31 de maio de 2008

Agenda Tricolor: 31/Mai - 22/Jun



31/Mai - Sáb - 18:20 - Vasco x Grêmio - São Januário - (F)
08/Jun - Dom - 16:00 - Grêmio x Fluminense - Olímpico - (A)
14/Jun - Sáb - 18:10 - Goiás x Grêmio - Serra Dourada - (F)
22/Jun - Dom - 16:00 - Grêmio x Atlético Petralha - Olímpico

Legenda:
A: TV Aberta (menos para a cidade sede do jogo)
F: TV Fechada
Todos os jogos serão mostrados em PPV.

29 de maio de 2008

Já?



Foi muita coincidência. Um dia após fazermos essa pequena discussão sobre o potencial de Rafael Carioca, apareceu esta notícia na imprensa: a Fiorentina quer Rafael Carioca.
_____

Será mais um que não ficará muito tempo. Infelizmente, para a torcida. Bom para os cofres do clube.
_____

Como torcedor, torço para que a FIFA aprove a regra 6-5, que obriga os clubes a terem, pelo menos, 6 jogadores nascidos no próprio país. Assim, reduz o mercado lá fora e poderemos ter mais qualidade nos nossos campeonatos e jovens atletas permanecendo alguns anos antes de voarem para a Europa.
_____

Como torcedor, fico imaginando se não seria possível o Grêmio inaugurar uma prática que minimize o sentimento de perda provocado pela debandada de talentos promissores, mal larguem as fraldas. Será possível, legalmente, incluir uma cláusula nas vendas, segundo a qual, após completar determinada idade (digamos, 28 anos), o vínculo do jogador retorne para o Grêmio? Assim, veríamos nossos craques encerrando suas carreiras aqui. Ou, pelo menos, o clube teria a chance de realizar uma segunda venda, obtendo um retorno mais justo pela formação. Como se sabe, mal saem daqui, o preço de mercado dos jovens talentos duplica.
_____

Fica a sugestão para os negociadores do Imortal.

28 de maio de 2008

Que "grupo"!

Pois o Gaguinho chegou e foi logo falando.

Você já notou como repetem que o co-cô-lorado tem "gru-gru-po"? Depois de cada derrota, vem o pa-pa-po: "Temos gru-gru-po." Ou, os entendidos: "O co-cô-lorado tem gru-grupo". Aí, eu lembro que o "gru-gru-po" foi a-a) eliminado na primeira fase na Libertadores 2007; be-be) 11º no Brasileiro 2007 e ce-ce) 7º co-co-locado no Gauchão 2007. Este ano, perderam 3 vezes para o Juventude; perderam para o po-po-deroso Paraná em Cuuuuritiba e só pa-passaram porque o Tardelli teve uma atuação esplendorosa em casa; perderam para o Sport; perderam, perderam, perdera... Pois eu só tenho uma co-coisa a dizer: Vida longa ao gru-gru-po!

É verdade. Não ganham nada há 2 anos. Mas, queeeee grupo!
Obrigado, Gaguinho, pela sua participação.

26 de maio de 2008

Os manipuladores / A gurizada

Os manipuladores



No jogo Grêmio 0 x 0 Flamengo, disputado no dia 18 de maio no Olímpico, fomos garfeados de forma escandalosa. Duas penalidades máximas claríssimas deixaram de ser marcados para o Imortal. Durante o jogo, silêncio. Após o jogo, o DNA da opinião pública foi manipulado pela Globo. No site da empresa sediada no Rio, um vídeo estava disponível, com a seguinte chamada: "Abitragem erra para os dois lados, no Grêmio x Flamengo". Nas imagens (veja abaixo), dois impedimentos mal marcados, um para cada lado. Nem um pio sobre os pênaltis. Manipulação grosseira.



No vídeo com os principais lances da partida, nada. Assim se manipula a opinião pública. No futebol e também em outras áreas.
_____

Os contratos da gurizada

Para cada atleta promissor que surge no futebol, segue-se o sobressalto das torcidas: quanto tempo este possível craque ficará no clube? Chegará a ter duas temporadas completas no time? É a Lei 9.615. produzindo seus efeitos.

Nos últimos dias, 3 promessas trouxeram o sobressalto para a mente da maior torcida do Estado. Abaixo, passamos informações sobre as suas situações legais. Oremos.

