30 de junho de 2009

O desespero do aflito


Blá-blá-lho e a faixa que "magoou" os morangos
_____

A Batalha dos Aflitos é um episódio que tem lugar garantido na história do futebol mundial. Um grande clube, um time, tendo um pênalti contra marcado erradamente e, por consequência, 4 jogadores expulsos, não só mantém o resultado como ganha jogando contra 11. Isto nunca aconteceu e nunca mais acontecerá. Rendeu 2 DVD's, livros e correu o mundo.
_____

Agora, os diretores de um timinho, que não tem grandeza para disputar uma competição no campo, resolve lançar antecipadamente um DVD. Mostra supostos erros dos juízes a favor do Corínthians durante a Copa do Brasil.

- Não queremos condicionar a arbitragem, disse o bufão Blá-blá-lho.

Claro que não, concordo eu. É um filminho desinteressado e feito com a intenção de contribuir para as domadoras do Lions em alguma campanha do agasalho. Pena que ninguém vai comprar O desespero do aflito, nome com que já foi batizado o novo filme.
_____

Mas termina aí o desarranjo dos moranguinhos? Claro que não. De repente, do nada, o mesmo Blá-blá-lho mostra uma faixa do Corínthians campeão da Copa do Brasil que teria sido enviado por um "corintiano debochando de nossas ações administrativas. Já está lá no vestiário — disse o dirigente colorado."

Eu jogaria boas fichas de que esta faixa foi encomendada pelo experrto (bem assim como se pronuncia) dirigente acima citado.
_____

Aí me lembrei de outro torcedor do timinho. Este bem mais honesto e realista. Pois o Guerrinha, sempre que alguém fala em motivação extra para os jogadores de um time, como esta de mostrar a mencionada faixa, fala assim:

- Perderão motivados.
_____

Adendo do Arigatô

São dirigentes irresponsáveis assim que estão fazendo o futebol ficar violento. Criam propositadamente um clima de paranóia coletiva. Depois, acontece algo no estádio, são os primeiros a posarem de inocentes. São seres repulsivo como este que estão matando o futebol como espetáculo popular. O desespero é evidente. Sabe que se perderem a Copa do Brasil, o clube morango entrará em uma crise financeira sem precedentes. Fato, aliás, que o fará pessoalmente perder algun$ conceito$ intere$$ante$.

O plano é gerar um fato forte por dia e criar clima para ganhar o título na marra. Depois, quando alguém der o troco...
_____

Prestem atenção: alguns isentos da imprensa, talvez envergonhados com a iniciativa e querendo salvar suas reputações de "isentos", "criticam" o tal DVD, mas, curiosamente, dão curso à sua divulgação e comentam a mais não poder o seu conteúdo. São os amiguinhos experrrtos da curriola.

29 de junho de 2009

Até quando?

Até quando os dirigentes do Grêmio vão lamentar os gols perdidos ao final dos jogos? Até quando vão dizer que se o time não tivesse desperdiçado as situações de gol criadas o time teria ganho? Não entendem que os jogadores erram porque não sabem fazer melhor? Não entendem que se não os colocarem para treinar chutes a gol, 2 horas por dia, 5 dias por semana, eles vão continuar errando?
_____

Não dá pra dizer quem é mais incompetente: os perna de paus que eles trouxeram para compor o time ou eles próprios, que não conseguem entender que carências desse tipo só se corrige treinando.
_____

Mário Fernades teve boa atuação para a estréia. Fez um gol mal anulado pelo juiz. No puxa-puxa dentro da área, o homem do apito resolveu marcar falta de Orteman. Só a mãe dele sabe o porquê. Cansou cedo demais, talvez tenha sofrido o desgaste emocional da estréia.
_____

Chega de Jonas. Ninguém mais aguenta ver essa criatura errando gols. Os gênios que foram buscá-lo de volta da Portuguesa (para onde fora por pura deficiência) deveriam se aposentar, como contribuição para a melhoria da raça dos dirigentes de futebol.
_____

Moderação = On

28 de junho de 2009

Domingo de Mário


_____

Dia de ver e torcer por Mário Fernandes. Grande promessa. Zagueiro clássico, daqueles que conquistam o coração da torcida a cada jogo. Boa sorte, garoto.
_____

Primeiro, Souza foi "poupado" no jogo contra o Goiás. Seria o sétimo no Brasileiro. Agora, não joga no Recife. Como se sabe, quem joga sete jogos por um clube, não pode mais atuar por outro na competição. Temos a informação de que, dependendo do resultado de quarta, o jogador não fica no Olímpico.

