Os jogadores do Grêmio estão assustados e temerosos com a responsabilidade e cobranças. Alguns começam a sentir o peso da grandiosidade do clube.
Só isso explica as atuações bisonhas e irregulares dos últimos tempos. Depois de muito pensar, foi a única conclusão plausível a que cheguei.
Estão mais apavorados que os torcedores que, no desespero absoluto, já pedem o Celso Roth e lamentam a saída do Pará.
O Parazin, gente! Dá para acreditar nisso? Não, não dá!
Vejam a que ponto chegou o desespero da torcida gremista: Celso Roth como salvação da lavoura e saudades do Parazinho, o jogador mais odiado dos últimos anos no Grêmio.
Uma coisa é não ter muita qualidade para jogar no Imortal Tricolor, outra é não ter qualidade alguma e protagonizar lances bisonhos, que nem em campeonato de várzea a gente vê. Por mais que a torcida diga e grite que os jogadores são horríveis, nabas, perebas, os piores do mundo, isso não é verdade.
A torcida tem toda a razão em ficar muito frustrada e decepcionada com o time e é direito seu cobrar, mas a verdade é que isso está colocando os jogadores em pânico. É a minha opinião depois das últimas jornadas do time. Vejam bem, não estou colocando a culpa na torcida. Só estou constatando que, emocionalmente, os jogadores sentem-se inseguros com as cobranças, que a cada dia aumentam. É muito tempo sem um título. E isso aumenta a pressão a cada dia que passa. Um fardo pesadíssimo de ser carregado.
Por isso, talvez uma das atitudes mais urgentes da direção no primeiro momento, é dar um reforço psicológico profissional ao grupo. Estão precisando recuperar a auto-estima e a confiança o mais rápido possível. Não adianta falar que são mimadinhos e é falta de laço. Se fosse tão fácil assim...
Neste momento , o que está faltando é CONFIANÇA ao grupo!
..........
Felipão
Com toda a sua experiência e currículo, o Felipão também está assustado e perdido.
Assustado porque, de ídolo, começa a ser escorraçado pela torcida por não encontrar as soluções para o time. A torcida que sempre o venerou. Já chegou no Grêmio vindo de uma frustração enorme na Copa do Mundo, com uma tonelada de críticas sobre seus ombros. E ser treinador dê um clube assim, exige muita fortaleza emocional e equilíbrio.
Por mais capacidade e competência que alguém tenha, é impossível ser 100% imune às derrotas e aos fracassos. Tenho certeza de que ele está se cobrando muito por não estar conseguindo devolver ao clube onde foi acolhido com muito carinho após uma tempestade profissional, a alegria das vitórias. E isso está deixando seu humor cada dia pior.
As pessoas geralmente pensam que alguém por ser experiente e competente nunca se deprime ou perde o rumo.
Não é assim que funciona. Por mais dinheiro e sucesso que possamos ter, estamos sempre emocionalmente suscetíveis às dificuldades. Existem centenas de exemplo de pessoas bem sucedidas na profissão que sucumbem por não conseguir lidar com seus fantasmas. Todos os dias vemos isso noticiado pela mídia mundial. Cantores, atores, políticos, jogadores... A carga é bem pesada e não é tão simples de lidar.
Então, o Felipão precisa se acalmar, parar de criticar o grupo nas entrevistas coletivas dizendo, por exemplo, que o Grêmio não está à altura dos adversários mais fortes. Não precisa ficar falando isso para justificar as derrotas. Guarde para si seus pensamentos mais cáusticos. Tente elevar o moral do grupo, tente passar-lhe confiança e não o contrário. Se não tiver muito a dizer publicamente, não diga. Fale que estão trabalhando e que ele confia no grupo e pronto! Quanto menos falar, melhor. Sugiro que faça uma autocrítica de suas atitudes , tanto publicamente quanto no trato com os jogadores.
Resgate na memória o antigo Felipão. Relembre como agia para montar um time e quais os aspectos que levava em consideração. Esqueça o Felipão europeu. Faça de conta que nunca saiu do RS e volte a agir como o gringo que deu muito certo no Grêmio.
