A Fifa confirmou a punição à Federação Peruana de Futebol. O motivo é que o governo do Peru está querendo dar uma de galo no futebol do país. Então, cresce a esperança. Mas a Conmebol entende que a medida será revogada. Então, desce a esperança.
A Fifa dará a palavra final entre 17 e 19 de dezembro, durante reunião no Comitê Executivo da entidade, no Japão. Então, a esperança aumenta. Porém, tudo indica que a punição será retirada e o Peru poderá continuar com seus times na Libertadores de 2009 e a seleção do país poderá seguir na disputa das Eliminatórias para a Copa 2010. Então, a esperança mingua.
Mas, caso não haja consenso no Peru, a Conmebol já tem uma idéia de como preencher as três vagas peruanas na Libertadores 2009. Seria realizado um sorteio entre os nove países que integram a entidade, com cada país ficando com uma vaga. Com o Brasil sorteado, cresce a esperança. Porém, o indicado seria o quinto colocado do Campeonato Brasileiro. Buááááááá.
_____
Descobrimos, com exclusividade, os motivos para definir a opção pelo sorteio (motivo da Conmebol) e o participante caso o Brasil seja sorteado (motivo da CBF).
_____
A Confederação Sul-americana não cogita a participação do campeão e o vice da Copa Sul-americana na Copa Libertadores da América, porque acha arriscado fisicamente colocar o campeão de um torneio de juniores jogar contra times profissionais.
_____
Já a CBF, numa eventual vaga extra para o Brasil, indicaria, como dissemos, o quinto colocado do Brasileirão 2008. A pleito do timinho de entrar pela porta dos fundos não prospera na CBF. Ela não daria força para um time (?) que está disputando o seu campeonato com os reservas.
_____
Pobres coitados. Cem anos, sem Libertadores.
_____
Mershandising
João Padeiro avisa: o sonho não acabou.
Saem 2 fornadas, todos os dias.