4 de setembro de 2009

Tcheco fora?



Grêmio x Vitória pode marcar um feito raro no futebol mundial: um time atravessar um ano sem perder um único jogo em seus domínios. Feito para poucos. Uma ocorrência dessas mereceria um poema do Gaguinho.
_____

Então, veio a notícia: "Tcheco vai para o banco, dando lugar a Douglas Costa". Nada contra o garoto. Mas, convenhamos, por que Tcheco deveria ir para o banco? Teria Autuori ido na onda de certos setores da imprensa que advogam a "velhice" do capitão? Só quem não enxerga o que vê, para esposar a idéia de que Tcheco cansa. A verdade é que ele corre o jogo todo.
_____

Esperemos que Autuori tenha feito apenas um experimento no treino da quinta. O lugar de Tcheco é no campo, servindo a bola aérea mais qualificada da terra brasilis. Certo que não pode ser o centro do time, mas para reserva não serve. Pelo menos até que alguém mostre que pode fazer mais do que ele pelo time.
_____

Dogmas

Sexto Empírico foi um filósofo que viveu nos séculos II e III, entre Roma, Alexandria e Atenas. Era um cético, na concepção da escola filosófica. Dizia ele que, em toda investigação pode-se chegar a três resultados: 1) acreditamos convictamente ter encontrado a resposta; 2) acreditamos com ardor que a questão não tem resposta possível; 3) continuamos buscando a resposta. Nas duas primeiras alternativas, a resposta se converte em dogma e a investigação cessa. Só no último caso a questão se mantém viva.

Qual a explicação para o Grêmio obter resultados tão avassaladores em casa e não conseguir vencer fora?

O assunto é relevante, porque um ano de invencibilidade de aproxima e Tcheco pode estar fora do time. Temos um cientista ou um filósofo na casamata? No método científico, toda evidência deve ser passível de comprovação pelos sentidos. Ou, sob outro significado e em outros ramos do conhecimento, o saber é obtido pela observação e pelo experimento.

E o leitor? Já construiu um dogma sobre as campanhas dentro e fora ou continua investigando?
_____

Alistem-se

Você que é gremista mesmo de verdade, definitiva e dogmáticamente, prepare-se: terça-feira vem aí. No dia 08 de setembro vai nascer o Exército Gremista. Está nascendo uma força avassaladora. Os 100 mil vão parecer coisa de criança (e cachorrinhos). Aguardem e, então, alistem-se.