2 de fevereiro de 2017

Daniel Matador - O Rei de Copas voltou

Grêmio 2 x 0 Ypiranga

Caiu muita chuva, mas o Grêmio de Kanemann venceu na estreia na Arena pelo ruralito.

Caros

Depois de semanas que pareceram meses, o tricolor finalmente voltou a pisar na grama da Arena para jogar uma partida de futebol. O confronto com o glorioso Ypiranga de Erechim, válido pelo ruralito, foi o primeiro compromisso oficial após a conquista do pentacampeonato da Copa do Brasil. A abstinência de bola foi sanada e algumas caras novas foram vistas no time principal. Não fosse a necessária venda de Walace e a recuperação de Edilson, que encontra-se em fase final, teríamos a mesma formação que ergueu a taça no último jogo ocorrido na Arena ano passado.

Na vaga de Walace, Jaílson  foi a escolha natural de Portaluppi. O garoto já havia atuado em várias ocasiões na temporada 2016. No lugar de Edilson, o recém contratado Léo Gomes fez sua estreia. Léo Moura talvez fosse a escolha, porém carece de mais uns dias de preparação física. Assim, Portaluppi mandou a campo a formação com Grohe no gol; Léo Gomes e Marcelo Oliveira nas laterais; Jaílson e o capitão Maicon na volância; Douglas, Ramiro, Pedro Rocha e Luan. E o time entrou na Arena envergando a camisa com o patch de pentacampeão da Copa do Brasil. Só um clube pode ostentá-lo.

1º tempo: Grêmio 1 x 0 Ypiranga

O Ypiranga veio com a manjada proposta de retrair-se e jogar por uma bola. O Grêmio, por outro lado, jogava de forma cadenciada e sem forçar muito. A alternativa seriam as jogadas pelas laterais, mas elas não aconteciam. Tanto que Luan tentava voltar a todo instante para buscar a bola. Aos 16, boa jogada do Ypiranga que Grohe defendeu. No minuto seguinte, primeira chance apenas razoável do Grêmio, com Luan chutando de longe após receber passe de Douglas. Aos 23, Douglas cobrou falta, alçando a bola para a área e Geromel cabeceou para grande defesa do goleiro.

A chuva caía inclemente e o jogo seguia sem grandes emoções. Aos 32, Douglas fez grande jogada e Carlão fez boa defesa. O tricolor já tinha cobrado duzentos escanteios e, aos 34, Luan cobrou mais um. E Henrique, do Ypiranga, acabou cabeceando contra o patrimônio, abrindo o placar com um belo gol contra. Aos 36, quase gol de empate do Ypiranga, em um chute perigosíssimo que bateu no travessão, com a bola voltando e quicando quase na linha. Aos 40, boa jogada na frente da área, com Léo Gomes recebendo e chutando sem muita direção. Aos 46, Grohe fez uma defesaça após linda cabeceada do atacante do Ypiranga. E assim encerrou o primeiro tempo, com vitória parcial do lado gremista.




2º tempo: Grêmio 1 x 0 Ypiranga

O jogo retornou com o mesmo ritmo de treino da primeira etapa. Aos 9, Luan meteu um chapéu humilhante em seu marcador e sofreu falta em seguida. Aos 16, Léo Gomes saiu para a entrada de Fernandinho. E, aos 21, Fernandinho driblou dois marcadores e ampliou o placar. Logo em seguida, dois lances em sequência que levaram perigo à área do Ypiranga. O time era outro após a entrada de Fernandinho. Aos 27, Douglas saiu ovacionado para a entrada de Miller.

O Ypiranga começou visivelmente a cansar e as entradas de Fernandinho e Miller deram ao Grêmio o controle quase total da partida. Aos 30, Pedro Rocha saiu para a entrada de Everton. Mesmo dominando as ações, o tricolor evitava forçar o jogo sem necessidade. Até que o árbitro encerrou a partida com vitória na Arena.




Como jogaram:

Grohe: fez grandes defesas e teve boa atuação. Nota 8
Léo Gomes: foi sua estreia na equipe, já entrando como titular. Foi apenas discreto, tanto que foi sacado no segundo tempo. Nota 5
Geromel: seguro como sempre, quase fez um gol de cabeça no primeiro tempo. Nota 7
Kanemann: a solidez de sempre. Nota 7
Marcelo Oliveira: parou de comprometer como fazia na época de Roger. Nota 6
Jaílson: ocupou a vaga que era de Walace. Fez o feijão com arroz e não comprometeu. Nota 6
Maicon: boa apresentação, dentro do nível que vinha mostrando ao final do ano passado. Nota 7
Douglas: fez a apresentação de praxe, tentando pifar sempre que possível. Saiu muito aplaudido. Nota 7
Ramiro: manteve o mesmo ritmo do ano passado. Acabou ocupando a posição de Léo Gomes quando este saiu para a entrada de Fernandinho. Nota 6
Pedro Rocha: sumido no primeiro tempo. Sumido no segundo tempo. Nota 3 (com boa vontade)
Luan: foi um dos que mais chamou a responsabilidade. Foi premiado com a cobrança de escanteio que culminou no gol de abertura do placar. Nota 8

Fernandinho: entrou no lugar de Léo Gomes. Deu outro ritmo ao time e foi premiado com o gol. Nota 8
Miller: entrou no lugar de Douglas. Teve pouco tempo, mas mostrou desenvoltura. Sem nota
Everton: entrou no lugar de Pedro Rocha. Não teve muito tempo. Sem nota

Renato Portaluppi: tem muita estrela. Com o jogo truncado, o time fez ganhou um gol contra. E, ao botar Fernandinho, um jogador nada querido pela torcida, seu escolhido amplia o placar. Nota 8

Arbitragem: Roger Goulart foi o apitador, auxiliado por Jorge Bernardi e Michel Stanislau. Algumas rateadas, mas atrapalhou pouco.

Foi o primeiro jogo oficial da temporada e obviamente não se esperava nenhuma apresentação soberba. Até mesmo porque o risco de lesões é grande em situações assim. Valeu muito pela vitória e pela atuação segura. Os jogos do ruralito são para testar os novos contratados e os jogadores que poderiam estar escanteados e que serão aproveitados esse ano (caso de Fernandinho).

Saudações Imortais