..........
Direção
Sabemos de cor e salteado as dificuldades financeiras do Grêmio para montar um time de alta qualidade técnica. Temos plena consciência de que não vivemos os melhores dias, economicamente falando, mas...
...Mas a direção precisa agir rápido.
O time precisa ser reforçado com urgência, porque ao injetar sangue novo no grupo os próprios atletas sentir-se-ão estimulados. Poderão dividir as responsabilidades com gente nova.
Não estou falando de trazer uma dezena de jogadores, mas sim, de trazer um MEIA ARMADOR de qualidade comprovada e um LATERAL DIREITO.
Só isso.
Num primeiro momento , já seria o suficiente para tentar arrumar o time. Gente nova, sangue novo, qualidade. Todos ficariam satisfeitos: torcida, técnico e jogadores.
Começando com essas peças, podemos aos poucos ir observando como o time se comporta e a necessidades de outras contratações.
Estamos no início do campeonato brasileiro e muita coisa ainda pode ser feita. Vamos lá, presidente! Vamos dar um sacode no vestiário, criar um fato novo positivo, dar alternativas ao técnico, recuperar a confiança da torcida...
É URGENTE FAZER UMA CONTRATAÇÃO DE IMPACTO que tenha liderança e personalidade e traga o torcedor para junto da equipe e comissão técnica. O retorno do apoio do torcedor só acontecerá quando ele sentir que pode ter esperanças.
Num post anterior eu já escrevi que quando o torcedor perde a fé, o clube perde dinheiro.
Volto a dizer, o barato sai caro.
Então, é hora de todos se acalmarem, pensarem com a razão e não só com o coração, e , principalmente, trabalhar. Cada um na sua área.
À torcida mando um recado: continuem cobrando aquilo que vocês têm direito, mas na hora do jogo, dentro da Arena, apoiem. E deixem as vaias para o final se o resultado for decepcionante.
Dino · 514 semanas atrás
Regis · 514 semanas atrás
Felipão deve pensar muito bem antes de abrir o bico para criticar o time ou qualquer jogador. Veja bem: aparece um novo jogador morango e todos louvam a sua qualidade e o seu futuro, é praticamente um novo Messi por ano! Aqui, só este ano, o gringo já queimou TRÊS guris, pelo menos: "sim, ele arrebentou em campo, mas ainda tem que aprender muita coisa" e coisas do gênero. E não é só aqui, na última passagem pelo Palmeiras queimava o time todo a toda hora, na última passagem pela seleção teve o time que quis, e quando começou a dar errado vazou que tinha se arrependido de alguma peças...
O diabo, Pitica, é que é de pequenino que se torce o pepino. Será que o gringo vai aprender agora? Pode ser, mas não vai ser nem o teu post nem os nossos cometários aqui. Ou um bagual da direção bota rédea nele ou pode mandar embora, não adianta esperar porque já já ele vai fazer de novo.
É aí, voltamos aos reforços. Eu acho que não adianta, essa é minha opinião. Os cascudos deveriam ser tarimbados do bem, mas parece que maioria deles é tarimbado do mal: sabem muito bem fingir uma lesão, já tem experiência, sabem o quanto correr em campo... É óbvio que todos gostaríamos de ter um grande atleta guiando o nosso time, mas cadê ele? Trazer outro mazelado é dizer ao Lincoln, ao Pedro Rocha e outros que não adianta eles correm ou suarem sangue, porque embora outros times coloquem piás em campo o Grêmio não o faz, prefere contratar dois times por ano a usar a base. Essa história vem se repetindo HÁ ANOS, eu acho que não precisamos insistir mais nesse erro.
Minha opinião eu já dei. Roger e piazada. Botar prá quebrar. Ora, se o Felipão já disse que título está fora de cogitação, o que temos a perder? Eu não tenho medo de rebaixamento se o time tiver um mínimo de vontade (porque acho que TODOS os guris que entraram desempenharam melhor que os cascudos das respectivas posições).