Douglas:
Nascimento: 14/09/1990 (17 anos)
Vínculo definitivo: Grêmio
Início do contrato: 15/09/2006 (16 anos)
Final do contrato: 14/09/2009 (19 anos)
Situação: Precisa ter o contrato renovado, quando o atual findar. Alto risco de perda do vínculo, sem nenhum ressarcimento ao Grêmio, exceto o de "formação", que é calculado em função do tempo de vínculo ao clube nas categorias de base. Chega, no máximo, a 5%.

_____

Helder:
Nascimento: 21/10/1988 (19 anos)
Vínculo definitivo: Águia Futebol - PR
Final do contrato: 01/03/2010
Final do empréstimo para o Grêmio: 31/12/2008
Situação: Apesar de não ter mostrado ainda características consistentes de craque, é, no mínimo, bom jogador. Deveria ter o vículo adquirido antes do final do empréstimo.



_____

Rafael Carioca:
Nascimento: 18/06/1989 (18 anos)
Vínculo definitivo: Grêmio
Início do contrato: 01/10/2007
Final do contrato: 30/09/2012 (terá 23 anos)
Situação: Dá mostra de ser da cepa de craques que brota na Escolinha do Grêmio. Tem tudo para firmar-se como a maior revelação desde Anderson. Segurá-lo até o final do contrato é o problema a ser resolvido.

25 de maio de 2008

Meio time

De volta, a tempo de ir ao Olímpico e ver o jogo contra o Náutico.
Uma apresentação razoável. O time está voltando em alta velocidade para a marcação, fato que, juntamente com Vítor, explica a ausência de gols sofridos em três rodadas. Contudo, quando tenta atacar com a mesma rotação, esbarra na má fase de Soares. O atacante vinha muito bem, até se machucar e ficar afastado por um mês. Ainda não readquiriu o ritmo de jogo do início do ano.
_____

Atacar em velocidade exige, primeiro, raciocínio acurado e, depois, precisão no passe para executar a jogada. Isso está faltando. Não creio que Marcel traga essa qualidade ao time. Não é das suas características. Será preciso construir outras alternativas ou outros modos de atacar.
_____

Futebol é simples. Quem faz o feijão-com-arroz já andou meio caminho.
_____

O 'profe' sabe armar um time defensivamente. Mas tem um detalhe: ele não sabe escolher os jogadores. Se estão disponíveis, acaba optando pelos rudineis e nunes. Este é o "X" da questão: o 'profe' não sabe escolher os jogadores. Precisa de alguém que escolha o grupo por ele e afaste qualquer chance de equívocos.
_____

Já para montar a peça ofensiva, deixa muito a desejar. Seus times não tem dinâmica de ataque definida. A única definição existente é pela rapidez no contra-ataque. Assim, as coisas precisam ser improvisadas em alta velocidade, o que empresta um grau de dificulta elevado à tarefa.
_____

Amanhã falaremos sobre como a imprensa manipula opiniões e sobre os contratos de Douglas, Helder e Rafael Carioca.

A Cara do 'Profe'

O 'Profe', todos sabem é muito feio e tosco. E o time é a cara dele. Feio e tosco.

No jogo anterior o meia-de-ligação foi o Réver. Hoje foi o Léo. Enquanto isto, a notícia pós jogo é que Julio dos Santos prepara as malas para se mandar. Na primeira derrota o panaca vai ser ejetado, mas os prejuízos estarão feitos.

Funcionou, ou deixou de funcionar assim: a bola saia da defesa direta para o ataque. Batia no peito do Perea ou do Soares e voltava para o meio. Ficava uma bate rebate até um zagueiro dar um bago de novo para a frente. Tecla repeat por 90 minutos.

No meio disto, aparecia o Léo na frente da área do Náutico tentando armar alguma coisa. Fez um golaço. Improvável, mas fez. Depois uma falha grotesca do zagueiro completou o serviço.

O 'Profe', alguns oficialistas dirão, está evoluindo. Ele criou o ala tatu. Aquele que cruza sempre na altura do joelho do atacante. Natural. Afinal o que é mais tosco do que um gol de canela? Então, só pode ser ordens do 'Profe' o fato do Helder e do Paulo Sérgio cruzarem o jogo inteiro do mesmo jeito. Inventou também o aladireito-pontaesquerda. Só uma ordem expressa para explicar o Paulo Sérgio sistematicamente na ponta esquerda.

Alguns podem ter ficado satisfeitos. Eu não.

