30 de setembro de 2008

Grêmio, a missão



Ao final do primeiro turno, divulgamos a projeção de resultados necessários para o Grêmio conquistar o título do Brasileiro 2008. Agora, com 27 rodadas, atualizamos as necessidades para se alcançar o topo e para classificar à Libertadores 2009. As projeções consideram 74 pontos (65% de aproveitamento) para chegar ao título máximo.
_____

O Grêmio tem 50 pontos. Para chegar aos 74 do título, precisa conquistar 24 dos 33 pontos em disputa. Isto significa vencer 8 dos 11 adversários. Ou, em outra conta, podemos deixar de ganhar 9 pontos. Serão 6 jogos em casa e 5 fora.
_____

Os jogos faltantes são:

  • Grêmio x Botafogo
  • Grêmio x Santos
  • Portuguesa x Grêmio
  • Grêmio x Sport
  • Cruzeiro x Grêmio
  • Grêmio x Figueirense
  • Palmeiras x Grêmio
  • Grêmio x Coritiba
  • Vitória x Grêmio
  • Ipatinga x Grêmio
  • Grêmio x Atlético-MG

  • _____

    Pode-se dizer que ninguém é mais candidato do que o Imortal. Para chegar lá, precisamos retomar o caminho das vitórias, começando pelos 2 próximos jogos em casa.
    _____

    O Goiás, com 42 pontos, precisa 97% de aproveitamento a partir de agora para chegar aos 74 pontos. Bye, bye Goiás!
    _____

    Amanhã, as projeções para a Libertadores.

    Cai a máscara

    Terça-feira, 19:27 hs. O jogador Diego Souza acaba de ser absolvido no STJD. Não é preciso comentar nada mais do que o título.

    29 de setembro de 2008

    Morango dopado

    Foi um jogo atípico.
    _____

    É lamentável e não crível que um dirigente experimentado vá para a imprensa dizer o que Odone disse na semana de um clássico. Foi uma atitude absolutamente idiota. Ele deveria saber que não se dá armas a um moribundo. Pagamos por sua boca grande.
    _____

    Ouço aqui e alí que isso não tem influência. Respondo dizendo que, com certeza, não ajuda. O episódio foi utilizado pelos morangos como doping psicológico. Foi o que se viu.
    _____

    Some-se ao episódio do falastrão o fato de o Palmeiras ter empatado. Fato incomum, o técnico Roth fez reunião com jogadores antes de iniciar o jogo, com o time já no gramado. Pode-se adivinhar o que falou. Deve ter feito uma preleção improvisada sobre os grandes benefícios de amorcegar o jogo. Não deu tempo. De uma falta inexistente marcada sobre o anão argentino, nasceu o primeiro gol. O segundo e o terceiro nasceram de inexplicável desatenção.
    _____

    O lance do gol do Tcheco deixou claro: se jogasse para ganhar, o Grêmio poderia ter obtido outro resultado. Tcheco, que nem velocista é, deixou o açougueiro Guizadu comendo poeira, num lance no qual atravessou o campo para ir fazer o gol.
    _____

    Roth não entendeu porque o Grêmio obteve a liderança folgada do campeonato. Fiel aos seus instintos, enterrou as virtudes do time. Falamos aqui já faz tempo: este time do Grêmio não pode jogar para segurar resultado. Se perdermos este campeonato, Roth terá concluído o seu mestrado em estupidez.
    _____

    Mas a guerra não acabou. As próximas 3 rodadas dirão se o time volta aos trilhos e o Roth desiste do mestrado.

    26 de setembro de 2008

    A hora da torcida

    Amanhã, sábado, é dia de mostrar a confiança que temos no time.
    Vamos botar 5 mil torcedores no Olímpico e passar nossa força ao time. O domingo vai ser Tricolor.

    25 de setembro de 2008

    Essa nem o Joaquim

    O que o timinho fez na noite de quarta-feira em Santiago do Chile é inacreditável: comandaram um "treino fechado". Nada demais? Olha o detalhe: o treino era no estádio do adversário de amanhã.

