25 de fevereiro de 2009

Hora de dizer: Presente!



Acabaram-se as férias. Vai começar a Libertadores. A Libertadores tem a cara da maior torcida do RS. A Libertadores tem a cara do Imortal Tricolor. Gremista de coração estará de pé na arquibancada hoje, a partir das 21h 50min, para soltar o grito. Vamos fazer a corujinha do Universidad arregalar ainda mais os olhos.
_____

Estréia sempre tem risco. O compromisso com um bom começo, sendo a largada dentro de casa, empresta apreensão ao jogo. Isso até a bola rolar. Depois, cabe à torcida deixar o time à vontade e colocar pressão nos chilenos.
_____

Um momento também para ver como vai evoluir a novela da Geral. Não é mais Gauchão. Não como economizar entusiamo e doação ao clube do coração.
A jura sempre foi de apoio i-n-c-o-n-d-i-c-i-o-n-a-l.
Fala, Geral! Pode até gritar, que eu quero te ouvir.
_____

Com o maior torneio do continente começando, cabe uma reflexão: está na hora da CBF fazer a Copa do Brasil recuperar a sua grandeza. Não é justo e não é inteligente deixar os maiores clubes do Brasil fora do torneio. Não é justo, porque ele dá vaga para a Libertadores. Não é inteligente, porque um torneio de lambaris é um produto de segunda linha.
_____

Temos uma proposta.
Até o final de abril (no máximo primeira semana de maio) os estaduais estarão concluídos.
As Oitavas de Finais da Copa do Brasil ocorrem na segunda quinzena de maio. Este ano, o torneio termina em 01/julho.
O Campeonato Brasileiro começa em 10/maio.
A final da Libertadores ocorre em 08/julho.
Então, deixe-se os curumilhas brincar na primera fase da Copa do Brasil, ocupando o tempo ocioso, até as oitavas. Selecionados os 4 "maiores" dos menores times, os 4 grandes entram na disputa. Assim, o grupo de 8 times das oitavas seria composto dos 4 primeiros classificados no Brasileiro anterior, mais os 4 pequenos que restarem no torneio. É possível ajustar o calendário do Brasileiro, para evitar o excesso de jogos. O ganho de qualidade será imenso e a Copa do Brasil voltará a ser um torneio de respeito.

E o campeão da Copa do Brasil do ano anterior? Este poderia disputar a vaga às oitavas da Copa do Brasil em jogo único, contra a quarta pior campanha dos curumilhas,
_____

Vê como é a vida: por essas coisas do futebol, o Rondonópolis não está na Libertadores.