9 de maio de 2015

Daniel Matador - Somente às vezes

"No passado, as pessoas acreditavam que, quando alguém morria, um corvo carregava sua alma para a terra dos mortos. Mas às vezes acontece algo tão ruim que uma tristeza terrível é levada junto com a alma, e a alma não consegue descansar. Então às vezes, somente às vezes, o corvo consegue trazer a alma de volta para resolver o que está errado..."  (Frase da personagem Sarah no filme "O Corvo")

"Mãe é o nome de Deus nos lábios e nos corações de todas as crianças." (Frase de Eric Draven, personagem principal do filme "O Corvo).


Caros

No ano de 1994 o Grêmio iniciava uma trajetória de conquistas rara na história do futebol mundial. Naquele ano, mesmo perdendo o ruralito, Felipão montou um time sem estrelas e com juniores que viria a ser a base do lendário time de 1995. A equipe de 1994, mesmo não conquistando o título regional, ergueu a taça do Bicampeonato da Copa do Brasil e classificou-se para a mítica Libertadores da América de 1995, sendo reconhecido até hoje como o embrião daquela era de vitórias.

Naquele mesmo ano, o diretor Alex Proyas, após ter tentado, sem sucesso, convencer os consagrados atores River Phoenix e Christian Slater a aceitarem o papel de protagonista de "O Corvo", o novo filme que iria dirigir, contentou-se com a terceira opção, o até então obscuro ator Brandon Lee, mais conhecido por ser filho da lenda das artes marciais, o mestre Bruce Lee. Bruce foi o maior artista marcial da história e fez carreira no cinema. Acabou falecendo justamente durante as gravações de um de seus filmes, chamado de Jogo da Morte. Brandon nunca chegou aos pés de seu pai como lutador, e mesmo com a tragédia que ocorreu, resolveu investir em sua carreira cinematográfica. Por um capricho do destino, acabou falecendo nas mesmas circunstâncias que seu pai. Durante as gravações de "O Corvo", Brandon foi atingido por um projétil que deveria ser de festim.

Na história do filme ele interpreta Eric Draven, um músico que acaba sendo brutalmente assassinado, juntamente com sua noiva, por uma gangue de malfeitores. Um ano após o ocorrido, ele é resgatado do mundo dos mortos por um corvo. O animal lhe confere imortalidade e lhe dá condições de iniciar uma caçada em busca de vingança. O roteiro foi adaptado de uma história em quadrinhos escrita por James O'Barr. É um filme que acabou tornando-se cult na década de 90 tanto por sua história quanto pela tragédia ocorrida com Brandon Lee.

Neste domingo o Grêmio estreará o novo horário de jogos proposto pela CBF para algumas partidas do Campeonato Brasileiro. Revivendo os horários dos famosos jogos da várzea, o tricolor receberá a Ponte Preta na Arena às 11 horas da manhã. Apesar da hora não convencional, e considerando-se que é Dia das Mães, ainda assim é possível achar algumas vantagens nesta situação. É um horário muito melhor do que o das 18h30min e arrisco dizer que é melhor do que o horário das 16h00min. Além da possibilidade de levar a mãe para curtir o jogo e conhecer a Arena, ele encerra, no máximo, às 13h00min. Dá pra sair dali e curtir aquele almoço de domingo, ficando com o restante do dia para aproveitar. Para quem vem do interior, o retorno também acaba ficando um pouco melhor.

O time do Grêmio inicia novamente uma jornada na qual não é cotado para ser protagonista. Aliás, não me recordo a última vez em que isto ocorreu, se é que ocorreu algum dia. O clube passa por uma fase terrível em termos de conquistas. Os torcedores mais jovens, inflamados também pelas redes sociais e pelas recentes conquistas do tradicional adversário, estão impacientes. Alguns mais antigos, acostumados que ficaram com um passado de conquistas, também. Um projeto de reestruturação da instituição está em andamento, mas isto não aplaca a sanha de parte da torcida. Assim como no filme do Corvo, para tentar resolver uma situação que está errada, o clube trouxe de volta Koff e Felipão, dois ícones que representaram a alma de uma era de vitórias. O time não conta com craques consagrados, assim como também não os tinha em 1994. "Ah, Matador, mas o futebol mudou, não é mais como em 94". Sinceramente, não consigo ver nenhuma mudança tão brutal assim, ao menos dentro de campo. Via de regra, o melhor time costuma vencer em boa parte das vezes, o time menos prejudicado pela arbitragem leva vantagem, o que sabe atuar nos bastidores ganha alguma coisa também. Tem sido assim ano após ano.