    É o mesmo que, por exemplo, o Ipatinga vir jogar em Porto Alegre contra o Grêmio e fazer um treino secreto no estádio Olímpico. Foi o que os moranguinhos fizeram.

    23 de setembro de 2008

    Leitores & Cia.

    O leitor Juanito pede para divulgarmos:

    Sábado, 9:30 horas, treino copado.
    Os portões estarão abertos no
    Olímpico Monumental.


    Olha aí, pessoal. Dia de mobilização, de levar alento para o time e mostrar que a torcida confia no Grêmio. Quem puder, deve ir ao Monumental da Azenha e mostrar apoio. A hora é de confiança total. Não tem essa de pangaré verde passar na reta final. Vai dar Grêmio.
    _____

    Excelente notícia: Douglas Costa assinou novo contrato, com prazo de cinco anos. Finalmente poderemos ver a maior promessa dos últimos tempos atuando nos profissionais.
    _____

    ClicRBS tenta corrigir notícia furada sobre investigação de envolvimento de Anderson em operação policial. Adianta? O estrago está feito.
    _____

    Sugestão ao roupeiro do Grêmio: a partir do próximo jogo, as meias dos jogadores devem passar por um balde de lama antes de serem vestidas para os jogos. Pelo menos não teremos que ouvir desculpas esfarrapadas de gente como o Alicio Pena Júnior. Ele justificou ao jogador Soares: "Não marquei pênalti porque as tuas meias nem sujaram." Cara-de-pau.
    _____

    O leitor Henrique Macedo manda um vídeo produzido por ele sobre algumas conquistas do Imortal. Apreciem.

    Incompreensível



    Sejamos lógicos. Se você tivesse que escolher um time para colocar as fichas a esta altura do Brasileirão 2008, qual time você escolheria? Eu não teria dúvida: todas as fichas no Grêmio. É a melhor aposta. Porque é líder, porque mostrou que tem um grupo consistente, porque a torcida sabe treinar o técnico e porque não existe nenhum time melhor do que ele no Brasil.
    _____

    Os percalços dos últimos jogos aproximaram 2 adversários, mas ali, na seca, o Grêmio é o favorito ao título. Ou será que o favorito é o que vem atrás? Convenhamos. Uma vitória no próximo jogo e as coisas voltam ao curso natural.
    _____

    Está certo que no próximo domingo enfrentaremos a maior potência do futebol mundial, recheado de talentos ímpares e que vem fazendo uma campanha invejável no campeonato. É tão melhor do que os outros que carrega a liderança duas vezes: é o 11º, vejam só. Uma potência que ganhou do Botafogo (que levou 3 do lanterna na rodada seguinte) e que triturou o poderoso Vitória da Bahia sem nem precisar de duas mãozinhas do juiz. Uma só foi suficiente. Então, é um jogo difícil, mas podemos apostar na zebra e passar.
    _____

    O incompreensível, no momento, é a insegurança que se abate sobre alguns torcedores com quilômetros e quilômetros rodados. O Paulo Sant'ana, por exemplo. Ele pode contaminar o ambiente com o seu pessimismo crônico. Este menino deve ser entendido em seus receios: o Sant'ana tem medo de não ser feliz. Ele quer muito gritar "Grêmio campeão", porque o Grêmio é a maior paixão da vida dele. Mas ele tem medo de não poder fazê-lo. Por isso, previne-se e destila pessimismo, vacina-se contra o insucesso. No início do ano, dizia que o Grêmio seria rebaixado e o timinho seria campeão. É um super-previdente.
    _____

    Só que, no momento, isso pode atrapalhar. O que o Grêmio precisa agora é readquirir a auto-confiança e, para isso, pecisa da confiança da torcida. Uma vitória domingo e os pangarés se achicam.
    _____

    Grêmio Campeão 2008.
    Eu confio!

    21 de setembro de 2008

    Empate café-com-leite



    Na República Velha, houve um acordo entre as oligarquias de São Paulo e de Minas Gerais para controlar a política nacional. O conluio ficou conhecido como política café-com-leite.

