22 de fevereiro de 2015

Daniel Matador - Sem humildade



"Mostre-me um guerreiro humilde, e eu verei um cadáver."
Uhtred Uhtredson, protagonista das Crônicas Saxônicas, de Bernard Cornwell.

Créditos da foto: @Ducker_Gremio

Caros

Graças ao maravilhoso planejamento dos “gênios” da gloriosa Federação Gaúcha de Futebol, que não conseguem nem olhar um calendário na hora de montar a tabela do Campeonato Gaúcho, o Grêmio terá de enfrentar o Juventude nesta segunda-feira, às 20h30min, na Arena. Sim, em plena segunda-feira! O “planejamento” inicial era ainda mais inacreditável: o clássico Gre-nal estava programado para o domingo, no mesmo dia em que ocorreria o UFC no remendinho (ao lado do remendão). Como a não menos briosa Brigada Militar alega não ter condições de oferecer segurança para dois eventos deste porte ao mesmo tempo, o Gre-nal deveria ser disputado no dia seguinte (no caso, na segunda-feira). Para não ficar ainda pior, inverteram o clássico com a rodada seguinte. Ainda assim, a Brigada Militar não oferecia condições de segurar dois eventos no mesmo dia que ocorressem na mesma cidade (no caso, o UFC no remendinho e o jogo do Grêmio na Arena). Então, lá vamos nós tapar os furos da incompetência alheia.

Em outros tempos, nem tão distantes assim, o Juventude era considerado a terceira força do futebol gaúcho. Socava o o pessoal da beira do lago sem dó, aplicando goleadas vexatórias, inclusive dentro do remendão, que na época nem remendado era. Mas nunca foi páreo para o Grêmio, mesmo em seu auge. O tempo passou, o forte patrocínio de uma multinacional italiana do setor lácteo deixou de despejar dinheiro no clube da serra e ele próprio foi incompetente o suficiente para sair da principal divisão do futebol brasileiro, onde figurou por mais de uma década, e despencar ladeira abaixo. Hoje o clube disputa a Série C nacional e não é nem sombra do time que já disputou até Libertadores da América.

Todos sabem que o Grêmio também não apresenta mais o esquadrão que patrolava os adversários há alguns anos atrás. Ninguém pode duvidar, contudo, que o elenco tricolor é, mesmo com as baixas que possui, superior a qualquer outro do interior. O que, logicamente, não é garantia de vitória. Se assim fosse, nem haveria necessidade de existirem os campeonatos. Não obstante, o ponto que deve ser ressaltado é que falta incutir nos jogadores gremistas um pouco de orgulho. Não se confunda isso com o salto alto, que é algo muito diferente. O salto alto é a certeza da vitória sem que se precise fazer esforço algum para isso ou mesmo menosprezando o adversário.

Já o orgulho é diferente. O orgulho é aquele sentimento que faz com que, após toda a preparação e treinamento, juntamente com a natural condição de superioridade técnica, o time sinta-se imbuído de autoconfiança suficiente para sobrepujar o adversário. Sem o surrado discurso de humildade. Quem tem que ter humildade é o oponente mais fraco, não o mais forte. O máximo que pode existir é um pouco de respeito, e olhe lá. Ao disseminar a humildade no grupo antes de um jogo contra um adversário inferior, já entra-se em campo valorizando-o em excesso. Um dos motivos que talvez impeça resultados mais expressivos.

Pois o Grêmio pisará no gramado da Arena nesta segunda-feira com uma formatação semelhante à que venceu o último jogo. No gol, Grohe se mantém. Galhardo e Júnior ficam nas laterais, este último uma afirmação cada vez maior. Rhodolfo e Erazo formam a dupla de zaga. A novidade pode ocorrer do meio para a frente. Dando continuidade ao sistema 4-5-1, Felipão pode escalar Fellipe Bastos, Araújo, Douglas, Giuliano Pedro Rocha, deixando Everaldo como referência de ataque. Giuliano seria a grande novidade no time, retornando após o período de recuperação da cirurgia à qual foi submetido há alguns meses. Em forma, pode ser um valioso reforço. Não há necessidade do discurso da humildade com este grupo para fazer frente ao Juventude.

Mesmo que o dia seja ruim, ao menos o horário é razoável. O jogo inicia às 20h30min, dando tempo tranquilo de deslocamento até a Arena e encerrando em bom horário até mesmo para quem depende de transporte público para retornar. A promoção de 5 PILAS para acompanhante de sócio patrimonial continua. Eu estarei lá para acompanhar o time. Quem puder, faça o mesmo. Temos que vencer e convencer. Sem humildade. Porque aqui é Grêmio.

Saudações Imortais

____________

Pego carona no post do Daniel para disponibilizar importante entrevista do Presidente Romildo Bolzan.