CARLOS · 514 semanas atrás
Presidente manda.
Técnico treina.
Jogador joga.
Simples assim.
jOÃO · 514 semanas atrás
FORA FILIPÃO REBAIXADOR DE PALMEIRAS!!!!!!!! TIME MARCADOR JÁ, CHEGA DE CERCAR O ADVERSÁRIO.
Maurício · 514 semanas atrás
gremiocampeaomundial · 514 semanas atrás
“Depois de muito pensar, foi a única conclusão plausível a que cheguei. Os jogadores do Grêmio estão assustados e temerosos com a responsabilidade e cobranças. Alguns começam a sentir o peso da grandiosidade do clube. (…) Só isso explica as atuações bisonhas e irregulares dos últimos tempos. (…) é direito seu cobrar, mas a verdade é que isso está colocando os jogadores em pânico (…) os jogadores sentem-se inseguros com as cobranças”
Bem – Não. Simples assim. O que MENOS passa na cabeça dos atletas é medo, responsabilidade ou pressão. A segunda dessas três palavras eles sequer conhecem ou sabem o que significa. As outras duas ainda dá tempo.
“Não adianta falar que são mimadinhos e é falta de laço. Se fosse tão fácil assim...”
De fato, só falar não adianta. Precisa AGIR. E pode ficar certa: É falta de laço, SÃO mimadinhos, e ser ou não fácil não tem nada a ver com isso. O problema está aí a despeito do quão difícil é resolvê-lo.
O fato de você ter pensado muito e ter chegado numa conclusão plausível mas ainda equivocada a meu ver é justamente o que evidencia meu argumento. Você pensou até chegar em duas hipóteses e aí descartou a verdadeira. A menos que você tenha informação de bastidores é impossível chegar a essa conclusão. Jogadores nervosos não erram passes VENCENDO a Ponte Preta por 2 x 0 em casa. Isso é DISPLICÊNCIA e FALTA DE LAÇO. Não sei por que você não quer admitir.
“Felipão precisa se acalmar, parar de criticar o grupo nas entrevistas coletivas dizendo, por exemplo, que o Grêmio não está à altura dos adversários mais fortes.”
Não é isso que ele está fazendo errado (sim, eu o defendo mas com ressalvas pontuais, que não são as mesmas). Na imprensa, tem que fazer isso mas não desse jeito. Não tem que ficar elogiando adversário, tem é que DESCER O VERBO NO ELENCO. Não é mérito do Coxa ou da Ponte, é o nosso elenco que é FOLGADO mesmo.
Meu medo é que o Felipão fique no meio-termo entre o Bianchi e o Van Gaal e tente colocar panos quentes. Concordo que ele precisa rever alguns conceitos. Procurar os “bruxinhos” (“Famiglia Scolari”) não vai resolver. Ele tem que voltar às raízes, antes de ir treinar a Parmalat. Passou da hora de pegar um pelo pescoço (como, já disse, um dia fizeram Renato e Paulo Roberto com P. C. Caju).
Especialmente DENTRO do vestiário. LÁ eu espero que o MÍNIMO que ele faça é chamar o cara de MOCINHA. MÍNIMO. E isso vale para TODOS os atletas.
O que a direção precisa fazer na verdade é bem mais simples do que parece:
1 – Rui Costa, obrigado por nada e tchau.
2 – TERMINA com essa P*T*RIA de “Gerente Remunerado” no Grêmio. Em TODOS os lugares do mundo existe Manager, só aqui existe essa bosta. Aproveita e traz, pra cabeça dessa função, o Bianchi.
3 – Como auxiliares, traz todo o staff do Sampaoli. Não precisa ser os da seleção do Chile, pega os que tavam na La U. Esses ficariam responsáveis por “motivar” o atleta mal-comportado.
4 – Dobra o salário do treinador e assina até 2018. Corta pela metade o salário dos atletas. Quem não gostar pode juntar-se ao Bundeador. Tá cheio de cortador de cana ai virando sol a sol por nem um salário mínimo louco de vontade de ganhar a vida jogando a bola que eles jogam nos cinco minutos diários de folga.
