posicionar. E sabia dar bago quando necessário. Um LE monstruoso, firme atrás. Um LD que dispensa comentários. Os volantes? Um discreto e preciso no desarme. O outro? Só com o olhar deixava cagado até um Rivaldo da vida. Seus lançamentos mostravam um sujeito com a pretensão de fazer apenas como o genial Gérson da seleção de 70 fazia! Os meias, ah os meias. Dois canhotos! Se embolavam? Nada, se revezam brilhantemente na criação....E o ataque, bem, Paulo Bala e Jardel só não faziam chover. Na casamata, um líder nato. E como sabia armar um time. Não à toa ganhou um merecido mundial anos depois...E o banco? Nos dávamos o luxo de ter Émerson (que teria duas copas no currículo mais tarde) esquentando-o! Até Luciano segurava a onda quando entrava...Alexandre Xóxó! Percebem? Era um time completo! Por isso ganhou! Punha o coração na chuteira empurrado por vozes ensandecidas no velho casarão! Mas os donos dessas chuteiras sabiam o que fazer com ela! Ah sabiam! A postura valeu quarta? Valeu! Mas toda a vontade do mundo não deixará o Pará menos deficiente do que é, não o deixará a altura de ser o lateral direito titular de um clube do tamanho que o Grêmio teima ainda ter! Toda a postura do mundo não fará o milagre de um time criar e vencer sem um meia de armação. Talvez a postura mais humilde faça o treinador rever conceitos...
3 respostas · ativo 594 semanas atrás
Pensar em 2914 : mandar embora o Renato + - Dida- Pará - Uérly Close- Cabelinho- Zeroberto- Elano Cachaça- Kléber- Barcos
3 respostas · ativo 594 semanas atrás
Tenho 18 anos, e nunca vi um título do Grêmio, de 2001 não me lembro de nada, tinha apenas 6 anos. Virei gremista em 2005 com 9 anos, não tenho vergonha de dizer, foi no jogo da Batalha dos Aflitos, vi meu pai louco na frente da TV, e comecei a apoiar junto, quase que instintivamente, não me perguntem por que. Depois que o Anderson botou aquela bola pra dentro, o Grêmio ganhou mais um torcedor fanático, até hoje muito apaixonado, mas que está cansando...
Meu pai está com um problema no coração, e meu sonho era comemorar um título com ele, poder abraçar ele e falar "FINALMENTE", não sei se haverá tempo, depois que o juiz apitou o final de jogo quarta feira, fiquei sem chão, terei que esperar mais um ano, ou dois, mas quando tempo, meu Deus? Ai já será tarde, me senti impotente, queria entrar dentro do campo e chutar aquela bola pra dentro, infelizmente não dava, assim como não dá para curar doenças, assim como ninguém é imortal.
7 respostas · ativo 594 semanas atrás
Velho, ler teu post, com essa tônica de que ninguém sabe o porquê da nhaca que atravessamos há tempos, dá a impressão de que o Grêmio não ganha títulos relevantes há 13 anos POR AZAR, por alguma energia cósmica negativa que paira sobre o time quando ele entra em campo, ou algo do gênero. Mas basta ver o Grêmio jogando por alguns minutos que sabemos perfeitamente porque, ha hora H, o caldo entorna: FALTA QUALIDADE. Ponto. Ou alguém discorda que faltava qualidade na final da La em 2007, ou na disputa pelo Brasileiro em 2008? E não apenas dos jogadores, mas também da comissão técnica. E a dita ansiedade, que estaria atrapalhando o time, devia estar matando a torcida do Galo até 6 meses atrás, e isso não os impediu de conquistar a Libertadores. Isto é frescura da pura! Até os macacos emendarem dois períodos de 13 anos seguidos sem ganhar nada, com apenas uma Copa do Brasil roubada no meio (1979-1992_1993-2006), e ainda assim montaram um time que, precisamos reconhecer, tinha qualidade, e saíram da seca. Então é isso: a direção tem que baixar a cabeçar e trabalhar muito, na busca por reforços para 2014. E o Santanna que me desculpe, mas Deus só estará reservando algo melhor pra nós se fizermos por merecer tal fortúnio. Costuma-se dizer no meio jurídico que "o Direito não socorre aos que dormem". Pois a bola também não....
25 respostas · ativo 594 semanas atrás
Concordo com o texto. Tivemos coisas boas esse ano após o fim do pojéto; o que resta agora é corrigir as deficiências que nos fizeram fracassar contratando jogadores de qualidade com o perfil desejado(Ramiro é um bom exemplo) e dispensar os girfentos caros que se destacaram pela inoperância e/ou pela indolência.
1 resposta · ativo 594 semanas atrás
Futebol com vitórias é continuidade e é só olhar para o Barcelona. A quanto tempo aquela turma barcelonesa joga junto? Desde quando o Xavi e o Iniesta e os demais jogam junto? Muito tempo é a resposta.