A única coisa que tem de ser considerada, ao menos na disputa do Campeonato Brasileiro, é que todos os jogos são importantes e valem a mesma coisa. Há a necessidade de vencer os times aparentemente menores (e aí situa-se este primeiro jogo contra a Ponte Preta) e trocar pontos com os grandes. Os campeões no sistema de pontos corridos, invariavelmente, têm valido-se desta sistemática para erguer a taça. E é aí que o Grêmio tem pecado, mesmo naqueles anos em que chegou perto de ser campeão, casos de 2010 (quando chegou em quarto lugar), 2006 e 2012 (quando chegou em terceiro) e 2008 e 2013 (quando foi vice-campeão). Mesmo desacreditado em todos estes anos, bateu na trave em todas estas vezes.

Wallace deve ganhar a vaga de titular no time do Grêmio neste domingo.


O time que entra em campo na manhã deste domingo na Arena deve ter Marcelo Grohe no gol, com Rhodolfo e Geromel na zaga. Na lateral direita, Galhardo ganha a posição que vinha sendo de Matías Rodríguez, um sinal de que talvez o contrato do argentino possa vir a não ser renovado. Na lateral esquerda, Marcelo Oliveira é mantido. A meia cancha tem o volante Walace ganhando a vaga que vinha sendo ocupada por Fellipe Bastos. Maicon, Giuliano, Douglas e Luan completam o setor. O garoto Lincoln também pode aparecer nesta partida. Na frente, Mamute deve ser escalado no lugar de Braian Rodriguez, que mesmo com a alegação de uma lesão, já vinha justificando sua saída do time titular por conta da pouca efetividade em marcar gols, a principal função de um centroavante.

Felipão orienta Lincoln, que poderá receber chances nesta partida.

A caminhada iniciará novamente. Com agruras, sem facilidades, com poucos recursos. Como quase sempre foi, diga-se de passagem. Antes de começarem a sofrer por antecipação e achar que é impossível fazer uma boa campanha, olhem o cenário como um todo. Nenhum time desponta com grande destaque. Muitos têm um elenco inferior ao do tricolor. É possível sim fazer uma campanha digna e, por que não, até mesmo surpreender os profetas do Apocalipse. Este período sem grandes conquistas, na vida de um clube como o Grêmio, está errado. Mesmo que seja difícil, é uma situação que precisa ser resolvida, por mais terrível que possa parecer e por mais complicada que esteja a vida do clube. A junção dos esforços que estão sendo feitos tem de resultar no resgate da alma copeira que sempre foi a identidade do clube. Porque às vezes, e somente às vezes, o corvo consegue trazer a alma de volta para resolver o que está errado.

Saudações Imortais

Comentários (37)