5 – PROIBIDA A ENTRADA DE EMPRESÁRIOS. Colocar seguranças e cães de guarda num raio de 100m de onde treinam os guris da base. E não comece com aquele papinho de que “o futebol é regido por empresários”. Aviso aos “ingênuos” que isso também EXISTE SÓ NO BRASIL. “Comofas?” simples, contrata dos vizinhos.
6 – Encomenda as faixas pra 2016. Fecha a conta e passa a régua.
Ricardo · 514 semanas atrás
nelsongz2 92p · 514 semanas atrás
Quanto ao Felipão, eu também achei que o que tinha chegado aqui era um homem que buscava re-rencontrar-se. Mas o que tenho visto é alguém que mudou, muito, enriqueceu, pelo que dizem, mas esqueceu como fazia há 15, 25 anos atrás.
Tem medo de apostar nos jovens, em fazer a mescla que poderia trazer de volta a velha garra gremista.
Depois de esclar um time de cascudos (falsos) nas fases finais do Gauchão, viu-se obrigado a escalar garotos da base.
Na primeira dificuldade o que faz ele? Tira o único lateral capaz de criar alguma jogada pelo lado do campo, deslocando seu bruxo, que havia falhado no primeiro gol, para aquela posição.
Time sem capacidade de armação de jogadas e o que ele faz? Ao invés de colocar um armador (tinha dois no banco), troca um avante novo por outro também novo, mas que fez menos gols na temporada, mesmo jogando mais partidas. Obviamente não resolveu.
Então vem aquela substituição que tirou todo o resto de paciência que eu ainda tinha.
Ao invés de colocar o armador que o time precisava, troca o primeiro volante por um câncer chamado Felipe Bastos, aquele que deu um passe de mocinha no Grenal decisivo e que o Felipão resolveu descontar num garoto de 18 anos no treino da semana segujnte.
Pitica, gostei muito do teu comentário, mas deixei de acreditar no Felipão. Tampouco quero o C Roth.
cesar · 514 semanas atrás
Faz e diz o que bem entende, inventa escalacoes mirabolantes, queima jogador em publico....
Sera que ele ta ficando senil prematuramente? Ou quer ir embora e nao sabe como encaminhar a saida?
Nao é crivel que o presidente do clube nao decida agir imediatamente sobre os fatos - dois jogos com adversarios ridiculos e- pior - desempenho igualmente ridiculo.
Ja comeco a acreditar que nao é apenas time mal-arrumado, mas a falta de confianca, desanimo e pernas para correr os 90 min sao evidentes, tb.
Parem de inventar - o clube parece um cachorro morto, todo mundo chuta, ninguem o defende, qualquer timeco o enfrenta e eventualmente ganha..... ta brabo!
Gilberto Rezende · 514 semanas atrás
KEEP CALM
SECOND DIVISION IS NOT SO NEAR
WE HAVE ONE POINT
WE NEED 45 POINTS
WE ONLY NEED MORE 44 POINTS OF 108 POINTS POSSIBLES (36 ROUNDS LEFT)
PRAY IF YOU BELIVE WILL GONA HELP
KEEP CALM AND DON'T READ IVI's NEWS
IN SCOLARI WE TRUST.
REALLY ???
WHITE PLATE MODE OFF
Ricardo · 514 semanas atrás
Wilson · 514 semanas atrás
Não conseguiu unir o grupo em torno de si como fazia antigamente e os jogadores não correm por ele, a família Scolari não existe mais.
A sua grande virtude era agregar o grupo mas hoje faz exatamente o contrário. Além de esculhambar os jogadores em entrevistas ele dá tratamento diferenciado ao grupo. Os cascudos jogam uma infinidade de partidas ruins e só saem depois de muita pressão da torcida e da imprensa. Os jovens para permanecerem no time DEVEM JOGAR TODAS BEM, um jogo ruim já é motivo para voltar o cascudo.
Felipão sempre diz que há muitos grupos melhores que o do Grêmio para justificar o mau desempenho, mas como se explica as derrotas para times com jogadores inferiores? Time mal treinado seria a resposta certa.
