13 de novembro de 2005

2 x 2


O que se viu contra a Lusa foi inaceitável, para um clube com a história e a bagagem do Grêmio. Na verdade, tudo começou bem antes das 18 horas de sábado. Durante a semana, houve lançamento de um plano de sorteio com festa. Não se faz festa em semana de decisão. Também durante a semana, dois dirigentes deram entrevistas em rádios, falando como se o Grêmio já estivesse na Série "A". Um ao menos tem experiência suficiente para saber que, ao contrário da maioria dos esportes, em futebol não existe jogo ganho antes de ser jogado. Eu me perguntei durante a semana, se este clima perigoso chegaria ao vestiário. Em campo foi o que se viu. Um time burocrático, tocando a bola de forma indolente, como quem espera a vitória certa. Ao invés de acelerar o jogo, forçando o erro da Portuguesa, era um toque-toque enervante. Deu naquilo. No segundo tempo, quando foi pra cima, o time amassou a Portuguesa e poderia até ter ganho. Ao final, a confirmação: um jogador deu entrevista dizendo: "Achamos que estava ganho". Lamentavelmente, o clima de "já ganhou" chegara ao vestiário.

Agora, é preciso ganhar do Santa Cruz e esperar que o Náutico não vença a Portuguesa em São Paulo, para garantir a subida com uma rodada de antecedência. Esperemos que vozes experientes falem no vestiário e ponham as coisas claras: futebol se ganha nos 90 minutos.

Sábado, todos ao Olímpico, para amassar o Santa Cruz, para sacudir a indolência do time, se ele não aprendeu a lição. Sábado, a Bombonera é aqui.