Carregando... Logando...
  • Logado como
O guaru deve ganhar um pão com mortadela do blog.
O cara vive rastreando postagem dos outros.
Tem coisa mais importante na vida guaru.
Arruma um namorado.
2 respostas · ativo 516 semanas atrás
Wilson disfarçado?
Não Ancião, não é o Wilson.
reorganizando o Clube, no momento tudo fica mais difícil... mas a ideia de ter categoria de base organizada e espelhada no profissional... o profissional com um plano tático... a equipe sendo formatada a partir do perfil do atleta e homem (sou contra o cara que esculhamba durante a semana e resolve no dia do jogo - pelo caráter já dá para saber que não ficará fora de campo somente...)... com a contratação pontual poupando nossos escassos e o uso intensificado da base que, afirmada, nos poupará pilas e nos renderá pilas... a receita gira a roda... elementos sem caráter, mercenários, nabas em fim de carreira, chinelinhos e outros aproveitadores não terão vez... o GRÊMIO retomará o caminho das vitórias! FORÇA GRÊMIO !!!!!
Bem, "nenhum time aponta como destaque" não é bem uma formulação correta. Corinthians, Cruzeiro, Atlético, Inter, Palmeiras, São Paulo, todos são times, hoje, infinitamente melhores do que o Grêmio e podem ser colocados como "destaques". Como estão, quase todos, jogando a Liber, podem ter um prejuízo no início da disputa. Mesmo assim, o Grêmio não tem a mais remota chance de ser campeão. Em dezembro eu volto aqui, para conferir. Mas não tem mágica no futebol. O Felipão está com 58% de aproveitamento, depois de um campeonato Gaúcho. Isso significa que, com times de primeira linha, nosso aproveitamento tem sido próximo do aproveitamento de rebaixados. É ficar na torcida para que a tendência mude. Mas, sério, eu queria ficar na torcida para ser campeão.
2 respostas · ativo 516 semanas atrás
Pensamento simplista o seu, se está na Libertadores é melhor que o Grêmio....
Cruzeiro e Atlético-MG estão na Libertadores e são times claramente inferiores ao do ano passado. Palmeiras não venceu o Paulista e já levou a primeira lambada no Brasileiro, São Paulo continua uma cravo e outra na Ferradura longe do grande time que já foi e com um treinador que não se sabe se tem estofo de aguentar o peso de um Brasileirão até o seu final.
O Corinthians é um bom time bem armado mas com a MESMA deficiência ofensiva do Grêmio é 100% dependente do seu matador Guerreiro (sua vantagem sobre o Grêmio) e o Inter para nos ganhar teve que se fiar na Arbitragem FGF (portanto não é TÃO MELHOR que o Grêmio).
Estou 100% com o Matador nesta com Felipão, este elenco e mais algum reforço; com TRABALHO, SORTE e um ou dois garotos da base que se firmem estaremos bem.
P.S. Com o Dunga assumindo no lugar do Galo é bem possível que o Zangado colorado deixe de convocar os jogadores do Grêmio para valorizar os da Beira-Sanga, vai ser ruim para os Guris mas vai ser ÓTIMO para a campanha do Grêmio no Brasileirão e na Copa do Brasil.
Matador, teus textos continuam bons.
Mas nem mesmo a minha mãe, na torcida para que eu (além dos outros sete filhos gremistas) volte a ser feliz com o futebol, acredita nesse tipo de discurso, de que estamos no início de "uma trajetória de conquistas rara na história do futebol mundial. "
O Grêmio comente os mesmos erros todos os dias há mais de uma década, independente das direções, dos treinadores, e de tudo o resto. Sem entrar na discussão sobre as possíveis causas disso, o resultado é que não acredito nem mais nem mesmo que o Felipão possa alavancar alguma coisa. Não mais.
4 respostas · ativo 516 semanas atrás
Caro Ancião

Não disse que estamos no início de "uma trajetória de conquistas rara na história do futebol mundial".
Disse que o time de 94 estava (o que é um fato).
Se eu gostaria muito que este time de 2015 também estivesse? Óbvio que sim.
Se eu acredito cegamente nisto? Óbvio que não. Assim como ninguém levava muita fé no time de 94.
Mas seguimos torcendo, como sempre.

Saudações Imortais
Certo, tu não disseste, mas a riqueza dos teus textos está exatamente no que eles motivam a imaginar, nas entrelinhas, e eu li todo o texto restante com aquela primeira frase retumbando na cavidade craniana.
Tu es um sonhador ,deve viver no mundo da lua ,dece pra terra e vive a realidade.
Há 21 anos Felipão montou time com JUNIORES, deu CERTO. Será que foi ele? Desaprendeu? Hoje faz o contrário: Detona e achincalha a molecada da base e só quer saber de CASCUDOS, SEM IDENTIDADE, MOLÓIDES.........Do jeito que as coisas andam não precisamos de concorrentes, inimigos e opositores........NÓS MESMOS BASTAMOS!!!
1 resposta · ativo 516 semanas atrás
Aí é que tá, meu rei...