Até o momento Felipão é uma decepção total e não vejo melhora com ele no comando.
Gerson Fontoura · 514 semanas atrás
Felipao tem que sair! Hoje!
Eh simples!
Que falar em Celso ROTH tem que sêr banido do Grêmio!
rama · 514 semanas atrás
Jeferson · 514 semanas atrás
FGL1983 64p · 514 semanas atrás
Bueno, qual a função do cara??? É contratar jogadores e não escolhê-los!!!
Mas se está escolhendo, é porque alguém está se omitindo!!
Mandar esse cara embora, não vai resolver nada!!!!!!
Grêmio 2015 · 514 semanas atrás
Pedir Celso Roth, sim, é absurdo. Tendo o Roger Machado como opção.
Guintzel · 514 semanas atrás
Wilson · 514 semanas atrás
amigoé · 514 semanas atrás
Vamos falar sério? Rui Costa, César Pacheco, Ivo Wotman e Darlan Schneider tem que ser demitidos pra ontem.
Felipão tem que ser questionado sobre vontade de treinar e escolhas no ano. Com respostas negativas, buscar um novo treinador é o caminho.
Sobre reforços, o Corinthians tá em desmanche pq deve dinheiro pra todo o grupo de jogadores. Tem gente boa lá que pode ser opção. E não precisa ser um baita dirigente pra saber disso. É só acompanhar um programa esportivo da mídia do centro do país, o que é um dever básico de quem trabalha com execução de planos em um clube de futebol. Tem que estar informado!
Abrir espaço (de grupo e financeiro) dispensando os equívocos nas contratações. Exemplos: Douglas, Matias Rodriguez, Braian Rodriguez, Felipe Bastos.
Ainda dá tempo de arrumar a casa e ser digno no campeonato. Esqueçamos a questão de títulos por agora. Tem é que se organizar fora E dentro de campo. Pra ter um futuro melhor.
p2r · 514 semanas atrás
Caso contrário, vamos ter que começar a fazer o dever de fora.
Wilson · 514 semanas atrás
A folha salarial será a mesma e com uma equipe mais forte.
Garanto que seria do meio da tabela para frente e de quebra, teria uns 3 jovens para fazer dinheiro com a venda.
Essa é apenas uma das alternativas...será que é tão difícil?
humbertosm 102p · 514 semanas atrás
Se o técnico não consegue tirar garra e vontade do um grupo, tem que trocar o treinador já que o plantel não tem como trocar, eu vi o jogo do Bayern vs Barça e os caras davam carrinho, se atiravam na bola e disputavam os lances como se fosse uma batalha romana, na faca.
Porque os jogadores que são os melhores do mundo, estão nos melhores clubes do mundo, com os melhores salários do mundo, com a maior pressão que pode ter em futebol, não são acomodados e os nossos bunda moles aqui são? E pelo visto é só no Grêmio, porque aqui do lado já se vê muito mais vontade em campo.
Infelizmente o Felipão PAZ e AMOR de hoje em dia não tem mais peito para encarar jogador, só é galo com o guri, é visível a faze de resolver tudo na conversa, só que esse bando de mimado com salários altos não tá nem ai para isso.
Quero alguém que coloque o terror no vestiário e faça essas nabas sujarem o calção, chega de "metrosexual" no time do Grêmio, é isso que eu esperava do Felipão, mas isso é nostalgia.
ernesto · 514 semanas atrás
Duvido que o gringo não balance, ja pensou ele apitando os jogos do imortal, seria maravilhoso.
Luciano · 514 semanas atrás
Um eterno coadjuvante trazido à pompa de protagonista.
Não é ruim, mas tb não é bom.
Quando tem a chance de marcar, foge da responsa passando (mal) a bola pro colega impedido.
Tem a mobilidade e a visão de jogo de uma morsa.
Lembram do gol que fez no Ypiranga no Colosso da Lagoa?
Comemorou como se tivesse marcado o gol de uma decisão de Libertadores...contra o Ypiranguinha!