27 de junho de 2009

Cadê Freud?



Conforme noticiamos aqui, segue crescendo o número de sócios do clube morango. Haja o que houver, na véspera do jogo com o Corinthians será noticiado o atingimento do número 100 mil. Isso remete para um fenômeno somente explicável pela psicologia: a torcida moranga é maciçamente masoquista. O grupo (Queeee grupo!) não vence há 6 jogos. Um mês inteiro de fiascos. Mas... as propostas de novos sócios não param de chegar. Isso é coisa para o Guiness: a maior torcida de masoquistas do mundo.

Senhores, é Freud, muito Freud. O clubinho é um fenômeno psicológico mundial. É o único clube do mundo que, quanto mais perde, mais sócios tem. Já pensaram se o Íbis fosse assim?

Queeeeee marketing!
____

Adendo do seu Algoz

O marketing, queeee marketing!!!! também inclui gentes isentas, e como.
Outro dia um apresentador de programa esportivo falou no grande número de decisões que o timinho disputou nos últimos anos e o possível cansaço psicológico daí decorrente. "Onze decisões em 4 anos!" ele encheu a boca.

Fui conferir com meus botões:

2006 : gaúcho, Libertadores, Mundial
2007: gaúcho e recopa
2008: dubai, gaúcho e sulamiranda
2009: gaúcho, recopa e Copa do Brasil.

É realmente impressionante. Poder-se-ia também dizer que o problema de ir mal agora é a falta de participação em competições importantes. Alguém aí arrisca a considerar as finais após o mundial como importantes, tirando-se, vá-lá, a Copa do Brasil?

26 de junho de 2009

Limpeza no Guaíba



E o DMLU passou o rodo no aterro.

Queeee grupo!

25 de junho de 2009

Arigagol ou morte!

Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol. Arigagol.
_____


Nunca ouviu falar em Arigagol? Entenda o que é neste link.
_____

É incompreensível que jogadores profissionais não saibam finalizar, arrematar, chutar em gol. Mais ainda, que pessoas que conduzem o futebol não vejam que esta falha de formação só pode ser corrigida com treinamento. Ouve-se, às vezes, que "um grupo de jogadores treinou finalizações, por 20 minutos". Bobagem. Tem que treinar horas e horas; treinar até a exaustão, até incorporar a capacidade de acertar ao menos o gol, passando o problema para o goleiro adversário.
_____

O gol de Souza manteve a possibilidade. E é isso: temos possibilidade de classificar. Acreditar é um ato voluntário, quase religioso. Chegar lá, depende um pouco de credo. Depende mais da ausência de cruz-credo, quando a bola transita pra cá e pra lá, nas vizinhanças do gol adversário.
_____

Quando Maxi López erra um gol como aquele em que a bola beijou o poste, a gente até perdoa, porque a criação da jogada foi fruto apenas do seu esforço pessoal. Mais do que xingamentos, ele merece aplausos. Mas que dá uma dor, ah dá.
_____

Agora, às margens do Riacho Ipiranga, é Arigagol ou morte!

24 de junho de 2009

Em Minas, como os mineiros


Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão
_____

Na manhã do, até agora, dia mais decisivo do ano, acordamos com 3 dúvidas. Será Thiego ou Ruy na defesa? O ataque terá Alex Mineiro ou Herrera? Jogaremos com 10 ou com 11?
_____

O estádio do Mineirão é um campo que não tem fim. São 8.250 metros quadrados de grama, onde a bola pode rolar, imune e perigosamente. Comparando com o Olímpico, são 1.110 metros quadrados a mais de fronteiras. Nisso talvez residam os maiores perigos do Mineirão.
_____

Lá, em Minas, o Grêmio deve jogar da forma mais mineira possível. Chegar transpirando interesse, mas como quem não está muito interessado. Mirar o jogo de frente, deixando a impressão que o olha de soslaio. Fazer o adversário não ter pressa é mais eficaz do que mostrar-se indolente. Então, quando for possível, ver o jogo encerrado com alguma vantagem.
_____

Será uma noite daquelas. Hoje, não basta confiar, é preciso fazer e não deixar fazer.
_____

Thiego no lugar de Ruy seria uma opção pela força. Pode dar resultado, se não resultar em expulsão. Alex Mineiro ao invés de Herrera, é privilegiar o cadenciamento, mais do que a correria. O argentino ficaria como opção para pregar um susto inesperado e, quem sabe, calar o Mineirão. Mas a questão maior parece ser esta: Com quantos jogadores entraremos em campo? Formulada de outra forma: Souza jogará ou apenas entrará em campo?
_____

São questões para a noite, que demorará a chegar e poderá, ou não, ter fim. Boa noite a todos.