O que não bate é que o post relembra fatos que gostaríamos que voltassem a se repetir, mas o gringo parece já ter jogado a toalha.

Talvez (talvez) tivéssemos que trocar o "Felipão" por "técnico jovem com gana de vencer" no post e trocar o gringo por Roger Machado. Aí talvez (talvez) a alma imortal pudesse voltar. Logo saberemos.
Avatar de gremiocampeaomundial

gremiocampeaomundial · 516 semanas atrás

Sobre o texto: Também acho que o futebol não mudou desde 1994. Essa conversa fiada existe desde sempre por diversos motivos. Gostaria de digitar uma parede de texto sobre isso mas tem algo mais grave me incomodando,

Por que o Grêmio tem interesse em manter o Maxi na La U (manifesto pelo presidente Bolzan)?

“Porque lá ele vai atuar com regularidade e se valorizar.” E por que não pode se valorizar aqui?

“Porque é mais fácil enganar no campeonato chileno do que no brasileiro.” E a qualidade do time fica onde?

Fábio Koff pegou TRÊS Grêmios falidos e foi campeão com dois deles. Não me venha colocar o futebol como última prioridade.

Não fazer loucuras é uma coisa. Sacrificar um atleta que podemos pagar visando apenas obter lucro é outra.

“Não é nada disso. Na verdade o atleta não quer retornar.” Então digam isso de forma clara e explícita. Do contrário fica parecendo que não temos NEM dinheiro NEM olho clínico para formar time barato e competitivo.

“Insuficiência técnica. A La U foi eliminada da LA e vai mal no campeonato chileno.” Melhor que o Douglas ele é.

“Não ajuda na marcação.” O Douglas TAMBÉM não.

“Quando jogou aqui, não provou nada.” Provou que consegue dar três canetas no jogador do Náutico, driblar a defesa do Flamengo e meter a bola no ângulo.

“Mas esses foram só dois lances, um contra o Náutico e outro contra reservas do Fla.” E o Luan que tenta a MESMA coisa (jogada individual) acertou quando e contra quem? E quantas partidas o Maxi jogou em comparação ao Luan?

“O grupo não gosta dele.” Ah, PÁRA! Ainda bem que esse é só um diálogo hipotético, recurso de retórica. Se eu tivesse que ouvir mesmo esse tipo de coisa ia tentar clonar o Koff enquanto ainda dá tempo.
1 resposta · ativo 516 semanas atrás
Temos que fazer uma campanha para o Maxi voltar, já é do clube e a torcida gosta, pra que arriscar num meia igual ou pior? Muita burrice não trazer o maxi!!!
Com ele mais um centroavante temos chance de ficar entre os 4 primeiros!!!
Daniel, me desculpe, mas se não se fizer algumas contratações pontuais e encostar os come-dorme dando chance pra gurizada, não dá pra acreditar em qualquer coisa além de fugir de rebaixamento. Num campeonato gaúcho tomamos sufoco, que dirá agora... Concordo com o Jeferson, Corinthians, Inter, Palmeiras e Atlético Mineiro estão num nível muito superior ao nosso. Contar com a sorte não dá, e ter que aturar caras sem vontade de serem vencedores jogando como se fosse a pelada de fim de semana não podemos mais permitir. Só espero que o Felipon deixe de ser teimoso e tenha coragem de tirar esses bunda-moles cagões do time... o banco os fará refletir sobre a importância do manto que foram contratados pra vestir e honrar, e se isso não resolver rua com eles.
1 resposta · ativo 516 semanas atrás
Caro 1berto

Concordo que o grupo atual teria de ser reforçado com contratações e elas devem estar chegando nos próximos dias.
Não podemos abrir mais no momento por razões óbvias.
Não concordo, contudo, que os clubes que mencionaste possuam grupos tão superiores assim. Corinthians não chegou nem na final do Paulistão (e olha que o time do Santos que foi campeão é muito meia boca); Palmeiras conseguiu perder para o próprio Santos. Atlético-MG passou um sufoco violento e quase deixou escapar o título mineiro para a Caldense. E o sci todos vimos o que ocorreu.
No mais, penso que é questão de reforçar o grupo nas posições mais carentes com jogadores de bom nível (se for pra contratar jogador mais ou menos, nem contrate) e dar uma forçada. Não creio que tenhamos nenhum bicho-papão este ano.