Podem chamar de corneta. Mas só um gremista de araque para querer um time com a cara de um treinador incompetente e bagaceira. Fizemos um jogo pau a pau com um time formado por ex-juniores do timinho e veteranos de passado discreto. Aproveitem enquanto a sorte está do nosso lado. Depois não se queixem.

Por fim, o único nome indicado pelo 'Profe' é aquele Amaral que entrou ontem. Para que mesmo heim? Não temos dúzias nos juniores melhores do que a pedida do chefe?

------------------------

Enquanto isto, o timinho continua nos sacaneando. Não consegue fazer um pontinho contra os nossos adversários ao título. Deste jeito vai ter que 'treinar juiz logo logo para não ser rebaixado, tal qual aconteceu duas vezes seguidas no início do século.

24 de maio de 2008

O 'Profe', a nota de 13 e a inveja

A inveja é um dos 7 pecados capitais.
Pecado capital, todo mundo sabe, leva para o inferno.

A mentira e falsidade são também pecados capitais. Inveja, falsidade e mentira, leva 3 vêzes para o inferno.

Pois o 'profe' está querendo arder nas chamas do inferno.

Três semanas atrás se derramou em elogios ao Julio dos Santos. Agora nem no banco deixa o paraguaio que vinha subindo de produção de forma consistente e vigorosa. Por que será heim?

Ontem, chamou os jornalistas para queimar o Roger. "Tu tá carregando dois sacos de cimento", disse o 'profe'.

Pois eu vou aqui revelar um desejo. Que em pouco tempo, muito pouco tempo, este 'profe' invejoso e falso esteja carregando saco de cimento. É o que ele merece.

22 de maio de 2008

Pergunta de uma só resposta













O traidor Ephialtes (Andrew Tiernan)


O Régis, no post sobre Andreshow pergunta:
Algoz, tu serias contra a volta do Ronaldinho ao Grêmio??

Não preciso pensar para responder.

Não quero este elemento passando nem na frente do Olímpico.

Sabe-se que há coisas obscuras e não contadas na fuga do sujeito. Provavelmente não foi só ele e o irmão esperto quem botou a mão em dinheiro grosso. Mas isto não o exime de culpa. Penso até que piora. Tivesse saído para atingir um sonho ou por incompatibilidade com a torcida e poderia ser entendido. Sair mancomunado com outros aproveitadores só piora o gesto.

Lucas circula livremente pelo Olímpico e promete voltar num futuro distante. Anderson talvez faça o mesmo. Emerson, diz-se, quer terminar a carreira no Imortal. Jardel, talvez, mereça não só o carinho mas a chance de um final de carreira digno.
Muitos outros vão e voltam. Este aí não.
Piada do Olivier ou ingenuidade dizer que ele é gremista e sempre diz isto. Que ele quer terminar a carreira no Grêmio.

Uma vez o Santana, diante desta afirmação falou tudo:

Ele não deve terminar a carreira no Grêmio. Deveria era ter começado aqui.
E tem mais. Que nunca, jamais, alguém tenha a infeliz idéia de colocá-lo na calçada da fama.

21 de maio de 2008

Têmpera de Campeões



Anderson Luís de Abreu Oliveira, Andershow, 20 anos recém completos, foi escolhido, no meio das feras experientes do Manchester United, para bater o sexto pênalti. O primeiro daqueles que não permitem erro. Que não pode ser batido por quem tem medo. Por aqueles que suam frio diante do inimigo.


Minutos antes havia visto o ídolo do time, o melhor jogador do ano, se borrar tal qual um atleta do timinho nas horas de aperto. Tão borrado que bateu o pênalti mais ridículo do ano.


O guri, 20 anos, foi lá com aquele jeito de não tô nem aí e mandou bala.


Surpresa? Nenhuma. Ele foi um dos Heróis da Batalha dos Aflitos. Mais do que isto. Ele é cria do Imortal. Esta máquina de fazer campeões mundiais. Este Clube que forma talentos e homens como nenhum outro no mundo. Renato Gaúcho, Emerson, o cara aquele do Barcelona, muitos outros no passado, saíram do Grêmio para se consagrarem em outros grandes clubes mundiais. Sem medo. Sem razão para medo, porque nascidos no Grêmio. Porque forjados num Clube cujo lema é Nada Pode ser Maior.


Mais um. Especial, mas mais um. Com certeza o próximo será Lucas. Depois Carlos Eduardo e muitos outros.


Anderson Luís de Abreu Oliveira, Andershow, 20 anos recém completos. Um grande campeão europeu. Mais um forjado na Máquina Tricolor de craques.


Parabéns guri!