    Pois hoje, em Curitiba, ressuscitaram o conchavo. O senhor (?) Alicio Pena Junior, mineiro, sonegou um pênalti escandaloso sobre Soares. Torcedor do Cruzeiro? Defendendo interesses paulistas? Ou ambos? Uma vergonha.
    _____

    O Atlético Petralha, um time que não existe no cenário nacional, inventou uma "rivalidade" com o Imortal Tricolor, para tentar figurar na primeira linha do futebol brasileiro. Coitados. Um time varzeano, que oferece um potreiro para a prática do futebol, no meio de um canteiro de obras. Outra vergonha. Com sorte, escapam do rebaixamento.
    _____

    Incrível como a Globo, uma empresa de comunicação com o alcance que tem, permite a um irresponsável manter um blog como aquele do Atlético Petralha. Incita a violência entre torcidas e não cansa de destilar recalque contra o Grêmio. Tudo porque tiramos o título deles lá em Erechim. Globo, que vergonha.
    _____

    No jogo, só deu Grêmio. Galatto e o juizinho safado salvaram os petralhas da derrota. Nada mais precisa ser dito sobre este jogo de hoje.
    _____

    Previsão: se dormirmos no próximo domingo na liderança do campeonato, dificilmente deixaremos o título escapar.
    _____

    Algumas manchetes são realmente incompreensíveis. Como esta, por exemplo:

    Timinho vence e se aproxima do G-4.

    Começar e terminar uma rodada em 11º é se aproximar? E mais: O 11º assento é perto do 4º? Só rindo mesmo.

    20 de setembro de 2008

    Calma e canja de galinha

    Surpreso com o volume de comentário no último post fui ver a causa. Percebi que o motivo é o nervosismo e a preocupação de alguns gremistas com as patifarias de parte da imprensa paulista.
    Calma gente!
    Primeiro: nunca é demais lembrar que se patifaria e palhaçada ganhassem jogo o time do congresso seria imbatível.
    Segundo: não tem nada de a direção do Grêmio e especialmente os jogadores entrarem publicamente nesta fogueira. Isto tira o foco. Distrai do principal que é jogar bola.
    Neste sentido penso que a direção, especialmente o Krueger agiu muito bem nesta semana. Houve reuniões internas e, principalmente, foi montado um time que, tirando o Magrão e talvez o Souza na ala direita, está muito próximo do que melhor temos. Cada um na sua função, sem invenções do treinador.
    Este time ganha amanhã e pronto. Tudo volta ao normal. E é isto que vai acontecer.
    ___

    Enquanto o jogo não chega, recomendo aos ansiosos que aproveitem o frio e tomem canja de galinha.

    17 de setembro de 2008

    Estranha euforia

    Responda rapidamente: você prefere ser líder, vice-lider ou décimo-primeiro colocado no Brasileiro? Respondeu? Só pra saber. Então tá.
    _____

    Vai entender a "alegria" de uns e outros. Somos líderes e para alcançar o título só é preciso lacrar um laboratório que ameaça reabrir as portas no Olímpico. Não dependemos de ninguém, afora nós mesmos.
    _____

    Lição de casa:

    Em time que está ganhando não se mexe. Em time que está ganhando não se mexe. Em time que está ganhando não se mexe. Em time que está ganhando não se mexe. Em time que está ganhando não se mexe. Em time que está ganhando não se mexe. Em time que está ganhando não se mexe. Em time que está ganhando não se mexe. Em time que está ganhando não se mexe. Em time que está ganhando não se mexe. Em time que está ganhando não se mexe. Em time que está ganhando não se mexe. Em time que está ganhando não se mexe. Em time que está ganhando não se mexe. Em time que está ganhando não se mexe. Em time que está ganhando não se mexe. Em time que está ganhando não se mexe. Em time que está ganhando não se mexe. Em time que está ganhando não se mexe. Em time que está ganhando não se mexe. Em time que está ganhando não se mexe. Em time que está ganhando não se mexe. Em time que está ganhando não se mexe. Em time que está ganhando não se mexe. Em time que está ganhando não se mexe. Em time que está ganhando não se mexe. Em time que está ganhando não se mexe. Em time que está ganhando não se mexe. Em time que está ganhando não se mexe. Em time que está ganhando não se mexe. Em time que está ganhando não se mexe. Em time que está ganhando não se mexe. Em time que está ganhando não se mexe. Em time que está ganhando não se mexe...

