24 de setembro de 2017

Bahia 1x0 Grêmio - Brasileirão 2017

Renato Portaluppi escalou o Grêmio para a 25ª rodada do Brasileirão com Paulo Victor, Bressan, Arroyo e Jael. Quatro posições com jogadores diferentes do que estamos acostumados a ver. As trocas logo foram esclarecidas pela falta de condições totais dos jogadores titulares (ou que vinham sendo titulares).
Ainda faltando 13 rodadas para o final do Campeonato Brasileiro, entrávamos em campo na terceira colocação após a vitória do Santos em cima do Atlético-PR, que pulou para o segundo lugar.


1º Tempo: Bahia 0 x 0 Grêmio

O primeiro lance de susto foi logo antes dos 2 minutos, quando em uma bola despretensiosa chutada em direção ao gol, Paulo Victor defendeu a bola e quase entrou dentro do gol com ela em mãos. O Bahia chegou com força aos 5 minutos e novamente aos 8. O Grêmio até trocava passes em direção ao gol, mas era o time adversário que chegava com mais ímpeto. 
O primeiro chute do Grêmio foi somente aos 14 minutos, de fora da área, em uma tentativa do Michel. A partir dos 20 minutos o Grêmio começou a se impor. Chegava com boa troca de passes e de forma mais aguda e objetiva. A partir desse momento o Bahia começou a chegar mais forte, e tivemos momentos nervosos e cartões amarelos para ambos os lados.
Não tínhamos grandes chances de gols, mas nosso desempenho estava melhor do que no início do jogo.
Nos minutos finais o jogo voltou a ficar morno e o árbitro acabou o primeiro tempo aos 47 minutos.


2º Tempo: Bahia x Grêmio

O segundo tempo começou tão morno quanto terminou o primeiro. O Bahia teve boa chance de falta aos 17 minutos. 
Aos 18 minutos Renato tirou Ramiro e colocou Patrick. Aos 23 entrou Éverton e saiu Arroyo. A entrada desses dois jogadores deram outra movimentação ao jogo.
Aos 32 minutos o melhor lance do Grêmio no jogo. Éverton fez fila pela esquerda, cruzou e Patrick chutou no travessão. No rebote Fernandinho chutou em cima do goleiro.
A partir desse momento só deu Grêmio. Chagávamos com perigo e o Bahia ficava atrás da linha da bola, esperando contra-ataque. 
Aos 43 minutos a última substituição: saiu Fernandinho e entrou Leo Moura.
Aos 47 minutos o inesperado. Edílson tropeçou dentro da área adversária, encostou no adversário e o juiz acabou dando pênalti para o Bahia. 1x0 pra eles.
E o jogo terminou aos 51 minutos.

---

Não foi o resultado esperado. A atuação foi média.
Seguimos em busca do Tri da América. O Campeonato Brasileiro infelizmente é muito difícil buscar.
Sem crise. Temos que usar o Brasileirão de forma inteligente.


Como jogaram:

Paulo Victor: pouco exigido, levou gol de pênalti. Atuação segura. Nota 7.
Bressan: não consegue desarmar um lance direito. Nota 6.
Kannemann: atuação segura. Nota 7.
Edílson: atuação fraca. Tropeçou de forma bizarra dentro da área adversária que acabou em pênalti para o Bahia aos 47 minutos do segundo tempo. Nota 5.
Bruno Cortez: atuação média. Nota 6.
Michel: atuação segura. Nota 7.
Arthur: eu não me canso de ver esse guri jogar e de dizer que é craque. Manda no meio campo. Nota 9.
Ramiro: atuação média. Não vem bem. Saiu para entrada de Patrick aos 19 minutos do segundo tempo. Nota 6.
Fernandinho: boa movimentação. Saiu para entrada de Leo Moura aos 43 minutos do segundo tempo. Nota 7.
Arroyo: mais uma vez mostrou o motivo de não ser muito utilizado. Saiu para entrada de Éverton aos 23 minutos do segundo tempo. Nota 5.
Jael: cruel, mas cruel com a bola. Nota 3.

Patrick: entrou aos 19 minutos do segundo tempo. Com personalidade foi pra cima e chutou uma bola na trave. Nota 7.
Éverton: entrou aos 23 minutos do segundo tempo. Deu outra movimentação ao jogo. Fez boas jogadas pelo lado esquerdo. Nota 7.
Léo Moura: entrou aos 43 minutos do segundo tempo. Sem nota.


Escalações:

Grêmio: Paulo Victor, Bressan, Kannemann, Edílson e Bruno Cortez, Michel, Arthur e Ramiro (Patrick), Fernandinho (Leo Moura), Arroyo (Éverton) e Jael. Técnico: Renato Portaluppi.

Bahia: Jean, Eduardo, Tiago, L. Fonseca e Capixaba, Edson, Juninho, Vinícius (Allione) e Zé Rafael (Edgar Junio), Mendoza e Rodrigão. Técnico: Preto Casagrande (Maurício Copertino)

Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira (SP), Danilo Ricardo Manis (SP) e Miguel Cataneo da Costa (SP).