20 de maio de 2008

Terça-feira morna

Deu no Clic hoje: Ramon e Tadeu são os novos reforços do Figueira. Já sei um dos times que será rebaixado.
Falando sério: se o o Tadeu soubesse chutar seria o maior goleador do mundo. Está sempre bem colocado. O problema é que ele pensa que é zagueiro e isola para fora do estádio. É o rei dos perebas. Especial para o timinho. Ele e Otosco de zagueiros. Festa para os ataques adversários.

O Ramon é um caso aparte. Começou bem e depois se foi. Tenho um amigo que acha que ele seria um ótimo ala. Poderia ter sido tentado. O Paulo Sérgio dá uns nervos com aquelas cruzadas "busca anão".

-------------------

Parece que a história da Arena foi esclarecida. Tomara. Mas também tem muito Urubu secando. Não vai adiantar nada.

------------------

Estou curioso para ver Perea e Marcel juntos. Não sei quando acontecerá. O nosso tosco treinador já disse que não vai mexer no time. Uma hora reclama que falta gente ("este elenco não fui eu que escolhi"). Quando chega os que ele escolhe não põe.

18 de maio de 2008

Faltou Marcel?
















Num jogo como o de hoje, com o goleiro Bruno pegando até suspiro da Débora Seco, só com um centro-avante aipim para resolver. Daqueles que entram com bola e tudo. Tomara que Marcel, nesta volta, seja o do Curitiba e não aquele que foi mal aproveitado pelo Mano.

---------------

Mais um belo lateral no Olímpico. Helder promete.

---------------

O 'Profe' e suas invenções idiotas. Usou o Réver, que aliás é um belo zagueiro, de meia-armador todo o jogo. Quando se pensava que tiraria um zagueiro para colocar o Makelelê ou o Rodrigo Mendes, trocou os dois atacantes por um meia e um atacante que não costuma dar boa resposta. Matou o time ali.
Sem contar que liberou o Paulo Sérgio para estar em todo o lugar, menos na lateral direita.
Eta carrapato que vai custar muitos pontos na campanha.

--------------

Dois pênaltis escandalosos não marcados para o Imortal. Teve um que até o Marsiglia admitiu que era. Mas não devemos chorar. Ser prejudicado faz parte da saga do Imortal.

---------------

Fim de semana de resultados paralelos não muito agradáveis. O Ipatinga, o Vitória e o timinho, candidatos certos ao rebaixamento deveriam ganhar dos nossos adversários ao título. O pior é que o Palmeiras fez um treino leve, nem precisou se desgastar. Nem deve lavar o fardamento para o próximo jogo.

---------------

Finalmente apareceu um juiz sério, imune a pre$$ões. O Edinho e o Guinãzu são jogadores que deveriam ser expulsos em todos os jogos. Só forças ocultas para explicarem o porquê não eram.

---------------

Por falar no timinho, um jogador que enche os olhos é o Orosco. Por justiça, deveria ser rebatizado para Otosco. É muito bom ver um titular deste quilate no timinho.

---------------
Depois das unhas do Gigio, as fitinhas nos cabelinhos. Depois do Fernandinho Amarelão e do único Sansão que toma remédio para não cair o cabelo, Nilmarzinho aderiu. É tão bonitinho.

€ 500 mil



O Hoffenheim terminou em segundo lugar na temporada 2007-2008 da Bundesliga. Com isso, pelo menos duas coisas acontecem. O time disputa a primeira dvisão alemã na próxima temporada e o Grêmio fatura 500 mil euros.

O contrato firmado pelo Imortal com o clube alemão prevê:
1) 20% sobre o valor de uma futura venda;
2) 500 mil euros se Carlos Eduardo jogar 25 partidas como titular na Alemanha;
3) 500 mil euros se ele for convocado para a Seleção Brasileira;
4) 500 mil euros se o Hoffenheim subir para a primeira divisão.

Os primeiros 500 mil já pingaram.
_____

Todos ao Olímpico Monumental!
Os 3 pontos têm que vir, nem que seja no grito.
_____

Conforme já foi dito, hoje, após o jogo com o Flamengo, entro em recesso de 5 dias. O blog ficará aos cuidados do seu Algoz. Até sábado que vem (ou a qualquer momento, em intervenção extraordinária).

