15 de junho de 2009

O coelho cansou



Dias atrás referimos que havia um coelho no Brasileirão 2009. Como sempre aconteceu, um time pequeno puxava a frente. Só que o coelho cansou cedo este ano.
_____

São 9 ou 90?

Fluminense 0 x 0 Grêmio. O placar terminou com dois zeros, mas olhando o jogo, ainda faltou um zero na "estréia" do 4-4-2. O que se viu foi um 9-0-0. Explicando: o time jogou apenas 9 minutos. Nesta fração da partida, criou 3 ótimas situações de gol. Depois, nada mais produziu. Veja, abaixo, os lances do jogo.


_____

Nunca antes na história deste país uma mudança de esquema foi antecedida de tanto bla-bla-blá, nheco-nheco e especulações. Como se o esquema fosse a coisa mais importante do mundo. É certo que o 3-5-2, com as peças disponívei deixava a desejar, além de apresentar um buraco no meio de campo. Porém, muito mais importante que os números que descrevem o esquema é o time estar entrosado, orientado sobre o que fazer em campo e determinado para a vitória.
_____

Os maiores problemas parecem estar nas laterais e no ataque, onde o companheiro ideal para Maximiliano Gastón López ainda não foi encontrado. No meio, Souza, uma vez mais, omitiu-se do jogo. Durante os 90 minutos nada fez que justifique a operação de guerra montada para conseguir sua contratação. Nos acréscimos, nada acrescentou.
____

Entramos, assim, na semana de um jogo decisivo na Libertadores com um sentimento de desconfiança em relação ao time. Deveremos passar na quarta, mas é preciso melhorar em alguns aspectos para tocar a Copa pela terceira vez. Por exemplo, precisamos de mais força ofensiva. Alex Mineiro, apesar da confiança de Autuori, parece estar com a cabeça (e o futebol) em outro lugar. A solução para o ataque e a falta de entusiasmo do time não está no Olímpico. Mais do que nunca, é hora da Direção mostrar trabalho (e desengavetar as promessas da campanha eleitoral).