16 de novembro de 2007
Oberdan, o Xerife
Ficha
Nome: Oberdan Nazareno Vilain
Nascimento: 02 de junho de 1945, Florianópolis (SC)
Período no clube: 1977 a 1978
Posição: Zagueiro
Data da homenagem: 21/09/1996
*****
Oberdan participou da lendária equipe comandada por Telê Santana, em 1977, quando o Grêmio sagrou-se Campeão Gaúcho. Lendária, porque inesquecível. Inesquecível, porque foi uma equipe talhada pelo dedo do mestre Telê para vencer aquele campeonato. Quando o time entrou em campo no Olímpico Monumental, no dia 25 de setembro, a torcida sabia que só poderia haver um vencedor: o time de Telê e Oberdan.
*****
Antes disso, porém... Depois de passar por Santos e Coritiba, Oberdan resolveu largar o futebol e dedicar-se a sua empresa em Curitiba. Telê Santana queria o atleta no time. O Grêmio mandou um emissário falar com o jogador e dizer a ele que havia um lugar e uma missão para ele em Porto Alegre.
*****
Eurico, Vitor Hugo, Corbo, Cassiá, Oberdan, Ladinho,
Tarciso, Tadeu Ricci, André Catimba, Iura e Éder.
O lugar era na quarta-zaga gremista. A missão era ajudar o Grêmio a recuperar a hegemonia do futebol no estado. Oberdan adiou os planos e veio para a capital gaúcha.
*****
Havia no rival um jogador acostumado a fazer gols de cabeça: o atacante Escurinho. Oberdan, aceitando o desafio, desembarcou. Em sua primeira entrevista, mostrou a que viera. Diante dos repórteres incrédulos, sentenciou: "Acabou a moleza. O Escurinho não vai mais cabecear na área do Grêmio". Decretou e cumpriu. Enquanto o Xerife esteve na zaga, Escurinho não comemorou mais a marcação de gols. E só conseguiu cabecear em sua própria área, quando voltava para marcar Oberdan nos escanteios a favor do Grêmio.
*****
Oberdan era um zagueiro que se impunha pela determinação. Conta-se que, enquando defendeu o Grêmio, os atacantes adversários tinham que pedir licença para entrar na área do tricolor. Algumas vezes Oberdan deixava: quando sabia que isso ia deixá-los impedidos.
*****
Muito obrigado Oberdan Xerife Nazareno Vilain.
_____
Todos os homenageados estão listados abaixo. Os que já tiveram registro no blog estão sublinhados, com link para o registro. Para ver todos os posts sobre a Calçada da Fama, clique aqui.
Adílson, Aírton, Alcindo, Altemir, Ancheta, André Catimba, Áureo, Baltazar, Calvet, China, De León, Dinho, Edino Nasareth Filho, Ênio Rodrigues, Espinosa, Fernando Kroeff, Foguinho, Iura, Jardel, João Severiano, Juarez, Leão, Luis Eduardo, Marino, Mauro Galvão, Mazaropi, Milton Kuelle, Oberdan, Ortunho, Pingo, Renato Portaluppi, Sandro Goiano, Sérgio Moacir Torres, Tarciso, Valdo, Zinho.
Marcadores:
Calçada da Fama
Oberdan, o Xerife
2007-11-16T02:29:00-02:00
Arigatô
Calçada da Fama|
Assinar:
Postar comentários (Atom)