O Grêmio do Felipão jogou um tempão junto. O Grêmio dos anos 60, que eu acompanhei, tinha pouca variação.

Acho que o primeiro passo é terminar, acabar, desistir, desse eterno recomeço. Com poucas variações, ou até nenhuma, devemos manter o mesmo grupo no ano que vem. Nada de contrações bombásticas, repetir, repetir e assim por diante.

Penso que dois pontos são importantes: o brasileirão e a questão do técnico.

O foco tem que ser o brasileiro. Se nós tivermos uma sequência de bons brasileiros, ficar entre os três primeiros, beliscando o título, vamos ter, com certeza, uma grande conquista. Eu acho um absurdo iniciar o ano pensando na Libertadores do ano seguinte. As equipes da Europa focam nos nacionais. O que o Barcelona quer é ganhar é o campeonato nacional e assim como os alemães, italianos, etc..outros. Se tivermos uma boa equipe para ganhar o brasileiro certamente teremos muitas chances na Libertadores. Agora pensar o passo seguinte sem dar o primeiro é um erro.

Sobre o técnico, penso que está na hora de acabar com os tipos arrogantes e prepotentes tipos Luxa, Roth, Autuori, e o nosso Renato. Precisamos ter um equipe pensante, dividir ideias e responsabilidades. Se o Gaurdiola tem auxiliares por que o nosso Renato não pode ter o Roger como auxiliar? O luxa tinha o Roger e o Emerson. E o Renato, que nunca estudou/teorizou sobre futebol, por que decide sozinho? Em resumo, tenho muitas dúvidas sobre a continuidade do Renato no ano que vem. O grupo de jogadores fica, mas o treinador, acho que não.
E essa do Ilgo? Ainda faltam 2 ou 3 anos. Vou aguentando até lá... http://botecodoilgo.com.br/?p=3656
6 respostas · ativo 594 semanas atrás
O Grêmio precisa tomar o caminho do CAP, livrar-se das amarras dos que os puxam pra baixo. Deveria mudar o relacionamento com a imprensa, que quando o time ganha enterra um morto no pós-jogo, mas dão risada e postam fotos alegres no instagram quando o time perde. Contratam colorados fanáticos pra cornetear o Grêmio em inúmeros programas, criam pressões ridículas que afetam o time em campo. Quem entrevista, transmitir jogo? Paga. Cada centavo se justifica, serve de indenização pelo abuso.

A FGF é a outra amarra do Grêmio. Desde 1991 a FGF é controlada por COLORADOS. Antes, foram presidentes Cruzeiristas! O Grêmio não tem força pra botar um Presidente na FGF? Então que mande a FGF catar coquinhos. Gauchao boicotado pro bem da equipe, pra descobrir jovens talentos e pra se preparar pro ano.

O Grêmio cansa de apanhar da CBF e do STJD, com a ajuda de gremistas como Danrlei, está iniciando um processo lento pra começar a bater de volta. Vamos garantir um mínimo de imparcialidade com base no gritedo, nem que seja! É hora de começarmos a soltar DVD's de erros a torto e a direito, criarmos uma lista negra de árbitros, como vários clubes tem.