    15 de setembro de 2008

    105 anos de Imortalidade



    Hoje, dia 15 de setembro de 2008, o Imortal Tricolor faz 105 anos de existência. Muitas foram as glórias alcançadas e inúmeras ainda estão por vir.

    Grêmio Imortal, teu manto sagrado é motivo de orgulho para aqueles que o vestem e de admiração e respeito reverencial para os adversários.

    Parabéns, Imortal!
    Teus filhos e o futebol te saúdam.

    Obrigado, Imortal!
    Teus filhos e o futebol te são eternamente gratos.

    13 de setembro de 2008

    Uma surpresa no Olímpico



    Pressentimento não se explica. Infelizmente a minha postagem de 07 de setembro confirmou-se. Perdemos o jogo que eu pressenti guardava maus presságios. Então, a derrota não foi a surpresa referida no título do post.
    _____

    Era sabidamente um jogo complicado. O Goiás viria trancado, num 3-6-1, tentando bloquear a passagem do Grêmio, via congestão do meio de campo. Assim foi e também não está aqui a surpresa.
    _____

    O time já era conhecido, mas quando saiu o banco do jogo, Moráles, o gigante de 1,96m, que faz gols de cabeça e é capaz de encarar sozinho o time inteiro do Peñarol, estava fora. Declinávamos de uma arma importante. Esta foi a surpresa. Moráles poderia ser a opção. Na hora do sufoco, havia Soares e André Luiz à disposição.
    _____

    Agora é esperar pelo domingo. Dois empates podem deixar tudo como dantes no Quartel de Abrantes.

    Cadeira de espera



    Fonte informa: Roth já foi à PF, mas tem uma cadeira colorida esperando por lá. E não espera só por um.

    11 de setembro de 2008

    Caso de polícia



    Entende-se o porquê da agitação envolvendo a Polícia Federal:

    O Grêmio está "roubando" a cena no Brasileirão 2008.

    8 de setembro de 2008

    A matemática do título














    Muita besteira se tem ouvido nas rádios e tevês e lido nos jornais. Jornalistas, ou por interesse, ou por desconhecimento, ou por burrice ou por combinação das 3 coisas sempre dizem que o próximo jogo é decisivo. Falam que se o Grêmio não ganhar a coisa fica feia, etc., etc., etc.

    Claro, o Imortal deve entrar em todos os jogos como se fosse o jogo decisivo. Com isto chegaremos lá antes do final.

    No entanto, urge chamar a atenção para uma coisa muito muito importante. O Imortal com mais 22 pontos será quase certamente campeão. Com 24 é campeão sem sombra de dúvida. Portanto, perder uma partida não deve ser encarado como o fim do mundo.

    Temos 42 pontos em jogo para ganhar de 22 a 24. Isto é o que interessa. Se 3 destes pontos forem contra o Goiás, ótimo. Se não forem, busca-se na frente. Sem dramas. Sem sustos. O que é 53 % de aproveitamento para quem está com 69 %?

    ____

    Outra besteira que tem até matemático dizendo: ao Grêmio faltam 12 jogos enquanto aos demais faltam 14. Nada mais errado. É o Grêmio que tem 14 jogos para fazer o número de pontos que seus seguidores devem fazer em 12 jogos (Palmeiras e Cruzeiro), 11 (Botafogo) 10 (Flamengo e São Paulo) e 9 jogos (Vitória e Coritiba).
    ___

    Só para efeito de estatística: o Tricolor tem 14 jogos para fazer o que o timinho deve fazer em 7.

