24 de abril de 2007

Libertadores - A próxima fase


O Regulamento da Libertadores define em seu artigo 3:

3.4 - Oitavas de Final

As 16 equipes classificadas na Segunda Fase jogarão as Oitavas de Final, formando-se 8 chaves de 2 equipes cada uma, que disputarão partidas de ida e volta.

A fim de determinar os adversários de cada chave, serão definidas duas tabelas de classificação. Uma com os 8 classificados em primeiro lugar nos seus grupos e outra com os segundos classificados em seus grupos.

Desta forma, será determinado um ordenamento de 1 a 8, sendo o número 1 a equipe com maior número de pontos entre os primeiros de cada grupo, durante a Segunda Fase, e o 8 a equipe com menor pontuação entre os classificados.

Na ordenação das equipes de 9 a 16, corresponderá ao 9 a equipe com maior pontuação entre as classificadas em segundo lugar em cada grupo e ao 16 a equipe com menor pontuação entre os segundos classificados.

O sistema de formação de chaves será o seguinte:

Equipe 1 X Equipe 16 (Chave A)
Equipe 2 X Equipe 15 (Chave B)
Equipe 3 X Equipe 14 (Chave C)
Equipe 4 X Equipe 13 (Chave D)
Equipe 5 X Equipe 12 (Chave E)
Equipe 6 X Equipe 11 (Chave F)
Equipe 7 X Equipe 10 (Chave G)
Equipe 8 X Equipe 9 (Chave H)

Nesta e nas etapas seguintes, o local da primeira partida será na casa da equipe de menor colocação no ordenamento de 1 a 16, anteriormente descrito.
_____

Já estão certos no grupo de 1 a 8: Libertad, Vélez, Flamengo e Santos.
No grupo de 9 a 16: América, Nacional, Paraná e Defensor.
Hoje é dia do Imortal Tricolor buscar o seu lugar.
Todos ao Olímpico Monumental.

Uma curiosidade: a final deverá ser, obrigatoriamente, realizada no continente sul-americano. Assim, caso uma equipe do México se classifique para a final, o primeiro jogo será realizado no México, independentemente das campanhas realizadas pelas equipes envolvidas.