17 de maio de 2008

Domingo de reencontro

O movimento do Olímpico nesta manhã não deixa dúvida: o público amanhã será grande. O Quadro Social estava com fila e o recreativo foi acompanhado por muitos torcedores. Amanhã é Flamengo ao bafo.
_____

Pelo que se diz, Amaral e Makelele não começam jogando, o que não deixa de ser curioso, uma vez que vieram como reforços. Junto com Tcheco, Marcel (?) e mais um, são os cinco reforços diagnosticados por Krieger como necessários quando assumiu.
_____

Enfim, casa cheia. Os 3 pontos devem vir, custem o que custem. É importante encordoar vitórias, para firmar pé nas primeiras posições. A maior torcida do RS e a mais apaixonada da América vai estar lá.
_____

Simplesmente linda a nova camisa branca. Já está incorporada à coleção.
_____

A partir das 20 horas de domingo, estarei fora de Porto Alegre, por 5 dias. O blog ficará entregue ao seu Algoz. Mas não descarto uma ou outra incursão furtiva, desde la Isla onde estarei.

15 de maio de 2008

O inverso do contrário e o Gagão




O timinho ouviu falar na Batalha dos Aflitos e resolveu imitar. A primeira parte fizeram direitinho. De noite, como o Imortal, saiu de fininho para o mesmo hotel distante do foguetório e dormiu tranquilo como água de poço.
No jogo, o Imortal ganhou com 7 contra 11. O timinho perdeu com 12 contra 10.
Faltou aprender o principal. Ou ter a alma Imortal.
Depois o Derróteo Pífio tentou imitar o Gaguinho. Só que fez um gago ao contrário e com uma nota só.

O timinho jogou mal tá? Não sei porque tá? Imagino, tá, que foi, tá, porque tivemos tá, vários tá reservas táááááá. Mas não tem nada tá não táááá. Nossa torcida tá, vai lotar tá o Cheira-Rio tááááá, que não tá seremos rebaixados táááááá.



Já o Abel Naba ... Fica Abel Naba!

Por do sol


Por do sol no Guaíba

O Gaguinho quer falar. Então, fala Gaguinho:

Olha só o por do sol do Guaíba. Presta atenção no céu. Está com tons róseos, por causa do co-co-lorado. O céu está dessa co-cor, porque os moranguinhos foram pro espaço.

Obrigado, Gaguinho, pela sua participação.

E o Alex tinha razão


Amarelo não entra

Foi noticiado, festejado e repetido como exemplo. Buenas, cada um toma os exemplos que julga opropriados. O Alex disse:

Aqui não há meninos que se assustam com pressão


Tá coberto de razão o Alex. Lá não tem meninos, tem barbados apavorados.
_____

Apesar da mão do careca perverso (pênalti não marcado, expulsão pra dar uma mãozinha...), os aflitos sossobraram. Só sobraram. Hoje, nem o Tardelli salvava.
_____

Na festa do "poderoso" Sport, aproveitaram o "talismático" uniforme branco e serviram pra torcida morango com chantilly.
_____

Extra! Extra! Encontradas 69 mil carteirinhas de sócio campeão Phifa jogadas no lago Guaíba.

14 de maio de 2008

Grêmio em tempo real


O Imortal tricolor lançou o seu widget. Com ele instalado em seu desktop é possível acompanhar as notícias do Grêmio em tempo real. Além disso, oferece serviços para a compra online de ingressos dos jogos, tabelas, resultados e informações sobre as promoções da loja GrêmioMania. Clique aqui, faça o download e fique mais perto das coisas do tricolor.

13 de maio de 2008

Má-fé ou incompetência?



Durante toda a semana o que se ouviu foi que o São Paulo colocaria um time de reservas contra o Grêmio. Disseram e repetiram isso à exaustão. Como exemplo do que se disse e escreveu, vejam esta matéria. Vários comentaristas-colunistas-blogueiros seguiram a pauta.

No sábado, o que se ouviu ser repetido, inclusive durante a narração do jogo, era que o Imortal enfrentava os reservas do São Paulo. E ao final do jogo, a cantilena continuou. Escreveram, por exemplo:

"Na prática, um início de jogo até surpreendente. O Grêmio é quem foi para cima dos reservas do São Paulo..."

Vejam aqui a matéria completa.

Ora, o São Paulo jogou na última quarta-feira, 07 de maio, contra o Nacional, pela Copa Libertadores da América. Vejam a escalação do time: Rogério Ceni; Éder, Alex Silva, Miranda e Richarlyson; Zé Luis, Hernanes, Éder Luís (Dagoberto) e Hugo (Júnior); Borges (Fábio Santos) e Adriano (Ficha Técnica aqui).

