15 de setembro de 2017

Insanos ou apenas medrosos?

Eles vieram em bandos. Não só aqui neste blog. Invadiram também o Blog do Ilgo. E, imagino, todos os outros que falem do Grêmio.
O empate em 0 x 0 com o Botafogo desencadeou uma onda de histeria. E a histeria decretou a eliminação antecipada do tricolor na Libertadores.
Está difícil ser blogueiro gremista. De um lado tem os i$ento$ com carga inacreditável de matérias negativas sobre o tricolor. E quando pretensamente positivas, na verdade elas são feitas para alimentar a vontade do adversário em nos vencer. Exemplo?
Mas não são os i$ento$ o tema deste post e sim parte da torcida tricolor. Todos sabem que ficamos 15 anos sem ganhar um título de expressão e a quebra do tabu foi com uma Copa do Brasil ganha em alto nível. Altíssimo nível, na verdade.
Acreditava-se que este título amainaria a amargura da torcida. Não. Não confunda esta última frase com acomodação. Eu sei que um título termina quando acabam as comemorações. E sei que ganhar um deixa um gosto bom de quero mais. Eu me refiro a querer este mais com menos ansiedade, com menos pressão, com mais confiança.
Mas não. Parece que o penta campeonato aumentou em muitos a amargura e até mesmo a intolerância. Isto pode ser visto nos comentários? Em parte sim. Um dia, quem sabe, daremos acesso aos comentários não publicados. Tem para todos os gostos e de todos lugares. O mais raivoso dos últimos tempos vem todos dias da frente da catedral de Campinas, vejam só. Tão perto de Deus e com tanto ódio no coraçãozinho.
Mas qual a razão do aumento desta ira nada santa contra tudo e todos que trabalham no e pelo Grêmio?
Eu penso que há duas causas.
A primeira, que deve ser a minoritária, é insanidade. Sim. Simples assim. Torcedores insanos usam o clube do coração para descarregar todas as suas insatisfações e fracassos na vida privada. Nada serve. Nada está bom. Nunca.
A segunda causa, majoritária acredito eu, é o medo de perder. Medo de enfrentar as dificuldades. Uma pessoa com medo, muitas vezes, ao invés de elaborá-lo e buscar formas de superá-lo, prefere negar a realidade e acaba perdendo por antecipação. Sim, senhores, muitas vezes, ou na maioria das vezes, o medo de perder impede de vencer.
Então vem a chorumela e todos os ódios e rancores após o empate de quarta-feira. Alguns comentários foram simplesmente patéticos. Por exemplo:
Aqueles que estão comemorando o 0x0 fora não devem esquecer que da última vez comemoramos muito a vantagem do 1x1 fora e fomos eliminados em casa.
Péssimo resultado. Não se esqueçam que se o Botafogo fizer um gol no contra ataque o Grêmio precisa fazer dois. Agora sim que o Botafogo vai jogar numa retranca das brabas. E se for pros pênaltis, já sabem o que vai acontecer. 

Há 1 mês atras, o time do grêmio tinha metido 4 nesse Botafogo. Nosso contra ataque não é mais o mesmo. Não é mais mortal Aí o Arthur e vocês me comemoram 0x0 fora de casa num Mata Mata? Ou o Espinosa realmente ajudava o time, ou ninguém, eu digo NINGUEM MESMO, entendeu o porquê ganhamos a CB ano passado e o porquê a até 1 mês atrás NÓS ERAMOS O QUERIDINHO, nós jogávamos a melhor bola desse país, tanto eu como qualquer torcedor achava que íamos socar até o Real Madrid.. Mas agora? Me desculpem.. Mas nesse espírito? Vai ser difícil passar. Basta um descuido, levar Um gol de bobeira, ir pros pênaltis.. E bailou.
Chega? Penso que sim.

Importante seria este pessoal saber que futebol envolve sempre dois times. Ninguém joga sozinho. E uma partida de futebol entre clubes e times equivalentes sempre terá disputa e, principalmente, três resultados possíveis.
Empate fora em mata-mata é muito bom sim. Sempre.
Pausa para um parêntese necessário principalmente porque eu conheço estes piolhos: (achar empate fora bom não significa propor que se arme o time para empatar. Muitas e muitas vezes se procurarem no blog verão a minha inconformidade contra a ideologia de jogar fora buscando empate. Não concordo e nunca entendi esta ideologia). Isto posto sigamos em frente.
O tricolor, mesmo desfalcado de Michel e especialmente de Geromel e Luan, sempre propôs o jogo e não correu o risco de perder em nenhum momento. Se ao final do jogo fora de casa não veio a vitória, é óbvio que o empate foi muito bom.

"Ain, mas foi 0 x 0".

Pois vou contar para vocês uma coisa: empate em 0 x 0 fora de casa é infinitamente melhor do que perder por 4 x 5 ou mesmo por 18 x 19. Acreditem. Esta é uma verdade, apesar de um técnico famoso ter dito que derrota fora por 2 x 1 era melhor que empate por 0 x 0.
Mas vou falar outra coisa para vocês, medrosos ou insanos: investiguem a torcida do Botafogo para ver se ela está feliz com o empate. Meçam o teor de confiança dela sobre o jogo da próxima quarta-feira.

"Ain, mas o empate de 1 x 1 para cima serve para eles e nos pênaltis a gente perde".

Sim, claro. Assim como se tivéssemos ganho de 1 x 0 no Rio, o 0 x 1 levaria para os pênaltis e o 1 x 2 seria a classificação deles.
Não é isto que deve ser o centro da discussão.
O Grêmio desfalcado dos seus dois melhores jogadores jogou melhor no Rio e poderia sim ter ganho. Pois o Grêmio, mesmo que continue desfalcado de seus dois melhores jogadores na quarta-feira terá o apoio de 50 mil gremistas na arquibancada.

"Ain, torcedor não joga".

Sério? Vamos ver se joga ou não na quarta-feira.

"Então o Grêmio já eliminou os cariocas?"

Me aponta onde eu falei isto aí em cima. Não falei porque não sou retardado como o tal de "gremista_zh" (sic). Segundo porque sei muito bem que não há jogo jogado. Será certamente um jogo muito difícil que deverá ser decidido nos detalhes. E penso que temos mais armas para aproveitar os detalhes a nosso favor.

E para encerrar proponho uma questão: você aí insano ou medroso, se fosse obrigado a apostar teu rico dinheirinho no vencedor, para quem iria tua aposta, Grêmio ou cariocas?

Pense nisto e relaxe. Ou não. Eu apenas apresentei meus argumentos. Se quiserem continuar perdendo de véspera, façam bom proveito.