23 de junho de 2009

Muito estranho


Sócio do timinho alimenta prole.
_____

Já está decidido: haja o que houver, a direção do timinho anunciará os 100 mil sócios (incluídos cães, gatos, pulgas etc), antes do jogo contra o Corinthians. É uma questão de marketing. Faz parte da tentativa de mobilizar a torcida, o juiz e os bandeirinhas para tentarem vencer uma competição nacional.
_____

Mas...
Algo muito estranho acontece: olhando os números "oficiais" dos sócios, diz-se que eles têm 100 mil e o Grêmio a metade disso.

Porém...
A estatística da CBF, do borderô contado e fiscalizado, sem transitar por departamentos de marketing, dá a seguinte estatística de público nos últimos brasileiros, para os clubes, quando mandantes dos jogos:

2009

Público total como mandante (3 jogos):
Grêmio = 59.418
Timinho = 57.166

Público médio:
Grêmio = 19.806
Timinho = 19.055
_____

2008

Público total como mandante :
Grêmio = 602.780
Timinho = 354.178

Público médio:
Grêmio = 31.725
Timinho = 18.641
_____

2007

Público total como mandante :
Grêmio = 416.796
Timinho = 348.371

Público médio:
Grêmio = 21.937
Timinho = 18.335
_____

2006

Público total como mandante :
Grêmio = 410.073
Timinho = 419.592

Mas como? Quer dizer, então que, em 2006, eles tiveram mais público que nós? Calma. Em 2006 o Grêmio teve 3 jogos com inversão do mando. Veja o público médio do Imortal em 16 jogos, contra 19 deles.

Público médio:
Grêmio = 25.630
Timinho = 22.084
_____

Como dissemos, há algo muito estranho sendo noticiado. E, isso, só especialistas em marketing e os veterinários podem explicar.

21 de junho de 2009

O blog se enganou

Pedimos escusas aos nossos leitores. Passamos uma informação equivocada a eles. Dissemos alguns dias atrás, neste post, que o coelho tinha cansado. Na verdade, parece que o coelho adoeceu.
_____

Aí, perguntaram para o Adriano se ele conhecia o Índio.
Resposta: "Só de 4."
_____

O Gaguinho veio correndo e pediu pra falar.
Então, fala Gaguinho.

Um meu amigo co-cô-lorado estava cabisbaixo.
Perguntei: O que aconteceu?
Ele respondeu: Tô co-com medo que o DMLU passe o rodo!

Obrigado, Gaguinho, pela sua participação.
_____

Queeeeeeeeeee grupo!
_____

Leia, também, o post abaixo "Volta Roth..."

20 de junho de 2009

Urubus no ar


Sofredor na espreita

O Caracas é um timeco. Está apenas entre os 8 melhores da América. Foi primeiro num grupo em que havia time argentino e o Chivas do México. Ganhou todas em casa, menos do Grêmio. Não perdeu nenhuma fora por mais de um gol. Mas é um timeco. Afinal, foi eliminado pelo Grêmio, que só pegou mortos até agora.
____

Várias fontes diferentes de pesquisa apontam o Grêmio como disparado dono da maior torcida do Rio Grande do Sul. A quarta do Brasil, mesmo não sendo do Rio de Janeiro nem de São Paulo. Mas um isento doente resolve comparar torcida com associado. Ele não sabe que pepino é pepino e banana é banana, embora goste de levar os dois. Insinua que "algo está errado". Está sim. Um jornalista não pode se prestar ao ridículo e ao descrédito de quem o lê.
____

Isto tudo seria divertido se não fosse cansativo e repetitivo. O grupo, (queeeeee grupoooo!!!) começa a mostrar o seu real valor. Então o melhor é fazer onda do outro lado.
_____

