30 de setembro de 2016

Renato, jogo e Roger

No vídeo do jogo, que pode ser visto no post da Talita logo abaixo, pode-se observar várias coisas.
A primeira é que houve economia nas cenas que mostram o momento pré-jogo. Outros vídeos escancaravam algumas coisas que poderia ficar para dentro.
A segunda é a fala final de Renato falando.

- Não deem mole. Não deem mole. Jogar prá fazer e não vamos tomar. 

E o mais importante para mim:

- Fiquem ligados. Não me deem as costas para a bola, independente de onde estiver a bola. Anda de costas olhando sempre para a bola.

Ou seja: ele pediu, e conseguiu, atenção total para o jogo. Houve um único descuido e tomamos o gol. No resto do tempo foi atenção e entrega total.
Sim, é impossível um time, que é composto por pessoas, manter o nível de concentração muito alto o tempo todo. Mas ganha aquele que consegue mantê-lo o maior tempo possível.
Isto é que diferencia um top 10 de um 50 no ranking dos esportes individuais. Muito mais que a técnica.
O Grêmio tem no máximo 17 jogos até o final do ano. Se mantiver esta pegada em 80 % deles, certamente estaremos na Libertadores de 2017. Seja ganhando a Copa do Brasil, seja entrando pelo G5 ou G6.
_____

Haverá dificuldades maiores amanhã. As defecções fazem com que mais um jovem, Kaio, seja lançado. Na frente poderá haver a volta de Everton, o que acrescenta muito.
O Grêmio não ganha há 18 anos. Isto é bom. Tabus existem para serem quebrados.
Não estou entre os que querem a derrota amanhã.
Primeiro porque mesmo perdendo amanhã o Cruzeiro não cairá.
Segundo porque estes pontos nos recolocam na briga até pelo G4.
E terceiro porque nossos queridos rivais estão num atoleiro de onde não sairão.
_____

Eu respeito todo o jogador e profissional que está ou que passou pelo tricolor. Não importa se é craque ou só esforçado. Se está lá, merece respeito.
Roger deu meio certo no tricolor. Não ganhou títulos, mas por outro lado mostrou que é estudioso e que tem um futuro imenso como técnico.
Faltou um pouco mais de experiência que, por sua vez, foi a responsável por uma certa vaidade demonstrada quando abundaram os elogios pelo seu trabalho.
E Roger é gremista. E trabalhou no Grêmio. E foi campeão da América e do Brasil pelo Imortal.
E, certamente um dia voltará e será campeão também como técnico.
Por todas estas eu não posso concordar e nem entender torcedores atacando a pessoa e o profissional que nos deu tanto como jogador. E que fez tudo o que pode para tentar um título agora.
Pensem nisto enquanto se preparam para o jogo de amanhã.

Comentários (19)

Carregando... Logando...
  • Logado como
"uma certa vaidade demonstrada quando abundaram os elogios".