    Escorpiões, tatus e bispos

    Em primeiro lugar, para tranquilidade do Gremista Vigilante declaro aqui que o Imortal já é Campeão do Brasil 2008. A análise mais pessimista mostra que o Grêmio ganhará no mínimo 22 pontos dos 42 que faltam, ou seja, apenas 52 %. O segundo teria que ganhar 29, ou seja 69 %. Ninguém fora o Imortal fez isto até este momento. Não há razão para que outro time o faça agora. Vai contra a lógica do campeonato.
    ____


    Todo mundo conhece a história do escorpião que, ganhando carona de um elefante para atravessar o rio resolve picá-lo na metade do trajeto matando o elefante e se afogando na sequência. Picou porque era de sua alma fazê-lo.
    Assim, a ninguém deveria surpreender o Celso Roth colocar 6 no meio campo e jogar para não perder no Rio. A retranca está entranhada na alma dele assim como a maldade está na alma do escorpião e a inferioridade é parte da pele do torcedor do timinho.
    Normal portanto a recaída. Espera-se que a direção tenha uma conversa de pé de orelha com ele. E que esta tenha sido a última vez que Roth cometa a asneira que cometeu, jogando fora dois pontos no sábado.
    ___


    Discordo do Arigatô. Souza tem lugar sim no time. O lugar dele é a ala direita no lugar de Paulo Sérgio, o ala tatu. Nunca antes neste país teve um ala que conseguisse fazer todos os cruzamentos na altura da canela dos zagueiros.

    ___

    Enquanto isto, para tristeza dos que acreditam em Deus, observa-se o crescimento de ateus e ímpios entre a torcida do Cheira-rio. Não acreditam mais no Pastor Tite(nic) e sua promessa do paraíso. O injusto é que nada fazem contra os bispos Derróteo, Bla-bla-lho e Giggio Unhas de Cristal. Estes só querem o dízimo e não dão condições para o Pastor fazer bem seu trabalho. Pastor Tite é o menos culpado. Deveria ser protegido e ter o contrato renovado. Afinal, a Sul-Americana do próximo ano poderá dar uma vaga para a Libertadores.

    7 de setembro de 2008

    Empate sem sabor



    O menos ruim dos maus resultados. Foi o que obtivemos ontem no Maracanã, diante do Fluminense. Com o empate, deixamos escapar a chance de ouro de fincar a bandeira da liderança em um ponto quase inatingível para os outros concorrentes.
    _____

    Não que estar 6 pontos à frente seja ruim. Para se ter uma idéia do que significa, precisamos fazer um exercício de empatia. Coloquemo-nos na posição dos torcedores do Cruzeiro e do Palmeiras. Definitivamente, enxergar o lider 6 degraus acima não é uma posição confortável. Mas, ontem, era dia para fazê-los quase jogar a toalha. Nao foi.
    _____

    Embora no início desse mostras de que começaria a amorcegar, o Grêmio até tentou jogar para vencer. Esbarramos na impossibilidade estrutural. Mesmo querendo, o time estava montado para não atacar.
    _____

    Escalar um meia no ataque, não faz um 3-5-2. Quem assistiu Roger de segundo atacante no Gauchão já sabe disso. Todas as tentativas de fazer isso fracassaram. Ontem não foi diferente.
    _____

    Isso nos remete novamente à questão que, de certa forma, dominou as discussões das últimas duas semanas nas rodas de gremistas:
    - Quem deve sair para Souza entrar no time?
    A minha resposta continua a mesma:
    - Ninguém.
    _____

    Uma das máximas do futebol diz: "Em time que está ganhando não se mexe". Ora, se o Grêmio consquistou a liderança jogando com Rafael Carioca, Willian Magrão e Tcheco, mais 2 atacantes de ofício, por que alterar? Penso que Souza deve continuar dando a sua contribuição no segundo tempo, como tem feito (e bem) até aqui. Sua titularidade deve ser discutida em 2009, depois que a taça estiver no armário.
    _____

    Outra questão que ficou clara ontem: embora perca muitos gols, Perea faz falta. Ele marca a saída de bola adversária, imprime velocidade ao ataque e faz com que a zaga adversária tenha 2 jogadores para se preocupar. Marcel, isolado, cai muito de produção.
    _____

    Embora se possa dizer que aumentamos a diferença para 6 pontos (o que, obviamente, é verdade), não se deve esquecer que precisaremos em torno de 74 pontos para alcançar o título. Com o resultado de ontem, ainda faltam 25. Poderiam faltar apenas 23.
    _____

    Agora, voltamos para casa, para enfrentar o Goiás. Sem poder explicar bem por que, este é um jogo que me preocupa de forma particular. Tenho um pressentimento ruim. Espero que seja espantado no grito. Uma vitória no próximo sábado é fundamental. Quem, estando em Porto Alegre, não for ao Olímpico, está proibido de reclamar.
    _____

    Viajo hoje. O blog fica aos cuidados exclusivos do Seu Algoz. Volto a postar na quarta. Até lá.