Outra amarra do clube é o torcedor. Apoio incondicional não tem vencido nada pro Grêmio, quem viu o time EM CHAMAS nas últimas partidas tinha a missão de cobrar que certas coisas mudassem ANTES DA COLISÃO FATAL. APLAUDIMOS o #VamosVirar ignorando o #VamosFazeroMesmodeSempre. Do outro lado, há gremistas corneteando e esquecendo coisas que dão certo na onda da imprensa. São manipulados por ela.

O maior dano que causa o torcedor é exigir e cobrar o impossível. Quem poderia saber que Barcos destruiria uma reputação de três anos no Grêmio, com toda a estrutura a disposição pra brilhar? Quem poderia prever a ingratidão do descompromissado Vargas, que salvamos de um técnico opressor no Napoli? Quem saberia que veteranos com extensa história de profissionalismo se tornariam divas no Grêmio?

Não dá pra saber, quando se arrisca um contratação milionária, se ela vai dar certo ou não. No final, só resta o déficit financeiro.

Minha dica: façam menos contratações milionárias. Busquem GAROTOS APENAS, gente que não provou tudo o que pode, que quer subir na vida. Contratem mais GREMISTAS, não é garantia de talento, mas pelo menos garante compromisso. Apostem onde o risco é menor e a maior potencial de lucro que o cubra.

NÃO TRAGAM DE VOLTA O DOUGLAS OU QUALQUER JOGADOR QUE SEJA BRUXO DE TREINADOR. TREINADOR GANHA BEM PRA ESCALAR O TIME QUE A DIREÇÃO DÁ, NÃO O QUE ELE QUER. Antes um PAULÃO, um DOMINGOS que um Douglas, um cara que não vai dar a cara a tapa pelo clube.
4 respostas · ativo 594 semanas atrás
O que a direção tem que saber é se contratou certo e porque alguns jogadores não deram a resposta esperada.
Eu achava que o André Santos era a melhor contrtação no início do ano e não jogou nada, mas o Barcos nunca esperava nada mesmo. O tal do Everton Ribeiro ia ta no Grêmio certo pelo qu eu vi ano passado.
Também não da só pra criticar eles tentaram e não deu título. Mas como seu Algoz já falou só quem tá lá dentro pra saber das dificuldades pra montar um time competitivo e vencedor.
Vamos ficar em segundo no brasileiro e deixar os invejosos querendo fazer piada por causa da " vaga" , que eles ainda sonham.
2 respostas · ativo 594 semanas atrás
Esta faltando "liga". Como se faz para um time "dar liga"? Não faço idéia.
Esse é o caminho Guaru, o que move o mundo são as perguntas...
.
Num comentário que tu fizeste no post pós-jogo, falando do teu falecido pai, lembrei-me imediatamente da minha década de 90: eu e meu falecido "velho" (foi derrotado por um câncer no ano 2000, aos 44 anos, na época eu tinha 16), antes de todos os jogos do Grêmio, comprávamos uma perna de salame, uma forma de queijo, um pão colonial, um vinho para ele e um refri pro piá (sou de Cacias, o que explica o cardápio, mas meu pai era "campeiro" de Bom Jesus)... Antes do jogo, passávamos uma hora fatiando as aquisições, sempre muito ansiosos, prontos para a peleia... as poucas decepções que tínhamos com o Grêmio não duravam mais que uma hora, pois tínhamos certeza que em breve estaríamos levantando outro caneco... lembro-me nitidamente das Copas do Brasil de 94, 95, 97, do Brasileiro de 96, das Libertadores de 95, 96 e 97, do Mundial... quanta nostalgia... bons tempos...
.
A verdade é que os tempos mudaram e precisamos nos renovar...
Mas, por incrível que pareça, estou com muita esperança de dias melhores, afinal de contas, É O GRÊMIO! Se a cada ano que passa nos afastamos mais do título da CB de 2001, a lógica permite concluir que nos aproximamos cada vez mais do próximo caneco...
.
Abs! E dá-lhe GRÊMIO!
2 respostas · ativo 594 semanas atrás
Está faltando responder as perguntas deste texto: " Os sete pecados capitais de Fábio Koff "http://vidartereporter.com.br/blog/sem-categoria/os-sete-pecados-capitais-de-koff/
Parabéns amigo Guaru pelo post.
Mas esta escassez de títulos esta enlouquecendo a torcida gremistas, e nem me refiro aos chiliques dos morangos fazendo piadinhas ou do isentos colocando pilha, mas o grito na garganta de dizer é campeão, confio no Koff ele vai concerteza retomar o rumo, pena que ele ganhou uma bela herança árdua e pesada, sendo assim teve que se desdobrar para o GRÊMIO não quebrar.
Então rezo que ele consiga para 2014 e se Deus quiser na LA voltarmos as glórias.
Voçês viram que a Super copa do campeões irá voltar ano que vem, quem será que já foi campeão em hehehehehe. Concerteza não é aquele que se intitula campeão de tudo é só dizer GRÊMIO já basta.

