9 de março de 2011

Dia de decisão

Distante 330 km de Porto Alegre, o município de Piratini foi desmembrado do de Rio Grande em 15/12/1830, por decreto imperial.

Antes do século XVIII, a terra era habitada por índios tupis-guaranis, mais tarde chamados pelos jesuítas de "tapes", para diferenciá-los dos índios não catequizados.

Piratinim, na língua tupi-guarani, significa peixe barulhento, que era como os habitantes do local chamavam o rio que banha a cidade. Em 1789, enquanto a França fervilhava em sua revolução mais famosa, 48 casais de açorianos chegavam ao local para iniciar a colonização portuguesa na região.

No ano de 1835, a cidade tornou-se centro operacional da Revolução Farroupilha. Em 2011, virou nome de título e, hoje, a partir das 21:50 horas, no Olímpico Monumental, Grêmio e Caxias decidem quem vai levar a Taça Piratini para casa.
_____

Vamos com desfalques. Por lesões ou gripe, Adilson, Escudero, Júnior Viçosa e Marcelo Grohe estarão fora do time e do banco.

Nossa formação provável terá: Victor; Gabriel, Rafael Marques, Rodolfo e Gilson; Fábio Rochemback, Carlos Alberto, Lúcio (Fernando) e Douglas; André Lima e Borges.
_____

Na primeira fase, em 8 jogos o Caxias obteve 5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Marcou 13 e sofreu 5 gols. É a segunda defesa menos vazada do campeonato, com 1 gol a mais do que o Novo Hamburgo. Depois, nas fases onde os pequenos ficaram de fora, venceu o Veranópolis (1x0) e empatou com o São José (1x1).
_____

Obrigação de todos os gremistas: ir a campo apoiar o time durante os 90 minutos. É importante vencermos hoje, para podermos nos dedicar mais à Libertadores na reta final da fase de grupos. Vamos nessa?