    5 de setembro de 2008

    A hora da ousadia


    Grêmio x Flu: hora de ser gigante.

    O inesperado aconteceu. Nem o mais otimista torcedor do Bi-campeão da América poderia imaginar o presente da quinta-feira: derrota do Palmeiras em casa. O Sport passou o rodo.
    _____

    Antes da rodada, qualquer um que pensasse no ótimo diria: terminar a rodada 5 pontos à frente do segundo será algo excepcional. Em meio à rodada, e com o resultado do time do Luxa-chora-chora, é possível querer mais.
    _____

    Proclamo, com mais ênfase do que no post de terça-feira: é preciso ir para cima do Fluminense. Talvez não haja outra chance igual a esta para consolidar a liderança, abrindo 8 pontos de vantagem na tabela. É imperioso apostar as fichas na vitória. 5 ou 6 pontos pouca diferença fará. Uma distância de 8 pontos, porém, muda o patamar das nossas chances ao título.
    _____

    Então, mais do que nunca, temos que jogar no Maracanã como jogamos em casa: marcar a saída de bola adversária; pressionar a zaga do Fluminense; estabelecer pontos de blitz. Tudo fazer para mascar a bola deles e, roubando-a, jogar em velocidade. Em resumo: jogar como no Olímpico. Esta deve ser, mais do que a orientação, a ordem.
    _____

    Enquanto isso, em São Paulo... O Luxa-chora-chora iniciou a entrevista coletiva dizendo que não falaria em arbitragem, porque isso diminuiria a vitória merecida do Sport. Dito isso, desatou a reclamar... da arbitragem. Foi quase só do que falou na entrevista. O plano é claro, mas havia um Sport no meio do caminho.
    _____

    Boa a lembrança do André Krieger: o Palmeiras é o time mais violento do campeonato. Recordista em cartões vermelhos e amarelos. Isso quase ninguém fala e ainda passam a fama adiante.

    4 de setembro de 2008

    Conexão Traffic


    Charge hospedada no site do STJD.

    O mau cheiro ameaça empestar o ar no Brasileirão 2008. A Traffic, empresa gestora de um fundo que investe em jogadores de futebol, é parceira do Palmeiras. Segundo consta, existe um plano para Luxemburgo assumir a seleção no lugar de Dunga. Obviamente, o fundo terá interesses contemplados numa eventual troca.
    _____

    No domingo, o Palmeiras reclamou de um pênalti claro marcado contra si e da paradinha feita pelo jogador do Atlético Petralha na cobrança. O Palmeiras pedirá à CBF que o juiz não mais apite seus jogos. Acontece que a paradinha é permitida. Trata-se de tentativa clara de condicionar as arbitragens, para obter vantagens na competição.
    _____

    Paralelamente, uma TV do centro do país “seleciona” lances do jogo Grêmio x Vasco e desperta o procurador da STJD Paulo Schmitt, o qual, sabe-se lá por qual trauma de infância, não gosta do Imortal. Assim, o ar malcheiroso circula e nos coloca apreensivos.
    _____

    É preciso atenção por parte dos nossos dirigentes e concentração dos nossos jogadores. Estes não podem se deixar levar por questões extra-campo. Aqueles devem neutralizar a tentativa do Palmeiras de escalar o poder econômico para tentar decidir o jogo na reta final.

    2 de setembro de 2008

    O plural é muito melhor

    Agora, vamos sair para enfrentar o Fluminense. O Rio de Janeiro tem sido muito feio. Foram três jogos sem pontuar. Vamos de novo. Roth não disse muito claramente a que vai: "Com a vitória do Palmeiras, ficamos na obrigação de sair de casa e somar pontos". Foi o que ele falou. Não explicitou se o plural se referia ao próximo jogo ou a um conjunto de jogos.