Força GRÊMIO quero raça e sangue nos olhos Domingo e jogar como foi com os petralhas, mas colocando a gorducha para dentro.
1 resposta · ativo 594 semanas atrás
O que tá faltando eu não sei, sei que faltou um André Lima da vida contra o Atlético, porque duvido que ele errasse tantos gols, mas ele não tinha grife.
2012 e 2013, quatro eliminações no mata-mata para times mais fracos (Palmeiras, Milionarios, Santa Fe e Atletico Pr) sendo que nos bons tempos o Gremio batia os mais fortes. Culpa de quem? A meu ver culpa dos dois treinadores, Luxa e Renato, que não souberam tirar o melhor do grupo e não souberam tambem usar a melhor estategia no mata-mata. Os dois pecaram pelo excesso de cautela, foram medrosos, faltou ousadia a ambos.
6 respostas · ativo 594 semanas atrás
Pessoal, pelo bem das crianças e das damas, peço que mantenham em alta o nível do blog.
Deixem os palavrões para debaixo do chuveiro. Please!!!!!!!
6 respostas · ativo 594 semanas atrás
O que falta ao Grêmio é planejamento de médio/longo prazo. Mas como implementá-lo se quando existe (o último de que tenho notícias foi feito pelo Adalberto Preis, em meados da década passada) e troca a direção o planejamento existente vai para o lixo? Este é o ponto principal onde falta a tal da continuidade.
O GREMIO é foda,todo brasileiro,repito todo brasileiro,sabe o refrão do hino do GRÊMIO.
entra ano sai ano,e todo brasileiro,repito todo brasileiro,torce pro GRÊMIO, a favor ou contra,e a ivi pira.
O GRÊMIOnunca é favorito a nada(ainda bem), mas sempre sai do coadjuvantismo,pro protagonista dos campeonatos, ai eu piro.
Da-lhe,tricolor.
O Futebol é feito de DETALHES...

E temos perdido algumas oportunidades de título nestes MALDITOS DETALHES.

Lembro-me perfeitamente no final do primeiro turno do Brasileiro de 2008, quando com um time operário e sem ATACANTES o Grêmio do Burroth estava em primeiro e com 15 pontos a frente do segundo colocado. Ouvi uma entrevista com o dirigente de futebol da época onde ele era perguntado se antes do fechamento da janela de contratações do exterior o Grêmio pretendia trazer um centro-avante já que os atacantes não estavam colaborando nos gols do time...
A RESPOSTA a direção avaliou e acha que o grupo atual é SUFICIENTE para ganhar o campeonato brasileiro...

Pois é, não foi e perdemos por 3 pontos para o São Paulo...

DETALHE...

Como a bola que SE RECUSOU a entrar na goleira nesta quarta-feira de 2013...

FUTEBOL é uma atividade CONTÍNUA, não interessa se você ganhou a Libertadores ou o Mundial ano passado ou a 7, 12, 18 ou a 30 anos ATRÁS...

TODO ANO começa tudo de novo do zero e para FRENTE.

Quanto mais ficarmos procurando as razões FORA de campo, mais TEMPO E ENERGIA desperdiçamos, não porque não acredite nestas coisas (muito pelo contrário), APENAS disto NADA ADIANTA...

Destas COUSAS nada temos de controle.

