Por Milton Jung
Grêmio 3 x 3 Ponte Preta
Brasileiro – Arena Grêmio
Jogar domingo cedo muda alguns hábitos e ainda provoca estranheza, apesar de ter gostado do horário novo das 11 da manhã. Antecipei a missa matinal para o sábado à noite, quando encontrei, na paróquia da Imaculada Conceição, o padre José Bertolini, que já foi motivo de conversa nesta Avalanche, por ser gaúcho e gremista. Assim que me viu, deu um sorriso sem-vergonha (se é que padres fazem isso). Está rindo de mim, padre? – perguntei. Rindo da nossa situação, respondeu em referência ao Grêmio. Achei um pouco de exagero dele, mas quem sou eu para contestar o padre na porta da Igreja. E pensar que Bertolini estava antevendo o que aconteceria na manhã seguinte.
Falava, porém, com você sobre a mudança de hábito. Domingo gosto de ficar um pouco mais de tempo na cama para compensar o fato de madrugar durante toda a semana. Hoje, me organizei para o omelete, o café e as torradas estarem prontos antes da hora. Não queria perder nenhum minuto da nossa estreia no Campeonato Brasileiro 2015. Sem contar que era um dia especial, era Dia das Mães, e fiz questão de servir o café na cama, uma estratégia que sempre dá bons resultados (e não estou me referindo ao futebol).
Aliás, por ser Dia das Mães, este domingo provocava ainda outras mudanças, pois o almoço em família seria depois da partida e não antes como estávamos acostumados. Como a festa seria em casa, porque nos negamos a sair para almoçar nestas datas, precisávamos acertar as agendas com os convidados. E antecipo-lhe que deu tudo certo (ou quase). Organizamos almoço: mulher, sogra e cunhada eram as homenageadas em torno de uma mesa onde foi servida galinhada, prato que tem a galinha caipira como vedete e um sabor maravilhoso. O vinho era italiano e parecia ter sido escolhido a dedo, haja vista a boa vontade com que os convivas se fartaram da bebida. Inclusive o autor deste texto. O bate-papo foi divertido, com boas lembranças de um tempo em que a maioria ali em volta da mesa usava calça e saia curtas. A conversa correu tão solta que quase esqueci a frustração que havia sentido minutos antes com o empate aos 49 minutos do segundo tempo.
Estava tudo tão intenso – o sabor da comida, o paladar do vinho e a diversão do encontro – que não resisti: fui dormir. Era para ser apenas um cochilo, mas se estendeu por boa parte da tarde deste domingo, quando geralmente dedico ao futebol. Ao acordar para escrever esta Avalanche, parecia que tudo que havia acontecido na Arena já era passado distante. Antes fosse, pois assim não precisaria perder meu tempo tentando explicar como fomos capazes de ceder duas vezes ao empate. O dois a zero que começou a ser construído no primeiro tempo e se confirmou no início do segundo dava a ideia de termos a partida dominada. Precisaríamos apenas administrar o resultado como costumam dizer os comentaristas de futebol. Só faltou combinar com o adversário.
Os dois gols de Yuri Mamute ratificaram as qualidades técnica e física do nosso atacante e a ideia de que ele não pode ficar fora do time titular. É mais incisivo do que qualquer outro jogador que temos no elenco. A lamentar que a seleção brasileira o levará embora por sete rodadas. É incrível como a CBF consegue ser tão perniciosa com os clubes brasileiros. Todos na pindaíba e com dificuldade para manter jogadores, e a instituição, durante a mais importante competição que realiza, confisca seus principais craques.
Curiosamente, outro jogador que se destacou de forma positiva hoje, Marcelo Grohe, passará pela mesma situação. Pior ainda, pois ficará à disposição da CBF, na reserva da seleção, com chances mínimas de jogar na Copa América. Fará pouco por lá e nada por aqui. Os gols que levou, neste domingo, não foram responsabilidade dele. Antes do empate se concretizar, Marcelo já havia nos salvado algumas vezes, o que também mostrou nossa dificuldade em segurar o assédio do adversário. Quando o goleiro é obrigado a aparecer de mais, alguma coisa está errada na frente dele.
