8 de junho de 2007

O pessoal do marketing

Está bem, é compreensível. Quando o time da bola é timinho, o time de marketing entra em campo. A auto-estima está em baixa? As finanças vão mal e há necessidade de vender camisas? É preciso inventar algo. Pois, inventaram essa história de tríplice coroa. Como piada, é fraca, mas vá lá, vão vender camisas.
_____

Agora, se é para falar sério, o primeiro time dessas plagas a ganhar de carreirinha a Libertadores, o Campeonato Mundial e a copa que hoje é chamada Recopa, foi o Imortal Tricolor. A Copa Interamericana, disputada entre 1968 e 1998, reunia os campeões da Copa Libertadores da América e da Copa dos Campeões da CONCACAF. Uma disputa entre os campeões de duas confederações.
_____

No dia 13/12/1983, dois dias após conquistar o Mundial no Japão (nada pode ser maior), o Grêmio jogou em Los Angeles contra o América do México. No tempo normal, houve empate em 2 x 2, gols de Tonho e Osvaldo. Nos pênaltis, 6x5 para o Imortal Tricolor. Nascia o que hoje os marqueteiros resolveram chamar Tríplice Coroa, a primeira de toda história.
_____

Os registros? Estão em diversos lugares. Por exemplo:
_____

Algum incrédulo quererá saber: "E a FIFA, o que diz disso?" Pois a FIFA tem uma publicação chamada FIFA Quality Concepts for Footballs. Lá existem diversas informações sobre como as coisas são e devem ser. Na parte dedicada às disputas de cada Confederação (Confederation Matches), nos matches da Conmebol (página 18), a Copa Interamericana está lá, bem direitinha. Então, se alguém acha que é tríplice coroado, a gente já era, desde 1983.