4 de julho de 2016

Os pontos nos is

Passado o GRE-nada e a euforia, é importante fazer um rescaldo de tudo que aconteceu e está acontecendo nestes meses de 2016.
Ano em que o Grêmio entregou um campeonato gaúcho ganho por excesso de soberba. Mas que só foi lamentado por ter sido dito que era importante. É nada, sempre disse e repito. Com juiz gaúcho e com o Novelhaco não tem porque dar importância a um produto viciado.
Mas vamos ao que interessa:

Douglas

Tem quem o ame. Tem quem o odeie. Com 35 anos e já longe do auge físico é bom que sempre esteja em campo. Quem não concorda volte no tempo e olhe as partidas em que ele não jogou. Ou o time perdeu ou jogou muito mal pela falta de um articulador.
Ruim com ele, muito pior sem ele.
Além disto tem se mostrado um dos líderes do grupo e um dos chefes da mudança de postura que, finalmente, parece que o clube está tendo.

Postura

O Grêmio, através de sua direção e dos jornalistas que lhe são simpáticos, sempre mostrou fidalguia ao longo dos tempos. Não provoca nunca. Não reclama mais do que manda o protocolo.
Pois com a mudança na direção do futebol o céu começou a clarear. Não há provocação sem troco.
O trator entrou no vestiário e foi levado para o Remendão Pataxó onde passeou feliz da vida durante o jogo e, principalmente, depois do apito final. Deu gosto de ver os jogadores peitando os mazembados, Edilson arrancando a bandeirinha no final e a festa na frente da torcida adversária.
Os "isentos" sentiram o baque e saíram a atacar todo mundo. Um arigó da Band atacou o Roger e o preparo físico do tricolor. Disse que Roger fala rebuscado.
Antônio Dutra Jr., o nosso @blogdomosquetei não deixou barato. Perguntou se o legal é falar errado, que não é possível alguém não saber usar o plural. Defendeu a preparação física.
Claro que os covardes esperaram ele sair do programa para atacá-lo. O que continuaram fazendo no dia de hoje. Mas o recado foi dado. Ninguém mais tira o tricolor para dançar impunemente.


Edilson

Torcedor sempre tem posições definitivas sobre tudo. E se forem juntados 10 torcedores a discutir um assunto, muito provavelmente se terá 10 opiniões diferentes. Duvidam? Então entrem no twitter durante os jogos. É uma fábula!
Edilson, no entanto, era quase uma unanimidade. Negativa. Choveu mimimi quando surgiu o nome dele.
Perguntei para o @blogdomosquetei: Edilson?
Sim. Ele disse. Por dois motivos: o SAP mostrou que é um dos laterais mais eficientes. E sabemos que tem uma grande liderança.
Alguém aí perguntaria hoje: Edilson?


Jailson

Eu não conhecia o menino. Mas foram tantos e tão odiosos os comentários contra ele no blog que não exitei. Não era possível chacinar um menino sem ver jogar. E fiz o post "O jogador de empresário". Vale a pena ler ou reler. Aqui ó.
E em 10 anos de blog, talvez seja um dos posts que me deixaram mais feliz. Foi arriscado. Mas acertei em cheio.
Muitos dos inconsequentes que destrataram o menino e sua quinta geração agora pedem a titularidade.
Que aprendam a pensar um pouco antes de sair falando ou escrevendo a primeira besteira que lhes vem na cabeça. Se não se preocupam em poder estar colaborando na destruição de um ser humano só para defender uma tese, é bom se preocuparem em não ficarem com o rótulo de idiotas.


Thyere

É cedo para apontar este outro garoto como uma solução, mas as duas partidas que jogou mostraram um zagueiro destemido e com ótimos fundamentos. Se continuar assim pode até, mais maduro, se tornar uma solução para a zaga. Ninguém enfrenta um GRE-nada, como este do trator, com firmeza se não tem bola no corpo e, principalmente, personalidade.


Marcelos

Na briga dos Marcelos, Roger ainda está dando preferência ao cascudo. Seria para injetar um pouco mais de experiência em uma zaga já tanto desfalcada? Seria por priorizar a liderança ao futebol? Não sei a causa. Sei que eu não faria isto. Para mim, Marcelo Hermes já é uma realidade. Longe de ser craque, se ajusta perfeitamente num time arrumado. E tem muita calma e habilidade na hora de mandar para dentro da rede adversária.


Walace

Walace foi bem ontem. Mas não tem jogado a bola que já jogou. Parece um pouco enfeitado. Estaria padecendo do mal que acomete 10 em 10 jogadores do Grêmio que são convocados para as malditas seleções brasileiras?
Se bobear pode pegar um banco por uns tempos. Reposição já vimos que temos.


Everton

Outro dia me ridicularizaram porque afirmei no início do ano que Everton seria o cara. Ele iniciou bem. Se machucou. Voltou claudicante e, nos últimos jogos tem sido um terror para os adversários. A maioria dos gols do tricolor tem passado por ele. E a hora em que acertar a forma do pé, será também o goleador do time. O engraçado é que nas categorias de base fazia muitos gols batendo quase sempre colocado e fora do alcance dos goleiros. Pode ser ainda uma certa afobação pela inexperiência. Quando corrigir este problema, será um dos maiores atacantes em atividade.


Roger

Roger é outro que é adorado ou odiado. Roger é treinador. E padece de dois problemas. Um comum a todos os treinadores: tem suas convicções e teimosias que ninguém entende. O outro é a inexperiência. Mas indubitavelmente, Roger já é um dos grandes treinadores do Brasil. Não ganhou títulos ainda, mais pela novicidade na profissão e por estar pela primeira vez em um time que pode ser campeão.
Uma das coisas que aparece na nova condução do futebol é que o estão blindando das cornetas. Outra que não aparece, mas que afirmo que ocorre, é que o estão questionando em relação às decisões que toma. E o estão ajudando a amadurecer mais rapidamente.


Título

Ouvi hoje muito "jornalista" dizendo que tanto o Grêmio como os do aterro não tem chances de ser campeões do Brasil. Engraçado esta dificuldade que os caras tem de separar o joio (eles) do trigo (nós). Quando o Grêmio era líder, acharam um jeito de colocá-los na liderança também (por pontos). Agora que os cavalos paraguaios despencam, querem nos colocar juntos ladeira abaixo.
Que o timinho não tem a menor chance de ser campeão se sabia desde sempre. Faltam jogadores. Falta treinador e falta direção.
Mas e o Grêmio? Merece estar no mesmo trator ladeira abaixo?
Penso que só forçando a barra. Estamos a um ponto do líder ou talvez 4. Mas somos o time que, na teoria, tem a melhor tabela até o final do turno. Vamos jogar com 5 dos 6 últimos colocados. Se houver seriedade, a chance de terminar o turno na liderança é muito grande.
As lesões, muitas, mostraram que temos peças de reposição, especialmente no meio de campo e no ataque.
Temos agora direção vigilante e um corpo técnico que não deve nada para nenhum outro.
O que falta? Talvez um lateral esquerdo. Talvez um zagueiro. Se forem os dois argentinos anunciados como possibilidades pode fechar o grupo.
Aí, pode ser até que nem venhamos a ser campeões porque sempre há pelo menos 3 ou 4 times candidatos com chances parecidas e, sabemos, o imponderável, especialmente arbitragem, sempre pende mais para alguns outros queridinhos.
Mas que temos chances temos. Não tenho a menor dúvida.

Os bastidores


E para terminar