14 de agosto de 2011

Ganhar é melhor que empatar

Grêmio 2 x 1 Fluminense   (Vídeo com os lances incorporado)

O jogo não começou morno. Começou gelado. Pior do que aqueles jogos arranjados em que o empate garante a classificação dos dois times. Nada acontecia até que Victor resolveu mostrar que realmente não é mais aquele. Falhou vergonhosamente e entregou o 1 x 0 para o Fluminense. Até aquele momento não havia sido chutada uma bola em gol. Não havia nada que levasse a pensar que poderia haver um gol. Mas havia Victor e seu histórico dos últimos 12 meses. Cinco minutos depois, na primeira jogada boa de ataque, Marquinhos empatou. Lucio foi catastrófico. É inacreditável que seja titular. André Lima foi um fantasma camarada para o Fluminense. Se consegue vê-lo em campo, mas como todo o fantasma, não faz bem nem mal para ninguém. Aos 45 minutos Marquinhos fez um golaço de falta. Um gol de falta após 2 anos ou mais. Um jogo que era para ser 0 x 0, por conta de uma falha do Victor acabou 2 x 1. Para o Imortal.

O segundo tempo começou com o dedo do Juarez, conforme descrito pelo Arigatô no post abaixo deste. E continuou morno até Fred cabecear no meio dos zagueiros do Grêmio. Nenhuma novidade. Aos 10 minutos Saimon sozinho perdeu de cabeça o terceiro gol. Depois Valência agrediu Adilson. O juiz fez que não viu e adivinha-se que o tal de auditor Schmit também não verá. Brandão entrou e errou um gol na primeira bola. Victor quase levou outro de longe. Aos 30 minutos Juarez fazia beicinho na beira do campo, preocupado com o crescimento do Fluminense. Aos 33 minutos Miralles errou um passe que poderia ser o terceiro gol. Aos 34 Miralles chutou com extremo perigo de fora da área. Depois foi segurar a pressão desorganizada do Fluminense.

O time pareceu mais seguro. A bola queimou menos. Não recuou apavorado após estar na frente do placar como em outros jogos. Há um esboço de distribuição ordenada dos jogadores no campo. Como sempre se disse, tem elenco para estar no topo de cima da tabela. Pena que não tenha mais tempo e nem jogos suficientes para chegar lá. É o preço do amadorismo.
_____
Como jogaram

Victor: Falha feia no gol do Fluminense. Tem deixado a torcida com o coração na boca. Seria bom sair por um tempo.
Adilson: Muito bem na defesa. Precisa subir mais ao ataque. Está se firmando na lateral.
Saimon: Bem. Não deixou sentir saudade do Rafael Marques.
Vilson: Bem. Não deixou sentir saudade do Rafael Marques.
Bruno Collaço: Discreto. Firme na defesa.
Gilberto Silva: O de sempre. Firme atrás. Seguro.
Fábio Rochemback: Discreto e bem atrás. Pouco fez na frente.
Marquinhos: Estava sendo corneteado mas fez 2 gols. Acertou quase todos os escanteios. Pelos gols o melhor em campo. Com sequência pode jogar o que jogava no Avaí.
Lúcio: Ninguém explica porque é titular. Ex-jogador em atividade.
Leandro: Correu. Ajudou a defesa. Pouco produtivo no ataque. Mas tem raça e isto vale ouro.
André Lima: No primeiro tempo, assim como no resto do campeonato, não entrou em campo. Morre de saudades do Jonas.
.....

Brandão (André Lima): Errou um gol na primeira bola. Errou um passe na segunda bola. Errou outro passe na terceira bola. Apesar disto fez mais que o André Lima. Pode ser uma boa solução.
Miralles (Leandro): É um jogador valente, Participativo. Merece sair jogando uma partida.
William Magrão (Marquinhos): Sem tempo. Ainda bem.
.....
Juarez: Já mostrou seu dedo no início do segundo tempo. Tem que explicar a escalação do Lucio. Pode pedir ajuda ao Renato e ao Julinho.
-----
Paulo César de Oliveira, Carlos Berkenbrock e Marcelo Van Gasse: Não apareceram, o que para juiz é o melhor que pode acontecer. Mas deu 4 minutos de acréscimo para não perder a mania de sacanear o Grêmio.
_____

Veja lances do jogo


_____

Enquanto isto mais um gol roubado para o DVD do Bla-bla-lho. Desta vez um gol legítimo do Carlos Alberto anulado quando o jogo estava 0 x 0.