No sábado, o São Paulo teve: Rogério Ceni, Zé Luís, Alex Silva e Miranda; Jancarlos, Fábio Santos, Richarlyson, Éder Luis (Hernanes) e Júnior (Sérgio Mota); Borges e Dagoberto.

Vejam só: dos 14 jogadores utilizados na partida contra o Nacional, 11 atuaram contra o Grêmio.

Então, fico a pensar cá com os meus títulos nacionais, sul-americanos e mundial: que diabos de "time reserva" é esse?

Se eu fosse paranóico, pensaria estar diante de uma caso de absoluta má-fé. Como não sou, descarto a hipótese e concedo ser apenas desinformação. O problema é que, para quem vive de vender informação, desinformação é um sinal de grande incompetência.

12 de maio de 2008

Vitória e oportunidades

A vitória de sábado foi importante por 2 motivos:
1º) valeu 3 pontos;
2º) diminui a crise que se instalara no Olímpico desde o primeiro ataque de invencionice do 'profe'.
O time precisa tranqüilidade para não entrar numa espiral perigosa, que pode ter péssimas conseqüências no futuro próximo.
_____

Aproveitemos a vitória sobre o Bi-campeão brasileiro para esclarecer algumas coisas:
1º) aqui, ninguém torce contra o Grêmio. Muito pelo contrário;
2º) a rejeição crescente ao 'profe' era facilmente previsível e foi registrada neste blog no dia 15/02/2008, quando sua contratação ainda não havia sido oficializada (leia aqui).
3º) se a direção do Grêmio não sabia da rejeição, é porque não conhece a torcida do Grêmio, o que é mais um fato para lamentar.
4º) quem acha que o 'profe' merece a chance de provar sua competência trabalhando no Grêmio, poderia pensar em dar a mesma oportunidade para, por exemplo, Nunes, Amoroso, Bruno, Jucemar, Labarthe, Tuta, Danilo Rios, Kelly, Marreta, Fábio Bala e, por que não, também para o Foca do Barcelona. Afinal, são profissionais que merecem provar sua capacidade, não falta quem fale bem deles e a torcida precisa aprender a respeitá-los e adorá-los.
_____

Para finalizar, repetimos uma vez mais, para tentarmos nos fazer entender: o Grêmio aqui está acima de qualquer coisa. Nunca secaremos o Imortal. Pelo contrário, queremos ser campeões sempre, mesmo que seja com golaço de Tião Quelé. Já que o comandante é esse, torcemos para que ele nos dê o Gauchão, a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro, a Sul-Americana, a Libertadores 2009 e o Bi-Mundial em 2009 no Japão.

10 de maio de 2008

O 'profe' baba de gozo



Depois de um primeiro tempo deprimente em que a bola surrou os dois times, o gol do Pereirão.

Suficiente para ganhar de um arremedo do time do São Paulo.

Fim de jogo e a entrevista do 'profe'. Como bom aproveitador, usou a vitória para bater na torcida e nos repórteres. O caráter do elemento estava ali. Sem esconder nada.

Não há trégua possível.

Assim como não conseguimos torcer contra para derrubar o elemento, não podemos esmorecer numa vitória eventual.

Nada impedirá a saída do nefasto. Nem o panaca do Krueger e muito menos o Odone.

A luta continua companheiros.

--------------------

Rever: belo zagueiro.
Helder: tem que ver mais
Vitor: confirmado
Carioca: tem que ver mais
Rodrigo Mendes: boa volta
-------------------

Depois de muitos elogios ao Julio dos Santos, a retirada até da viagem. Este carrapato é mais falso que nota de 13 reais.

-------------------

No domingo, seja qual for o resultado, de preferência vitória tricolor, não esqueçam:

EI ROTH! VAI PLANTAR CHUCHU!


9 de maio de 2008

Na falta de boas...

Sexta-feira, véspera da estréia no Brasileiro, fora de casa, contra o campeão de 2007. Após 30 dias de treinamento para "ajustar o time", o esquema é mudado de 4-4-2 para 3-5-2. Oremos. Só uma frase consola: "Futebol é uma caixinha de surpresas".
_____

Enquanto isso, de Portugal vêm notícias nada boas sobre a TBZ, empresa pré-escolhida para o projeto Arena. Aguardemos os desdobramentos dos "cheques carecas".