Mas uma análise de porque perdemos e porque ganhamos e como faremos para melhorar para a PRÓXIMA TEMPORADA, isto SIM tem ALGUMA UTILIDADE E RACIONALIDADE...

Assim:

1) SE o Ramiro vai continuar no elenco em 2013 e como observamos no jogo DECISIVO contra o Patético-PR ele foi o MELHOR JOGADOR EM CAMPO. TALVEZ o único que poderia ter dado a vitória ao time se o apitador carioca não tivesse visto uma "falta inexistente na leve mão nas costas do Barcos no Manoel" no gol do Ramiro (fora a outra bola na trave)...

PORQUE não colocá-lo para treinar e estabelecê-lo como cobrador de faltas do Grêmio ???

2) Para que trazer o melhor lateral esquerdo do campeonato paranaense(Wendell) e o melhor meia do campeonato uruguaio(Maxi Rogriguez) e SEQUER dar CHANCE para eles provarem seu valor em detrimento de um craque do Juventude que não acerta um cruzamento e em detrimento no caso do Maxi de NINGUÉM (e o PIOR, como dizia no meu post quando da saída do Berthoglio e a chegada dele que se ele não se transformasse num Berthoglio II, putz infelizmente na mosca)...

3) Porque não procurar no mercado um volante de pé esquerdo para o elenco;

4) Porque não dispensar Fabio Aurélio(lembram ?), Adriano, Elano e Zé Roberto que não deram certo/sem sorte/sem ânimo/sem futebol no Grêmio...

5) Porque não compram um lateral direito e tentam adaptar um zagueiro ou volante de pé direito a ala e deixam o Pará no BANCO...

6) Porque a diretoria não monta o SEU ELENCO para o ano que vem de acordo com as SUAS CONVICÇÕES e contrata um técnico com CONHECIMENTO de verdade e que monte o time RECEBIDO do clube, sem indicações e tentativa de inclusão de peixes e de produtos da mesma fonte empresarial que agencia o treinador contratado;

7) Porque a diretoria não disputa o gauchão com um time B e não IGNORA o noveletão ou entre na competição de alma, bombacha e faca na boca para ganha-la na MARRA. Escolhe UMA das alternativas e vai para LUTA. CHEGA de gauchão a meia boca para facilitar a vida dos símios e da IVI;

8) Finalmente TRABALHAR, TRABALHAR e TRABALHAR e quem sabe um dia ser melhor que todos os outros numa competição IMPORTANTE e que também querem ser a mesma coisa que queremos ser: CAMPEÃO...
5 respostas · ativo 594 semanas atrás
Continuidade é uma boa palavra, mas corrigindo os erros de 2013.

Precisamos que sejam dadas mais oportunidades e apoio para jogadores da base, além de umas poucas contratações pontuais.

Há jogadores da base aproveitáveis? É difícil saber quais e quantos darão certo, mas no mínimo devemos fazer algumas apostas em posições cujos titulares deixaram a desejar.

Alguns nomes que deram bons resultados, em algumas ocasiões, mas não tiveram continuidade: Marcelo e Saimon, será este o ano deles?
Matheus Biteco,, na conjuntura atual, acho que tem tudo para ser um bom ala/lateral direito;
Gerson, se tem pouca estatura para zagueiro, como primeiro volante foi campeão brasileiro sub-20 pelo Grêmio; melhor que o Adriano tenho certeza que é;
Guilherme Biteco, apagou-se depois da chegada do Renato, não sei a razão;
Yuri Mamute, mostrou pouco nos profissionais, mas é forte, rápido e por alguma razão foi eleito o melhor jogador do Torneio de Toulon;
Lucas Coelho apareceu muito bem no início do ano, depois passou para o ostracismo e, quando voltou a ter chances, mostrou futebol, mas perdeu gols importantes.

Além destes, de fora da base, Wendell pode ser um acréscimo e Maxi Rodriguez o armador que nos faltou para ganhar este penta.

Quantos dos citados darão certo? Se forem 3 ou 4 está mais do que bom.
1 resposta · ativo 594 semanas atrás
Positivei pelo conjunto, mas não concordo em deixar o Gauchão de fora, a não ser por necessidade, em algumas rodadas.

