17 de dezembro de 2009

Reflexão à luz da manhã

Tempos de férias do futebol, tempo de dar espaço para qualquer coisa que venda jornais. Assim se faz nas redações da aldeia. Sem medo de parecer paranóico, existe algo de encomendado no súbito interesse de alguns jornalistas da RBS no Projeto Arena. O espaço dado aos profetas do apocalipse é impressionante.

Confesso a vocês que tenho algumas dúvidas sobre o projeto, principalmente no que se refere aos direitos dos sócios. Porém, creio que esta importante questão haverá de ser equalizada a contento no curso da construção. Ora, um clube é feito de sócios. Ou não? Será que todo o Conselho Deliberativo do Grêmio que, à exceção do Presidente Hélio Dourado por razões compreensíveis, votou a favor do projeto, está sofrendo de demência? Será que gremistas de todas as correntes resolveram se unir para destruir o clube?
_____

A Arena é um tema sobre o qual se poderia discorrer longamente. Hoje, porém, quero ressaltar apenas um ponto que me parece sintomático. Eu escrevi lá no início que é tempo de dar espaço para qualquer coisa que possa chamar a atenção. Errei, confesso, Qualquer coisa não. Meses atrás anunciou-se "o início das reformas" no aterro. Hoje ninguém fala nada. Os "prazos FIFA" correm, alguns não estão sendo cumpridos e a imprensa isenta silencia. Convido vocês a visitarem este blog, criado para repassar informações sobre a evolução do remendo. Trata de tudo, talvez até da influência do horário de funcionamento das sorveterias de Imbé no ciclo menstrual das formigas do Alasca, menos da reforma, porque ela não está andando. E a imprensa isenta faz o que? Silencia, talvez esperando a aprovação do projeto de lei do assessor deputado, quando finalmente o assalto ao erário público dará fôlego à obra.