22 de outubro de 2010

Jogo dos 2 erros?

Domingo, 25 de abril de 2010, Carlos Eugênio Simon recebeu uma homenageado em casa, pelos relevantes serviços prestados ao Sport (Clube Internacional). A imprensa registrou o anúncio da aposentadoria após a Copa (veja aqui). Foi uma cerimônia bonita e reconfortante.

Do lado de cá, os participantes do BloGrêmio adotaram um contador desenvolvido pelo Mosqueteiro, para a contagem regressiva da existência de Simon em nossas vidas. Engodo! A Copa acabou, mas as chuteiras não foram para o prego.
_____

Quando ninguém dizia querer vê-lo no próximo domingo dirigindo o jogo, eis que misteriosamente ele é "sorteado" e entregam-lhe uma partida decisiva do Grêmio como continuação da cerimônia do interminável adeus.
_____

Agora, alardeia-se aos quatro ventos a "verdade absoluta e incontestável" de que ele errou "apenas duas vezes contra o Grêmio". Os erros reconhecidos são um gol legítimo do Jonas em Erechim (atribuído ao auxiliar) e uma "distração" numa recuada de bola para as mãos de Clemer, não foi penalizada por ele.

A versão dos "apenas dois erros" é o que se quer vender. E a frase foi tão repetida nestes dois últimos dias, que mesmo o Paulo Sant'ana, um crítico contumaz de Simon, a comprou como verdadeira. Não tem sido assim. Não é apenas por estes dois erros grotescos que a torcida gremista tem ojeriza a Simon. O desgosto com o apitador vem de uma prática sistemática de prejudicar o nosso tricolor de forma continuada em lances de menor importância; em cartões não aplicados ao adversário; em faltas sonegadas...

Vejam uma amostra nesta narração do Gre-nada que terminou em 0 x 0, na finais do Gauchão 2006. É o famoso jogo da recuada para o Clemer, no dia 01/abril/2006.
____________________

Minuto 06 - Bolivar na intermediária recuou para o goleiro Clemer que segurou a bola com a mão. O árbitro Carlos Simon não marcou a falta para o Grêmio.

Minuto 10 - Lucas foi lançado na esquerda iniciando contra-ataque. Rubens Cardoso fez a falta por trás. Mais um erro de Carlos Simon que não apresentou cartão para o jogador colorado.

Minuto 46 - Final da primeira etapa.
____________________

Minuto 08 - Ricardinho tentou o drible sobre Ceará, dentro da área, lado esquerdo. O lateral colorado colocou a mão no peito do atacante gremista e empurrou. O árbitro Carlos Simon nada marcou. Seria penalidade máxima para o Grêmio.

Minuto 32 - Patrício cobrou um lateral lançando Tcheco nas costas da zaga. Quando ia ganhando a frente na jogada, foi derrubado por Tinga sobre a linha da área. Carlos Simon nada marcou mais uma vez.

Minuto 35 - Tcheco puxava contra-ataque pela direita quando foi agredido por Fernandão, que esqueceu a bola e foi nas pernas do jogador gremista. Carlos Simon deu apenas cartão amarelo para o atacante colorado.
Fonte: Site do Grêmio
_____

Alguém dirá que é uma visão do site do Grêmio. Eu direi que são inúmeros lances em que o Grêmio alega prejuízo e direi que esta prática é planejada, não se restringe a esta partida.
_____

Assim vamos para o Gre-nada de domingo. O estádio estará mobilizado como nunca esteve contra um árbitro. O resultado deste inconformismo é ainda desconhecido. O que se sabe é que serão 90 minutos tensos e de muita pressão.

Que vença o melhor: o Grêmio. E que, ao anoitecer de domingo, a insensatez de alguns não tenha reflexos no campo de jogo e possamos estar festejando uma vitória, ao som melodioso de um "Adeus, Simon! Adeus, Simon!".