Isso escancara a limitação de quem se emociona com uma coisa tão simples como marcar gols em gauchão.
Ai questionam como times mais baratos jogam melhor que o Grêmio?
Basta saber quanto o Giuliano ganha por mês pra entender.
Cambada de incompetente.
Psicólogos não mudam a qualidade de um time de futebol, tampouco a visão monocular de um treineiro, e muito menos as péssimas escolhas de dirigentes.
Impzone · 514 semanas atrás
Quanto às contratações, precisamos parar de contratar gente que não faz gol. Isso vale pra atacante e pra meia. Da meia-armação pra frente, a responsabilidade de fazer gol é de todo mundo. Temos enchido historicamente o elenco com jogadores "de assistência" (mesmo que o clube não tenha uma armação eficiente) e não de definição. O resultado são muitos passes despretensiosos em torno da área, nenhuma chance clara e nenhuma finalização.
@Neotk · 514 semanas atrás
Leo Altenhofen · 514 semanas atrás
pescador_desereias · 514 semanas atrás
andre cascavel pr · 514 semanas atrás
Claudio · 514 semanas atrás
Gustavo · 514 semanas atrás
Felipão fora. Amanhã anunciam.
Bucha · 514 semanas atrás
John · 514 semanas atrás
- http://wp.clicrbs.com.br/gremistazh/2015/05/17/a-...
Dois bons textos chutando o balde. Não esses textos da pitica tentando achar q a culpa e pela 'pressão' dos torcedores.
Bruno · 514 semanas atrás
jbighead 96p · 514 semanas atrás
a roda tá girando ao contrário, estamos indo de ré... mais ou menos o cachorro correndo para pegar o próprio rabo...
com reconhecidas dificuldades, apelamos para os nossos ícones... mas a miúda é tremenda... falta pila...
o Clube fragmentou-se em "n" divisões... a tal ponto que todo mundo tem a saída, a solução... e sempre é a de quem NÃO está no time, não está na direção, não está no comando técnico... o pacheco, desesperado, apelou para o esquisito e lascou a "poção mágica"...
tantas vezes já referimos o nosso pensamento quanto ao que é o melhor para o nosso GRÊMIO... eu creio que o atual Presidente e seus pares estão lutando para perpetuar o Clube... devemos confiar nas suas intenções, planos, ideias e apoiar suas ações! que ele possa buscar Sabedoria e decidir as melhores soluções! eu sigo indo a todas e apoiando! FORÇA GRÊMIO !!!!!
marcão · 514 semanas atrás
Sergio Amarildo · 514 semanas atrás
Flávio · 514 semanas atrás
SALCHEADO · 514 semanas atrás
humbertosm 102p · 514 semanas atrás
O Técnico diz que o grupo é fraco, mais fraco que a Ponte Preta;
O Técnico fica jogando a culpa nos jogadores, por eles não terem qualidade;
O Diretor diz que tem que ter poção mágica para poder jogar bem;
Deve ser muito difícil passar confiança para o grupo de jogadores, o que esperar então deste grupo.
Rogerio · 514 semanas atrás
A nônimo · 514 semanas atrás
Claudio Ribeiro · 514 semanas atrás
@Ciganosazul7 · 514 semanas atrás
Flávio da Luz · 514 semanas atrás
Aguardando mudanças....RUI COSTA.
OBRIGADO. MUITO OBRIGADO MESMO.
AGRADEÇO DE CORAÇÃO AOS GREMISTAS QUE COLOCARAM FAIXAS E ESTIVERAM NO AEROPORTO.
Basta de tapinhas nas costas E DE VADIOS APROVEITADORES.
Basta de marketing e de franquias! Eu quero títulos!
Luiz Luz · 514 semanas atrás
ArthurJ · 514 semanas atrás
O cara tem todos os elementos ruins do Felipao, mas nenhum dos bons.
Wagner · 514 semanas atrás
rafeits · 514 semanas atrás
Portanto, melhor insistir mais um pouco com o Felipão, porque nada está ruim que não possa piorar