Anúncio do Arigatô

Leia amanhã: "Volta Roth! (Mas só em 2011)"

19 de junho de 2009

Novos conhecidos

Aí, perguntaram pro Indio se ele conhecia o Gornaldo.
Resposta: "Só de passagem".
_____

Mas o importante da história é que, enquanto discutem a "bola andando", sem ainda terem entrado em considerações sobre a velocidade que o pato morango colocou nela quando a entregou de bandeja para o Ronaldo ser servido, nem sobre a distância que ela percorre até ser chutada ou o coeficiente de atrito entre ela e o gramado, considerando a umidade relativa do ar naquele instante, fogem de colocar nos holofotes o fato principal: o "zagueiraço" foi batido em velocidade pelo gorducho.  

Semi-finais definidas


_____

As semi-finais ficaram assim:

Grêmio x Cruzeiro
Estudiantes x Nacional
_____

Na próxima quarta-feira, 24 de junho, o primeiro jogo. Ao contrário da Direção do Grêmio (segundo noticiado pela mídia), eu preferia o São Paulo. É um time nitidamente em decadência, ao contrário do Cruzeiro. Este vem mostrando grande organização tática e garra incomum para um time mineiro. Joga compactado, congestionando a entrada da sua área defensiva. Ontem, por exemplo, o São Paulo conseguiu a proeza de, jogando em casa e precisando ganhar, não ter uma chance sequer de gol. Quando ataca, o Cruzeiro o faz com toques rápidos. Possui jogadores de qualidade. Será uma parada dura. Jogo do Mineirão é sempre um incógnita. Que Autuori saiba armar o time para a batalha e os jogadores coloquem o pé na forma.
_____

Enquanto isso, na Copa do Brasil...
O timinho perdeu pro Rondonópolis, perdeu pro Coritiba, perdeu pro Corinthians... Um amigo meu matou a charada: "Os moranguinhos estão mal na Copa do Brasil, porque estão focados na Libertadores."

Parem de secar e cuidem do "grupo". Queeeee grupo!!!

18 de junho de 2009

Na semi


Adilson mira um prato de comida
_____

Passamos. Como se imaginava, num jogo difícil. O Caracas veio para esperar, esperar, esperar... Até que o lance do jogo surgisse. Por duas vezes, ele esteve para se mostrar. Felizmente, não apareceu.
_____

O nome do jogo foi Adilson. Doou-se por inteiro ao time. Marcou da forma que faz como poucos e nao repetiu as erros na passagem da bola, que o acompanhavam nos últimos jogos. Atuação destacada. Marcelo Grohe, pouco exigido, esteve bem. A zaga, com Ruy, Léo, Réver e Fábio Santos praticamente não deu oportunidades ao Caracas. Tcheco também esteve bem. Alex Mineiro tentou, sem sucesso, fazer as vezes de garçom. Maxi López errou dois gols que poderiam ter feito o nosso prognóstico (2 x 0) vencedor. Herrera melhorou o ataque. Souza, uma vez mais, foi sofrível. Cabe a ele e Tcheco a tarefa de criação. Nada tem saído de criativo da sua atividade. Precisa melhorar muito.
_____

Veja os principais lances do jogo.


_____

Enfim, estamos nas semi-finais. Cruzeiro ou São Paulo? Existe preferência?
_____

O torpedo mudou. Como não podia mandar meus amigos co-cô-lorados dormir, pois estavam rezando em frente à televisão, optei por mandar uma palavra de incentivo ao final do jogo de São Paulo. O torpedo saiu assim: "O importante é competir."
____

Ronaldo desfalca o Corinthians no jogo de volta. Vai estar preso, por crime inafiançável: matou um índio no Pacaembu, diante de 36 mil testemunhas.

17 de junho de 2009

Quarta de quartas

Quartas-de-finais. Grêmio x Caracas. Um time que não leva muitos gols fora de casa: este é o Caracas. Na primeira fase, perdeu para Everton e Chivas por magros 1 x 0. No outro jogo, empate em 1 x 1 com o Lanús. Terminou a fase na primeira colocação do grupo.
_____

Provavelmente será um jogo de paciência. O Caracas virá para amorcegar e tentar surpreender em contra-ataques. A torcida, como sempre, estará ao lado do Grêmio, empurrando-o para a vitória. Meu palpite é de 2 x 0 para o Imortal. Depois, que venha Cruzeiro ou São Paulo.
_____

Esperamos que Souza jogue futebol coletivo e que Maxi López tenha um companheiro na frente.
_____

E...

