23 de novembro de 2007

Pontos corridos ou mata-mata?



O Presidente Fábio Koff escreveu artigo no site do Clube dos 13, com seu ponto-de-vista sobre o a fórmula de disputa do Campeonato Brasileiro. Um dos seus argumentos é que a lei exige que, em ao menos um dos campeonatos organizados pela CBF, o número de jogos que cada clube disputará, seu local e data sejam previamente conhecidos.

Com efeito, o Artigo 8º da Lei 10.671 determina:

"As competições de atletas profissionais de que participem entidades integrantes da organização desportiva do País deverão ser promovidas de acordo com calendário anual de eventos oficiais que:

I - garanta às entidades de prática desportiva participação em competições durante pelo menos dez meses do ano;

II - adote, em pelo menos uma competição de âmbito nacional, sistema de disputa em que as equipes participantes conheçam, previamente ao seu início, a quantidade de partidas que disputarão, bem como seus adversários.
"
_____

Aparentemente, os pontos corridos foram, sorrateiramente, petrificados em lei. Alguém sabia o que queria quando inseriu tão específica determinação no chamado "Estatuto do Torcedor".
_____

Assim, o debate sobre a fórmula do campeonato é inócua, se não houver mudança na lei.
_____

A minha opinião é que os chamados "mata-mata" ao final dão mais emoção ao campeonato. O que pensam os leitores sobre a melhor forma de disputa?