Um time vencedor se faz vencendo partidas e competições. Foi assim no passado do Grêmio e continua sendo assim com os nossos adversários que estão ganhando títulos.

TRABALHAR, TRABALHAR, TRABALHAR!

VENCER, VENCER, VENCER!
1 resposta · ativo 594 semanas atrás
No curtíssimo prazo, o Renato deve escolhe entre manter o Barcos ou o Vargas, mas tem que escalar o MAXI RODRIGUEZ, PARA O RESTANTE DO CAMPEONATO, se quizermos ganhar a vaga para a LA 2014.
1 resposta · ativo 594 semanas atrás
Me sinto Grêmio ao ver o Koff. Me sinto Grêmio ao ver o Renato. Me sinto Grêmio ao ver este gandula:
http://blogs.pop.com.br/torcidapop/apos-provocar-...

Da-lhe Grêmio!

A roda já virou. Ano passado fomos G4 e finalistas CB. Time bom tá sempre em cima, e as vezes ganha. Dois anos seguidos em cima, o que o futuro nos reseva? Não sejamos amargos.
1 resposta · ativo 594 semanas atrás
Enquanto tivermos come e dorme no elenco é isso aí, onde tanto faz perder ou ganhar, 'é só mais um jogo' né? grêmio é um dos poucos clubes no Brasil que paga em dia e nem isso serve de ânimo pra meia duzia de bosta que está no Grêmio.
Parece que empresário que escala o time do grêmio, porque tem peças nesse time que não fazem NENHUM sentido.
Nós todos lemos sobre futebol diariamente, assistimos todos os jogos do nosso time e mais alguns jogos de outros times, nos achamos bem informados e temos segurança pra dar opiniões. Mas quando tomo distância das minhas próprias opiniões e das opiniões que estou lendo aqui a respeito do que tem acontecido ao Grêmio, não posso resistir ao sentimento de que estamos bem longe de entender o que se passa.

O seu Algoz, eu acho, chegou mais perto do ponto principal. A falência ocasionada pelo péssimo negócio com a ISL. Mas há mais coisas antes disso. Como é que um clube como o Grêmio entra num negócio como esse?

Quando começaram as conversas sobre a Arena, a primeira coisa que pensei foi isso: "Bah, mal estamos corrigindo a maior cagada da história do clube, e já vamos correr um risco grande".

Hoje já não sei se era um risco grande. Mas me parece óbvio que o conselho do Grêmio, assim como diversos setores da organização do clube, não conseguem mais pensar exclusivamente - obsessivamente - em montar um bom time e treiná-lo para ganhar títulos.

Uma coisa aprendi na vida: se quiser saber onde está o problema, siga o dinheiro. Acho que é por aí.
Concordo com o post lá acima, do humbertosm, que diz que faltou um André Lima da vida, e sobraram jogadores de grife. Muito bem colocado. Desde que a "grife" foi incorporada à Instituição Grêmio, em 2007, quando os fanfarrões odonistas chamaram o Boca Jrs de "Caxias com grife", e passaram a contratar jogadores medalhões, nada mais deu certo. Nem em finais chegamos mais.
E o pior é que grande parte da torcida entrou na onda, esquecendo dos preceitos seculares do clube, onde um carne de pescoço raçudo sempre nos retribuiu mais e melhor do que um medalhão de alta técnica e salário mais alto ainda.
O Grêmio é um time de Andrés Limas, Paulãos, Dinhos, e não de Vargas, Barcos e Amorosos. Vejam bem, até Zé Roberto e Elano, que sempre foram meias quase volantes, sempre tiveram função de marcação, aqui resolveram virar astros "meia-armadores", no melhor estilo "em terra de cego quem tem um olho é rei".
Outra coisa, chilenos e argentinos nunca deram certo no Grêmio, não sei por quê.
Vamos deixar de frescuras. Ser segundo no Brasileiro é bom. Ser campeão do Gauchão, também. Ruim é cair para a segundona, como vai acontecer com os moranguinhos.