Não consigo ver essa vaidade que alguns falam...
1 resposta · ativo 443 semanas atrás
Internamente dizem que se via.
Roger é um grande profissional. Dedicado, centrado, estudioso. Seu defeito é a inflexibilidade de pensamento por apostar 100% nas próprias teses. Mas a maturidade se encarregará, espero, de diminuir a teimosia e aperfeiçoar seu feeling. Ainda será muito falado. Um dia haverá de retornar ao Grêmio.
Nem tudo era flores com o Roger, e nem tudo são flores com Renato...
Já tinha ficado inquieto quando em coletiva pós jogo o técnico gremista afirmava que o Grêmio só tinha Henrique Almeida como opção para centro avante e na mesma fala disse "Há tem o Batista MAS ELE É MUITO JOVEM".
Pois bem, ao ver a lista dos 22 jogadores que viajam para BH eu constato que apesar das múltiplas contusões e jogadores poupados por desconforto muscular BATISTA não foi relacionado mas Guilherme, Guilherme Amorim, Ty Sandown e até Moisés voltando de longa parada foram relacionados para viagem.
Não foi citada nenhuma contusão ou impedimento de Batista, parece opção do técnico esquecido de arquiva-lo.
Pelo menos Kaio que tanto reclamei por uma chance de Roger ( por achar que ele é melhor que Jailson ) terá sua chance contra o Cruzeiro. ESPERO que ele mostre vontade e competência em campo.
Mas estou preocupado que Batista se junte ao Tontini nos potenciais repatriados ao transição.
Um dos grandes problemas do Roger foi a teimosia.
Todos diziam que a marcação por zona, nas cobranças de faltas é escanteios, não estava funcionando . Apesar da quantidade de golos sofridos ele não mudou.
Renato mudou. Vamos ver se vai continuar dando certo.
2 respostas · ativo 443 semanas atrás
Aí que me refiro. Muito teimoso. Quantos jogos deixamos de vencer por esse erro de avaliação e falta de auto crítica? Do jeito que a zaga jogava, não funcionava e toda a torcida via isso.
E pela falta de pontaria, ou o time não criava nada de CHANCES de gol?
A pouco tempo uns escreviam " tenho nojo de quem torce por suas teses e não pelo Grêmio", hoje os mesmos estão torcendo por quem e pelo que mesmo?
Eu não mudo minha opinião, um time limitado, mas que ia ser campeão ganhando bem dentro de casa. Os mesmos que reclamam de tudo antes, hoje, o Ramiro é o Zidane.
Antes não queriam a tal da vaga, hoje......
Eu continuo torcendo pelo Grêmio,pelo título, pela vaga.
E o Cosme Rimoli afirma que o Palmeiras perdeu por sua covardia tatica, ou seja, perdeu por que quis, será?
Perfeito o post, especialmente no que se refere ao Roger, espero que um dia ele volte.
No que concerne aos rivais, não tenho muita certeza de que não sairão do atoleiro, até porque existe a tal arbitragem e outros fatores.
E ai miguxada quero Jean willis de primeiro damo de porto alegre,tudo pronto pra concretizar a máxima...gaucho o povo da piada pronta.kkk e em 2017 patrão da semana farroupilha vestido de pilcva,como diria ebe,uma gracinha.kkkk
Roger eh ídolo. Sempre terá seu lugar na história do Grêmio.
1 resposta · ativo 442 semanas atrás
Roger comprou a hype... Se dizia que o grupo era uma porcaria, se falou em brigar pra não cair, e quando o desempenho foi bom, basicamente se dizia que era por conta dele. No momento bom era por causa do treinador, mas quando a coisa degringolou, aí era por causa das carência dos grupo, como se o grupo não fosse o mesmo do bom momento que passou. Roger mesmo chegou a criticar a falta de contratações, curiosamente enquanto deixava o contratado Kannemann no banco, por exemplo, o que se revelou um crasso erro.

E essa teimosia que agora ficou evidente com a simples alteração que o Renato fez na bola parada defensiva também existia em outras facetas do jogo. Roger não valorizava a bola parada ofensiva, deu entrevistas nesse sentido, dizendo que o gol só ocorre "1 vez a cada X eventos", o que seria menos importante em comparação com o seu tique-taca... E essa mesma teimosia provavelmente também se repetia com algumas escolhas em termos de peças, inclusive algumas que persistem.

Em outras notícias, é possível que tenhamos TRÊS ANOS pra formar ou nos juntar a uma equipe de futebol feminino profissional, com ao menos uma equipe de base, sob pena de PERDA DE VAGA NA LIBERTADORES:
http://meu.footstats.net/#/feed/type-newsDetail-i...

Isso é bem a cara da Conmebol, não fazer absolutamente nada por vários anos e então tomar uma medida drástica que será implementada com gravíssimas consequências:

Diz o novo estatuto:

D. 04 Equipo femenino
El solicitante deberá tener un primer equipo femenino o asociarse a un club que posea el mismo. Además deberá tener por lo menos una categoría juvenil femenina o asociarse a un club que posea la misma. En ambos casos el solicitante deberá proveer de soporte técnico y toda la equipamiento e infraestructura (campo de juego para la disputa de partidos y de entrenamiento) necesarias para el desarrollo de ambos equipos en condiciones adecuadas. Finalmente, se exige que ambos equipos participen en competiciones nacionales y/o regionales autorizadas por la respectiva asociación miembro. http://www.conmebol.com/es/reglamentos-generales/...

O melhor que o Grêmio faz é já projetar pro início do ano que seguinte como será tal equipe, por que é uma coisa que não nasce da noite pro dia e o ideal é fazer disso algo positivo pro clube, não uma mera obrigação ou eventual fonte de vergonha por conta de maus resultados.

