21 de junho de 2007

Faltam 22 dias para o Pan



No dia 13 de julho começam os jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro.

Os Jogos Pan-americanos são uma versão continental dos Jogos Olímpicos, incluindo os esportes do Programa Olímpico e outros sugeridos pela organização da competição e aprovados pela ODEPA (Organização Desportiva Pan-americana). O Pan é disputado de quatro em quatro anos, sempre um ano antes dos Jogos Olímpicos. Sua origem remete a 1932, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles.

Inspirados pela realização, seis anos antes, da primeira edição do Jogos Centro-americanos, representantes de países latino-americanos no Comitê Olímpico Internacional (COI) propuseram a criação de uma competição que reunisse todos os países das Américas, com o intuito de fortalecer o esporte na região.

A idéia deu origem ao primeiro Congresso Esportivo Pan-americano, realizado em 1940. Inicialmente, o Congresso decidiu que os Jogos inaugurais seriam disputados em 1942, mas o plano foi adiado devido à Segunda Guerra Mundial.

Após o conflito, um segundo Congresso Esportivo Pan-americano, em Londres, durante os Jogos Olímpicos de 1948, confirmou a primeira edição dos Jogos Pan-americanos, marcados para 1951. A competição foi aberta no dia 25 de fevereiro e reuniu 2.513 atletas de 21 países, com 18 esportes em disputa.

Ao longo de mais de 50 anos, os Jogos Pan-americanos jamais deixaram de ser disputados e passaram por cidades de todos os cantos do continente. Desde o extremo Norte, como Winnipeg (Canadá), sede de duas edições do evento, em 1967 e 1999; até o Sul, como Mar Del Plata (Argentina), que recebeu os Jogos de 1995. A competição também já foi realizada na Cidade do México - duas vezes - (México), Chicago (Estados Unidos), São Paulo (Brasil), Cáli (Colômbia), San Juan (Porto Rico), Caracas (Venezuela), Indianápolis (Estados Unidos), Havana (Cuba) e Santo Domingo (República Dominicana).

O Brasil sedia a competição pela segunda vez, como já ocorreu com Argentina, Canadá, Estados Unidos e México. A primeira edição brasileira foi a dos IV Jogos Pan-americanos, disputada em 1963 na capital paulista.

A cada edição, os Jogos Pan-americanos foram crescendo de tamanho e importância. Em menos de meio século, dobrou o número de países, atletas e modalidades do evento, que tornou-se uma das principais competições do calendário esportivo mundial.