Saudações Imortais
Mais um brasileiro sem qualquer expectativa. Só espero não sofrer muito.

No mais, torcer pra um milagre, tipo o Rui Costa acertar alguma contratação ou o Braian Rodriguez aprender a diferença entre uma bola e uma melancia. Não sei o que é mais difícil.
Baita post.
Post bom, mas com alguns equívocos:
- o fim de Bruce Lee não foi bem assim;
- em pontos corridos não se deve pensar em times grandes e times pequenos, aliás esse é o primeiro passo para se dar mal de novo;
- em pontos corridos a estatística está mais do que comprovada: campeões ganham mais FORA DE CASA e fazem mais GOLS;
- enquanto nossos jogadores priorizarem a MARRA em detrimento dos fundamentos e técnicas básicas do futebol, vamos continuar similares a essa p* que temos visto jogo-a-jogo;
- a chuteira é top, mas na cara do gol é aquele balão horroroso pra fora do estádio;
- o cabelo é impecável, mas a bola parada é sempre na barreira ou na mão do goleiro;
- o perfil do Face sempre bombando, mas a qualidade do passe de bola dispensa comentários.
2 respostas · ativo 515 semanas atrás
O fim de Bruce Lee foi bem assim, sim.
Ele faleceu durante as gravações de Jogo da Morte por conta de intolerância a uma medicação para dor de cabeça.
Não foi no set de filmagem como o Brandon, ele estava na casa da colega dele(Betty Ting Pei), estava com dor de cabeça, tomou uma medicação que não podia e ficou desacordado. Foi declarado morto na porta do hospital.
Depoimento feito pela viúva dele che.

Tu manjas de filmes, mas tem equívocos ae.
Verifique melhor suas fontes.
Abraço.
Nunca foi tão acessível ao Grêmio esse título do Temerzão/Cunhão/Calheirão '15, estruturalmente falando. O centro geográfico dos clubes está concentrado ao sul, a quilometragem para cumprir tabela é BEM MENOR ao nosso ponto de vista. Melhorou um pouco pra nós e piorou um pouco para o eixo. A direção e comissão técnica se ligaram nisso? Pensaram em uma estratégia? Considerando o Gre-naba sinceramente acho que não. Blog bom, mas infelizmente seus discursos não chegam aos olhos/ouvidos que devem. Uma pena.
3 respostas · ativo 516 semanas atrás
Tenho que admitir este teu ponto do deslocamento ao sul do Brasileirão com dois gaúchos, três catarinas e dois paranaenses é uma coisa bem sacada...
Nota 10 !
Sim, time que adoram fazer guerra contra o Grêmio e abrir as pernas pros paulistas e cariocas.
só esqueceu de mencionar o fato de que o time é um dos piores das ultimas decadas... Isso nao conta nao?
Mais um post de alta qualidade.
Eu mantenho a esperança de que o mestre Felipão possa levantar este time, mas confesso que estou decepcionado pelo fato dele não ter começado a mescla de veteranos com jovens no Gauchão.
A insistência com alguns falsos cascudos foi irritante.
Agora falam em novas contratações pontuais. Se vierem, tem que ser certeiras.
Com ou sem os novos "cascudos", espero que alguns garotos que estão no Grêmio ganhem oportunidades para elevarem este time bem limitado, mas sem vontade de vencer, para um novo patamar.
Além de Wallace, Yuri e Luan, Lincoln pode fazer uma enorme diferença. Raul e Junior são muito melhores do que os atuais titulares.
O futebol mudou pouco, mas a velocidade, especialmente dos times campeões, aumentou muito.
Desculpem-me comentar de novo. Tem algo que é muito pouco debatido e que deveria ser mais. A instituição Grêmio. É preciso repensar a organização que pensa o futebol. Talvez democratizar mais as instâncias e trazer para dentro delas oportunidades de dialogar e resolver problemas complexos de maneiras mais complexas.

