4 de dezembro de 2009

Não é jogo jogado

Senhoras e senhores, um pouco de respeito, por favor. O jogo de domingo, Flamengo x Grêmio, não é jogo jogado. Muitos estão querendo passar essa idéia, com o intuito de achincalhar um dos contendores.

Ora, sejamos justos e sensatos. Flamengo x Grêmio não é uma barbada. O esporte bretão, meus amigos, é feito com uma boa dose de imponderável. É nisso que reside as paixões que ele provoca: um time em vias de rebaixamento pode fazer frente a um conjunto para o qual se olha e se diz: "Queeee grupo!".

Quem acha que o Imortal vai desembarcar no Maracanã e ganhar o jogo do jeito que quiser e na hora que quiser não conhece a natureza do futebol. É preciso respeito. É necessário que se tenha um mínimo de consideração com o Flamengo. Afinal, o rubro-negro carioca é um time que tem história, tem muita tradição e, acima de tudo, tem dignidade.

O Flamengo vai jogar diante da sua torcida e certamente não quererá dar o vexame que pretendem que ele dê, perdendo o jogo como um bando de juvenis inocentes. Lutará bravamente, com certeza. Mesmo enfrentando a imortalidade, doará sangue, se necessário, para dar respeitabilidade à final do campeonato.

Um pouco de comedimento faz bem e pode preservar a saúde mental. Vamos com calma. O Flamengo não é toda essa carne frita que se diz e o jogo, definitivamente, não é jogo jogado.