8 de maio de 2008

O "Caso ISL"

Quem quiser saber detalhes, clique aqui, para baixar o arquivo com o acórdão.
Ou, se preferir:
1) vá ao site do Tribunal de Justiça do Estado (clique aqui);
2) clique em "Acompanhamento processual";
3) em "Nº proc:" digite 70022256309 (não aceita copiar e colar) e o código de segurança informado na caixa colorida;
4) na página do processo, clique em "Inteiro teor" no campo "Acórdão".

Em suma:
Apelação Crime nº 70022256309, Comarca de Porto Alegre: "À UNANIMIDADE, NÃO CONHECERAM DO APELO DO RÉU JAMEL NASSER, POR FALTA DE INTERESSE EM RECORRER. REJEITARAM AS PRELIMINARES ARGÜIDAS PELA DEFESA DOS RÉUS. E, POR MAIORIA, DERAM PARCIAL PROVIMENTO AOS RECURSOS DE JOSÉ ALBERTO MACHADO GUERREIRO E WESLEY CALLEGARI CARDIA PARA REDUZIR A PENA DESSES ACUSADOS PARA 02 (DOIS) ANOS DE RECLUSÃO, E, DE OFÍCIO, DECLARARAM EXTINTA A PUNIBILIDADE DE JOSÉ ALBERTO MACHADO GUERREIRO E WESLEY CALLEGARI CARDIA PELA PRESCRIÇÃO DA PRETENSÃO PUNITIVA, COM FUNDAMENTO NOS ARTS. 107, IV, 109, V, 110, § 1º E 114, DO CÓDIGO PENAL E 61 DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL, VENCIDA A DES.ª NAELE OCHOA PIAZZETA QUE NEGAVA PROVIMENTO AOS APELOS."


Resumindo: Réus José Alberto Guerreiro e Wesley Callegari Cardia condenados a 2 anos de prisão. Apenas a punibilidade foi extinta. Vai valer o estatuto do clube ou vão fazer de conta que nada houve?

7 de maio de 2008

Meira, Jardel e Tite

Ontem à noite o Meira deu uma entrevista no programa do Pedro Ernesto que não deixa dúvidas: a 'conviccionice' não é exclusividade do Krieger. E ele demonstrou a sua botando por terra o argumento de quem afirma que o 'profe' não é saído por motivos financeiros. Pois o Meira afirmou, em meio à entrevista: "Inclusive o Celso tem propostas de outros clubes". Assim mesmo, no plural. Pois se o 'profe' tem proposta de outros clubes, deixem ir. Está resolvida a "questão financeira" que impede a sua saída. Mas... Não, o 'profe' segue. Porque acham que o ele é o cara. É 'conviccionice' aguda.
_____


Mário Jardel, um Centroavante

Há dias recebo mails e comments pedindo para falar do desejo de Jardel de voltar ao tricolor. Relutei em entrar nessa discussão, pelo motivo que vocês entenderão abaixo. Ou não. Jardel foi um dos grandes centroavantes que eu tive oportunidade de ver vestindo a camisa do Imortal. As coisas aconteciam da forma como ele contou: botavam na área e as dificuldades se resolviam. Mário Jardel foi um Centroavante inesquecível. Centroavante com "C" maiúsculo.

Hoje, aos 34 anos, pede ao clube que o projetou para o mundo uma oportunidade. Penso que o pedido pode ser atendido, se Jardel demonstrar que efetivamente quer voltar. Para isso, precisaria perder peso e adquirir uma forma física razoável, antes de desembarcar no Olímpico. Vir agora e ficar treinando por meses para talvez conseguir atuar, iria expô-lo e também expor o clube. As pessoas que o estão apoiando neste momento devem ter esta sensibilidade.
_____

Por fim, falemos de Tite, citado por 7 entre 10 torcedores para substituir o 'profe', no caso dele receber uma proposta irrecusável de um dos inúmeros clubes interessados em contar com os seus serviços. Não penso que Tite seja um fora-de-série, como alguns torcedores julgam. É um técnico de capacidade mediana, que gosta de tentar fazer frases, que muitas vezes soam sem sentido. Uma opção no mercado.

Agora, se quiserem saber a minha opinião, aí vai. No caso do 'profe' receber uma proposta milionária de algum grande clube brasileiro que impeça os convictos de segurá-lo no Grêmio, penso que o escolhido para substituí-lo será Ivo Wortmann. Por que eu acho isso? Bem, conheço um cara que tem um vizinho que é primo de um conhecido do cunhado de uma irmã do...