Dá-lhe Grêmio!

16 de junho de 2009

Assuntos que andam por aí

Renato de Abreu vem?

Esta parece ser mais uma novela interminável. O jogador foi tentado e chegou a ser inscrito na Libertadores (juntamente com Rafael Carioca). Agora que está próximo o final do campeonato dos Emirados, volta-se a especular seu nome. O jogador não é encontrado para manifestar se honrará o acerto verbal com o clube. Certamente o eterno atravessador São Paulo deve estar na parada.

Jogador bom, mas já com 30 anos. Seria um negócio parecido com a contratação de Souza: desembarca para encerrar a carreira. Financeiramente, o retorno só vem na forma de títulos conquistados, que é o melhor retorno possível, do ponto-de-vista da torcida. Negócio difícil, mas não impossível.
_____

Melhor que ser gremista...

... é ser sócio do Grêmio. Veja as vantagens exclusivas para sócios neste site.
_____

Desconforto

Tem jogador na praça com desconforto muscular... no bolso.
_____

Jubilados

O que era pra ser uma homenagem a Conselheiros antigos do clube está tomando forma de golpe. Conselheiros do Grêmio com 4 ou mais mandatos e mais de 60 anos poderiam requerer a condição de "jubilados". Poderiam participar das reuniões do Conselho (sem direito a voto) e teriam acesso livre à Tribuna de Honra do estádio Olímpico. Na hora da votação, estão querendo transformá-los em conselheiros vitalícios. Seriam em torno de 120 pessoas aptas a requerer o direito. O cardealato nao perde tempo na tentativa de eternizar-se no poder.

15 de junho de 2009

O coelho cansou



Dias atrás referimos que havia um coelho no Brasileirão 2009. Como sempre aconteceu, um time pequeno puxava a frente. Só que o coelho cansou cedo este ano.
_____

São 9 ou 90?

Fluminense 0 x 0 Grêmio. O placar terminou com dois zeros, mas olhando o jogo, ainda faltou um zero na "estréia" do 4-4-2. O que se viu foi um 9-0-0. Explicando: o time jogou apenas 9 minutos. Nesta fração da partida, criou 3 ótimas situações de gol. Depois, nada mais produziu. Veja, abaixo, os lances do jogo.


_____

Nunca antes na história deste país uma mudança de esquema foi antecedida de tanto bla-bla-blá, nheco-nheco e especulações. Como se o esquema fosse a coisa mais importante do mundo. É certo que o 3-5-2, com as peças disponívei deixava a desejar, além de apresentar um buraco no meio de campo. Porém, muito mais importante que os números que descrevem o esquema é o time estar entrosado, orientado sobre o que fazer em campo e determinado para a vitória.
_____

Os maiores problemas parecem estar nas laterais e no ataque, onde o companheiro ideal para Maximiliano Gastón López ainda não foi encontrado. No meio, Souza, uma vez mais, omitiu-se do jogo. Durante os 90 minutos nada fez que justifique a operação de guerra montada para conseguir sua contratação. Nos acréscimos, nada acrescentou.
____

Entramos, assim, na semana de um jogo decisivo na Libertadores com um sentimento de desconfiança em relação ao time. Deveremos passar na quarta, mas é preciso melhorar em alguns aspectos para tocar a Copa pela terceira vez. Por exemplo, precisamos de mais força ofensiva. Alex Mineiro, apesar da confiança de Autuori, parece estar com a cabeça (e o futebol) em outro lugar. A solução para o ataque e a falta de entusiasmo do time não está no Olímpico. Mais do que nunca, é hora da Direção mostrar trabalho (e desengavetar as promessas da campanha eleitoral).