É sabido que material humano não é problema, é uma questão financeira que agora vai se tornar um gasto essencial pro clube.
3 respostas · ativo 442 semanas atrás
Não ter uma equipe feminina é uma vergonha pra maioria dos clubes do Brasil. O gasto seria mínimo se comparado com o futebol masculino. Quanto receberia uma equipe feminina? Aposto que o salário do Marcelo Oliveira pagaria toda a equipe e mais comissão. Pessoal e estrutura o clube já tem, é só utilizar.
Eu curtia mto assistir as preliminares na época do Olímpico. Hj não existe mais isso. Será que estraga o campo tanto assim?
Poderiam colocar o feminino de preliminar nos jogos da Arena. Só teria a melhorar....
Bah, Jonas eu sei que gerará um custo MAS eu recentemente postei aqui que INDEPENDENTE de qualquer legislação era urgente que o Grêmio tivesse uma equipe de futebol feminina. Neste caso a CONMEMBOL está forçando uma barra porque na América do SUL o futebol feminino é quase inexistente e a entidade é de FUTEBOL não de FUTEBOL MASCULINO.
Acho que impor esta regra aos times que disputem a Libertadores fará que PELO MENOS os chamados GRANDES CLUBES (mas que não tem futebol feminino) passem a contribuir para o ESPORTE.
Aqui no Brasil o resultado vai ser a incorporação temporária de um time feminino já existente ao time que disputará a libertadores, naquela temporada ela disputará com a camisa do "grande" clube e cumprirá o requisito...
Bem de acordo com a ética destes tempos temerários..
Vamos ver qual será a postura do Grêmio:
a) vai implementar IMEDIATAMENTE para 2017 um departamento feminino de futebol;
b) vai deixar para 2019 se disputar a competição quando será exigido;
c) vai "alugar" um clube feminino já existente em porto alegre ou estância velha;

Na minha opinião o Grêmio deveria implementar de imediato um time juniores feminino para formar uma base de jogadoras para que possa formar mais rapidamente um time profissional assim que for NECESSÁRIO para a disputa da Libertadores.

Para se ter uma ideia no site da FGF sequer tem menção ao futebol feminino e seus clubes no RS e no calendário da entidade....
Defendi a vinda do Roger mas depois de constatar que ele sim DEFENDIA SUAS TESES mesmo que o Clube e seus torcedores se lascassem, passei a questioná-lo.
O que mais me chamou atenção no vídeo também foi a menção de NÃO perder o contato visual com a bola.
Particularmente estou muito contente pois voltou o GRÊMIO Pampeano, Raça Pura e Peleador. Podemos até perder mas os adversários vão ter que cuspir sangue.
Que o Renato não comece a inventar e cair para o lado do SINPOF, veremos amanhã, e passaremos a ser respeitados e temidos novamente.
1 resposta · ativo 442 semanas atrás
Quero ver é a postura FORA que foi o grande problema desta fase final do Roger.
O Renato parece que corrigiu alguns erros :
Estabeleceu Kannemann como titular,
Reposicionou Douglas e Luan e recuou um pouco o time compactando-o,
Retomou o Ramiro posicionando-o do lado direito (formando uma ala forte e intercambiável com Edilson que poderá subir com GARANTIA de uma boa cobertura)
Vamos ver contra o Cruzeiro hoje pois o Fluminense venceu e foi a 46 e não podemos ficar com apenas 40 pontos...
Até agora postura de pontinho fora. Mas desta vez vou dar um desconto por causa dos numerosos desfalques...
Luan e Pedro Rocha voltaram a ter dificuldades de finalização poderíamos até saído na frente.
Que bom ver o time jogar com outro time cruzador de bolas na seguida marcando homem a homem e FIRME.
Só falhou no lance do Ábila mas ele felizmente resolveu dar mais um toque e o Bruno Grazi até aqui vem bem..
Com a Avenida dos Oliveira em mão dupla estava muito receoso, mas com o amarelo (injusto) do MO, contra o Vitória não teremos nenhum dos dois. Acho que os deuses deram uma mãozinha pois o Vitória é um time muito veloz, uma BOA partida para não escalar o MO...
PRECISAMOS desta vitória para chegar novamente na disputa do G45ou6 (???)...

Postar um novo comentário

Comments by