Ano que vem quero o Grêmio campeão Gaúcho e da LA.
Fernandão do Bahia é um jogador interessante.
Pow Guaru, texto tri.
Estamos nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro e agora não é o momento de nos darmos ao luxo de ficarmos curtindo um abatimento.

Abç.
Osvaldo do São Paulo está querendo um novo clube, não sei não!
6 respostas · ativo 594 semanas atrás
cachça... essa sempre falta!!
Vídeo de batalha campal de duas facções da "Geral Vergonha do Grêmio" na internet. O dia que a briosa apenas cercar e deixar que se degladiem até o último cair morto, será uma limpa e um alívio pro Grêmio e sua imagem. E para que os torcedores "normais" (não-fundamentalistas, fanáticos por seus dois "líderes", bandidos) voltem a ser a imagem mais importante da verdadeira torcida gremista.
O brabo é depois de perder da forma que perdemos ler as besteiras que o Guaru escreveu. Que papo é esse de reclamação metafísica? Contar como mérito a participação em várias libertadores, se não chegamos nem às semifinais de gauchão? Elencar 5 presidentes, quando todos sabem que de fato só houve um revezamento entre Kofistas e Odonistas, e todos incompetentes. Falar em elencos gabaritados, só se for sob as ótica da imprensa vermelha. Se houvesse convicção dos dirigentes nas contratações e os elencos fossem gabaritados, não se trocaria 21 treinadores, 9 goleiros 15 centroavantes e assim por diante.
Ninguém merece ouvir ou ler tanta babaquice. Perdoem-me mas o torcedor do Grêmio precisa ter uma visão mais clara sobre o futebol.
8 respostas · ativo 594 semanas atrás
Como será o Grêmio em 2014?

Renato já negocia renovação, será o treinador. Espera-se que monte um time equilibrado, pois terá a chance de formar o grupo que quer para o próximo ano.

Retornos: Léo Gago, Rondinelly, Collaço, Viçosa, Moreno e Grolli, sem garantia de aproveitamento. Essa lista provavelmente é bem maior.
Moreno é o nome que poderia permanecer.

Gol: O Grêmio manifestou interesse em renovar com Dida, o contrato termina em dezembro. Grohe tem mais três anos de contrato pela frente mas já falou em sair. Busatto tem contrato até o final de 2014. Matheus foi emprestado até o final do ano, quando seu vínculo com o Grêmio termina. Não há informação sobre Follmann, mas o resto do pacote do Ju assinou por três anos ou mais.

Zaga: Rhodolfo tem contrato de empréstimo até o meio do ano que vem. Gabriel depende de compra ou renovação do empréstimo em Dezembro. Bressan tem contrato de três anos. Werley tem contrato de quatro anos. Saimon tem contrato até 2015.

Laterais: O Grêmio tenta renovar o vínculo de Alex Telles para aumentar a multa, o atual é de três anos. Pará assinou por três anos.
Moisés assinou por três anos. Wendell foi emprestado por um ano. Não há informação sobre Tinga. O contrato de Fábio Aurélio acaba em Dezembro.

Meio: Renato não pretenderia contar com Elano, que tem mais um ano de contrato. Ramiro tem contrato até 2015 e renovará, merecidamente, para aumentar o salário. Zé depende de renovação, o Grêmio tem opção de renovar em caso de classificação, mas Koff falou que isso será avaliado. Adriano tem contrato de três anos. Matheus Biteco tem contrato de quatro anos. Deretti está emprestado até junho de 2014. Riveros assinou por dois anos. Guilherme Biteco tem contrato de cinco anos. Não há informação sobre Calyson. Maxi assinou por quatro anos. Souza tem contrato de quatro anos.

Ataque: Kléber assinou por cinco anos em novembro de 2011. Barcos assinou por três no início desse ano. Vargas deve deixar o time, a pedida é cara e há interessados. Coelho renovou por cinco anos. Mamute tem mais quatro anos de contrato. Não há informação sobre Paulinho.

