28 de julho de 2008

Training the coach

Vamos falar claramente: Roth vem sendo treinado pela torcida do Grêmio. Após o ataque de invencionice que teve no jogo contra o Juventude e a decisão da Diretoria de mantê-lo, só restou à maior torcida do RS colocá-lo sob sua batuta.
_____

As vaias intensas nos jogos seguintes às derrotas para o Juventude e Atlético-GO fizeram parte do tratamento. Roth precisava saber que invencionices são coisas de amador e, no Grêmio, se exige profissionalismo.
_____

Mais exemplos do treinamento a que ele vem sendo submetido?
1) no jogo contra a Portuguesa, ele mandou chamar Rudinei. Imediatamente, ouviu um coro, nada agradável, chamando-o pelo nome que as torcidas chamam treinadores que têm dificuldades para entender as coisas. Rapidamente, mandou que viesse Anderson Pico e esqueceu Rudinei.
2) No jogo de domingo contra o Palmeiras, chamou Reinaldo. Dava a impressão de ter pensado em tirar Perea. O colombiano fez uma boa jogada pelo lado esquerdo do campo. O treinador vacila, esquece de Reinaldo. Passados alguns minutos, sentindo a importância dos 3 pontos e vendo que algo precisava ser tentado, a torcida começa a gritar "Reinaldo! Reinaldo!". Três segundos depois, Roth chama o jogador e o coloca em campo.
_____

Domingo, a mudança teve um problema, uma invencionice que passou despercebida, dado o pouco tempo que faltava para o final do jogo: a troca de Thiego por Reinaldo, reposicionando o time num 4-4-2 (a rigor, um 4-3-3), encerrou as jogadas de Pico e
Mattioni (é assim que se escreve o nome do guri) pelas laterais, que carregavam o perigo para dentro da área dos paulistas. Mas ninguém notou ou todos fingiram não notar, porque a chuva copiosa era um crime maior, um crime inafiançável.
_____

A torcida já demitiu um diretor de futebol que era nocivo aos interesses do Grêmio. Agora, temos que seguir treinando nosso técnico. Sejamos incansáveis, implacáveis. Só assim, poderemos construir e fazê-lo trilhar o caminho do sucesso.
_____

O Grêmio lançou ontem, na festa dos 25 anos da Libertadores, as réplicas em miniatura da Taça Libertadores da América: um show de relíquia. Poderia lançar, também, réplicas das faixas de Campeão do Mundo, que nos foram entregues no Gre-nada do dia 26/01/1984.