Mesmo após levar dois gols rapidamente, conseguimos pressionar e retomar a vantagem no placar com uma bola empurrada para dentro da goleira em jogada que teve a participação de Douglas e Matias Rodriguez, dois jogadores que passaram pela mesma situação: haviam perdido o lugar no time titular, mas acabaram sendo chamados para mudar a partida quando já demonstrávamos preocupante fragilidade.
Foi um empate amargo, na estreia, em casa, contra adversário que não é cotado para disputar o título e depois de termos a vitória duas vezes nas mãos. Resultado que não tem nada a ver com o fato de a partida ter sido disputada às 11 da manhã de domingo e no Dia das Mães. Tem muito mais a ver com o sorriso do padre Bertolini.
Acabou? · 515 semanas atrás
jbighead 96p · 515 semanas atrás
o que fazer? muitos de meus amigos compartilham de minha opinião: estamos defasados taticamente... eu apoio intensamente TUDO o que está sendo feito, mas permito-me pensar antes e depois dos jogos... sou a favor de usar o maior número possível de guris e jogar em um modelo de velocidade e verticalizado... o momento de fazer os testes já foi perdido duas vezes: ano passado (após atingirmos os 45 pontos) e no ruralito, onde os GREMISTAS ficaram loucos de medo de "cair" (como muitos bravateiam que devemos abandonar o campeonato, desfiliar-se da federação e mimimis) e passaram a exigir, como agora, reforços...
o que fazer? devemos os tubos, estamos pressionados pelo fluxo financeiro, muitos deixam de pagar a mensalidade e poucos aderem ao Quadro Social... sem grana, vai ser bem mais difícil... o que fazer? o que fazer? digo que apoiar quem está tentando mudar o cenário para perpetuar o GRÊMIO... e torcer intensamente pelo sucesso dos que forem a campo...
trocar o treinador? acho muito complicado encontrar alguém que segure o "pião na unha" com a autoridade e o GREMISMO que filipan vem exercendo... mas podiam começar mandando embora o cara que contrata pois o número de equivocos que comete é assustador... não entendo como o Pelaipe achava jogadores e nos levou a decidir uma Libertadores e este que hoje ocupa a função tenha um indice tão negativo!
do jogo, só comento depois de assistir ao VT
FORÇA GRÊMIO !!!!!
sai_pra_lah · 515 semanas atrás
Fiquei acordado ate as 2 da manha para ver esse jogo... nao foi um jogo ruim quando o Gremio tinha vontade de jogar... depois dos 2x0 recuou de uma maneira q nao sobrou ninguem do outro lado campo. Geromel em uma manha infeliz... nao pode jogar de manha. :P
M. Oliveira... lamentavel... jogador q eh pura personalidade, falador de vestiario... no campo todo cagado.... 3 escanteios e uma 5 laterais soh por ser cagao...
Depois do 2x2 o Gremio voltou a jogar... fez o tericeiro e tao logo a bola entrou comecou a se esconder novamente... A zaga de hj ninguem pode dar o bote... acompanham tanto q 2 dos 3 gols foram dentro da pequena area... tudo setorista, bem posicionados soh faltou a motivacao para afastar a bola
Luan em um time de sao paulo seria considerado craque... aqui ainda vejo quem reclama quando ele perde a bola... pqp tirando mamute e luan ninguem jogou hj... tonho croquis bem meia boca... laterais uma calamidade e o cara reclama q o atacante perde a bola e nao volta...
No outro post vi 3 fumador de crack pedindo a volta do Para... da ate depressao :/ pq mesmo estes sendo ruins tu ainda tem alguma esperanca q eles vao fazer algo... com o Para eu rezava para ninguem tocar para ele...
Rui Costa nao cai... lamentavel... formou esse time de homens... cheios de orgulho e vontade de vencer... alguem no outro post lembrou daquele tragico resumo de jogo "O time do Rui Costa"... seuAlgoz deve estar com vergonha ou ainda pensando naquele aperto de mao forte q fez ele se tornar fa numero 1 de um dos piores dirigentes de futebol q jah tivemos...
odair · 515 semanas atrás
Sócio BSB · 515 semanas atrás
MARCELÃO · 515 semanas atrás
sai_pra_lah · 515 semanas atrás
esse time estara entre o 12 e o 7 lugar se jogar essa bola de hj com frequencia...
sai_pra_lah · 515 semanas atrás
Ghroe, Geromel, Rodolfo, Erazo, (Matias/Raul), Wallace, Junior, (Douglas/Lincon/Giuliano), Luan, Mamute
Espero q o mamute invente uma lesao de duas semanas para ficar de fora da selecao :)
Flávio da Luz · 515 semanas atrás
Será que todo Gremista sente, se envolve e se preocupa da mesma forma?
