15 de agosto de 2017

Mata-mata e as bestas(?)

Começou o lenga-lenga. Um arigó da ESPN caiu de pau no Grêmio porque estamos "largando" o campeonato brasileiro. Para variar desmereceu a Copa do Brasil e, mais ainda a Libertadores. Não por acaso, a folha corrida do elemento mostra um histórico de ódio ao tricolor e a tudo que diz respeito a nós.
O argumento do abobado é tão mais sem noção quando se sabe que, além da campanha do Corinthians ser totalmente atípica, o Grêmio não depende apenas de suas forças para ser campeão. Tem de ganhar e torcer para os manos perderem. E a probabilidade de acontecerem as duas coisas ao mesmo tempo é de apenas 10 %. Sem contar que enquanto temos três competições eles tem apenas uma.
Então, está certo poupar, até porque, como diz o ditado, quem tudo quer tudo perde.
_____

Mas confesso que estou preocupado com o enfrentamento com o Cruzeiro. Não por achar que eles são melhores. Mas porque em mata-mata uma jornada infeliz, um erro de arbitragem, um lance bizarro e tudo pode ser comprometido. Penso que temos mais time. Mas estou longe de estar tranquilo com o desfecho.
Aliás, a grande diferença entre campeonatos insossos de pontos corridos e mata mata é esta. Na véspera do jogo já começa a tensão e o nervosismo. Mas tem quem ache que pontos corridos é melhor. Assim como tem quem goste de chuchu, de giló e de mulher feia.
_____

Leio aqui e ali que o importante amanhã é não levar gol. Discordo. O importante amanhã é:

  1. ganhar o jogo
  2. ganhando, de preferência com mais de um gol de diferença
  3. se ganhar por um gol apenas, então o melhor é não levar gol.
  4. se não ganhar, então empatar de 0 x 0.
Ou vocês acham melhor ganhar de 1 x 0 ao invés de ganhar por 3 x 1?
Então é bom que o cuidado para não levar gol não diminua a vontade e a gana de ganhar e acabemos com a opção 4 aí de cima.
Portanto, ganhar é a prioridade. Com qualquer escore. Se puder ser com saldo maior que um, ótimo. Se puder ser sem levar gol melhor.
Não pensem como um treinador aí e alguns jornalistas gaúchos que diziam que perder fora de 2 x 1 era melhor do que empatar de 0 x 0.
_____

Sábado postei o cara a cara com o Marcelo Oliveira.
Alguns comentários sobre a entrevista foram nauseabundos. Outros ainda piores, a ponto de não serem liberados.
Domingo ele errou a cobrança de pênalti.
Foi o suficiente para algumas bestas escrotas invadirem o instagram dele e ofenderem e ameaçarem a ele e sua família, incluindo as crianças.
O que se pode dizer de elementos com esta desqualificação? Sinto um pouco de desconforto em chamá-los de bestas. Afinal, as bestas sentir-se-iam ofendidas ao serem comparadas com tamanhos dejetos.
Gremistas e pessoas de bem certamente não são.