11 de junho de 2009

Um zagueiro promissor

Quando aconteceu o desaparecimento de Mário Fernandes em março, optamos por não abordar o assunto. Uma questão de respeito ao garoto. Sabíamos que o Grêmio havia tomado todas as precauções antes de contratá-lo. Buscou informações sobre seu comportamento e nada havia em desabono do jogador. Assim, firmou contrato de 5 anos com ele, cujo passe pertence ao empresário Jorge Machado.
_____

Hoje, três meses após o episódio, o jogador está perfeitamente reintegrado ao clube. Tem a companhia de familiares e está próximo de brilhar no Mundial Sub-20 do Egito, que ocorrerá entre 25 de setembro e 6 de outubro deste ano. Possivelmente num futuro próximo, poderemos ver Mário atuando no grupo principal.
_____

Enquanto isso...
Cauteloso e previdente, o Real Madrid se reforça para enfrentar o Grêmio no Mundial 2010. Após contratar Kaká, o clube madrilenho anuncia Cristiano Ronaldo. O mundial do ano que vem promete.

10 de junho de 2009

Rolando Lero

















Manhã cedo e chega o torpedo:
- Estou ocupado. Posta.

Era o Arigatô. É só não ter bola na área e ele arruma ocupação. Mas vamos lá.
____

Hoje veremos Vitor na reserva do reserva. E o anão sentado com aquela cara de panaca como se não fosse com ele. O Grêmio há anos vem perdendo força política. Os dirigentes não conseguem nunca fazerem valer nossos interesses, por mais justos que possam ser. Está na hora de trocar este povo.
____

Até um estorvo que assina coluna em jornaleco aproveita para deitar e rolar. Agora resolveu questionar o Arena. Todo dia levanta pretensos problemas. Como se estivesse muito interessado. Enquanto isto, ninguém fala que não haverá dinheiro para comprar as penas do galinhão.
____

Acabou a novela Maxi e começou a novela Souza. Sugiro a demissão da diretoria e a contratação de um novelista da Globo.
____

Com os jogadores que temos, penso que o 4 x 4 x 2 é muito mais apropriado para o time. Só não gostei do que disse o Autuori. Com valentia, vá lá, e assumindo as responsabilidades disse que assume o risco de perder alguns jogos enquanto o sistema não estiver azeitado.

Perfeito.

Não fosse um probleminha: alguns destes jogos de azeitamento são da Libertadores, onde perder pode ser fatal.
____

Bom que amanhã é feriado e o Arigato vai achar tempo. Duvido que ache assunto.

8 de junho de 2009

Licença 11

Ontem, por falta de programa melhor e considerando que o Cruzeiro é um possível adversário na Libertadores, me dispus a assistir Cruzeiro x timinho. Não pude deixar de lembrar do famoso personagem de Ian Fleming: James Bond. O conhecido 007.
_____

James Bond tinha licença 00, a licença para matar. Segundo a ficção, foi o sétimo agente a obtê-la. Daí o seu codinome 007. No jogo de ontem, deparei-me com 11 agentes que parecem ter licença para aleijar. Os lutadores do timinho podem bater à vontade e parecem ter a certeza de que nada lhes acontecerá. Contra o Cruzeiro, Bolívar fez uma falta criminosa: uma voadora direta na coxa do jogador mineiro. Nada lhe aconteceu. Cartão amarelo para os morangos é salvo conduto pra bater o resto do dia. O segundo nunca vem. Índio é Guizadu são alucinados, que babam em campo. Nada lhes acontece. Lauro deu um chute em Kléber. Com seria muito escandaloso nada fazer, o juiz mandou os dois para a rua. No "ano do centenário", parece que tem muita$ coi$a$ rolando.
_____

Sobre o Cruzeiro: é um bom time, mas parece ter os mesmos defeitos do Grêmio. Seus laterais (ao menos ontem), lembraram Ruy e Fábio Santos. Desperdiçaram inúmeros ataques, com cruzamentos inofensivos. Passando pelo Caracas, temos sim chance de chegar à final. Seja contra o Cruzeiro, seja contra Muricy "Chiclet" Ramalho.
_____

A imprensa francesa diz que Souza disse que quer ir embora. O jogador desmente. Na sua defesa, diz que as únicas coisas que sabe dizer em francês são bonjour e bonsoir. Então, não poderia ter dado a tal entrevista aos jornais franceses. A favor do jogador, lembro que, já em janeiro, manifestou-se dizendo que pretendia ficar e gostaria de ter o vinculo negociado, quando ninguém no clube falava nisso.

