14 de fevereiro de 2017

Os pingos nos is

Passei duas semanas fora, de férias. Acompanhava tudo com a desatenção merecida e através de um iPad. E confesso, até agora não entendo a fúria de parte da torcida com o início de ano do Grêmio. Nada presta. Tudo está errado. Vamos para o fundo da tabela em todas as competições.
De repente, do nada, apareceram vários comentaristas novos no blog. Tão furiosos quanto retardados. Diante disto, cabe um esclarecimento desnecessário para quase todos, mas muito oportuno para os desprovidos de massa encefálica.

  1. Este blog é sim chapa branca. E por uma razão simples: conhecemos quem está no Grêmio e acreditamos no que estão fazendo. Confiamos muito no trabalho. Eles são infalíveis? Claro que não. E quando, na opinião dos blogueiros, errarem serão criticados. Mas não esperem uma jihad contra a direção que nunca encontrarão aqui.
  2. Este blog é sim dos blogueiros e sempre terá a opinião dos que aqui escrevem. Tão óbvio isto não? Elemento vem aqui e quer ler a opinião dele. Muito mais fácil abrir o próprio blog e por a cara para bater. Talvez depois de um mês ou dois vai entender como isto funciona.
  3. O blog é acusado de censurar comentários discordantes. É só ler o que os leitores escrevem para ver que esta acusação é injusta. Eu, assim como todos os blogueiros, discordamos de várias opiniões mas nem por isto deixamos de publicá-las. Mas é claro que se o cavalo vem ofendendo a direção e os blogueiros e, pior, faz acusação sem provas, será censurado.
  4. Isto posto, vamos ao que realmente interessa, que é falar do time.
_____

Todos sabem que sou contra a valorização do ruralito. E continuo sendo. Não tem porque valorizar um campeonato viciado. No entanto, entendo a direção quando ela põe várias fichas nele. As razões são lógicas:
  1. Os campeonatos todos que interessam estão espalhados pelo ano todo, portanto não haverá a concentração de jogos nos momentos decisivos.
  2. O noveletão é o único campeonato que termina logo ali e iniciar o ano com título, mesmo este sendo vagabundo, ajuda. 
  3. E por fim, mas talvez o mais importante: ganhar o gauchão significa jogar os queridinhos da federação e de 90 % da imprensa no fundo de uma crise de onde levarão anos para sair.
_____

Não gostei da não ida de Renato para Brasília. Não porque fosse importante ele estar lá. Não gostei por uma única razão: a não ida deu combustível para os que estão sempre à espreita para criar crises no tricolor armarem um escarcéu. Tiroteio que, claro, foi comprado pelos gremistas ingênuos e pelos que estão sempre de olho em crises para controlar o clube. Isto foi ruim.
Penso por outro lado, não confirmei com ninguém, que o abandono da primeira liga é uma ação pensada pelo Presidente Romildo para expor a sua decepção com os descaminhos que ela tomou.

_____

Muito certa a direção e muito competente o departamento jurídico ao bloquear o dinheiro da venda do Pratto (que tem a mesma média de gol do Jael, só para lembrar) buscando o ressarcimento pela dívida não paga da venda do Vitor. O Atlético é um dos clubes brasileiros que mais deve e certamente a única forma de receber é bloqueando alguma entrada de dinheiro como esta. A decisão poderá ser revertida mas cria impasse e constrangimento.
E serve para mostrar aos mais desatentos que aventuras financeiras tem preço. Comprar grandes nomes pagando salários altíssimos pode levar a ser pego sem cueca logo ali na frente. Milagres não existem. Um dia a conta chega e pode ser muito pesada. O Grêmio agora está se recuperando da aventura da ISL. Que bom que tenhamos aprendido para não entrarmos em outra.