7 de junho de 2010

Em época de copa, escolha sua vuvuzela

Silas, definitivamente, não é o melhor técnico do Brasil. Mas Silas, também definitivamente, está acima da média.
De um lado temos Felipão, impávido. Mais abaixo vem os adilsons da vida, os burricys, um decadente luxemburgo (mais empresário do que treinador e ainda por cima boçal), Ricardo Gomes, Dorival Junior e Silas. Sim, Silas.
Depois, mais embaixo ainda tem o resto. De Roth a Nei Franco. De Lazaroni a Cuca. De Leão a Paulo Bonamigo.
Então, vocês já sabem, não acho Silas O Horror! Ao contrário: tenho visto um Grêmio aumentando a pegada, jogando sem medo (ok, às vezes sem medo demais) e sendo respeitado.
Qual o problema então? Enumero:
  1. Falta de ataque tirando Borges e Jonas. Bergson e Roberson precisam amadurecer e Roberson parece mais um meia atacante do que avante de área.
  2. William é um bom moço, mas é constrangedor vê-lo em campo. A cada erro uma cara de choro, reconhecendo que está devendo e muito. Não deu certo no Grêmio. Deveria entrar em negociação para tentar ser feliz e mais tranquilo em outro clube. Ficando aqui, vai acabar entrando em campo, até pela falta de outro. Ontem até fez duas boas jogadas, mas no resto foi patético.
  3. As contratações foram centradas em jogadores do meio para a frente. Sem Adilson e Ferdinando a defesa fica exposta aos constrangimentos de ontem. E aí Silas errou sim. Hugo e Douglas não podem jogar juntos em um quadrado de meio campo. Se Hugo estivesse mais a frente no lugar de William, tudo bem. Mas jogar apenas com o Rochemback de marcador foi um erro grave.
  4. A questão é: havia alternativa? Fernando? Pode ser, mas quem garante?
  5. Adilson comprovadamente é, hoje, o jogador que mais faz falta. Com ele fora, a defesa vira uma peneira.
  6. Douglas é um preguiçoso enfeitado.
  7. Arigatô pondera que o William e outros foram trazidos por Silas, o que comprovaria que ele não sabe nada. Será?
  8. Eu sei. Ele poderia ter pedido o Adriano. Quem sabe o Luis Fabiano. Ou o Rooney, vai saber. Quem sabe não pediu. Certamente o Meira, que só diz e faz besteira, deve ter dito que o William e o Borges são melhores. Ou o Irany Junior pode ter lembrado para ele que temos uma dívida um pouco elevada.
  9. Claro que nada disto comove e nem ajuda. Mas o Grêmio perdeu para o Santos porque Ganso e Neimar são melhores que Jonas e Borges (e estou falando de nossos melhores jogadores). Perdemos para o São Paulo porque Dagoberto é melhor do que Roberson e Maylson juntos. Já vi este filme de jogar bem e perder. O final não é muito feliz.
Fazer o que então? Dispensar o Silas e trazer Adilson Batista, Roth ou Burricy? Seria muito simplista e não levaria a nada.
Um bom atacante pelo menos para ajudar Borges e Jonas seria interessante. Poderá não ser suficiente.
Mas quando vejo que a opção é o Eder Luis, sou tentado a pensar que o melhor mesmo, é apostar na base. Quem sabe sobra uma vaga para a Libertadores, com sorte.