2 de maio de 2006

Quem te viu e quem te vê


O futebol é curioso. A mesma lição é mostradas repetidamente, mas as pessoas mais envolvidas com o esporte, os jogadores, não a aprendem. Certamente há um componente psicológico que faz o ser humano extasiar-se com suas próprias conquistas e esquecer as razões que o levou a alcançá-las.

Pois quem entende um pouco de futebol e consegue ver as coisas como ela são, sabia que ganhar deles não significava uma afirmação de time, senão que era uma afirmação de um modo de encarar as próprias limitações. O Imortal registrou isso. Após a conquista do Gauchão, veio o jogo contra o Corínthians (o campeão brasileiro). Aquela foi uma jornada de aplicação extrema, a demonstrar como as coisas poderiam ser levadas. Depois disso, veio o primeiro tempo contra o Cruzeiro. O 1 x 0 parece ter contaminado o grupo, que passou a sofrer de "saltismo". Essa é a lição mais não entendida do mundo do futebol. Neste mundo, ninguém constrói grandes jornadas por acaso e é preciso entender por que se consegue construí-las. O elenco do Grêmio (e antes dele tantos e tantos elencos) não entendeu. O segundo tempo de 0 x 3 contra o Cruzeiro não foi suficiente para colocar as coisas claras ao grupo. Então, veio o 2 x 5 do domingo.

É preciso colocar na cabeça dos jogadores que o grupo tem limitações técnicas, que o fazem, por exemplo, errar passes em demasia e, principalmente, desperdiçar situações de gol inacreditáveis. Quando aplicou-se no limite do desejável, conseguiu superar as limitações e ensaiar a construção de uma história. Se os recursos para contratar são escassos, o trabalho da comissão técnica é esse: manter o grupo mobilizado. Curiosamente, contratar significaria tirar alguns jogadores atuais do time titular. Um motivo a mais para que os candidatos a sair descalcem o salto e mantenham a motivação em alto giro. Se é possível jogar a maior parte das vezes com a pegada mostrada contra o campeão brasileiro? Acredito que sim. Afinal, jogando apenas uma vez por semana, há tempo mais do que suficiente para recuperar a condição física. Tudo que se pede são 90 minutos semanais de atenção redobrada e empenho. Isso não é um pedido desmedido. É apenas o necessário para evitar-se sobressaltos, fazer uma campanha digna da camisa tricolor e manter o emprego.