    Melhor que seja ao próximo jogo. Precisamos jogar para ganhar do Fluminense. Ir à casa do adversário para buscar 1 ponto quase sempre significa voltar de mãos vazias.
    _____

    Não foi jogando pra empatar que ganhamos 5 jogos fora no primeiro turno. "Quem joga pra empatar, pede pra perder", diz o dito popular. Isso não é verdade sempre, mas é quase sempre real. A razão é lógica: para um time que joga com vibração em casa, com pegada, com devotada determinação (como faz o nosso Grêmio), jogar para empatar, amorcegando o jogo, significa mudar a dinâmica do time, alterar o ânimo dos jogadores.
    _____

    "Amorcegar" significa pegar a bola e fingir desinteresse; tocar para o lado, simulando náusea. É fazer de conta que não há jogo e, de certa forma, é desprezar o adversário. Esta mudança de postura faz com que o time perca a identidade, perca o rumo e, como conseqüência, perca o jogo. Por isso, jogar para empatar é má estratégia.
    _____

    Só há um caso onde buscar o empate pode ser uma tarefa feita com naturalidade: se o time faz isso corriqueiramente, se o time sempre joga apenas para não perder. Aí, a filosofia do "jogar a não perder" está incrustado em cada célula do time. Às vezes, funciona e o empate vem.
    _____

    Não é o caso deste Grêmio. Empurrado pela torcida e moldado pelas características pessoais dos jogadores, o time vai determinado em busca da vitória. Desacelerar um time assim, significa ter que fazê-lo parar e pensar: "E agora, o que eu faço com a bola?". Isso quando o tronco e os membros estão em prontidão para buscar o gol, cercar o adversário, dar chutão (se necessário) e apressar o adversário. Quando o cérebro está dissonante com o corpo, as pernas enroscam, a bola foge e o adversário escapa. Assim lógico é o futebol. É onde pode ter lógica.
    _____

    Então, torçamos para que Roth esteja falando no plurar, pensando num jogo singular: o jogo contra o Fluminense. Só assim se poderá voltar do Rio com as mão abanando. Abanando para os perseguidores, fique claro, com os pontos no bolso.
    _____

    Ah!: "Nilmarzinho quase foi", quase tem 18 letras.

    1 de setembro de 2008

    Tudo nos conformes, exceto...

    Grêmio 2 x 1 Vasco teve o resultado necessário e esperado. Com a vitória, seguimos 5 pontos à frente do perseguinte mais próximo.
    _____

    Com a exceção de quase sempre, o time jogou muito bem, praticamente não dando chances ao Vasco. Tcheco foi o grande nome do jogo. Destacou-se na marcação e foi a base de onde decolou a maioria das jogadas de ataque do time. Registro para a participação de Marcel nos 2 gols.
    _____

    Tenho curioisidade de saber de quem partiu a decisão de emprestar Bruno Teles e com base em que avaliação. Pico vai ficar até comprometer em algum jogo. Estranho não enxergarem isso.
    _____

    Registro: no início do gol do Vasco, o jogador estava impedido. Eu estava na linha do lance (a mesma do bandeira). Claro que ninguém da imprensa "viu" isto.
    _____

    O Atlético Petralha, que sempre faz guerra contra o Grêmio, abriu as pernitas para o Palmeiras. Foi o resultado ruim da rodada.
    _____

    Enquanto isso, no Recife... Quá quá quá quá.
    Nem é mais risível, o timinho. É gargalhável.
    _____

    O Presidente da FGF, Noveletto, sepultou a armação golpista Blá-blá-lhiana. Ontem, ele afirmou que a entrada dos dois finalistas da Sul-Americana na Libertadores foi uma sugestão apresentada para valorizar a competição. Ainda não foi avaliada e, se passar, será apenas para 2010.
    _____


    Richard "Chengue" Morales

    Morales, El Chengue, chegou para assinar o contrato, viu o jogo e já se apaixonou pela hinchada. Isto que não houve nada demais, foi apenas um show normal.