Bom, do lado de cá distante de Porto Alegre tenho percebido que aqueles que são SÓCIOS com todas as letras maiúsculas, que fazem parte do conselho, que tem "ACESSO", privilégios dentro do clube, condicionam o momento num ciclo, e nele se agarram para todas as desculpas.
Vivem pregando um discurso decoreba de que vai melhorar, amanhã é outro dia, os vermelhos só ganham gauchão. Estão mais preocupados em tacar flautas no time b do inter ou qualquer falha que aconteça do outro lado.
Os Gremistas que amam e se preocupam somente com o GRÊMIO, continuam a sofrer e digerir todas as patifarias que estão cometendo com sua entidade.
MAS O MARKETING DO CLUBE É ESPETACULAR E AS RECEITAS, FATURAMENTOS, AS FRANQUIAS, SEGUEM ABAFANDO A CADELAGEM DENTRO E FORA DE CAMPO.
Boa semana.
rama · 515 semanas atrás
Agenda Negativa · 515 semanas atrás
vou repetir: Grohe teve falhas no primeiro e no terceiro gol.
No primeiro é bem claro o adiantamento, mania desses goleiros passearem pela área quando o adversário está com a bola, se o cara chuta + ou - bem já era, não dá tempo de voltar pras traves e fazer a ponte.
No terceiro bastava espalmar pro lado tirando de soco.
Preparo físico está varzeano, com 1 a menos eles tiveram perna pra empatar.
De positivo podemos dizer que buscamos atacar um pouco mais.
O brabo é fazer gols e ARREGAR depois, pediu-levou.
Quem ganhou o cara-coroa da demissão, Rui Costa ou o preparador físico ?
sócio BSB · 515 semanas atrás
Carlos · 515 semanas atrás
Mamute que vá tomate cru. Será que não enxerga que o time é muto mais vitrine que essa merda de seleção sub não sei o que?
E oi empresário, e a direção será que não orientam os jogadores? o que é melhor e o que é pior? Se fosse a principal não digo nada. Mas sub 20.
Eder · 515 semanas atrás
Marcos Tricolor · 515 semanas atrás
45min, escanteio pro Grêmio e o "maestro" que entrou cansado, tenta o gol olímpico ao invés de segurar a bola...
Time cede escanteios seguidos com um a mais....
Ponte entra a dribles pelo meio sem que nenhum jogador nosso chegue perto...
Marcelo falha bisonhamente...
Marcelo Oliveira e Maicon foram trágicos na marcação...
Mas vamos comemorar, como bem frisou SeuAlgoz no twitter, pois eles são o "lanterna"!
Wilson · 515 semanas atrás
Ele teve tempo suficiente para ajustar o time e o que vemos é um amontoado em campo.
Não se percebe uma jogada treinada, não há cruzamentos, passagens pelas laterais, triangulações, nada.
Felipão é uma triste caricatura do que foi no passado, quando a maior virtude de seus times era fechar espaços, compactação, pegada forte. Fazia um feijão com arroz eficiente, hoje faz exatamente o contrário.
E nem pode jogar a culpa nas características dos jogadores porque foi ele quem indicou.
corneteiro imortal · 515 semanas atrás
Chega de CONFORMISMO;
Como é que teremos um time com tesão se a direção e o treinador fazem o discurso do "é o que temos para o momento"?
Onde está o Felipão do contra tudo e contra todos?
Ora, é evidente que o discurso conformista e derrotado entra em campo...
FORA RUI COSTA e, se continuar a pasmaceira, que vá também o FELIPON....time sem dinheiro pode ser campeão sim...sem tesão, sem gana....nem com todo dinheiro do mundo...que o diga o BARÇA que jogou a final do mundial de 2006.