De tempo em tempo aparece um maluco com uma resposta simples para problemas complexos e a instituição é tão mal organizada que se deixa abater: vejamos a ISL, vejamos a própria ideia da Arena (que nos colocaria de volta nos trilhos dos títulos). Vejam até mesmo os contratos assinados pela direção Odone.

Como é que uma instituição com tanta gente envolvida, com tantos pontos de vista, espera resolver problemas do futebol com esse tipo de solução? Ano após ano. Não era hora de pensar instrumentos para que as decisões sejam tomadas de maneira mais esclarecida e consequente? Não era hora de pensar esses instrumentos em relação a um projeto duradouro, de inserção de garotos da base no time principal? É um crime o que Felipão fez durante esse Gauchão, excluindo toda a base do time. Mas por que ele conseguiu? Não há projeto? Não há direção?

Enfim, o que eu vejo é que o Grêmio está, como instituição, atolado em métodos e modos que o levam recorrentemente à bancarrota e ao fracasso. Alguém que contrata uma "espinha" de time com Galhardo, Bastos, Douglas e Brian quer mesmo ganhar algum título, encher estádio, tornar a instituição um nome ligado à alegria, à inteligência, à inventividade, ao comprometimento, à garra? De que jeito?
Para mim a prioridade (fora dos campos) deve ser o check-in ativo na Arena, o Grêmio tem de aproveitar que o pessoal da OAS está fora da masmorra do Juiz Moro do Paraná e PELO MENOS, acertar este detalhe CRUCIAL para as finanças do clube e da Arena Portoalegrense...
Bem tem duas vantagens para o torcedor do interior jogar esta partida isolada das 11 horas da manhã:

1) quem pode, neste horário pode até levar a família a Porto Alegre que dá até para dar um rolé (ou não) num Shopping depois da partida para almoçar, fazer umas comprinhas para a família e voltar num horário tranquilo sem comprometer a segunda-feira;
2) mesmo que fique em casa, sendo o único jogo do horário; não há justificativa para que ele não seja transmitido em canal HD...

Mesmo um limão azedo pode virar um limonada decente...
Infelizmente, o Felizpão está mais para o projétil do que para o corvo! Principalmente depois de certas declarações!
Que merda...vou perder o jogo por conta desse horario no dia das maes.
Hoje a obrigacao eh vencer. Contra pequenos em casa tem q ganhar todos.
Nos quatro primeiros jogos temos q estar na lideranca, so pegamos nabas.
Felipão escalou do meio pra frente: Wallace, Maicon, Giuliano, Lincoln, Luan, Mamute.
Perguntas que serão respondidas:
– Maicon pode ser o segundo volante (se fracassar tendo Wallace como companhia não acerta mais)?
– Lincoln como "enganche" vale a pena?
– No caso de insistirmos com Giuliano ou jogarmos sem “enganche” o desempenho se paga?
– Luan tomou jeito?
Não adianta o Scolari tirar o Douglas e colocar o Lincoln SE na armação ele coloca o Giuliano na função do Douglas e o Lincoln na função do Giuliano.
O Giuliano fez um primeiro tempo de MERDA e prova mais uma vez que ele JAMAIS será uma armador e o Lincoln ficou perdido como Meia-atacante.
FELIPÂO este tipo de palhaçada é TIPICO de quem gosta de favorecer CASCUDO, só para "PROVAR" que o Douglas tem de ficar no time...

NOTA ZERO para o treinador...

O Marcelo Oliveira deveria estar no meio (no lugar do Giuliano) e o Junior deveria entrar na lateral.
O Galhardo está no limite do aceitável....

Com o Mamute nas pontas estamos sem centro-avante...
bosta bosta bosta bosta..bando de bosta.....podem até ganhar a partida....mas não pode deixar empatar partida em casa para esses timinhos 2 gols em 4 minutos...vão toma no c....
Vai ser uma ano longo, senhores.

A única coisa boa do jogo seria a vitória, porque conseguimos tomar sufoco da Ponte Preta. Não do Real Madrid: da Ponte Preta.
E nem a vitória conseguimos.

Postar um novo comentário

Comments by