5 de junho de 2009

Mudanças perceptíveis

Grêmio 3 x 0 Náutico. Vencemos bem. O time foi consistente na defesa e praticamente não permitiu ao Náutico atacar. Com a marcaçao adiantada, dificultou a articulação de jogadas do time pernambucano. É a mão de Autuori se mostrando. Porém, continuamos pecando na articulação. Souza (alô, alô volantes de blog: eu nunca disse que ele é mau jogador) continua individualista além da conta. Marcou 2 gols, em duas pifadas extraordinárias de Alex Mineiro. Maxi López deixou a sua marca, em uma cabeçada de grande qualidade. Aliás, cabe o registro, para acabar com especulações: ao fazer o gol, López recebeu o abraço de Souza. Então, parem os ondeiros de ver "crise no vestiário".
_____

Abaixo, os lances do jogo. Prestem atenção nos "merengues" de Alex Mineiro.


_____

Patrocínio

Segue incerta a renovação do contrato com o Banrisul. O banco paga em torno de R$ 3,6 milhões/ano. O clube pensa que o espaço vale R$ 15 milhões/ano. O contrato está vencido, mas o Banrisul tem preferência até 2 de julho. Qualquer proposta que surgir deve lhe ser informada. Se cobrir, fica com o espaço.
_____

Falar nisso, vocês já prestaram atenção na camisa do Corinthians? É um festival de marcas. Batavo, Baú, Panamericano, Bozano. Tudo numa camisa só. Não gosto da idéia.

3 de junho de 2009

Balanço

Olhem esses 10 nomes: Rafael Marques, Fabio Ferreira, Joilson, Ruy, Fábio Santos, Jadílson, Tulio, Maxi López, Alex Mineiro, Herrera. O que esses nomes tem em comum? Quais deles têm dado respostas em campo?
_____

Pergunta ainda sem resposta: quem vai enquadrar Souza?
_____

Só para lembrar: quando Souza foi fixado como titular no ano passado, o time começou a perder terreno no Brasileiro e acabou ultrapassado pelo São Paulo. É um jogador com qualidades técnicas, mas excessivamente individualista. Ou alguém toma freio da situação e o faz jogar para o time, ou é melhor que não fique.

2 de junho de 2009

Moderação

Seguramos enquanto deu, dentro do espírito democrático e de bom humor do blog. Mas alguns comentários foram além do tolerável. Infelizmente, tivemos que ativar a moderação dos comentários. Pedimos escusas aos leitores-comentaristas.

Aos moranguinhos desvairados, que não sabem os limites de uma boa convivência, sugerimos que procurem um dos inúmeros serviços de blogs da internet e abram o seu próprio depósito de porcarias. Existem alguns que disponibilizam inclusive apropriados modelitos cor-de-rosa. Aproveitem!

Eles são uma piada

O Gaguinho quer falar. Então, fala Gaguinho:

Te-terça-feira, 27/05, véspera do jo-jogo Caracas x Grêmio. Um morango liga pra um amigui-guinho em Porto Alegre e anuncia: "Vou co-cô-locar uma faixa no estádio". E narra seu "grande feito". Co-cô-mo já se depreendia, a "Co-cô-ligay" de Caracas é obra de um co-cô-lorado, nem tão enrustido.

Obrigado, Gaguinho, pela sua participação.
_____

Essa quem me contou foi um moranguinho:

Jogo do timinho contra o Coritiba. A direção contrata uma animadora de torcida (Sim, a torcida apática e medrosa precisa de animadora profissional). Começa o trabalho. Mexe aqui, mexe lá. Levanta aí, pula cá. Sacode, vira e tal e coisa. No auge da euforia de aluguel, a animadora lasca: "Vamos lá torcida tricolor". A moça saiu abaixo de vaias. É por isso que eles são conhecidos como o time da piada pronta.
_____

Olhem bem os estádios da Copa. Dos que pretensamente receberão jogos, o Galinhão é ou não é o mais bizarro? Cosa de loco desmunhecado! Como se diz no Alegrete.

1 de junho de 2009

Banguela

Favela não é hotel,
vida não é novela.
Qual é a graça desgraça que há no riso do banguela?

Mulher é pro carinho,
vinho que a uva deu,
deserto é do camelo, novelo de teseu.

Tesão vira barriga,
briga de foice mata,
na rede de intriga tem sérvio e croata.

Tudo que é urso hiberna,
tudo que é peito sangra,
bomba de hiroshima explodirá em Angra.

Cabeça não é pinel,
cabelo vira trança,
dança de pigmeu, veneno da vingança.

Zeca Baleiro