Base: Espera-se a promoção de vário jogadores: Tiago (goleiro), Tinga (lateral-direito), Thyere (zagueiro), Breno (lateral-esquerdo),
Guilherme Amorim (volante), Wallace (volante) e Iago (meia). Outros destaques da base para o futuro são o meia atacante Erik, de 18 anos;
o centroavante André, de breve passagem no profissional; o zagueiro argentino Canavesio, de 20 anos e o polivalente Gustavo Xuxa, de 20 anos. Há ainda o jovem volante uruguaio Rodrigo Ancheta, da seleção de base celeste e o craque Lincoln(L10), de apenas 15 anos, que não devem estar prontos para subir pro profissional no próximo ano.

Vendas: Alex Telles, Bressan, Tinga, Werley e Mamute já despertaram interesse do exterior.

Projeção inicial:
Dida, Grohe, Follmann e Tiago.
Pará, Moisés e Tinga.
Rhodolfo, Gabriel, Werley, Bressan, Thyere e Saimon
Telles, Breno e Wendell
Riveros, Ramiro, Souza, Adriano, Biteco, Wallace, Amorim
Deretti, Biteco, Maxi, Calyson e Iago
Kléber, Barcos, Coelho, Mamute e Paulinho

Contratações: Fala-se em retornos de Jonas, Rochemback e Diego Souza e na contratação de Neílton, do Santos.

Sugestões:
Manter Moreno, de dupla nacionalidade.
Fixar Tinga na direita.
Dar a 10 para Maxi Rodriguez.
Contratar um meia armador experiente. Paulo Baier, caso fique livre no mercado.
Repor saídas com apostas em jovens jogadores.
Negociar jogadores com salário alto e aproveitamento mediano para enxugar a folha. Pará, Werley e Adriano, por exemplo.
Contratar um zagueiro limpa trilhos. Domingos, de apenas 27 anos, foi bem no Guarani e se transferiu pro Catar, onde tem contrato até 2015. Ele tem um sonho de voltar para o Grêmio. É melhor que pagar uma fortuna pra alguém nos fazer de escada pra seleção ou transferência para a Europa, e garantia de respeito na grande área.
5 respostas · ativo 594 semanas atrás
Os Morangos tem muita sorte mesmo, Portuguesa e Coritiba morreram abraçadas e o bahia só complica a nosa vida.Eles tem um rabo do caramba, quando estão mal os outros fazem força para cair, já nós, bem como foi falado acima só pegamos o melhor Boca e o melhor Santos dos últimos anos. Isto é macumba e das brabas, espero que um dia acabe a nossa maldita sina.
Guaru, um texto para fazer a gente pensar!
Depois de queimar mais algumas sinapses, descobri a resposta para tua pergunta: está faltando técnico, pois o Renato AINDA NÃO ESTÁ PRONTO, precisa fazer reforço cerebral. HAHAHA!
3 respostas · ativo 594 semanas atrás
Werley, Dida, VTNC! Renato, aproveita e vai junto. Não dá para querer ganhar algo com essas merdas inúteis em campo.
1 resposta · ativo 594 semanas atrás
Íbis em campo; ainda não conseguiram ver que cor tem a bola. Escalador FDP que manda Werley a campo me provoca a torcer contra. Vou me esforçar pra não entrar na provocação.
Werley está uma m, é verdade, mas no lance do gol o Borges empurrou-o. O juiz, que já vinha sendo localista na distribuição dos cartões, não deu. A cabeçada saiu fraca e o Borges deu uma bicicleta na cara do Pará, que não teve coragem de ir na bola.
1 resposta · ativo 594 semanas atrás
intervalo de jogo... pq não estou surpreso? time cadenciando o jogo como se a vitória já estivesse assegurada... muita coisa deve mudar para 2014... teremos dois próximos jogos em casa, certo que irei torcer pelo nosso amado GRÊMIO !!!! mas que tá difícil de ver... ah. tá!
FORÇA GRÊMIO !!!!!
Terminou primeiro tempo do Grêmio e Cruzeiro. O mesmo do mesmo. Pará "minto". Mente que joga. E o esforçado enho? De novo, nadica de nada.... Enquanto isso, Maxi, Zé, Elano...
E o meu post?
Maxi aos 30 do segundo tempo????? Piada,né?
1 resposta · ativo 594 semanas atrás

Postar um novo comentário

Comments by