29 de outubro de 2017

Daniel Matador - Aquele empatezinho meia-boca

Avaí 2 x 2 Grêmio

Time comemora o gol do zagueiro Thyere, que abriu o placar na Ressacada.

Caros

Depois da atuação de gala frente ao Barcelona pela Libertadores da América, o tricolor enviou uma mistura de time B com time C para atuar contra o Avaí pelo Campeonato Brasileiro. Não obstante a classificação quase encaminhada para a final do torneio continental (ok, eu sei, não tem jogo jogado, faltam 90 minutos, etc e tal), a equipe gremista continua bem posicionada no G4 da principal competição nacional.

Os times reservas, entretanto, nunca fizeram boas jornadas, tendo arrancado no máximo um empatezinho nas vezes em que atuaram. O único titular que começou a partida foi Michel, justamente para que possa readquirir ritmo de jogo após sua parada por lesão. O garoto Patrick ganhou chance de iniciar a partida, assim como Cristian, outro que tenta buscar seu lugar no grupo. E no comando de ataque, novamente ele, Jael, o Cruel.

1º tempo: Avaí 1 x 2 Grêmio

Nem 2 minutos haviam passado e Everton já cruzava para Kaio TRISCAR de cabeça, porém sem direção. Aos 11 minutos, Everton recupera uma bola próximo à entrada da área, se desvencilha dos marcadores e abre na direita para Thyere (sim, o zagueiro estava lá na frente!), que fecha o olho e dá um BAGO cruzado pra abrir o placar!


Aos 15, Michel emendou um CANUDO de longe, mas a bola acabou não indo em gol. Aos 21, boa jogada de João Paulo, que cortou o marcador pela esquerda e chutou, para firme defesa de Paulo Victor. Na sequência, perigoso ataque tricolor, também aparado pelo arqueiro avaiano. Aos 27, chute de fora da área que o goleiro rebateu, Bressan meteu para o gol, mas o bandeirinha erroneamente marcou impedimento. aos 29, após cobrança de escanteio, Pedro Castro emenda uma bucha de fora da área e empata o jogo. Aos 35, Everton fez jogadaça pela esquerda e passou para Kaio, que só escorou para anotar o segundo!


Aos 40, um cruzamento avaiano pela esquerda, de forma despretensiosa, quase acabou indo em gol por conta da curva da bola. Sorte que Paulo Victor estava atento na jogada. Aos 45, Júnior Dutra dominou e finalizou por cima. E não teve mais nada na primeira etapa, que terminou com vitória gremista.





2º tempo: Avaí 1 x 0 Grêmio

Em pouco mais de um minuto, Paulo Victor fez uma defesa sensacional, à queima-roupa, que evitou o empate catarinense. Em cobrança de escanteio de Marquinhos (aquele mesmo que jogou por aqui), Leandro Silva cabeceou e quase marcou, não fosse o guarda-metas tricolor. Eram quase 10 quando Jael, incrivelmente, fez uma grande jogada de pivô, estilo futsal, para a passagem de Michel, que recebeu, emendou de canhota e, por muito pouco, não ampliou. Aos 16, perigoso ataque do Avaí que a defesa rebateu. Mas, no lance seguinte, após cobrança de escanteio, Leandro Silva desviou de bico e empatou o jogo.

Aos 21, outra importante defesa de Paulo Victor. E, no minuto seguinte, Jael saía para a entrada de Beto da Silva, enquanto Patrick saía para a entrada de Jean Pyerre. A essa altura o jogo começou a ficar amarrado. Aos 39, Júnior Dutra bateu de longe e Paulo Victor defendeu sem rebote. Segundos depois, Maurinho disparou um MÍSSIL que explodiu no travessão! Aos 40, Dionathã entrou no lugar de Kaio. Aos 43, outra defesa milagrosa de Paulo Victor, novamente à queima-roupa! E não teve nada de mais relevante, com a partida terminando empatada e o tricolor trazendo um pontinho de Florianópolis.





Como jogaram:


Paulo Victor: difícil dizer se poderia ou não ter defendido os chutes que originaram os gols avaianos. No geral, foi seguro, além de ter feito grandes defesas no segundo tempo. Nota 8
Léo Gomes: não conseguiu fazer até agora nenhuma partida realmente boa. Nota 4
Thyere: bem na defesa e ainda fez um gol. Nota 8
Bressan: é muito azarado, coitado. Fez um gol legal que foi anulado. Na defesa, foi razoável. Nota 6
Marcelo Oliveira: foi o capitão do time na partida. No máximo, regular. Nota 5
Michel: nota-se que está, aos poucos, retomando o ritmo de jogo. Nota 6
Cristian: ainda carece de ritmo de jogo após sua longa inatividade e a lesão. Mas foi razoavelmente bem. Nota 6
Kaio: talvez tenha sido sua melhor partida no clube. Fez um gol importante num momento crucial. Nota 7
Patrick: tentou uma ou outra jogada, mas no geral não aproveitou muito a chance que recebeu. Nota 4
Everton: jogou muito. Abriu espaços, buscou as jogadas e pifou os companheiros no ataque. Nota 8
Jael: incrivelmente, talvez tenha sido sua melhor partida pelo clube. Mas, novamente, não fez um golzinho. Nota 5

Beto da Silva: entrou no lugar de Jael. Incrivelmente, era preferível ter deixado Jael em campo. Nota 1 (só pra não zerar)
Jean Pyerre: entrou no lugar de Patrick. Não fez praticamente nada. Nota 2
Dionathã: entrou no lugar de Kaio, na finaleira. Sem nota

Renato Portaluppi: montou o time com o que havia disponível, considerando a partida decisiva da próxima quarta-feira. Nota 6

Arbitragem: o apitador foi um cidadão que sempre nos dá boas lembranças, o paraense Dewson Fernando Freitas da Silva, do quadro da FIFA. Foi ele quem apitou o histórico Grenal dos 5x0. No jogo contra em Santa Catarina ele foi auxiliado pelos também paraenses Helcio Araujo Neves e José Ricardo Guimarães Coimbra, ambos bandeirinhas CBF. E o bandeirinha cometeu um erro grave ao marcar impedimento inexistente em gol convertido por Bressan.

Foi mais uma rodada para cumprir tabela e apenas manter-se no G4. Não adianta querer achar outra coisa, só a Libertadores está no horizonte gremista. Dava para ter ganho? Óbvio, o time esteve sempre na frente no placar. Mas é impressionante a capacidade de tomar gols desse time reserva, bem como sua postura apática em quase todos os jogos. Contudo, agora é esquecer tudo isso e focar no que interessa: o Barcelona e a Libertadores da América.

Saudações Imortais