23 de março de 2011

FAQ - Contrato com a Globo

Agora à noite, o Clube dos 13 em nota oficial adiou a abertura dos envelopes das plataformas de TV fechada, pay-per-view, internet e telefonia celular para o Campeonato Brasileiro nas temporadas de 2012 a 2014. Veja o comunicado oficial neste link.

Então, o assunto ainda vai dar panos pra manga. Ainda mais se os senadores da República resolverem brincar de CPI dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. Oremos.
_____

Perguntas frequentes

Com as informações que temos, tentaremos responder alguns dos questionamentos feitos pelos nossos leitores.

1) Por que fomos um dos primeiros clubes a assinar, ao invés de esperar outros clubes fecharem para comparar valores?

R: O Grêmio só assinou nesta terça. Os termos do contrato é que foram fechados na semana passada.

2) O Grêmio tirou alguma vantagem por ter sido o primeiro time a assinar com a Globo?

R: Todos os clubes da mesma faixa receberão o mesmo, se fecharem com a Globo. Assim, ninguém vai "negociar melhor, por saber os valores do outro".

3) Quais foram os motivos que levaram a fechar com a Globo (maior proposta financeira, exposição na mídia...)?

R: Exposição da marca, capacidade técnica da empresa e valor financeiro.

4) Por que a pressa para assinar este contrato? Não poderia ter esperado para ouvir proposta da Record e de outras interessadas? Todos sabem que em geral a pressa só traz prejuízos em uma negociação, e tenho receio que outros clubes sejam favorecidos por agirem com mais cautela.

R: A Record não fez proposta ao Grêmio. Marcou e desmarcou uma reunião e nunca mais voltou a procurar o clube, ainda que tenha sido convidada a conversar.

5) O Grêmio tem algum tipo de segurança contratual que assegura os critérios da divisão de fundos, impossibilitando que "certas equipes" recebam mais?

R: Nenhum clube pertencente ao Grupo 3 (Grêmio, Fluminense, Botafogo, Cruzeiro, Atlético MG e timinho) vai receber mais do que outro do mesmo grupo. Então, esse papo de que o time "m" ou "x" vai negociar melhor é conversa de comadre. Do mesmo modo, o Grupo 1 (Corinthians e Flamengo) não poderão receber mais do que 31% acima da cota dos clubes do Grupo 3.

6) Como é a forma que o Grêmio vai receber o dinheiro (à vista, dividido mensalmente, ou anualmente)?

R: Conforme noticiado na imprensa, adiantamento de R$ 30 milhões. O restante a cada ano.

7) Esse acordo incluiu algumas outras questão que não sejam a transmissão dos jogos?

R: Desconhecemos.

8) Qual o valor recebido em 2010 e quanto vai ser a partir de agora? O valor a mais vai ser melhor investido para montarmos times mais qualificados para os próximos anos?

R: Em 2010 foram recebidos em torno de R$ 23 milhões. De 2012 a 2015 o valor quase dobra. Certamente o time poderá ser qualificado, mas a receita também deverá ser utilizado para sanear as contas do clube.

9) O Grêmio tem algum parecer jurídico que assegure a legalidade da venda casada de direitos de imagem de TV aberta e fechada, e outras mídias, considerando que o CADE não permite tal procedimento?

R: Questão controversa. Quem disse que o CADE não permite? Até agora permitiu.

10) Existe alguma cláusula em algum contrato de patrocínio, que determine rompimento em caso de fechamento de negócio com outra TV que não seja a Globo?

R: Não sabemos responder, mas o valor dos patrocínios é ditado no mercado pela expectativa de exposição da marca.

11) Após receber a proposta da Globo, a direção conversou com outras emissoras para saber se elas estariam dispostas a aumentar os valores?

R: Tentou falar com a Record, sem sucesso.

12) O acordo com a Globo prevê um número mínimo de partidas a serem transmitidas em canal aberto?

R: Não sabemos. Mas vai privilegiar jogos aos sábados e domingos.

13) O clube recebeu outras propostas? Caso positivo, quais eram os valores?

R: Apenas o valor da Rede TV, via Clube dos 13.

14) Como fica a questão de transmissão de um jogo onde os times tenho direito diferentes, tipo Grêmio-Globo e Santos-Record por exemplo? Quem transmite?

R: Não haverá transmissão. Mas 12 clubes já assinaram com a Globo.

15) Por que o Grêmio abandonou o clube dos 13, uma vez que se todos os times negociarem as vendas de direito de transmissão juntos o futebol brasileiro se fortalece? Não estaria o Grêmio tendo uma atitude descompromissada com o futebol nacional?

R: Existem informações na imprensa sobre este tópico. Tem a ver com a condução do processo e os critérios da concorrência.

16) O Grêmio vai sair do clube dos 13?

R: Se o Clube dos 13 continuar existindo, acreditamos que não.

17) O Grêmio entregou carta ou documento ao Clube dos 13, em caráter irrevogável, dando direito ao Clube dos 13 de negociar o campeonato de 2012 e 2013? O Grêmio notificou o Clube dos 13 sobre a revogação deste documento, se é que existe?

R: Esta questão envolve aspectos jurídicos básicos. Não há como não terem sido contemplados.
_____

Parcialidade traída

E o Wianey Carlet, hein? Acha que a internet não tem memória?
Um leitor postou os links das opiniões do isento sobre o negócio da Arena e da reforma do aterro. Chocante. Vejam um aqui e outro aqui.