6 de maio de 2008

Furo e neologismo

Embora não precisasse (porque ninguém sabia), temos que admitir: o blog levou um furo. Tudo por causa do preâmbulo da notícia. Soubemos no domingo à noite. Antes da frase, veio o preâmbulo da descrença: "Um amigo meu é colega do filho do Krieger..." Ora, uma notícia que começa assim não pode ser levada a sério. O resultado está aí: o blog foi furado, porque hoje, dois dias depois, noticia-se que o Grêmio tenta Aloísio, do São Paulo.
_____

Agora, então, a descrença muda de alvo: não dá para acreditar em alguém que tenta fazer negócio com o São Paulo. Não aprenderam nada com os episódios Jorge Wagner e Souza?
_____

Amigos morangos perguntam insistentemente se não vou falar nada sobre o jogo, se não tenho explicação para o resultado do clássico de domingo. Só uma coisa tenho a dizer: o Real Porto Alegre ganhou o clássico, porque o Juventude amarelou antes que ele. Pelo que se ouviu, a torcida do timinho amarelou primeiro. Estava completamente muda até o primeiro gol. 60 mil pessoas mudas, amarelas. Quietas como saci cagado, como se diz lá no Alegrete. Aí, subvertendo a ordem natural das coisas, o Juventude amarelou. Esta é a explicação lógica, correta e definitiva sobre o resultado do clássico.
_____

Ontem perto do meio-dia, circulavam algumas informações: ou o "profe" iria sair ou Krieger iria sair ou ambos iriam sair ou ninguém iria sair. Deu a última opção, com o que peço licença para criar um neologismo. Depois das invencionices do "profe" no jogo contra o Juventude, que determinaram a desclassificação no Gauchão Fifa e concorreram para a eliminação na Copa do Brasil, temos agora a 'conviccionice'.
_____

A 'conviccionice' é mais, muito mais do que teimosia. Ela se manifesta como uma crença exacerbada. Quem tem ataques de 'conviccionice' pensa: "Se eu sou Deus, quem pode estar contra mim?" Krieger acha que o "profe" é o cara. Deixou isso claro mais do que uma vez. Depois não venha com nhém-nhém-nhém, porque isso já está incorporado à sua biografia.
_____

Como em futebol tudo é possível (porque a distância entre o Gabiru e o Beckham não é tão grande como as cifras que os separa dizem), não se descarta uma vitória ou um empate no sábado. Mas isso não mudará um fato que já era conhecido antes da saída de Mancini: a torcida do Grêmio não suporta o "profe" e nunca vai ter um ataque de 'conviccionice".

4 de maio de 2008

1 mês e 3 anos perdidos

Foi no dia 9 de abril, há quase um mês atrás, que o time do "professor" foi eliminado pelo Atlético-GO, em casa. Ontem, jogando contra o "poderoso" Avaí, o time conseguiu ser dominado e só não perdeu porque o goleiro Vitor não permitiu. Um mês e o "profe" não conseguiu dar um padrão de jogo ao time.
____

Dá a impressão que, impedido de escalar o homem-chave do seu esquema (Nunes), o "profe" perdeu o rumo e esqueceu os rudimentos do futebol.
_____

Pra completar, após o jogo, num lamentável discurso ensaiado, o "profe" e o Krieger disseram que o Avaí tinha jogado uma "Copa do Mundo". Talvez o Juventude e o Atlético-GO também. Significa que todo time que decidir jogar "Copa do Mundo" contra o Grêmio do "profe" vai se dar bem?
_____

Aliás, só o "profe" com suas invencionices pra perder pro time de Caxias. Um time tão fraco, que até o Nilmar fez gol neles.
_____

No jogo de ontem, o episódio da cobrança do pênalti demonstra que nem comando o time tem. E olha que "comando", "pulso firme" era um dos predicados associados ao estilo do "profe". Ora, em futebol profissional não existe 'deixa que eu bato'. Pênalti bate quem treina. Se um jogador que não é encarregado dessa função se sente à vontade pra pegar a bola e dizer que vai bater, é porque não há voz forte no vestiário.
_____

Enfim, um mês inteiro passou e o que quase todos desconfiavam que aconteceria materializou-se: não há time estruturado.
_____

O pior de tudo é que o encarregados do futebol do Grêmio, iniciando por Krieger, parecem não saber onde encontrar luz.
_____

Em 2 meses e com 1 ato, a nossa direção liquidou com a sinergia time-torcida, construída nos últimos 3 anos. Isto é o mais lamentável de tudo.