De um lado temos Felipão, impávido. Mais abaixo vem os adilsons da vida, os burricys, um decadente luxemburgo (mais empresário do que treinador e ainda por cima boçal), Ricardo Gomes, Dorival Junior e Silas. Sim, Silas.
Depois, mais embaixo ainda tem o resto. De Roth a Nei Franco. De Lazaroni a Cuca. De Leão a Paulo Bonamigo.
Então, vocês já sabem, não acho Silas O Horror! Ao contrário: tenho visto um Grêmio aumentando a pegada, jogando sem medo (ok, às vezes sem medo demais) e sendo respeitado.
Qual o problema então? Enumero:
- Falta de ataque tirando Borges e Jonas. Bergson e Roberson precisam amadurecer e Roberson parece mais um meia atacante do que avante de área.
- William é um bom moço, mas é constrangedor vê-lo em campo. A cada erro uma cara de choro, reconhecendo que está devendo e muito. Não deu certo no Grêmio. Deveria entrar em negociação para tentar ser feliz e mais tranquilo em outro clube. Ficando aqui, vai acabar entrando em campo, até pela falta de outro. Ontem até fez duas boas jogadas, mas no resto foi patético.
- As contratações foram centradas em jogadores do meio para a frente. Sem Adilson e Ferdinando a defesa fica exposta aos constrangimentos de ontem. E aí Silas errou sim. Hugo e Douglas não podem jogar juntos em um quadrado de meio campo. Se Hugo estivesse mais a frente no lugar de William, tudo bem. Mas jogar apenas com o Rochemback de marcador foi um erro grave.
- A questão é: havia alternativa? Fernando? Pode ser, mas quem garante?
- Adilson comprovadamente é, hoje, o jogador que mais faz falta. Com ele fora, a defesa vira uma peneira.
- Douglas é um preguiçoso enfeitado.
- Arigatô pondera que o William e outros foram trazidos por Silas, o que comprovaria que ele não sabe nada. Será?
- Eu sei. Ele poderia ter pedido o Adriano. Quem sabe o Luis Fabiano. Ou o Rooney, vai saber. Quem sabe não pediu. Certamente o Meira, que só diz e faz besteira, deve ter dito que o William e o Borges são melhores. Ou o Irany Junior pode ter lembrado para ele que temos uma dívida um pouco elevada.
- Claro que nada disto comove e nem ajuda. Mas o Grêmio perdeu para o Santos porque Ganso e Neimar são melhores que Jonas e Borges (e estou falando de nossos melhores jogadores). Perdemos para o São Paulo porque Dagoberto é melhor do que Roberson e Maylson juntos. Já vi este filme de jogar bem e perder. O final não é muito feliz.
Um bom atacante pelo menos para ajudar Borges e Jonas seria interessante. Poderá não ser suficiente.
Mas quando vejo que a opção é o Eder Luis, sou tentado a pensar que o melhor mesmo, é apostar na base. Quem sabe sobra uma vaga para a Libertadores, com sorte.